
Futebol
Última hora! Sporting vê top-3 dos mais utilizados no Benfica em risco de falhar Taça de Portugal
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Moutinho chegou a acordo com o Braga para renovar contrato por mais uma temporada. O antigo médio do Sporting terminava a atual ligação aos arsenalistas no final da época 2023/24, mas vai continuar a vestir a camisola do emblema minhoto até, pelo menos, 2024/25. A oficialização foi feita pelo atual quarto classificado da Liga Portugal Betclic, esta sexta-feira, dia 1 de março.
O anúncio foi feito pelo emblema minhoto, que estendeu a ligação do médio até 2025. “João Moutinho é um senhor em campo”, “É delicioso ver Moutinho a jogar”, “Ícone. Um prazer ver um jogador destes no Braga”, foram alguns dos comentários deixados pelos adeptos nortenhos, antes da oficialização, nas redes sociais dos clube presidido por António Salvador.
A renovação de contrato deve-se ao facto de o experiente futebolista, formado na Academia Cristiano Ronaldo, estar em bom plano ao serviço da turma comandada por Artur Jorge. Esta temporada soma três golos e uma assistência, tendo participado em 33 jogos, num total de 2.181 minutos disputados.
Recorde-se que o antigo ‘camisola 28’ dos leões, avaliado em 800 mil euros, protagonizou uma das transferências mais polémicas do futebol português, quando decidiu trocar o Clube de Alvalade pelo emblema da cidade invicta, deixando a massa adepta verde e branca bastante desiludida até aos dias presentes. No mercado de verão passado regressou à liga portuguesa para ingressar na turma do Braga.
Pela equipa sénior dos leões, de 2004 a 2010, o português fez 259 jogos, contou com 32 tentos certeiros e realizou 27 passes para finalização. O antigo ‘número 28’ conquistou ainda quatro títulos ao serviço dos verdes e brancos: duas Supertaças de 2007 e a de 2008, e duas Taças de Portugal da temporada de 2006/07 e a de 2007/08.
Confira a publicação dos minhotos:
https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1763625979337998376
Jornalista aborda possível transferência de jogador muito importante do plantel verde e branco, no próximo mercado de verão, e fala sobre o provável destino
|
A saída de Viktor Gyokeres do Sporting, no próximo mercado de verão, é uma forte possibilidade. O Arsenal está muito empenhado na contratação do goleador internacional sueco e até já definiu os termos da proposta que vai apresentar ao Clube de Alvalade e ao atleta. O jornalista Hugo do Carmo considera que a transferência do avançado é “previsível” e fala sobre a sua eventual integração nos londrinos.
“Parece-me inevitável. É um jogador a mais para o futebol português. Teve um impacto tremendo, na época passada, e levou o Sporting à conquista do título, além de ter sido Bola de Prata [melhor marcador do campeonato]. Este ano, temos o Sporting também na primeira posição. [Gyokeres] também tem a Bola de Prata já assegurada, com 38 golos. É um jogador tremendo. E, por isso, é previsível que saia no final da época. O Sporting não vai ter condições para manter o Gyokeres mais uma época”, disse, em declarações n'A Bola TV.
"Arsenal parece-me boa aposta para Gyokeres"
O jornalista comentou também a possibilidade de Gyokeres rumar aos gunners: “Se realmente se confirmar o Arsenal, parece-me uma boa aposta para o jogador e, principalmente, para o Arsenal. Mikel Arteta tem insistido muito na contratação de um avançado. Eles têm aquele sistema decalcado do futebol espanhol, um bocadinho ‘tiki-taka’ do Barcelona, uma ideia de Pep Guardiola. Mas até o próprio Guardiola, há dois anos, mudou e optou por contratar o Haaland, para mudar o registo do futebol associativo da equipa”.
“No caso do Arsenal, acho que Gyokeres pode ser um elemento decisivo para desbloquear muitos jogos. Não para mudar o estilo de futebol associativo da equipa, mas para, de um momento para o outro, aparecer e fazer a diferença”, aponta o Hugo do Carmo.
"Gyokeres tem sempre um, dois, três ou até quatro defesas a vigiá-lo"
A terminar, o especialista abordou o facto de Gyokeres não ter conseguido marcar nos últimos dois jogos dos leões, frente a Gil Vicente e Benfica, garantindo que “um jogador também joga o que o adversário deixa jogar. Os últimos adversários do Sporting, basicamente, não têm deixado Gyokeres jogar". No entanto, destaca que o nórdico "é um jogador que tem sempre um, dois, três ou até quatro defesas a vigiá-lo, como chegámos a assistir no jogo frente ao Gil Vicente”.
Especialista acredita que Direção dos verdes e brancos teve decisão fundamental nos últimos tempos e já prepara cofres do Clube de Alvalade
|
O Sporting entrou na reta final do campeonato com a ambição máxima de conquistar o título e, para Luís Rocha Rodrigues, há um nome que explica muito da consistência leonina neste período decisivo: Rui Silva, guardião contratado ao Bétis e que ainda irá custar uns bons milhões de euros aos leões.
No podcast Ataque Rápido, do Zerozero, o comentador garantiu que o guardião "é, se calhar, a grande chave no pós Amorim para o Sporting estar homogéneo na luta pelo título", começou por explicar, sublinhando que o Clube apresentava um problema evidente: "Havia um grande défice na baliza."
"Não estou a dizer que não havia qualidade. Kovacevic foi um tiro completamente mal dado. O Franco Israel mostrou que nem sempre era seguro", afirmou, garantindo ser nesse contexto que surgiu uma aposta considerada certeira no internacional português.
"Rui Silva foi uma cartada brutal"
"Acho que a chegada do Rui Silva foi uma cartada brutal por parte do Sporting para poder estar mais homogéneo num plantel que teve as baixas que todos sabemos", destacou. Para Luís Rocha Rodrigues, o reforço trouxe tranquilidade à equipa: "Transmitiu muito mais segurança do que o Sporting tinha até aqui. Mesmo nas saídas a cruzamentos, na forma como muitas vezes fechou os caminhos. Acho que é alguém que se deve realçar o seu papel", terminou o especialista.
O Sporting recebe o Vitória de Guimarães em Alvalade, no sábado (17 de maio) às 18h00, naquele que será o último jogo da Liga Portugal Betclic. A formação orientada por Rui Borges mantém vantagem no confronto direto com o Benfica e procura vencer os minhotos para assegurar o bicampeonato.
Internacional português foi titular e totalista nos rossoneri, que acabaram por perder Taça de Itália com golo de antigo alvo dos verdes e brancos
|
O Milan - Bologna terminou com derrota para Rafael Leão - que pode render alguns milhões ao Sporting - e companhia, por 1-0. Os comandados de Sérgio Conceição falharam a conquista da Taça de Itália e foi confirmado que o avançado irá ficar sem o treinador português no final da temporada.
A informação foi avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências -, garantindo que o ex Porto vai deixar o comando técnico dos rossoneri, após o final da temporada desportiva, não sendo conhecido ainda o futuro.
Quanto ao encontro, o Milan começou melhor, procurando marcar desde cedo. Lukasz Skorupski, guardião adversário, negou algumas oportunidades e o Bologna acabou os primeiros 45 minutos por cima da partida, de forma algo surpreendente.
O segundo tempo começou com o conjunto de Vincenzo Italiano decidido em dar continuidade ao bom momento antes do intervalo e Dan Ndoye - antigo alvo do Sporting - abriu o ativo aos 53 minutos. O Milan tomou as rédeas do duelo, mas não conseguiu marcar e acabou por perder 1-0.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão.