Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"NUNCA FOI CONSISTENTE" - RIVELINO CRITICA PRESTAÇÕES DE TITULAR DO SPORTING AO LONGO DA CARREIRA

Leões perderam pontos na deslocação a Vila do Conde e quebraram sequência de oito vitórias consecutivas na Liga

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Fev 2024 | 16:57 |

Icon Comentário0

Antonio Adán está no centro do furacão, após ter cometido uma das grandes penalidades no encontro entre o Rio Ave e o Sporting (3-3). Em entrevista ao jornal Record, Roberto Rivelino, treinador de guarda-redes do Fursan Hispania, critica as exibições do guardião nos últimos anos e diz que o espanhol "nunca foi consistente" ao longo da carreira.


"Os erros que tem cometido, não apenas nesta temporada, são erros padrão. O sistema tático que o Sporting utiliza protege bastante o guarda-redes. É um dos sistemas táticos em que o guarda-redes menos missões tem. Claro que o Adán tem sido exposto a várias coisas, mas tem conotações com o decréscimo de capacidades ou até mesmo de aptidão para executar. É natural da idade e dos contextos. Se formos ver a carreira do Adán, nunca foi consistente", disse.


"A verdade é que logo no ano em que o Sporting foi campeão, já tinha identificado que o Adán estava num decréscimo de qualidade nas suas intervenções na última fase da época. O que é certo é que as temporadas que se seguiram vieram mostrar exatamente isso. Esta época está só a ser uma continuação do que foi a anterior", explicou.


"Depois de ser tão preponderante, como nenhum outro guarda-redes foi nos últimos anos num campeonato ganho, acaba por sucumbir à estagnação. É um guarda-redes que se tem de se lembrar das capacidades e da qualidade que tem porque apesar de tudo fisicamente está bem. Ontem expôs-se em demasia a coisas que não são da sua função", explica.

"Não considero que o Israel esteja preparado para assumir a titularidade da baliza do Sporting, seja no presente ou no futuro. É um guarda-redes que pelos padrões de qualidade tem capacidade para ser, no máximo, o terceiro guarda-redes do Sporting. Quando chegou tinha um potencial limitado e não se conseguiu desenvolver. É um guarda-redes de emergência", frisou Roberto Rivelino.


"O Sporting já deveria ter ido ao mercado logo no fim da 1ª época para encontrar um guarda-redes que conseguisse competir com o Adán. A primeira renovação foi um momento de honra à gratidão que o futebol deve ter para com as pessoas, mas do plano estratégico não foi bem conseguida", concluiu Roberto Rivelino.


Futebol

André Villas-Boas arma-se em vítima e ataca Sporting; Líder do Porto 'aquece' Clássico

Presidente do clube azul e branco aproveitou o ambiente do duelo entre leões e dragões de segunda-feira para mandar visar emblema leonino

André Villas Boas provocou o Sporting antes do clássico de segunda - feira; O líder dos dragões disse que existe uma "onda verde" na comunicação social
André Villas Boas provocou o Sporting antes do clássico de segunda - feira; O líder dos dragões disse que existe uma "onda verde" na comunicação social

06 Fev 2026 | 16:46 |

Icon Comentário0

André Villas-Boas aproveitou, ao final da manhã desta sexta-feira, a presença no "Trophy Tour" do Campeonato do Mundo que vai decorrendo, no Estádio do Dragão, para lançar o tão aguardado Clássico entre Porto e Sporting, e o presidente dos dragões mandou uma "bicada" aos leões.


A.V. Boas: "Onda verde por parte de alguns meios de comunicação social"


"O campeonato terá o seu epílogo no final de maio, e é lá que queremos ver o Porto em primeiro lugar. O resto é "show off" e faz parte do espetáculo, mas não podemos deixar de registar essa propagação dessa onda verde por parte de alguns meios de comunicação social, alguns deles com microfones vermelhos, outros azuis, mas com tendência para o verde", disse, perante à imprensa presente.


O antigo técnico do "clube da invicta" continuou apontar o dedo aos jornalistas. "Compreendo a esquizofrenia de alguns meios de comunicação social, a tentarem aproveitar-se de uma derrota do Porto. Entendo a excitação de alguns meios, que estão claramente alinhados de verde, este ano e em anos passados, no sentido de empolgar ainda mais o encontro", afirmou.

A.V. Boas: "O adversário é difícil"


Apesar das provocações, Villas-Boas não tem dúvidas que vai enfrentar um Sporting muito competitivo. "O adversário é difícil, é bicampeão nacional, encontra-se num momento mais forte do que o Porto, que vem desta derrota com o Casa Pia, mas iremos jogar com as nossas armas, a nossa forma, a nossa ambição e motivação", referiu. 

De lembrar que nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, Frederico Varandas voltou a ser absolvido, agora pelo Tribunal da Relação de Lisboa, por ter chamado “corruptor ativo” a Pinto da Costa, antigo presidente do Porto, a 5 de março de 2022, dia das últimas eleições do Sporting.


Futebol

Luis Suárez ficou destroçado e enviou mensagem a Baroan após Sporting - AFS SAD

Incidente ocorreu nos instantes finais da partida (minuto 90+6), num lance infeliz entre os dois jogadores que obrigou à substituição do adversário

Luis Suárez lamentou publicamente a grave lesão sofrida por Antoine Baroan, após o jogo entre Sporting e AFS SAD
Luis Suárez lamentou publicamente a grave lesão sofrida por Antoine Baroan, após o jogo entre Sporting e AFS SAD

06 Fev 2026 | 16:28 |

Icon Comentário0

Luis Suárez lamentou publicamente a grave lesão sofrida por Antoine Baroan, jogador do AFS SAD, durante o jogo entre as duas equipas referente aos quartos de final da Taça de Portugal. O incidente ocorreu nos instantes finais da partida (minuto 90+6), num lance infeliz entre os dois jogadores.


O futebolista adversário acabou por sofrer uma grave fratura na perna esquerda. Em declarações posteriores, o atacante colombiano dos leões afirmou sentir-se "destroçado" pelo sucedido, sublinhando que nunca houve intenção de magoar o colega de profissão.


Publicamente, esta sexta-feira, o avançado dos leões recorreu às redes sociais para lamentar o sucedido: "Sinto profundamente a lesão de Baroan, foi um momento difícil que me deixou destroçado. Desejo-lhe toda a força do mundo para a sua recuperação", confessou.


Também esta sexta-feira, o próprio atleta dos avenses, que estava em estreia pelo clube depois de ter chegado por empréstimo do Rapid Bucareste, fez questão de abordar a situação. Já no hospital, expressou-se através das redes sociais. "Pessoal, está tudo bem. Estou em boas mãos no hospital", assumiu. Também o Sporting enviou uma mensagem.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 34 encontros: 20 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.679 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 25 golos e fez quatro assistências.


Veja a publicação:


Futebol

Renato Paiva diz que Paulinho quis sair do Sporting por causa de... Gyokeres

Treinador que passou pelas camadas jovens do Benfica trabalhou com o ponta de lança internacional português no Toluca, do México

Renato Paiva, antigo treinador de Paulinho no Toluca, revelou que o português quis sair do Sporting porque Gyokeres estava a tirar-lhe espaço
Renato Paiva, antigo treinador de Paulinho no Toluca, revelou que o português quis sair do Sporting porque Gyokeres estava a tirar-lhe espaço

06 Fev 2026 | 16:12 |

Icon Comentário0

Paulinho trocou o Sporting pelo Toluca em julho de 2024, num negócio que colocou um ponto final na trajetória do avançado português nos leões, Clube pelo qual conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Allianz Cup e uma Supertaça ao cabo de três épocas e meia. Na altura, a mudança deu-se pela mão do treinador Renato Paiva, que revelou que o internacional português saiu do Sporting devido a... Viktor Gyokeres.


"É uma história muito curiosa. Estou um dia em casa e o representante do Paulinho liga-me a perguntar se eu precisava de um 9. Disse-lhe: "Temos aqui um jogador quase fechado, mas diz-me quem é, por curiosidade". Ele disse-me que era o Paulinho. E eu: "Paulinho?". "Sim, Paulinho do Sporting", disse. E eu: "Ups... Paulinho do Sporting?". E ele: "Sim, Paulinho do Sporting. Ele quer sair porque o Gyokeres é titular indiscutível, está a marcar muitos golos e o Paulinho não está a jogar tanto", revelou, em entrevista ao diário "AS" mexicano.


O técnico de 55 anos disse como convenceu a estrutura do clube a contratar o ponta de lança. "Na última reunião o Santiago San Román (vice-presidente do Toluca) disse-me: Por nós ok, a decisão é tua, estás 100% seguro que é o homem que precisamos?". E eu respondi: "Não estou 100, estou 200% seguro", pode ler-se.


A transferência pelo jogador entre leões e Toluca acabou por ser consumada. No fim de contas, o internacional português de 33 anos custou 7,75 milhões de euros aos cofres do emblema mexicano, num negócio com outros 250 mil euros mediante objetivos.

Ao serviço da equipa do Toluca, Paulinho - avaliado em 6 milhões de euros - já leva 48 golos e 10 assistências em 71 jogos disputados, isto além de ter conquistado uma Liga mexicana clausura, outra Liga mexicana apertura e uma taça dos campeões do México.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Lesionado do Sporting recupera do problema físico com a equipa B
Futebol

Lesionado do Sporting recupera do problema físico com a equipa B

06 Fev 2026 | 15:59

Icon Comentário0
Rui Borges tem três lesionados em vésperas do Porto - Sporting
Futebol

Rui Borges tem três lesionados em vésperas do Porto - Sporting

06 Fev 2026 | 15:36

Icon Comentário0
Sporting já tem horário para jogo da 24.ª jornada frente ao Estoril
Futebol

Sporting já tem horário para jogo da 24.ª jornada frente ao Estoril

06 Fev 2026 | 13:27

Icon Comentário0