
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nuno Raposo diz que o Benfica vai ser o vencedor do Campeonato Nacional, uma vez que não acredita que o Sporting seja capaz de anular a desvantagem de dois pontos que perdeu no último encontro frente ao Braga (1-1). O jornalista fala ainda nos erros que Rui Borges cometeu após o duelo diante dos minhotos nomeadamente as críticas a Conrad Harder.
"Não, Rui Borges, este resultado beliscou. Não beliscou tudo, mas beliscou muito. E mudou tudo. Mudou que o Sporting, até ao empate (1-1) de segunda-feira à noite com o Braga, podia jogar com dois resultados na Luz, empate e vitória, e ao dia de hoje só pode contar com a vitória. Mudou que a perceção, palavra tão em voga por estes tempos, é de que o Sporting corre atrás (e ir atrás já não é perceção, é um facto) de um rival mais forte, com mais soluções e embalado em boas exibições, enquanto em Alvalade se percebe um plantel menos rico e uma equipa nesta altura aparentemente menos preparada para a luta", disse, ao jornal A Bola.
"Na hora da verdade, Rui Borges acusou pressão"
Nuno Raposo recorda palavras que proferiu anteriormente, relembrando que "seria nesta reta final, quando o plantel leonino ficasse mais composto com o regresso de alguns dos lesionados — e como estavam os leões a respirar por Pedro Gonçalves... — que Rui Borges seria posto verdadeiramente à prova, se teria unhas para a guitarra leonina". No entanto, o especialista diz que "chegou a hora e o treinador acusou a pressão".
"A conferência de imprensa pós-Braga foi desastrosa, com o técnico a sentir-se pressionado de uma forma que lhe era desconhecida. Já reconheceu os erros internamente e isso é bom, mas vai ter de o fazer também publicamente (hoje há conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo em Alcochete), porque publicamente fez o que fez a Conrad Harder; porque publicamente disse que estava tudo como dantes. Não, nada está como dantes e os adeptos, que não são parvos, já o perceberam. E a perceção que têm, outra vez a palavra da moda, é de que o comportamento do Sporting em campo se aproxima mais de uma equipa pequena do que de um candidato ao título", afirmou.
"Até Gyokeres pode não conseguir fazer tamanho milagre"
O jornalista garante que "o Sporting de Rui Borges entra bem mas perde o fôlego e o domínio", apontando que os leões deixaram fugir "oito pontos no último quarto de hora" de jogos, permitindo que "Vitória de Guimarães, Porto, AVS, Braga… evitassem derrotas depois de estarem em desvantagem no marcador e durante muito tempo. E sabe-se que com os campeões acontece o contrário: reviravoltas, vitórias ao cair do pano como muitas tinha Ruben Amorim. A tal estrelinha que dá muito trabalho. Com Borges tem sido ao contrário...".
Para terminar, Nuno Raposo garante que o discurso de Morten Hjulmand no fim da partida "não lhe saiu da melhor forma", visto também ter acusado pressão. O especialista não tem dúvidas que, neste momento, a única esperança do Sporting é Viktor Gyokeres e "não é certo que o sueco consiga fazer tamanho milagre sozinho".
Após deslize do Clube de Alvalade, frente ao Braga (1-1) e consequente perda da liderança da Liga Portugal Betclic, treinador tem sido muito criticado
|
Rui Borges foi duramente criticado por Rui Calafate, depois do Sporting frente ao Braga (1-1). O especialista em comunicação enumera os inúmeros erros comandados pelo treinador e refere que o mesmo não tem a qualidade necessária para ser o timoneiro de um emblema como os leões
"Rui Borges é um rapaz muito simpático, mas que não tem envergadura para comandar um grande"
"Depois de uma jornada importante para o Benfica na afirmação de principal candidato ao título, há dois homens que ficaram com a cabeça a prémio. Em Alvalade o tropeção face ao Braga acentuou a percepção dos adeptos de que Rui Borges é um rapaz muito simpático, mas que não tem envergadura para comandar um grande", começou por escrever no jornal Record.
"Erros nas substituições, tendência para recuar na segunda parte, pontos perdidos nos últimos minutos dos jogos"
Rui Calafate fala em inúmeros falhanços do técnico: "Erros nas substituições, tendência para recuar na segunda parte, pontos perdidos nos últimos minutos dos jogos, tudo isto acrescido de uma ultra-infeliz declaração sobre Harder, comprovam que o transmontano só ficará no Sporting se for campeão".
As saídas de Ruben Amorim e a contratação de João Pereira dão vistas como grandes erros de Frederico Varandas: "Depois da fuga de Ruben Amorim para Manchester e do erro de casting de João Pereira, ainda houve expetativa positiva, contudo, as lesões, arbitragens manhosas e falta de talento do treinador levam a pensar que Frederico Varandas não arriscará partir para a próxima temporada, que será marcada por eleições, com um técnico que perdeu definitivamente o estado de graça junto dos sportinguistas", finalizou.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 12 de abril, frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Matos (que está suspenso) jogar-se-á às 18h00, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Pupilo de Rui Borges é um dos ativos mais cobiçado dos plantel e tem vários emblemas do futebol europeu interessados na sua contratação
|
O Arsenal é o clube que está na linha da frente para garantir o concurso de Viktor Gyokeres. No entanto, o goleador do Sporting já fez descansar os adeptos e responsáveis do Clube de Alvalade, sendo que vai apenas decidir o seu futuro no final da temporada.
O jogador não pensa em tomar qualquer decisão nesta altura e, dessa forma, o avançado do Sporting está totalmente focado na conquista do bicampeonato e na Taça de Portugal, prometendo aos responsáveis do Sporting que apenas se focará no seu futuro no final da época.
Os representantes do jogador terão ficado impressionados com a abordagem dos londrinos e aconselhado o goleador do emblema verde e branco a optar pelos 'gunners' na próxima época. A avançado sueco terá ficado satisfeito com o projeto desportivo apresentado pela equipa inglesa, sendo esse um fator que, para o jogador, ultrapassa a vertente financeira.
Viktor Gyokeres está no topo de uma lista de avançados que podem reforçar os ingleses do Arsenal, juntamente com outros nomes como os de Alexander Isak (Newcastle), Benjamin Sesko (Leipzig) e Victor Osimhen (emprestado pelo Nápoles ao Galatasaray).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 44 encontros: 27 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.522 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.
Técnico orientou futebolista no Casa Pia e não tem dúvidas de que, mais tarde ou mais cedo, jogador irá dar o salto para um dos três grandes
|
Clayton Silva é um dos nomes referenciados pelo Sporting para reforçar o ataque. Filipe Martin orientou o jogador no Casa Pia e não tem dúvidas de que, mais tarde ou mais cedo, o ponta de lança do Rio Ave irá dar o salto para um dos três grandes em Portugal.
“O Clayton foi um dos perfis que me foi apresentado pelo Casa Pia para a posição de ponta-de-lança"
Em declarações ao jornal Record, o técnico – atualmente no futebol chinês - começa por recordar a contratação de Clayton pelos casapianos, no verão de 2022: “O Clayton foi um dos perfis que me foi apresentado pelo Casa Pia para a posição de ponta-de-lança. Entendi que reunia um conjunto de fatores interessantes, como a capacidade de atacar a profundidade. Além disso, era um atleta forte e alto, mas, simultaneamente, rápido”.
Filipe Martins faz também o balanço das duas temporadas em que orientou o avançado brasileiro, no clube de Pina Manique, nas quais Clayton marcou 16 golos, em 64 jogos: "No primeiro ano. fez uma época boa para quem acabara de chegar a Portugal, mas o grande 'clique' dele dá-se na segunda temporada, em que chegou numa forma física muito melhor do que terminara a época anterior. Isso revelou-se no número de golos que começou a marcar, até ao ponto de o Vasco da Gama o contratar no final dessa segunda época". Recorde-se que o emblema brasileiro pagou 8 milhões de euros ao Casa Pia pela contratação do jogador de 26 anos, em março de 2024. Após oito jogos ao serviço do emblema do clube do Rio de Janeiro, o atacante foi emprestado ao Rio Ave.
"Tem condições para dar mais um passo importante na sua carreira"
Filipe Martins aborda ainda a evolução de Clayton, desde que chegou ao futebol português: "Quando chegou era um miúdo muito irreverente. Nunca foi desrespeitoso, mas era muito irreverente. Hoje, pelo que vejo, nos jogos, perde-se menos em picardias com os adversários. Nota-se que está mais maduro, isso pode ser sinal de estar preparado... para dar o salto. Mas, só quando se veste uma camisola dessa importância é que se percebe se está, ou não, pronto. Ele já esteve no Vasco da Gama, que é um clube onde também existe pressão. Agora, independentemente do clube para que vá, se tiver espaço, tem condições para dar mais um passo importante na sua carreira".
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Clayton - que também é pretendido pelo Porto - soma 17 golos marcados e uma assistência, em 31 jogos. Os 13 remates certeiros que já conseguiu no campeonato colocam o atacante brasileiro no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.