
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
Sporting CP e FC Porto têm uma rivalidade histórica, não só no futebol, mas em todo o panorama desportivo. Este domingo, joga-se o primeiro jogo de basquetebol entre estas duas equipas desde a temporada 1994/1995, sendo que o último jogo no Porto decorreu a 12/11/1994, no Pavilhão Rosa Mota. Este jogo não correu bem aos leões, comandados por Nélson Serra, que saíram derrotados por 100-77. Este domingo espera-se um resultado mais equilibrado entre as duas equipas, que, em conjunto com o SL Benfica e com a bicampeã UD Oliveirense, são candidatas ao título, sendo que entre estas formações, apenas o Porto conseguiu ganhar na casa de um destes adversários, ao bater a Oliveirense no último fim-de-semana. Os comandados de Luís Magalhães terão de fazer uma excelente prestação no Dragão Arena para conseguir ser a primeira equipa a derrotar os dragões esta temporada. A equipa orientada pelo espanhol Moncho López tem dez vitórias em outros tantos jogos, incluindo a supracitada vitória contra a UD Oliveirense, por 71-81, e uma vitória, em casa, contra o SL Benfica, por 87-79. A equipa leonina tem subido de ritmo, como demonstram as exibições. Numa equipa montada esta temporada, é natural que exista algum tempo de adaptação à nova realidade, e numa modalidade como o basquetebol vê-se a evolução de uma equipa pelo trabalho defensivo. O FC Porto foi forçado a fazer uma alteração no seu plantel - Tanner McGrew lesionou-se com gravidade e para o lugar entrou Kayel Locke, jogador que contra a Oliveirense lançou pouco, mas conseguiu marcar todos os seus lançamentos, num total de dez pontos e com dois triplos convertidos. A nível estatístico, vão estar frente a frente as duas equipas com mais pontos marcados no campeonato. Do lado defensivo, os comandados de Luís Magalhães estão melhores do que os seus rivais, já que sofreram menos 26 pontos que os azuis. Max Landis, norte-americano do Porto, é o terceiro melhor marcador da competição, com uma média de 20.8 pontos por jogo. Já do lado do Sporting CP, o melhor marcador é James Ellisor, com uma média de 17.7 pontos, estando no 11º lugar deste ranking. Espera-se um jogo muito equilibrado e sem vencedor antecipado. O Sporting CP terá de defender como no jogo contra a UD Oliveirense, para poder aspirar à vitória devido à enorme qualidade do adversário.
Fotografia do Sporting CP.
Clube de Alvalade triunfou no seu reduto sem grandes dificuldades; Rival encarnado permanece no primeiro lugar do Campeonato Nacional
|
A equipa de basquetebol do Sporting venceu frente a Ovarense por 100-91, este sábado, dia 8 de março, em jogo da 16.ª jornada da Liga Placard. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões triunfaram frente à turma orientada por João Tiago Silva, depois da vitória na semana passada na Taça Hugo dos Santos.
Na Casa das modalidades, o Clube de Alvalade entrou bem na partida e, no final do primeiro período, vencia por 24-17. No segundo período, a formação da casa superiorizou-se e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de oito pontos (47-39).
No terceiro parcial, o Sporting permitiu a aproximação do adversário e entrou nos últimos 10 minutos do duelo com apenas mais dois pontos do que a Ovarense (72-70). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar a vantagem e somou uma vitória importante na Liga.
O melhor marcador no encontro foi Cat Barber. O norte-americano fez 22 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Isaiah Jeremiah Bailey também esteve em evidência e somou 20 pontos, oito ressaltos e uma assistência, números que valeram o triunfo.
Com esta vitória - a 17.ª em 28 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na terceira posição com 27 pontos, a quatro do Benfica (primeiro com 31). No próximo sábado, dia 15 de março, em encontro referente à 17 jornada do Campeonato Nacional, os leões visitam o Galitos, às 18h00, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro.
Jogador do Clube de Alvalade mostrou-se confiante para a partida; Leões procuram chegar às cinco vitórias seguidas na temporada desportiva
|
A equipa de basquetebol do Sporting volta a jogar no Pavilhão João Rocha, este sábado, dia 8 de março, às 18h30, tendo pela frente a Ovarense, numa partida referente à 16.ª jornada da fase regular da Liga. Em declarações aos meios de comunicação do Clube, Jeremiah Bailey mostrou-se confiante para a partida, um mês depois do último jogo disputado na Casa das modalidades.
"Tem sido muita a dedicação diária nos treinos. Queremos continuar a ganhar e mostrar que somos uma equipa de topo na Liga", apontou, realçando a importância que o aspecto defensivo tem tido na forma: "Agarramo-nos todos a isso porque ajuda-nos muito também no ataque, sobretudo a conseguir e selecionar lançamentos mais fáceis", detalhou.
Jeremiah Bailey conhece bem o próximo adversário, uma vez que representou a formação de Ovar na passada temporada: "É um excelente clube, com uma boa equipa técnica e temos de ter isso em mente. Sabemos que vêm cá com tudo para tentar vencer, mas nós sabemos o que temos de fazer, estamos bem fisicamente e preparados para dar tudo pela vitória", salientou
O jogador norte-americano de 26 anos diz estar motivado para a reta final da época: "Vai ser bom voltar a jogar em casa, perante os nossos adeptos, para recuperar essa boa energia. É o momento de fazer com que todos estejam entusiasmados e prontos para a parte final da temporada", referiu.
Jeremiah Bailey revelou ainda que não está totalmente satisfeito com os resultados da equipa - apesar do triunfo no último jogo - e diz que "é possível fazer mais, seja a nível individual como coletivo. Estamos a ganhar jogos e um bom ímpeto, por isso sinto que estamos na direção certa", completou o pupilo de Luís Magalhães.
Internacional português não tem tido o rendimento desejado pela estrutura do Clube de Alvalade e Frederico Varandas já terá tomado decisão
|
Arnette Hallman deverá sair do Sporting no final da temporada. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o extremo internacional português não entra nas contas dos responsáveis do basquetebol verde e branco para 2025/26, e deixa Alvalade após duas temporadas.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, a idade (37 anos) e a falta de impacto no jogo a turma comandada por Luís Magalhães deverão ditar a saída do 'camisola 22' do Sporting, com a estrutura a procurar soluções para a vaga deixada por Hallman.
O extremo é reconhecido como sendo um jogador Com Formação Basquetebolística Portuguesa (CFBP) aos olhos da Federação, depois de ter representado vários escalões jovens e ter estado vários anos ao serviço de equipas da Liga - como Benfica, Académica e Oliveirense -, pelo que o Sporting deverá procurar substituto com nível equivalente.
Esta temporada, Arnette Hallman participou em 19 dos 26 jogos dos verdes e brancos. No total, soma médias de 2.1 pontos, 2.8 ressaltos e 0.7 assistências por partida, tendo sido utilizado em apenas cinco encontros dos últimos 11 disputados pelos comandados de Luís Magalhães.
O basquetebol do Sporting volta a jogar apenas no próximo dia 8 de março (sábado), diante da Ovarense. A partida válida para a jornada 16 da fase regular da Liga Betclic - veja AQUI a classificação detalhada - jogar-se-á às 18h30, no Pavilhão João Rocha.