Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Wiki Leonino

Números de Gyokeres são do outro mundo! Avançado do Sporting perto de novo recorde

Ponta de lança do Clube de Alvalade leva 52 golos e 12 assistências em 48 encontros pelos verdes e brancos na presente temporada

Após os quatro golos marcados ao Boavista, Viktor Gyokeres soma já 52 ao longo da temporada 2024/25, demonstrando toda a sua qualidade
Após os quatro golos marcados ao Boavista, Viktor Gyokeres soma já 52 ao longo da temporada 2024/25, demonstrando toda a sua qualidade

  |

Icon Comentário0

Desde que chegou ao plantel do Sporting, na temporada 2023/24, Viktor Gyokeres é uma autêntica máquina goleadora. Este ano, os registos do sueco apenas têm aumentado, o que lhe permitiu entrar no pódio numa das mais difíceis listas de entrar na história do Clube de Alvalade, e tudo aponta a que o ponta-de-lança não pare por aqui.


Ainda este passado domingo, Gyokeres apontou o seu segundo “poker” da temporada, contra a equipa do Boavista, no jogo da 31ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25, somando assim um total de 52 golos para todas as competições de clubes, ao longo da presente temporada. Com este registo, o avançado está perto de somar novo recorde ao serviço do Clube e tornar-se no jogador com mais golos ao serviço do Sporting numa temporada.


Existem apenas dois nomes acima de Viktor Gyokeres neste registo, e o mais recente é Mário Jardel. De leão ao peito em 2001/02, o “Super Mário” apontou 42 golos na Primeira Liga, sete na Taça de Portugal e seis na Taça UEFA, somando 55 golos no total, ao longo da época. Com estes números, o ponta-de-lança brasileiro foi uma das principais figuras na conquista da dobradinha desse ano e inscreveu o seu nome na história do Sporting.


Acima dos números de Mário Jardel, apenas Fernando Peyroteo. O “Violino Goleador” é atualmente, o melhor goleador numa só época na história do Sporting, atingindo esse feito na temporada 1945/46, quando apontou um total de 58 golos: 39 na Liga Portuguesa, 11 no Campeonato de Lisboa e oito na Taça de Portugal, sendo mesmo o maior goleador de sempre na história dos leões, com 526 remates certeiros.

Até agora, os números de Peyroteo foram vistos como inalcançáveis, mas Viktor Gyokeres tem uma boa chance de igualar o registo recordista do “Violino”, visto que o sueco precisa apenas de apontar seis golos nas quatro partidas que restam para o final da temporada, contra Gil Vicente, Benfica, Vitória de Guimarães e a final da Taça de Portugal, também ela contra o rival da Luz.


Recorde-se que Viktor Gyokeres entrou pelas portas de Alvalade no mercado de transferências do verão de 2023, sendo contratado à formação do Coventry por 20 milhões de euros e já mais do que justificou o investimento feito por Frederico Varandas, visto que atualmente conta com um valor de mercado avaliado em 75 milhões de euros pelo portal Transfermarkt.

Nas últimas semanas, fruto dos desempenhos de Viktor Gyokeres, têm sido vários os emblemas colocados na rota do avançado sueco. O Manchester United, de Ruben Amorim, bem como o Arsenal e o Chelsea, serão alguns dos gigantes europeus que podem vir a avançar para a contratação da estrela do Sporting.


Wiki Leonino

Sporting conquista Champions League e está no topo da Europa

Num jogo em que os verdes e brancos lutaram contra tudo e todos, Clube de Alvalade triunfou na tão desejada Liga dos Campeões

Sporting vence a Champions League, troféu há muito desejado pelos verdes e brancos, lutando contra tudo e todos na prova milionária
Sporting vence a Champions League, troféu há muito desejado pelos verdes e brancos, lutando contra tudo e todos na prova milionária

  |

Icon Comentário0

No dia 28 de abril de 2018, a equipa de futsal do Sporting defrontou, em Almaty, os cazaques do Kairat, naquela que foi a final da Champions League da modalidade, da temporada 2018/19. A partida terminou com um resultado final de 2-1, com os golos da turma de Alvalade a serem apontados por Diego Cavinato (22’) e Alex Merlim (27’).


Para defender o Sporting em mais uma final europeia, Nuno Dias e a sua equipa técnica chamaram a jogo Guitta, Erick Mendonça, Alex Merlim, Diego Cavinato, Dieguinho, Gonçalo Portugal, Léo Jaraguá, Pedro Cary, João Matos, Deo, Pany Varela, Alex, Fernando Cardinal e Rocha.


Caminhada para Almaty


A Liga dos Campeões de futsal sempre foi um desejo antigo do Sporting. O Clube de Alvalade esteve muito próximo de se sagrar campeão europeu por três ocasiões, ao atingir finais contra as equipas do Montesilvano (2010/11) e Inter Movistar (2016/17 e 2017/18), mas saiu sempre derrotado do derradeiro jogo da competição.

Em 2018/19, o Sporting procurou, finalmente, alcançar a glória no futsal europeu, e desde cedo, a sua caminhada não começou fácil. Na primeira fase da competição, os leões apuraram-se em segundo lugar, após ter sido derrotada pela equipa do Kairat Almaty, formação que já tinha vencido esta competição na temporada 2015/16, em Lisboa.


O segundo lugar permitiu que o Sporting avançasse para a ronda de elite, onde foi o organizador dos jogos do seu grupo. No Pavilhão João Rocha, os leões receberam e venceram as equipas do Sibiryak (4-0) e do Novo Vrijeme (6-0). O último jogo desta fase foi contra o seu eterno rival, Benfica, naquele que foi o primeiro dérbi europeu de futsal. A partida terminou com um empate a um, o que permitiu que o Clube de Alvalade avançasse para a final-four por diferença de golos.

Os gigantes do futsal estavam lá

O Sporting chegou a Almaty sabendo que, para chegar à final, precisava de “matar um borrego”. O sorteio ditou que, na meia-final, os leões teriam de jogar contra a equipa que os levou de vencido na final nos últimos dois anos consecutivos, o Inter Movistar, a equipa de Ricardinho. Mas os verdes e brancos entraram sem medo e venceram os bicampeões por 5-3, com golos de Deo (5’), Dieguinho (23’, 29’ e 35’) e Cardinal (39’). Com este resultado, o Clube de Alvalade garantiu a presença na final pelo terceiro ano consecutivo.

No derradeiro jogo da prova, o Sporting encontrou o Kairat Almaty, e jogou com dois fatores contra si: os leões já tinham sido derrotados pela equipa cazaque na primeira fase da prova e, desta vez, tinham ainda pela frente toda uma arena contra si. Mas isso acabou por não ser fator para os comandados de Nuno Dias.

A primeira parte da partida foi marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas, onde quem verdadeiramente brilhou foram os guardiões: Guitta e Léo Higuita fizeram com que o nulo se mantivesse durante a primeira parte, mas, no segundo tempo, o Sporting abriu o marcador. Aos 22 minutos, Diego Cavinato recebeu um passe perfeito de Cardinal e só teve de encostar ao segundo poste (1-0). Pouco tempo depois, os leões aumentaram a vantagem através de Merlim, que com um remate de fora de área, faz a bola entrar no ângulo da baliza do Kairat, fazendo o 2-0 no marcador (27’). Antes do final do jogo, ainda houve tempo para o tento de honra dos cazaques, através de Douglas Júnior aos 38 minutos, que fez o 2-1 final e os leões puderam finalmente celebrar o seu primeiro título europeu da secção de futsal.

Contas finais da temporada

Na temporada 2018/19, o Sporting conseguiu uma temporada quase perfeita. O Clube de Alvalade juntou o título europeu à conquista da Supertaça, Taça de Portugal e Taça da Liga, ficando apenas a faltar o aquele que seria o primeiro tetracampeonato na história do futsal nacional, onde os leões perderam a final no jogo da “negra” por 4-3, contra o rival, Benfica.


Wiki Leonino

Nas grandes penalidades, Sporting conquista título europeu 31 anos depois

Em jogo impróprio para cardíacos e com muitos golos, Clube de Alvalade levou a melhor nas grandes penalidades, triunfando no Velho Continente

Após o fecho da modalidade em 1995, o Sporting regressou à glória europeia ao bater a equipa do Reus na final da Taça CERS
Após o fecho da modalidade em 1995, o Sporting regressou à glória europeia ao bater a equipa do Reus na final da Taça CERS

  |

Icon Comentário0

No dia 26 de abril de 2015, a equipa de hóquei em patins do Sporting defrontou em Igualada, os espanhóis da equipa do Reus, naquela que foi a final da Taça CERS da época 2014/15. O jogo terminou por 2-1 no desempate das grandes penalidades, após uma igualdade a dois no tempo regulamentar, com os golos dos leões a serem apontados por Tiago Losna e João Pinto.


Os jogadores que defenderam as cores do Sporting naquela “final-four” disputada na Catalunha, foram Ângelo Girão, Zé Diogo, Tiago Losna, André Pimenta, André Moreira, Poka, Ricardo Figueira, Nico Fernández, João Pinto e Carlitos Martins. Outros jogadores que não se sagraram campeões europeus, mas também fizeram parte do plantel foram André Gaspar, João Campelo e Pedro Delgado.


O regresso ao hóquei profissional


A grandeza do hóquei patinado dos leões, já ia muito para trás desta conquista. O Sporting foi o primeiro emblema português a vencer a Taça dos Campeões Europeus, quando em 1976/77, os comandados de António Livramento venceram a formação do Vilanova por 12-3 em agregado. Menos de uma década depois, em 1983/84, o emblema de Alvalade sagrou-se campeão da Taça CERS (12-7 em agregado ao Novara) e tornou-se no segundo clube do país a vencer esta prova europeia, apenas atrás do vencedor inaugural, o Sesimbra.

Apesar do peso histórico do Sporting na modalidade, a direção do decidiu encerrar o departamento de hóquei-em-patins na temporada 1994/95 e esta secção só teve o seu regresso na época 2010/11, e apesar de não ter uma equipa profissional, os objetivos já estavam traçados: regressar à glória europeia.


Passaram-se três épocas, e ainda sem uma equipa profissional, o Sporting já tinha alcançado uma parte importante na caminhada para o seu objetivo final, ao garantir a sua subida da III para a I Divisão Nacional. Mas, o mais importante passo, chegou no IX Congresso Leonino, quando o então presidente, Bruno de Carvalho, anunciou que o hóquei seria de novo modalidade oficial e profissional do Clube, a partir da temporada 2014/15.

A “final-four” de Igualada

Para alcançar a fase das decisões importantes, o percurso do Sporting foi tudo menos fácil. Os leões eliminaram algumas das melhores equipas do universo do hóquei patinado europeu, como o Calafell, o Basel e os portugueses da Oliveirense e garantiram assim o acesso à “final-four” da Taça CERS. Na meia-final da prova, a turma verde e branca defrontou a equipa da casa, o Igualada, e após um jogo difícil para ambas as equipas, Ricardo Figueira disparou um livre certeiro na baliza adversária e fechou o resultado final em 3-2, após o prolongamento.

Com isto, o adversário da final seria o Reus, e num jogo em que teve o pavilhão contra si,o Sporting foi quem entrou melhor: golo madrugador de Tiago Losna (3’) fez o 1-0 para os leões. Os restantes remates certeiros ficaram guardados para a segunda parte e chegaram em rápida sequência, quando aos 12 e 16 minutos, Marc Coy bisou e deu a vantagem para a equipa catalã. Mas os jogadores leoninos não baixaram os braços e aos 22’, o capitão João “Mustang” Pinto marcou o golo que repôs a igualdade no marcador (2-2).

O tempo regulamentar terminou empatado e o prolongamento também, ditando que a partida teria de ser decidida nas grandes penalidades, onde o herói foi Ângelo Girão. O guardião estava endiabrado e apenas permitiu um golo nas quatro tentativas adversárias, já os de Alvalade converteram duas oportunidades através de Poka e Nico Fernández, fazendo com que o Sporting levantasse novo troféu europeu no hóquei em patins, 31 anos depois.

Os leões não ficaram por aqui

A conquista da Taça CERS, marcou o início daquilo que seria o retorno do Sporting às grandes decisões do hóquei patinado, em palco nacional e europeu. Desde então, o Sporting não voltou a ganhar essa competição, mas já levou para o museu do Estádio José Alvalade dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21), uma Supertaça António Livramento (2015) três Champions League (2018/19, 2020/21 e 2023/24) e duas Continental Cups (2019/20 e 2021/22).


Wiki Leonino

Antes do Boavista - Sporting, recorde 10 jogadores que atuaram dos dois lados da barricada

Boavisteiros são o próximo adversário do Clube de Alvalade, em partida que pode ser decisiva na luta pelo título da Liga Portugal Betclic

Com o jogo do Bessa a aproximar-se, o Leonino apresenta-lhe uma lista de 10 jogadores que já representaram Sporting e Boavista
Com o jogo do Bessa a aproximar-se, o Leonino apresenta-lhe uma lista de 10 jogadores que já representaram Sporting e Boavista

  |

Icon Comentário0

No próximo domingo, 27 de abril, o Sporting desloca-se ao terreno da formação do Boavista, em jogo a contar para a 31ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/2025. Este jogo tem um papel fundamental na caminhada dos leões, que procuram manter o primeiro lugar, nesta que é a fase final da prova e as decisões importantes aproxima-se.


Estes dois emblemas, são dois dos mais históricos da história do futebol português: Sporting e Boavista já se defrontaram 135 vezes para todas as competições e os registos são favoráveis para os leões, com 70 vitórias. Sendo duas das equipas que mais se enfrentaram em Portugal, é normal que existam alguns jogadores que, na sua carreira, já representaram os verdes e brancos e os axadrezados. Recorde 10 dos jogadores que já representaram ambas as formações, na lista que pode ver abaixo:


  • Bruno Fernandes- Nunca chegou a representar o Boavista a nível sénior visto que, ainda como júnior, se mudou para os italianos do Novara. Chegou ao Sporting na temporada 2017/18 e rapidamente se tornou num dos principais símbolos da história recente do clube, onde foi capitão, até à sua saída para o Manchester United em 2019/20.
  • João Pinto - O “Grande Artista” foi produto das camadas jovens boavisteiras, onde fez uma época e meia até ser contratado pelo Atlético de Madrid. Regressou ao Boavista em 1991/92 e mais tarde chegou ao Sporting, onde jogou por quatro temporadas. Em 2001/02 sagrou-se Campeão Nacional pelos leões e em 2004/05, regressou ao emblema do norte, onde ficou por mais dois anos.
  • Ricardo- Representou o Boavista por 8 épocas e foi figura de destaque naquele que foi o primeiro título de Campeão Nacional boavisteiro em 2000/01. Em 2003 assinou pelo Sporting, onde foi a primeira opção para defender a baliza leonina.
  • Rochinha- O avançado jogou com as cores do Boavista por duas épocas e meia entre 2017 a 2019, quando saiu para o Vitória de Guimarães. Foi contratado para o plantel de Rubén Amorim em 2022/23, onde teve uma passagem despercebida pelo Clube de Alvalade, que o emprestou na época seguinte e atualmente encontra-se no Famalicão.
  • Tiago Ilori - O início do central português foi promissor, mas forçou a saída do Sporting para se juntar aos ingleses do Liverpool. Mais tarde, foi contratado no mercado de inverno de 2019, para regressar a Alvalade. Apesar de vencer uma Taça de Portugal, a sua segunda passagem nos leões não foi feliz e seria emprestado ao Boavista na época 2021/2022.
  • Litos - Formado em Alvalade, Litos teve uma longa carreira a representar o Sporting, Clube onde jogou por 8 anos. Na temporada 1991/92, transferiu-se diretamente dos leões para o emblema boavisteiro, onde cumpriu 21 jogos em duas épocas.
  • Fernando Mendes - Outro jogador formado nos verdes e brancos, Fernando Mendes representou o Sporting por quatro temporadas e em 1989/90, transferiu-se para o Benfica. No novo clube, teve pouco destaque e os encarnados emprestaram o defesa esquerdo à equipa do Boavista na época 1991/92, onde realizou 41 jogos.
  • Iuri Medeiros - Saído da Academia de Alcochete, o avançado por várias vezes não conseguiu afirmar-se na equipa principal do Sporting. Em 2017/17, os leões decidiram emprestá-lo às “panteras negras”, onde pegou maior destaque, ao apontar oito golos e oito assistências em 30 jogos.
  • Rúben Ribeiro - O médio português representou o Boavista por uma época, em 2015/16. As exibições não foram suficientes para se manter nos axadrezados que dispensaram os seus serviços e em 2017/18, foi contratado para o Sporting de Jorge Jesus. A sua passagem foi marcada por ter sido um dos jogadores que rescindiu contrato com o Clube de Alvalade após as invasões à Academia de Alcochete.
  • Abdoulay Diaby - Contratado por Sousa Cintra aos belgas do Clube Brugge em 2018/19, Diaby representou o Sporting por apenas uma época, em que marcou sete golos e venceu uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Atualmente, é no Boavista que pratica o seu futebol e na presente época 2024/25, já participou em 8 jogos pelos axadrezados.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Saiba quem são os 5 melhores marcadores do Sporting frente ao Boavista
Wiki Leonino

Saiba quem são os 5 melhores marcadores do Sporting frente ao Boavista

 

Icon Comentário0
Maior vitória do Sporting frente ao Boavista: Tantos golos quanto expulsões
Wiki Leonino

Maior vitória do Sporting frente ao Boavista: Tantos golos quanto expulsões

 

Icon Comentário0
Sporting reage tarde e falha final de competição de europeia
Wiki Leonino

Sporting reage tarde e falha final de competição de europeia

 

Icon Comentário0