Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Wiki Leonino

Números de Gyokeres são do outro mundo! Avançado do Sporting perto de novo recorde

Ponta de lança do Clube de Alvalade leva 52 golos e 12 assistências em 48 encontros pelos verdes e brancos na presente temporada

Após os quatro golos marcados ao Boavista, Viktor Gyokeres soma já 52 ao longo da temporada 2024/25, demonstrando toda a sua qualidade
Após os quatro golos marcados ao Boavista, Viktor Gyokeres soma já 52 ao longo da temporada 2024/25, demonstrando toda a sua qualidade

  |

Icon Comentário0

Desde que chegou ao plantel do Sporting, na temporada 2023/24, Viktor Gyokeres é uma autêntica máquina goleadora. Este ano, os registos do sueco apenas têm aumentado, o que lhe permitiu entrar no pódio numa das mais difíceis listas de entrar na história do Clube de Alvalade, e tudo aponta a que o ponta-de-lança não pare por aqui.


Ainda este passado domingo, Gyokeres apontou o seu segundo “poker” da temporada, contra a equipa do Boavista, no jogo da 31ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25, somando assim um total de 52 golos para todas as competições de clubes, ao longo da presente temporada. Com este registo, o avançado está perto de somar novo recorde ao serviço do Clube e tornar-se no jogador com mais golos ao serviço do Sporting numa temporada.


Existem apenas dois nomes acima de Viktor Gyokeres neste registo, e o mais recente é Mário Jardel. De leão ao peito em 2001/02, o “Super Mário” apontou 42 golos na Primeira Liga, sete na Taça de Portugal e seis na Taça UEFA, somando 55 golos no total, ao longo da época. Com estes números, o ponta-de-lança brasileiro foi uma das principais figuras na conquista da dobradinha desse ano e inscreveu o seu nome na história do Sporting.


Acima dos números de Mário Jardel, apenas Fernando Peyroteo. O “Violino Goleador” é atualmente, o melhor goleador numa só época na história do Sporting, atingindo esse feito na temporada 1945/46, quando apontou um total de 58 golos: 39 na Liga Portuguesa, 11 no Campeonato de Lisboa e oito na Taça de Portugal, sendo mesmo o maior goleador de sempre na história dos leões, com 526 remates certeiros.

Até agora, os números de Peyroteo foram vistos como inalcançáveis, mas Viktor Gyokeres tem uma boa chance de igualar o registo recordista do “Violino”, visto que o sueco precisa apenas de apontar seis golos nas quatro partidas que restam para o final da temporada, contra Gil Vicente, Benfica, Vitória de Guimarães e a final da Taça de Portugal, também ela contra o rival da Luz.


Recorde-se que Viktor Gyokeres entrou pelas portas de Alvalade no mercado de transferências do verão de 2023, sendo contratado à formação do Coventry por 20 milhões de euros e já mais do que justificou o investimento feito por Frederico Varandas, visto que atualmente conta com um valor de mercado avaliado em 75 milhões de euros pelo portal Transfermarkt.

Nas últimas semanas, fruto dos desempenhos de Viktor Gyokeres, têm sido vários os emblemas colocados na rota do avançado sueco. O Manchester United, de Ruben Amorim, bem como o Arsenal e o Chelsea, serão alguns dos gigantes europeus que podem vir a avançar para a contratação da estrela do Sporting.


Wiki Leonino

Tiago Fernandes agradece a pilar do Sporting: "Foi o que mais respeitou o meu pai"

Antigo treinador interino e filho da lenda do conjunto verde e branco mostrou muito respeito a figura importante do Clube por ter dignificado o seu progenitor

 Tiago Fernandes assumiu o cargo de treinador interino do Sporting em 2018, no qual acabou por estar em poucas partidas
Tiago Fernandes assumiu o cargo de treinador interino do Sporting em 2018, no qual acabou por estar em poucas partidas

  |

Icon Comentário0

Tiago Fernandes, antigo treinador interino e filho da lenda do Sporting, Manuel Fernandes - o quarto jogador com mais jogos na história do Clube - deu uma entrevista ao Record, na qual refere a presidência de Frederico Varandas como exemplo de valor para o seu pai.


Tiago Fernandes elogia Varandas: "Foi o que mais respeitou o Manuel Fernandes"


O antigo treinador interino destacou a atual presidência do Clube de Alvalade como a que melhor soube homenagear a imagem do pai: “Posso garantir que o Sporting presidido por Frederico Varandas foi o que mais respeitou e dignificou a figura do Clube que foi o Manuel Fernandes”.


Tiago Fernandes, recorde-se, treinou o Sporting como interino em 2018 durante poucos jogos, mas, ainda assim, continua a ter intenções de erguer um troféu: "O meu sonho não é voltar, porque já lá estive, o meu sonho é claramente ser campeão".

O filho da lenda Manuel Fernandes encontra-se agora a orientar o Torreense, mas nunca negou que os verdes e brancos mexem com o seu coração: “Sou profissional, mas nunca escondi que sou Sportinguista, também não tinha outra hipótese. O Sporting é um justo vencedor e fazia falta um Sporting pujante, depois de tudo o que se passou nos últimos anos”.


“Rui Costa investiu bem no mercado de janeiro, ao ir buscar Bruma, por exemplo, dando o sinal ao Benfica que tinham de ser campeões. Frederico Varandas mais tranquilo, muito confiante, o Rui [Borges] passou por momentos complicados, com menos alternativas, mas correu bem”, acrescenta Tiago Fernandes, relativamente à época desportiva vivida em 2024/25.

Tiago Fernandes: "Mal viu o Gyökeres, o meu pai disse-me: ‘é o único melhor que eu’”

Na entrevista em causa, Tiago Fernandes revelou, ainda, o que pai lhe disse sobre a maior estrela do plantel atual do Sporting: "O meu pai ligou-me depois da estreia do Gyokeres no Estádio do Algarve, na pré-época, e disse: ‘desde que deixei de jogar, este é o único que é melhor que eu’”.

“‘Lá estás tu! Então o Acosta, o Jardel, o Liedson?’. ‘Eram bons, mas este é o único que é mesmo melhor’. A verdade é que há goleadores, mas o Sporting tem ali 60% do sucesso no campeonato, sem dúvida”, completouTiago Fernandes.


Wiki Leonino

Serra e Moura: Capitão elegante que marcou o Sporting nos anos 20

Médio lendário do conjunto verde e branco, que até ergueu a braçadeira de capitão, ficou marcada pela sua elegância dentro das quatro linhas nos anos 20

Serra e Moura foi um histórico jogador do Sporting, que atuava na zona central do campo e marcou o Clube e todo o futebol nacional
Serra e Moura foi um histórico jogador do Sporting, que atuava na zona central do campo e marcou o Clube e todo o futebol nacional

  |

Icon Comentário0

Francisco José de Serra e Moura nasceu no dia 3 de junho de 1898 e teve uma carreira inteiramente dedicada ao Sporting, o Clube do seu coração. Em seis épocas de carreira, marcou 11 golos nos 75 jogos que disputou e ajudou o conjunto verde e branco a comemorar três Campeonatos de Lisboa.


Inicio no Sporting


Num percurso semelhante ao de Francisco Stromp, que também passou por diversas modalidades, o craque começou a destacar-se no atletismo, no salto e comprimento e até no Hóquei em Campo, mas o seu caminho rapidamente se virou para o futebol. Nesta modalidade, Serra e Moura destacou-se pela grande elegância em campo, jogando em todas as posições que ocupavam o meio-campo.


Serra e Moura teve como época de estreia 1924/25, ano em que foi campeão de Lisboa, mas só na temporada seguinte é que atingiu o lugar de titular indiscutível da equipa principal do Sporting. Em 1927/28, o médio voltou a vencer o Campeonato de Lisboa e na época seguinte tornou-se capitão do Clube.

O médio elegante tornou-se capitão do Sporting assim que Jorge Vieira teve alguns problemas com a direção e decidiu fazer uma interrupção na sua carreira de futebolista. No ano em que ergueu a braçadeira, também se foi mostrando como uma das figuras imprescindíveis no futebol nacional.


Pela equipa principal de futebol do Sporting, Serra e Moura fez seis épocas e marcou 11 golos em 75 jogos disputados. O médio foi importante nas conquistas do conjunto verde e branco, ajudando o Clube a comemorar os três Campeonatos de Lisboa dos anos 20.

A morte trágica

As seis épocas do médio aconteceram entre as épocas 1924/25 e 1929/30. Durante estes anos, Serra e Moura também fez parte da equipa principal da seleção nacional, tendo até se tornado o capitão da seleção das quinas, mesmo só disputando três partidas a titular com as cores de Portugal.


Wiki Leonino

Pedro Fraga faz história lá fora e Sporting aplaude

Desportista de alta competição do conjunto verde e branco conquistou o segundo lugar numa primeira prova dificílima na sua carreira

Pedro Fraga, atleta que atua pelo Sporting, conseguiu a medalha de prata, perdendo apenas na prova para o atual campeão mundial na modalidade
Pedro Fraga, atleta que atua pelo Sporting, conseguiu a medalha de prata, perdendo apenas na prova para o atual campeão mundial na modalidade

  |

Icon Comentário0

No dia 2 de junho de 2013, Pedro Fraga, remador português do Sporting, conquistou a medalha de prata nas provas europeias de remo que, nesse ano, decorreram em Sevilha, Espanha. Foi um desempenho histórico do português, que não era apontado como um dos favoritos. O ano de 2013 ficou marcado, também, pelo facto de Bruno de Carvalho ter assumido a presidência do Clube.


A prova europeia disputada em Sevilha acabou por ser vencida pelo atleta dinamarquês Henrik Stephansen, que levou a medalha de ouro para casa. O remador de alta competição já tinha sido bicampeão do mundo e estava envolto, por isso, numa grande expectativa, que acabou por ser superada com sucesso.


A prata na estreia


Para Pedro Fraga, esta foi uma estreia quase perfeita em skiff (LM1x). Perder apenas para o atual bicampeão mundial na prova é, sem dúvida, um feito inesquecível. O remador português que representava as cores verde e brancas cortou a meta com o curtíssimo espaço de tempo comparado ao primeiro lugar.

O atleta dinamarquês atingiu a meta dos 1500 metros no percurso em 7.37,93 minutos. Cortou a meta final com uma diferença de 91 centésimos de segundo comparativamente a Pedro Fraga, que lutou até ao fim por este título que podia vir a ser inédito.


O português já tinha disputado outras provas na carreira, mas em LM2x. Em 2011, Pedro Fraga tinha conseguido a medalha de bronze em Plovdiv, na Bulgária, para além das medalhas de prata no ano de 2010, em Montemor-o-Velho em Portugal e em Varese, na Itália, em 2012.

O primeiro e único ouro

O ouro apareceu em 2014, um ano depois de se ter estreado em LM1x, em Sevilha. A primeira posição do pódio foi conquistada na prova que decorreu em Belgrado, na Sérvia, que apesar de muito intensa, terminou com um tempo impressionante de 6.51,720 minutos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Paulo Freitas: Treinador que devolveu orgulho no Hóquei em Patins ao Sporting
Wiki Leonino

Paulo Freitas: Treinador que devolveu orgulho no Hóquei em Patins ao Sporting

 

Icon Comentário0
Tonel recorda momento polémico com Sporting à mistura: "Foi díficil..."
Wiki Leonino

Tonel recorda momento polémico com Sporting à mistura: "Foi díficil..."

 

Icon Comentário0
Sporting vinga-se do Sevilha e vence em casa com craque inspirado
Wiki Leonino

Sporting vinga-se do Sevilha e vence em casa com craque inspirado

 

Icon Comentário0