
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Decorreu, na passada segunda-feira, a Assembleia Geral da SAD do Sporting. No Auditório Artur Agostinho, um novo empréstimo obrigacionista, com montante máximo global de 100 milhões de euros, foi um dos pontos a serem votados, com a Comissão de Acionistas a ver confirmada a proposta e todos os sete pontos em discussão, com uma aprovação de 99,9%
"O Conselho de Administração ficou mandatado para negociar o empréstimo obrigacionista até ao limite da proposta. Fica com essa liberdade. É um instrumento importante para a gestão da SAD", assegurou Bernardo Ayala, aos meios de comunicação leoninos.
"Não há uma única vírgula, um único cêntimo ou um único euro que não seja do conhecimento público. Não há o mais pequeno segredo", garantiu o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sporting SAD, abordando, ainda a nova remuneração da Direção.
Outro dos pontos aprovados foi o aumento salarial a Frederico Varandas, André Bernardo e Francisco Salgado Zenha, que verão, a partir desta temporada, uma subida nos rendimentos, bem como um incremento nos objetivos, caso os atinjam.
"Houve a aprovação de uma nova política de remunerações da SAD que vigorará por dois anos. Até aqui, as políticas de remunerações têm vigorado apenas por um ano porque estávamos numa fase de aprimoramento, aprendizagem e afinação. Entendemos que atingimos um ponto de maturidade avançado e, portanto, a Comissão de Acionistas submeteu a aprovação uma política de remunerações válida até ao fim deste mandato. Essa política de remunerações contempla todos os órgãos da SAD", terminou.
Decisão do órgão da Federação Portuguesa de Futebol vai ser conhecida no decorrer da próxima semana, mas nomes já estão definidos
|
Sporting e Benfica vão disputar a final da Taça de Portugal, no próximo dia 25 de maio, no Jamor. A equipa de arbitragem que vai dirigir esse desafio ainda não é conhecida, mas a questão já merece destaque na imprensa nacional. Neste sentido, o jornal A Bola avança Luís Godinho e Tiago Martins como os nomes mais prováveis para a nomeação.
De acordo com o diário desportivo, a escolha do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol recairá num dos dois árbitros, sendo que Luís Godinho tem ligeira vantagem. O árbitro da Associação de Futebol de Évora não foi nomeado para qualquer encontro da última jornada da Liga Portugal Betclic, este fim de semana, e poderá estar a ser ‘guardado’ para o dérbi no Jamor.
Por sua vez, Tiago Martins vai apitar o Alverca – Portimonense, a contar para a 34.ª e última ronda da Segunda Liga, a partir das 20h30 desta sexta-feira. Ainda assim, o juiz da Associação de Futebol de Leiria vai terminar a carreira, no final desta época, e pode ser ‘premiado’ pelo Conselho de Arbitragem, efetuando a despedida no jogo decisivo da Taça de Portugal.
A constituição da equipa de arbitragem para o jogo entre Sporting e Benfica será divulgada no decorrer da próxima semana. O encontro está marcado para as 17h15 de dia 25 de maio (domingo). Vale sublinhar que, na tarde desta sexta-feira, o Clube de Alvalade vai iniciar a venda de um novo lote de bilhetes para a partida no Jamor.
Antes da final da Taça de Portugal, a equipa do Sporting foca atenções no jogo da última jornada do campeonato. Os leões recebem o Vitória de Guimarães, às 18h00 deste sábado, num encontro que será arbitrado por Fábio Veríssimo. Os verdes e brancos estão na liderança da classificação, com 79 pontos, e estão a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.
Emblema do Rio de Janeiro venceu clube equatoriano na Libertadores, numa partida em que triunfo era necessário para continuar em prova
|
O Flamengo venceu a LDU Quito, por 2-0, em jogo da quinta jornada da fase de grupos da Libertadores. Gonzalo Plata, avançado que passou pelo Sporting, continua fora dos convocados de Filipe Luís, visto estar a trabalhar para recuperar de uma lesão.
Com necessidade de conquistar um triunfo, para não ser eliminado da competição, o mengão adiantou-se no marcador logo aos 10 minutos de jogo, com golo de Léo Ortiz, a passe de Luiz Araújo. Ao intervalo, os brasileiros venciam os equatorianos, por 1-0.
A abrir o segundo tempo, o Flamengo continuou a carregar e, depois de assistir o primeiro golo, Luiz Araújo fez o 2-0 aos 54'. A partir daí, a LDU Quito tomou iniciativa do encontro, mas sem conseguir ameaçar a baliza de Agustín Rossi. O resultado não mais se alterou.
Gonzalo Plata – avaliado em 7 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
O internacional pelo Equador conquistou ainda uma Liga Portuguesa e uma Taça da Liga, ambas na temporada 2020/21, com Ruben Amorim no coando do Sporting. Gonzalo Plata foi emprestado aos espanhóis do Valladolid na época 2021/22 onde foi transferido a título definitivo no ano seguinte. Em 2025, o jogador soma dois golo e três assistências, em 17 partidas, sendo baixa em várias partidas.
Falta de tempo de utilização não afeta decisão da SAD verde e branca, que tenciona prolongar vínculo de atleta importante no plantel
|
O Sporting quer renovar contrato com Nuno Santos. O 'camisola 11' é um dos jogadores mais importantes e experientes do plantel verde e branco e, como recompensa, a SAD liderada por Frederico Varandas irá premiar o desempenho do ala canhoto.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Nuno Santos irá reunir com os responsáveis do Sporting, no final da temporada, para decidir o futuro. Para já, o cenário em cima da mesa é o da renovação contratual, visto que a ligação do jogador termina em 2027.
Além do que oferece à equipa, Nuno Santos é voz ativa do balneário e a determinação em ultrapassar a grave lesão - a terceira na carreira - ajudou a Direção leonina a tomar uma decisão sobre a continuação do esquerdino, que não esconde estar muito feliz em Alvalade.
"Estou na quinta época no Sporting e nunca pensei… Fico muito feliz de estar neste grande Clube e de ter ganho o que já ganhámos. Dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça. Entre outras coisas perdidas e que na final podíamos ter ganho, mas a vida é assim", disse, recentemente, no Podcast Entrelinhas.
Até à lesão, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 11 milhões de euros – levava 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 30 anos marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).