Futebol
Atenção, Sporting! Duelo frente ao Athletic traz problemas após consideração da UEFA
28 Jan 2026 | 13:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Out 2024 | 17:53 |
É oficial: Geovany Quenda passou a ser agenciado por Jorge Mendes. O jogador do Sporting tem sido um dos destaques da equipa de Rúben Amorim e é agora representado pela Polaris Sports, também uma das empresas onde o superagente português tem grande influência.
O acordo entre as partes foi revelado pela Polaris através das redes sociais. "Estamos entusiasmados por apresentar a nossa nova estrela, Geovany Quenda. Juntos, em parceria com a Sferico Sports, estamos prontos para elevar o nível", pode ler-se na publicação.
Aos 17 anos, o jogador estreou-se recentemente pela seleção nacional de sub-21. O jogo relativo à nona jornada do Grupo C do apuramento para o Campeonato da Europa, teve palco no dia 11 de outubro, em Klaskvik. A equipa lusa jogou diante das Ilhas Faroé e saiu vencedora, por 3-1, garantindo a qualificação para o próximo Europeu, que se irã realizar na Eslováquia, em junho de 2025
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 11 partidas na presente temporada, nas quais disputou 790 minutos. O canhoto tem, para já, um golo, tendo feito o gosto ao pé diante do Porto, na Supertaça (derrota dos leões por 4-3) que também marcou a estreia oficial pelos verdes e brancos.
Veja a publicação:
Num duelo marcado por duas partes distintas dos comandados de Rui Borges, verdes e brancos garantiram a vitória nos instantes finais da partida
28 Jan 2026 | 21:56 |
O Sporting derrotou o Athletic Bilbao, por 3-2, esta quarta-feira, dia 28 de janeiro, em jogo relativo à oitava e última jornada da Liga dos Campeões. Num duelo marcado por duas partes distintas, os leões - que vinham de uma vitória frente ao Arouca - venceram nos descontos e garantiram acesso direto aos oitavos de final da prova milionária.
No San Mamés, os verdes e brancos arrancaram mal a partida e sofreram golo logo na primeira ameaça da equipa da casa, com Morten Hjulmand a perder a bola na área para Oihan Sancet (3'), que inaugurou o marcador. O Sporting ainda empatou, aos 13', com um cabeceamento na sequência de canto de Ousmane Diomande, mas uma desistência de bola de Matheus Reis - que entrou devido a lesão de Gonçalo Inácio -, permitiu o 2-1, pelo pé de Gorka Guruzeta (28').
No regresso dos balneários, Rui Borges conseguiu dinamizar o ataque, o que resultou no golo da igualdade do Sporting, à passagem pelo minuto 62, num passe de entendimento com Pote para Francisco Trincão, que rematou à entrada da área e não desperdiçou. Aos 78', Adama Boiro derrubou Geny Catamo na área e o árbitro deu grande penalidade, mas o VAR acabou por reverter a decisão num lance bastante duvidoso. Aos 90'+4, Alisson Santos fez a reviravolta e garantiu histórica para os leões.
Com esta vitória – a 24.ª em 33 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges terminam esta fase da competição na 7.ª posição da tabela classificativa, com 16 pontos amealhados em oito partidas: cinco vitórias, um empates e duas derrotas.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 1 de fevereiro, frente ao Nacional, em jogo relativo à 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Tiago Margarido jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Alvalade.
Ex Arsenal, após ciclo de impaciência notado no clube e adeptos ingleses, falou sobre os últimos seis meses do internacional sueco nos gunners
28 Jan 2026 | 17:31 |
Kieran Gibbs, antigo internacional inglês de 36 anos de idade, que se destacou ao serviço do Arsenal, com seis golos e 14 assistências ao cabo de 230 encontros oficiais, entre 2007 e 2017, saiu, esta quarta-feira, em defesa de Viktor Gyökeres - que viu recorde pessoal a ser igualado - , em declarações prestadas na estação televisiva ESPN.
Kieran Gibbs: "Temos de dar-lhe tempo. É um goleador nato"
"Não me parece que lhe possamos chamar um embuste, passados seis meses. Temos de dar-lhe tempo. Ele é um goleador profícuo, um goleador nato, e dá para ver. Há outras partes da equipa que levam a que um ponta de lança carbure com todos os cilindros", começou por afirmar.
"Eu penso que eles estão condicionados. Se recuarmos dez anos, todos os adeptos do Arsenal estavam mesmo a chorar por um avançado como este. Penso que Gyökeres só veio para encaixar nesse perfil de ponta de lança que o Arsenal quis tão desesperadamente, ao longo de tantos anos", prosseguiu.
Kieran Gibbs: "Há apenas um tempo de adaptação. Eu adoro-o, já agora"
"A maior parte da equipa está condicionada a jogar com um avançado puro, por isso, penso que há, apenas um tempo de adaptação a Gyökeres. Eu adoro-o, já agora. Só está a demorar algum tempo - e talvez não seja assim tanto tempo - para ele, mas também é preciso tempo para os jogadores que o rodeiam se habituem a jogar com ele", completou.
"Se tivemos em conta o panorama geral, tem havido uma espécie de seca. [Gabriel] Martinelli, [Bukayo] Saka, [Noni] Madueke... Penso que estamos habituados a ver números elevados, numa frente de ataque, por isso, não é culpa exclusiva dele [Viktor Gyökeres] (...). Para mim, é puramente mental. Parece que deixaram de desfrutar", concluiu.
Em recente comentário à conferência do técnico leonino, relativo ao duelo europeu, jornalista disse o que acha acerca da postura do timoneiro e da equipa
28 Jan 2026 | 16:09 |
Em comentário à conferência de Rui Borges na antevisão ao Athletic Bilbao - Sporting - que recebe consideração séria da UEFA - , duelo que diz respeito à oitava e última jornada da fase regular da Liga dos Campeões, Miguel Mendes referiu que os leões têm "uma atitude já bem vincada", e que o técnico leonino consegue sempre transmitir uma mensagem tranquila.
"Rui Borges conseguiu manter uma equipa ganhadora"
"É um discurso à Rui Borges. Já tem esta imagem de marca, é um treinador que gosta muito de destacar de onde veio, onde está, mas destaco sobretudo essa simplicidade. O Sporting neste momento é uma equipa com uma identidade já bem vincada, com uma identidade à Rui Borges, que conseguiu criar, mudar o sistema, manter uma equipa ganhadora", disse o jornalista, em comentário ao canal d'A Bola.
"É um treinador que tem mostrado, sobretudo nestes momentos mais [decisivos] [...] ele próprio já admitiu que são os jogos em que se sente mais tranquilo e que dorme melhor [...] em jogos de decisão. É um treinador que transmite sempre uma mensagem de muita tranquilidade, não há quase nervosismo nenhum nas palavras do treinador e penso que isso passa muito bem para o plantel", apontou.
"É fantástico o que o Sporting fez nesta Liga dos Campeões"
No que toca ao jogo, Miguel Mendes não escondeu os elogios ao Clube: "De facto, aqui pode ser um culminar de um trajeto fantástico por parte do Sporting. Podem terminar esta fase de liga com 16 pontos em 24 possíveis, portanto é de facto a todos os níveis fantástico aquilo que o Sporting fez esta temporada na Liga dos Campeões e a vitória com o Paris Saint-Germain acabou por responsabilizar o Sporting de ter que terminar esta fase, pelo menos com uma vitória."
Ao concluir, o jornalista destacou também o prémio financeiro a que os leões de momento têm direito: "Há outro fator que obviamente o treinador não fala, mas também a nível diretivo certamente se falará muito, é que o Sporting neste momento já garantiu 50 milhões nesta competição, já com o apuramento para o playoff garantido, caso consiga ficar nos oito primeiros, essa verba subirá ainda mais."
Atenção, Sporting! Duelo frente ao Athletic traz problemas após consideração da UEFA
28 Jan 2026 | 13:37
Pesadelo para Pedro Porro! Ex Sporting enfrenta longa paragem e falha Champions
28 Jan 2026 | 12:26
Vencer pode não ser suficiente: Todas as contas do Sporting na Liga dos Campeões
28 Jan 2026 | 12:08