Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
07 Dez 2019 | 16:20 |
Sporting CP e FC Porto têm uma rivalidade histórica, não só no futebol, mas em todo o panorama desportivo. Este domingo, joga-se o primeiro jogo de basquetebol entre estas duas equipas desde a temporada 1994/1995, sendo que o último jogo no Porto decorreu a 12/11/1994, no Pavilhão Rosa Mota. Este jogo não correu bem aos leões, comandados por Nélson Serra, que saíram derrotados por 100-77. Este domingo espera-se um resultado mais equilibrado entre as duas equipas, que, em conjunto com o SL Benfica e com a bicampeã UD Oliveirense, são candidatas ao título, sendo que entre estas formações, apenas o Porto conseguiu ganhar na casa de um destes adversários, ao bater a Oliveirense no último fim-de-semana. Os comandados de Luís Magalhães terão de fazer uma excelente prestação no Dragão Arena para conseguir ser a primeira equipa a derrotar os dragões esta temporada. A equipa orientada pelo espanhol Moncho López tem dez vitórias em outros tantos jogos, incluindo a supracitada vitória contra a UD Oliveirense, por 71-81, e uma vitória, em casa, contra o SL Benfica, por 87-79. A equipa leonina tem subido de ritmo, como demonstram as exibições. Numa equipa montada esta temporada, é natural que exista algum tempo de adaptação à nova realidade, e numa modalidade como o basquetebol vê-se a evolução de uma equipa pelo trabalho defensivo. O FC Porto foi forçado a fazer uma alteração no seu plantel - Tanner McGrew lesionou-se com gravidade e para o lugar entrou Kayel Locke, jogador que contra a Oliveirense lançou pouco, mas conseguiu marcar todos os seus lançamentos, num total de dez pontos e com dois triplos convertidos. A nível estatístico, vão estar frente a frente as duas equipas com mais pontos marcados no campeonato. Do lado defensivo, os comandados de Luís Magalhães estão melhores do que os seus rivais, já que sofreram menos 26 pontos que os azuis. Max Landis, norte-americano do Porto, é o terceiro melhor marcador da competição, com uma média de 20.8 pontos por jogo. Já do lado do Sporting CP, o melhor marcador é James Ellisor, com uma média de 17.7 pontos, estando no 11º lugar deste ranking. Espera-se um jogo muito equilibrado e sem vencedor antecipado. O Sporting CP terá de defender como no jogo contra a UD Oliveirense, para poder aspirar à vitória devido à enorme qualidade do adversário.
Fotografia do Sporting CP.
Num encontro disputado em reduto adversário, Clube de Alvalade conseguiu somar a terceira vitória consecutiva e continua na luta
03 Jan 2026 | 17:07 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz por 91-70, este sábado, dia 3 de janeiro, em jogo da 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Henrique Miranda, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente à Oliveirense.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 28-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de sete pontos (51-44).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 12 pontos do que o Queluz (69-57). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (91-70).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 20 pontos e 13 ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 16 pontos, dois ressaltos e cinco assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 15.ª em 21 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 18 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na sexta-feira, dia 9 de janeiro, os leões disputam a 11.ª jornada do Campeonato Nacional e vão receber o Imortal, às 20h30.
Líder máximo dos verdes e brancos deixou claros os objetivos estipulados para os leões na presente temporada, ganhando força com o momento dos encarnados
31 Dez 2025 | 03:00 |
Frederico Varandas terá pedido à equipa de basquetebol do Sporting a conquista da Taça de Portugal, sabe o Leonino. Depois de o Benfica ter sido eliminado da prova rainha da modalidade pelo Braga, nos oitavos-de-final, o líder máximo dos verdes e brancos acredita que os leões têm toda a possibilidade de garantir este troféu.
Segundo revelaram fontes próximas do processo ao nosso Jornal, apesar de o basquetebol do Sporting também ter passado por algumas dificuldades nessa mesma fase da competição, os responsáveis do Clube de Alvalade veem a conquista da Taça de Portugal como um objetivo a nível interno que, sem as águias à mistura, pode ser mais facilmente garantido.
Tal como o nosso Jornal adiantou no final do mês de setembro, Frederico Varandas não pede o título de campeão nacional. O Presidente do Sporting reconhece que, neste momento, tanto o Benfica como o Porto têm mais argumentos do que a turma verde e branca, mas pediu que os leões lutem para alcançar bons resultados frente aos rivais esta temporada.
Neste momento, os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos. O Benfica é líder com a mesma pontuação, mas menos uma partida disputada. O pódio fica completo com a Ovarense, com 14, que ainda pode ultrapassar os leões no acerto de calendário.
No que à Taça de Portugal diz respeito, o Sporting deixou pelo caminho o Imortal, com uma vitória por 89-82, em partida válida para os oitavos-de-final da prova. Na próxima fase, os verdes e brancos terão pela frente a Ovarense, com o encontro a estar marcado para dia 17 de janeiro, pelas 16h00, no reduto adversário.
Num encontro disputado no reduto do quarto classificado do Campeonato, leões levaram a melhor e somaram segunda vitória consecutiva
28 Dez 2025 | 17:06 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu a Oliveirense por 86-76, este domingo, dia 28 de dezembro, em jogo da nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, os leões somaram a segunda vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente ao Vasco da Gama.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 27-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de três pontos (44-41).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações manteve-se equilibrado, mas o Sporting entrou nos últimos minutos com mais quatro pontos do que a Oliveirense (62-58). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (86-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 17 pontos e oito ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 15 pontos e duas assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar
Com esta vitória - a 14.ª em 20 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 3 de janeiro, os leões disputam a 10.ª jornada do Campeonato Nacional e vão visitar o reduto do Queluz, às 15h00.
Sporting sofre, mas segue em frente na Taça de Portugal e aproveita eliminação do Benfica
14 Dez 2025 | 21:27