Futebol
Fisco britânico trama indemnização do Manchester United a Ruben Amorim
08 Jan 2026 | 15:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Fev 2025 | 10:37 |
Mesmo depois do Sporting ter voltado ás vitórias após cinco partidas sem vencer, em Barcelos, há outros assuntos da vida do Clube que continuam a dar que falar. A lesão de Pedro Gonçalves, e a mensagem que o jogador deixou na rede social Instagram para os adeptos dos leões é um desses tópicos. Nuno Raposo, jornalista do jornal 'A Bola', aproveitou o seu espaço de opinião para escrever sobre o tema.
Começou por falar do jogador do Sporting: "Pedro Gonçalves tem tanto de discreto como de excelente jogador de futebol (...) Pedro Gonçalves lesionou-se no dia 10 de novembro e de lá para cá apareceu na entrevista que deu a A BOLA, revelada a 31 de dezembro, e no dia seguinte com uma publicação nas redes a desejar um bom 2025. Pouco, quando comparado com quem passa o tempo a postar a vida", explicou.
Continuou, com algumas críticas ao Clube: "Menos ainda, sobre o tema das lesões, fala o Sporting. Mas se Pedro Gonçalves não tem de fazê-lo — nem devia, mas também ele se cansou do silêncio ensurdecedor e sentiu necessidade de explicar algo que já devia ter sido explicado há muito —, a estrutura leonina já deveria ter esclarecido o problema físico do avançado que na quarta-feira veio a terreiro com mensagem em que revelou lesão no tendão", atirou Nuno Raposo.
Prosseguiu com as críticas: "Foi assim que Pote sentiu necessidade de ser Doutor Pedro Gonçalves, algo a que os leões o deviam ter poupado há muito tempo, com um esclarecimento sobre paragem tão prolongada (...) Mas onde Pote é mesmo Doutor é dentro de campo e é lá que os leões mais sentem a sua falta. Ficámos a saber que está quase o regresso aos relvados, ficámos a saber que depois da paragem para as seleções, em março, vai voltar a ajudar a equipa".
Por fim, entre elogios ao jogador português, que não joga desde novembro, Nuno Raposo deixou também duras críticas à conta anónima da rede social X que levantou o rumor de que Pote teria acusado positivo num teste antidoping: "Não devia ter dado importância a quem não tem importância alguma. Mas sentiu-se, e Pedro Gonçalves é filho de boa gente".
Extremo brasileiro teve início fulgurante com a Listada verde e branca, mas rendimento na turma de Rui Borges tem vindo a cair a pique
09 Jan 2026 | 07:15 |
Alisson pode vir a deixar o Sporting a título de empréstimo neste mercado de transferências. A informação é avançada pelo jornal Record, dando conta da provável saída do extremo. A estrutura leonina entende que o brasileiro precisa de jogar com regularidade, algo que não tem acontecido ultimamente na equipa principal.
A chegada de reforços complica a afirmação do atleta no plantel. Luís Guilherme já foi oficializado e Souleymane Faye está a caminho de Alvalade, aumentando a concorrência nas alas. O espaço para o camisola 27 reduziu drasticamente, tornando a permanência em Lisboa muito difícil nesta segunda metade da época.
O empréstimo surge como uma oportunidade para mostrar serviço noutras paragens. A intenção passa por permitir que o jovem ganhe ritmo competitivo e tente garantir um lugar no plantel da próxima temporada. Rodar numa equipa de menor dimensão poderá ser fundamental para o crescimento sustentado do futebolista canarinho.
Após um início fulgurante, o rendimento do atacante foi gradualmente caindo. A perda de fulgor é evidente, visto que o último golo apontado pelos leões aconteceu a 22 de outubro. Esse tento solitário surgiu no duelo europeu diante do Marselha, no triunfo, por 2-1, na Liga dos Campeões.
Nesta temporada, com a camisola do Sporting, Alisson – avaliado em 4 milhões de euros – realizou 26 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 663 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez duas assistências.
Treinador português analisou ainda a vaga de lesões no Clube de Alvalade, destacando os principais problemas com que o técnico dos leões se depara de momento
08 Jan 2026 | 18:02 |
O crescente número de lesões no Sporting continua a marcar a atualidade leonina e foi alvo de análise por Paulo Robles, em comentário no canal d’A Bola. O treinador começou por destacar a postura de Rui Borges na conferência de imprensa após a derrota no encontro com o Vitória de Guimarães (2-1).
“Quem assistiu à conferência de imprensa depois do Vitória SC, viu que o semblante do Rui Borges era realmente diferente dos últimos jogos. E quase que, não digo que deu pena, mas compreende-se o novo posicionamento do treinador em relação a esta situação. Realmente leva a que existam muitas dificuldades do ponto de vista de apresentar uma equipa condizente e consistente, porque a consistência também depende da regularidade dos jogadores que jogam”, frisou Robles.
O mesmo fez ainda questão de diferenciar os tipos de problemas físicos que têm afetado o plantel: “Há lesões traumáticas, mas também há lesões musculares e essas lesões musculares, nesse ponto de vista, embora Rui Borges tenha dito que é um caso estudo, é também um caso estudo interno no sentido de perceber o que é que está a acontecer para que estas lesões tenham voltado”.
No plano desportivo, o eixo central defensivo é apontado como o setor que mais preocupa Rui Borges e Paulo Robles não escondeu a realidade, também apontando o nome do jovem brasileiro, Rômulo Júnior: “Acho que o eixo central defensivo é, sem dúvida, neste momento, o setor onde o Rui Borges tem mais preocupações. O Rômulo, que tem feito um bom desempenho na equipa B, não esteve ao nível da exigência, o que é normal. De repente dizemos que o jogador não tem essa qualidade. Há jogadores que são integrados e que demonstram, óbvio e claramente, que têm essa condição e a partir daí ganham um pulso”.
“O Sporting terá tempo para poder-se preparar para o próximo jogo para o campeonato, penso que será também determinante para serenar um pouco os ânimos, para voltar à terra e para não fazer cair as expectativas dos adeptos do Sporting”, Robles concluiu apelando claramente à serenidade no universo leonino.
Antigo dirigente do Clube e Alvalade aponta as dificuldades atuais da equipa, ao justificar o desaire contra o Vitória SC na Taça da Liga
08 Jan 2026 | 16:44 |
Bruno Mascarenhas: “A equipa está desfalcada de jogadores que fazem muita falta”
Fisco britânico trama indemnização do Manchester United a Ruben Amorim
08 Jan 2026 | 15:27
Souleymane Faye vai ser reforço do Sporting! Conheça os detalhes do negócio
08 Jan 2026 | 16:13
Carlos Barbosa da Cruz aponta medo do VAR em decisão que prejudicou o Sporting
08 Jan 2026 | 15:26