Clube
Tribunal inocenta Varandas e absolve Presidente do Sporting de palavras sobre Pinto da Costa
28 Jan 2026 | 17:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
09 Fev 2020 | 22:15 |
Após a vitória do Sporting CP frente ao Portimonense SC (LER AQUI), Frederico Varandas, numa curta declaração aos jornalistas, condenou veementemente as agressões de que Miguel Afonso e a sua filha e também Filipe Osório Castro foram alvo (LER AQUI): “Hoje dois elementos do CD e uma filha sofreram uma emboscada de cerca de seis elementos cobardes, onde pontapearam um Vogal do Conselho Diretivo, pontapearam um segurança e cuspiram na cara de uma miúda de 16 anos de idade. Isto é o que se tem vindo a passar há mais de dez anos”. O Presidente do Sporting CP lembrou que, desde o ataque a Alcochete, já aconteceram vários incidentes que considera bastante graves, nomeadamente a "invasão de uma garagem, ao Pavilhão, ao arremesso de pedras, que atingiram e danificaram um carro de um elemento do Conselho Diretivo”. O antigo diretor clínico do Clube de Alvalade recordou que “um episódio como este, há mais de dez anos, levou a que um presidente se demitisse. Curiosamente, quem está à frente desta claque (Juventude Leonina) mantém-se. Os presidentes vão mudando, os treinadores vão mudando, mas esta direção desta claque mantém-se. Claque esta que, curiosamente, na 1.ª volta, saímos de Portimão em 1.º lugar e eu fui ofendido com insultos e cânticos à 3.ª jornada. Mas à 3.ª jornada o Sporting CP era líder do campeonato nacional. O quê que mudou? Os privilégios que estes senhores não têm, que com esta direção nunca mais voltam a ter”. Por fim, Frederico Varandas deixou ainda a garantia de que não vai recuar: “E se julgam que é por cobardemente amedrontar que esta direção recua, porque é fácil recuar, quando se está aqui por amor, com famílias em casa a perguntar o que estamos aqui a fazer, vale a pena? Vale porque nós amamos este clube, clube que eles dizem que é deles mas não é. É dos Sócios do Sporting Clube de Portugal, mas também vai chegar o momento em que não pode ser só esta direção a bater-se a esta guerra. Hoje aqui não está em causa nenhum resultado desportivo, o que está em causa é a soberania do Sporting CP, porque estes senhores julgam que mandam no Sporting CP, mas não mandam, nem nunca mais vão mandar”.
Fotografia do Sporting CP.
Atual dirigente máximo anunciou que vai recandidatar-se nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição para os órgãos sociais
31 Jan 2026 | 10:17 |
Frederico Varandas anunciou que vai recandidatar-se à presidência do Sporting nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição da sua lista para os órgãos sociais do Clube. A maior novidade prende-se com a Mesa da Assembleia Geral.
Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG. A mudança representa uma das poucas alterações, já que a restante estrutura para o Conselho Diretivo deverá manter-se bastante semelhante à atual.
O advogado e atual 'vice' da MAG quem encabeçará a proposta a sufrágio: presente no referido órgão social desde 2018, onde tinha as funções de secretário, um dos sócios fundadores da 'ec legal' (em 2021) acumula mais de 20 anos de experiência no seu ramo.
Concentra a sua atividade em processos de contencioso civil e comercial, mas também em arbitragens. Foi consultor no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça, gestor de projetos SIMPLEX na Secretaria de Estado da Justiça e consultor na Presidência do Conselho de Ministros.
O prazo para a entrega oficial das listas encerra no próximo dia 12 de fevereiro, pelo que ainda podem surgir pequenos ajustes de última hora, mas, até ao momento, esta é a alteração mais significativa conhecida na equipa de Frederico Varandas rumo ao ato eleitoral.
José Pedro Aguiar-Branco lembrou ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola de Portugal e do Clube de Alvalade
30 Jan 2026 | 17:25 |
A Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede. O mesmo apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, lembrando o ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola portuguesa e do Sporting.
“Figura incontornável do atletismo nacional, Mamede foi ídolo de gerações e símbolo de esforço, dedicação, devoção e glória. Ao serviço do seu Clube, conquistou inúmeros títulos nacionais e europeus, contribuindo decisivamente para o prestígio do desporto português. Por esta razão, foi agraciado, em 1989, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito”, lembra o parlamento.
Aguiar-Branco recordou a figura histórica dos leões como especialista em provas de fundo, pela participação em três edições dos Jogos Olímpicos, pela medalha de bronze no campeonato do mundo de corta-mato e destaca o recorde mundial de 10 mil metros conseguido em 1984 no ‘meeting’ de Estocolmo.
“Manteve esta marca durante cinco anos, tendo-se consagrado como o último fundista europeu a deter o recorde mundial desta distância”, frisa a nota, prestando “tributo ao seu excecional percurso” e endereçando condolências à família, amigos, ao Sporting e à Federação Portuguesa de Atletismo.
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de Fernando Mamede, afirmando sentir-se um privilegiado por ter privado com uma das maiores figuras do atletismo nacional (Saiba mais AQUI).
Presidente dos leões deslocou-se ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de figura marcante do atletismo
30 Jan 2026 | 11:38 |
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, na tarde de quinta-feira, ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de Fernando Mamede, figura maior do atletismo leonino e nacional que morreu na última terça-feira aos 74 anos.
F. Varandas: "Além do atletismo, nunca deixou de seguir o Sporting. Muito apaixonado e muito interessado pelo Clube. De facto, deixa uma grande saudade"
O líder máximo dos leões destacou o legado do antigo atleta do Clube e afirmou sentir-se privilegiado por ter privado com o mesmo: "Fernando Mamede é uma das histórias mais bonitas da história do Sporting. Uma grande lenda do Clube, um dos maiores da história do atletismo. Um Sportinguista apaixonado. Tive o privilégio, desde que sou Presidente do Sporting, de ter estado próximo do Fernando. Além do atletismo, nunca deixou de seguir o Sporting. Muito apaixonado e muito interessado pelo Clube. De facto, deixa uma grande saudade", apontou.
Frederico Varandas: "O Sporting teve a sua primeira vitória em Espanha, num estádio mítico chamado San Mamés, São Mamede (em português). Muitos dirão que é uma coincidência, mas creio que não"
O líder do emblema leonino fez ainda uma curiosa ligação com o resultado do Sporting na visita ao Athletic (3-2) que garantiu o acesso direto aos oitavos de final da Liga dos Campeões: "Considero, e pelo menos penso, que o Sporting teve a sua primeira vitória em Espanha, num estádio mítico chamado San Mamés, São Mamede (em português). Muitos dirão que é uma coincidência, mas creio que não", rematou.
O momento mais emblemático da sua carreira aconteceu em 1984, quando estabeleceu o recorde mundial dos 10 mil metros, com o tempo de 27:13,81, em Estocolmo. A marca teve enorme impacto no atletismo internacional e colocou Portugal no centro das atenções do fundo mundial.
Este feito consolidou, sem dúvida, o estatuto de Fernando Mamede como referência absoluta da modalidade e permanece como um dos momentos mais altos da história do atletismo português. Ao serviço do Sporting, Clube ao qual chegou em 1968, Mamede bateu, ainda, 27 recordes nacionais e três europeus, sendo um verdadeiro especialista em provas de fundo.