Futebol
Rodrigo Ribeiro deixa 'boca' após deixar o Sporting: "Vou para um clube que..."
15 Jan 2026 | 15:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Out 2024 | 17:53 |
É oficial: Geovany Quenda passou a ser agenciado por Jorge Mendes. O jogador do Sporting tem sido um dos destaques da equipa de Rúben Amorim e é agora representado pela Polaris Sports, também uma das empresas onde o superagente português tem grande influência.
O acordo entre as partes foi revelado pela Polaris através das redes sociais. "Estamos entusiasmados por apresentar a nossa nova estrela, Geovany Quenda. Juntos, em parceria com a Sferico Sports, estamos prontos para elevar o nível", pode ler-se na publicação.
Aos 17 anos, o jogador estreou-se recentemente pela seleção nacional de sub-21. O jogo relativo à nona jornada do Grupo C do apuramento para o Campeonato da Europa, teve palco no dia 11 de outubro, em Klaskvik. A equipa lusa jogou diante das Ilhas Faroé e saiu vencedora, por 3-1, garantindo a qualificação para o próximo Europeu, que se irã realizar na Eslováquia, em junho de 2025
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 11 partidas na presente temporada, nas quais disputou 790 minutos. O canhoto tem, para já, um golo, tendo feito o gosto ao pé diante do Porto, na Supertaça (derrota dos leões por 4-3) que também marcou a estreia oficial pelos verdes e brancos.
Veja a publicação:
Internacional belga, que esteve a recuperar da sua lesão, aproveitou a paragem forçada para protagonizar uma dupla ação de solidariedade
15 Jan 2026 | 17:39 |
Zeno Debast na sua reta final da sua recuperação decidiu dedicar o seu tempo a quem mais precisa. O central do Sporting protagonizou uma emocionante dupla ação de solidariedade, visitando a Casa de Santo António — instituição que acolhe jovens mães — e a Associação Animais Sem Fronteiras. O jovem defesa de 22 anos não se limitou à entrega de presentes, fazendo questão de partilhar momentos de alegria com todos os presentes.
"É um gosto ajudar as pessoas"
"É fantástico estar aqui. A minha mãe trabalhou neste tipo de ambientes e por isso, desde pequeno, sempre estive rodeado por estas iniciativas. É um gosto ajudar as pessoas e rir com elas", confessou o jogador, visivelmente emocionado com o impacto das visitas.
Para Debast, o papel de um jogador de futebol deve ir muito além do que acontece dentro das quatro linhas. O camisola 6 dos leões sublinhou que a presença física e o apoio emocional superam qualquer valor material nestas situações. "O dinheiro e os presentes não são o mais importante, é preciso mostrar que é possível apoiar estas pessoas, e é o que estou a fazer aqui. Gosto de ver esta gente e os animais felizes", reiterou o central, que estava lesionado desde outubro.
Através das suas redes sociais, o atleta reforçou o apelo à solidariedade, desafiando os seguidores e adeptos do Sporting a seguirem o seu exemplo e a contribuírem para instituições locais. Esta faceta humanitária de Debast tem sido muito elogiada pela massa associativa, reforçando o seu estatuto de figura querida no plantel liderado por Rui Borges, que confirmou a disponibilidade do central para o jogo de amanhã, sexta-feira, dia 16, frente ao Casa Pia. O encontro começa às 20h15, no Estádio José Alvalade.
O internacional pelos "diabos vermelhos" - avaliado em 30 milhões de euros - até a sua paragem forçada, somou 855 minutos dentro de campo, divididos em 13 jogos.
No sorteio realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras, os leões ficaram a saber quem podem defrontar na próxima fase da prova rainha
15 Jan 2026 | 17:20 |
O Porto poderá ser o adversário do Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal. O sorteio, que decorreu na Cidade do Futebol, calhou os dragões à turma de Alvalade, no caso de o Sporting eliminar o AVS nos quartos da prova. Caso tal se suceda, a primeira mão pode decorrer no Estádio José Alvalade a 3 a 5 Março, e a segunda mão no Estádio do Dragão, a 21 a 23 de Abril.
O sorteio ditou também o encontro entre Fafe e Torrense nas meias da prova rainha, significando que uma equipa que não disputa a primeira divisão nacional irá estar na grande final do Jamor, algo que não acontecia desde 2010.
Vale lembrar que a partida dos quartos de final frente ao AVS foi adiada para fevereiro, após um pedido formal dos leões aceite pelas FPF. O principal motivo prende-se com o elevado número de baixas que assola o plantel de Alvalade, permitindo assim ganhar tempo para recuperar peças fundamentais como Pote, Quenda e Ioannidis. Paralelamente, a transmissão televisiva surge como o outro fator determinante, com ambos os clubes a negociar com a Federação Portuguesa de Futebol e as operadoras (RTP ou SportTV) a data definitiva do encontro.
O percurso da equipa treinada por Rui Borges na prova rainha começou com um triunfo suado frente ao Paços de Ferreira, por 3-2, na terceira eliminatória. Seguiu-se uma vitória tranquila em Alvalade perante o Marinhense (3-0) e, já nos oitavos de final, os leões garantiram o apuramento com contornos dramáticos, ao eliminarem o Santa Clara por 3-2 após prolongamento.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
De regresso ao futebol português, técnico revelou o plano para surpreender o bicampeão e lançou um aviso direto ao timoneiro dos leões
15 Jan 2026 | 16:42 |
Álvaro Pacheco está de regresso ao futebol português e a estreia não poderia ser mais exigente, com uma deslocação ao reduto do Sporting. Na antevisão ao encontro que abre a segunda volta da Liga Portugal, o técnico do Casa Pia assumiu que o duelo em Alvalade é a oportunidade ideal para a equipa demonstrar a sua nova identidade. O treinador sublinhou que, apesar do favoritismo teórico dos leões, o grupo está motivado para dar uma resposta firme e procurar a tranquilidade na tabela classificativa.
"Um trabalho fantástico, mas..."
"Vamos encontrar uma boa equipa, com uma grande variabilidade de jogo e que tem vindo a crescer. Acho que o Rui Borges tem vindo a fazer um trabalho fantástico, mas a minha concentração é na minha equipa, é aí que gasto energias", afirmou o técnico casapiano, desvalorizando as ausências no plantel leonino.
O treinador dos gansos acredita que a equipa pode crescer rapidamente através de testes de resiliência como o que enfrentará em Alvalade. Para Pacheco, o entusiasmo demonstrado pelos jogadores durante a semana de trabalho é o ponto de partida para tentar o sucesso frente ao bicampeão. "A forma como têm treinado e acreditado deixa-me satisfeito porque sinto que temos um grupo ambicioso com uma grande vontade de vencer e a querer dar um grito de revolta", vincou o técnico na conferência de imprensa.
"Nunca podemos perda vontade de..."
"Sei que vai haver muitas dúvidas, mas nunca podemos perder a vontade de querer vencer, de querer ser melhores e amanhã temos uma oportunidade", concluiu o treinador, lançando o mote para o arranque da 18.ª jornada. Rafael Nel e Zeno Debast são as grandes novidades para a turma de Alvalade.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.