Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Oficial: Jorge Mendes passa a agenciar futebolista titular do Sporting

Jogador do emblema verde e branco ficará ligado a uma das empresas do superagente português numa parceria com a Sferico, atual representante

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Out 2024 | 18:53 |

Icon Comentário0

É oficial: Geovany Quenda passou a ser agenciado por Jorge Mendes. O jogador do Sporting tem sido um dos destaques da equipa de Rúben Amorim e é agora representado pela Polaris Sports, também uma das empresas onde o superagente português tem grande influência.


O acordo entre as partes foi revelado pela Polaris através das redes sociais. "Estamos entusiasmados por apresentar a nossa nova estrela, Geovany Quenda. Juntos, em parceria com a Sferico Sports, estamos prontos para elevar o nível", pode ler-se na publicação.


Aos 17 anos, o jogador estreou-se recentemente pela seleção nacional de sub-21. O jogo relativo à nona jornada do Grupo C do apuramento para o Campeonato da Europa, teve palco no dia 11 de outubro, em Klaskvik. A equipa lusa jogou diante das Ilhas Faroé e saiu vencedora, por 3-1, garantindo a qualificação para o próximo Europeu, que se irã realizar na Eslováquia, em junho de 2025


Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.

Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 11 partidas na presente temporada, nas quais disputou 790 minutos. O canhoto tem, para já, um golo, tendo feito o gosto ao pé diante do Porto, na Supertaça (derrota dos leões por 4-3) que também marcou a estreia oficial pelos verdes e brancos.


Veja a publicação:


Futebol

Resposta a Jorge Jesus, "consistência" e clássico: Tudo o que disse antes do Sporting - Arouca

Na conferência de imprensa de antevisão do duelo da 7.ª jornada, técnico leonino abordou vários temas do atual momento da equipa

Rui Borges, treinador do Sporting, fez a antevisão do encontro deste sábado frente ao Arouca relativo à 7.ª jornada da Liga Portugal Betclic
Rui Borges, treinador do Sporting, fez a antevisão do encontro deste sábado frente ao Arouca relativo à 7.ª jornada da Liga Portugal Betclic

18 Set 2026 | 13:15 |

Icon Comentário0

Rui Borges, treinador do Sporting, fez a antevisão do encontro deste sábado frente ao Arouca, relativo à 7.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Na conferência de imprensa, o técnico leonino abordou ainda alguns temas do atual momento da equipa, como a consistência ou falta dela, as palavras de Jorge Jesus sobre Gonçalo Inácio, entre outros.


Análise ao Arouca


"É uma das boas equipas do nosso campeonato, apesar do resultado menos positivo na última jornada. Acho que teve o treinador do mês [Vasco Seabra]. É uma equipa que gosta de ter bola mesmo com a equipa grande. Gosta de ter posse e ser associativa, sem perder a verticalidade com um outro jogador, mesmo contra os grandes. Esta época, parece-me ainda mais consistente defensivamente. O treinador é conhecido por tentar valorizar o futebol, mas estamos mais focados no que podemos fazer para seguir o nosso caminho".


Porto - Benfica

"Estou preocupado apenas com o nosso jogos e em fazermos tudo para conseguirmos uma vitória perante os nossos adeptos. Consistência? Já perdi um ou outro resultado nos últimos minutos, mas também já ganhei. Em termos de consistência, com o Rui Borges, o Sporting foi campeão nacional, teve 82 pontos em duas épocas, foi aos quartos da Liga dos Campeões venceu a Taça de Portugal, foi a equipa que mais golos marcou. Somos uma equipa que queremos marcar. Sou muito positivo e olho para as coisas boas. Estamos cientes do que temos a melhorar e de trabalhar, mas estamos otimistas porque tem sido muito positiva".


Oportunidades para jogadores com poucos minutos

"O trabalho da pré-época tem sido um pouco igual ao de agora, serviu para trabalhar dinâmicas. Temos de tomar decisões e encontrar as melhores ligações dentro da equipa para encarar o próximo jogo. O Pedro Lima tem crescido, tal como o Jesse Derry e o Nestory Irankunda. Estava numa equipa que defendia em bloco baixo para sair para transições e agora está numa equipa que tem de ter posse e tomar decisões mais rápid. O Silas tem aparecido e muito bem. Vem de um contexto diferente e uma exigência diferente da liga portuguesa. Todos, à sua maneira e no seu tempo, irão ter as suas oportunidades".

Resposta a Jorge Jesus

"O Inácio e qualquer um têm de melhorar em alguns aspetos. Fico feliz por vê-lo na Seleção, demonstra que não esteve assim tão mal como vocês dizem. Não vou avaliar um jogador por um auto-golo ou por falhar dois passes. Falha mais porque arrisca mais que os outros, já o tinha dito. Tem tido consistência no Sporting e está focado e tranquilo. Não há recado nenhum de Jorge Jesus, ouvi-o a dizer que era a vossa opinião e que ele não concordava. Acredito que vai aprender muito com o mister Jorge Jesus, é um grande treinador e oxalá que ajude o Inácio a crescer em algumas coisas".

Quaresma e Flávio Gonçalves na Seleção no futuro

"Fora deste jogo, está o [Ibrahima] Ba e o Moncef [Zekri] e o Blopa por opção porque já começou a treinar, o Simões está convocado. Não sou ninguém para justificar convocatórias. Eu escolhia uns e o mister escolheu os seus melhores para representar a Seleção e estarei sempre com os que ele escolher porque a Seleção dele é a nossa e a minha. Trabalho com o Edu e o Flávio e sei das suas capacidades e a seu tempo irão à Seleção, não tenho dúvidas. Sabem o que têm de melhorar para entrar nas futuras escolhas do selecionador e estão tranquilos. Vejo com bons olhos quem foi convocado. Fico feliz por ver o Rui Silva e o Inácio novamente na Seleção e no futuro haverão outros do Sporting".

Portugueses e reforços estrangeiros

"Independentemente de ter jogadores portugueses, a adaptação tem a ver com os jogadores que ficam de umas épocas para as outras para perceber e mostrar a exigência do Sporting. Não fugimos à nossa formação e aos jogadores portugueses. Em alguns anos, não teremos tantos portugueses como desejamos, mas estão a aparecer na formação para vir o mais rapidamente para a equipa principal. Em relação a compras, o nosso mercado também é caro e eu olho muito e gosto de olhar para a nossa liga para jogadores que já estão inseridas no nosso campeonato. Equipas como o Famalicão e o Sp. Braga vendem muito caro. As equipas de meio da tabela também o fazem, até com estrangeiros, e isso condiciona o nosso mercado interno. Mas olharemos sempre muito para os jogadores portugueses".

Culpa não é de Inácio

"Não posso confirmar a titularidade do Inácio porque ninguém sabe. Ele está super tranquilo. Teve a infelicidade de fazer um auto-golo, mas não é dele, é da equipa. Olhamos para o coletivo. Fomos penalizados num momento de um jogo em que não deixámos o adversário criar absolutamente nada, tirando um cabeceamento na primeira parte e o golo a acabar o jogo. Eu olho para a parte positiva. Empatámos dois jogos e estamos mais atrasados do que queremos e queremos ganhar sempre. Agora, há coisas que não controlamos. Honestamente, preferia chegar ao fim do jogo, falar com a equipa e dizer 'Tivemos mal em organização defensiva, perdemos muitas posições, perdemos duelos, deixámos o adversário construir muito', mas não consigo dizer isso. Fizemos o suficiente para vencer o jogo, mas podíamos ter feito mais na parte ofensiva e criar mais ocasiões de golo. Mas o adversário com 11 jogadores dentro da área. Numa equipa nova, claro que queremos crescer com vitórias porque essa é a exigência do Sporting. Queremos lutar por tudo o que estamos inseridos. Aqui ganha o grupo e perde o grupo. Os líderes são os capitães de equipa que estão lá, mas não precisam de ser capitães. Alguns aparecem como líder por natureza e com o passar do tempo vão se impor na comunicação e exigência para com os colegas. Falta-nos alguma maturidade, temos uma equipa jovem, não vamos fugir a isso, mas faz parte. Temos de ajudá-los e puxar por eles individualmente para crescerem no carácter para se imporem e passarem a exigência do Sporting para quem ainda não a percebeu a 100%."

Menos quatro pontos do que queríamos

"É muito importante ganhar. Primeiro porque vimos de um empate e se queremos lutar para ser campeões, temos de ganhar. Não ficamos felizes por ganhar apenas, queremos jogar bem. Além disso, entramos numa pausa para seleções e é importante entrar com uma vitória e manter os níveis de confiança coletiva e, sobretudo, individual. Depois da pausa, temos uma deslocação difícil a Braga. Queremos ganhar independentemente de haver paragem para encurtar a distância para os nossos adversários. Já não dependemos só de nós, tem de haver um resultado menos positivo de quem vai à nossa frente. Naquilo que controlamos, temos menos quatro pontos do que queríamos. Temos de crescer, mas crescer a ganhar".

Exigência

"A exigência dos adeptos vai existir sempre e ainda bem. Tem de haver essa exigência porque toda a gente se pode acomodar e temos de saber lidar com ela. Não me preocupa. Temos de perceber o contexto e as histórias que se contam. Olhar para o trajeto e não apenas dois jogos. O trajeto da nossa equipa técnica no Sporting não é bom, é muito bom. Tenho duas derrotas no campeonato português. Queria ganhar muito mais, queria ganhar mais troféus que não consegui, mas estive lá nas decisões e farei sempre tudo para estar lá. Seja campeonato ou na Champions. Não sei se nos últimos 20 anos, houve alguma equipa portuguesa a fazer aquilo que fizemos na época passada. Estou muito feliz com o nosso trabalho, mas queríamos ter ganho mais. O nosso trabalho desde há dez anos até aqui deixa-me muito tranquilo. Tenho a certeza que vamos crescer e estar nas decisões".

Flávio Gonçalves e rotação

"Às vezes, é o entendimento do jogo, às vezes, é tática, às vezes, é gestão ou perceção de jogo... Percebo que façam do Flávio, fez golos e assistências, mas, depois, temos de ver a consistência do jogo dele. Temos de avaliar com algum equilíbrio, até para o crescimento dele, porque é um jogador jovem, percebendo que fez um golo, mas não fez tudo bem e tem de crescer. Falo do Flávio e de outro qualquer, temos de avaliar o jogador com base em todos os critérios, e não apenas no golo ou na assistência. Tem tido um crescimento fantástico, é um predestinado e tem de crescer, mas com os pés na terra. Teve essa paciência, na época passada, quando andou quase a época toda a treinar connosco, mas não teve tanto tempo de jogo na equipa principal. Se calhar, por isso é que está tão preparado, neste início. Tem de continuar nesse crescimento, porque, a partir do momento em que não perceber isso, vai para baixo outra vez. É novo, é uma equipa jovem, e têm de perceber que fizeram uma coisa boa, mas não chega. É um puto esperto e trabalha muito bem".


Futebol

Farpa a Rui Borges e Sporting? Jorge Jesus garante sobre Gonçalo Inácio: “Comigo vai jogar bem”

Selecionador nacional acabou por convocar o 'camisola 25' dos verdes e brancos para a Liga das Nações e foi questionado sobre o momento de forma do jogador

Jorge Jesus saiu em defesa de Gonçalo Inácio depois de convocar o central do Sporting para os jogos da Liga das Nações
Jorge Jesus saiu em defesa de Gonçalo Inácio depois de convocar o central do Sporting para os jogos da Liga das Nações

18 Set 2026 | 12:41 |

Icon Comentário0

Jorge Jesus saiu em defesa de Gonçalo Inácio depois de convocar o central do Sporting para os próximos compromissos da Seleção Nacional. O novo selecionador português rejeitou a ideia de que o defesa atravessa um mau momento de forma e mostrou total confiança nas suas características.


Jorge Jesus: "Inácio? Acredito que comigo vai jogar bem"


Questionado sobre a chamada do jogador leonino, o treinador explicou que pesou todo o percurso realizado ao longo dos últimos anos. “O Inácio foi chamado pelo que tem feito na sua equipa e na seleção ao longo dos anos. Diz que ele não tem estado em boa forma, mas eu tenho uma opinião diferente. Eu acredito nas características dele e que comigo vai jogar bem".


Gonçalo Inácio tem sido alvo de algumas críticas pelas exibições mais recentes ao serviço do Sporting, mas Jorge Jesus deixou claro que não partilha dessa avaliação. O central mantém, assim, o estatuto na Seleção Nacional e integra a primeira convocatória do novo selecionador.

Além de Inácio, Rui Silva é o outro jogador do Sporting incluído na lista apresentada esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras. Os dois leões estarão à disposição para os primeiros quatro encontros de Portugal na fase de grupos da Liga das Nações.


Portugal inicia a defesa do título da Liga das Nações a 24 de setembro, em Alvalade, diante do País de Gales. Seguem-se a deslocação à Noruega, no dia 27, a visita à Dinamarca, a 1 de outubro, e novo encontro com os noruegueses, desta vez no Estádio do Dragão.


Futebol

Jorge Jesus chama dupla do Sporting na sua primeira convocatória, mas 'esquece-se' de um jogador

Novo selecionador nacional divulgou esta sexta-feira os 25 convocados para os quatro primeiros jogos de Portugal na Liga das Nações

Jorge Jesus divulgou esta sexta-feira a sua primeira lista de convocados de Portugal. Rui Silva e Gonçalo Inácio foram os jogadores do Sporting
Jorge Jesus divulgou esta sexta-feira a sua primeira lista de convocados de Portugal. Rui Silva e Gonçalo Inácio foram os jogadores do Sporting

18 Set 2026 | 12:12 |

Icon Comentário0

Jorge Jesus divulgou esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, a sua primeira lista de convocados de Portugal, em vista aos primeiros jogos da fase de grupos da Liga das Nações. Rui Silva e Gonçalo Inácio, foram os jogadores do Sporting selecionados pelo técnico.


Numa convocatória marcada pela habitual presença de Cristiano Ronaldo, destaca-se a ausência de Eduardo Quaresma, que era um dos nomes na calha da Seleção devido ao forte arranque de temporada ao serviço dos leões. Também Flávio Gonçalves ficou de fora das opções.


De resto, Jorge Jesus também chamou vários nomes que passaram pelo Sporting ao longo dos anos nesta convocatória: Renato Veiga, Nuno Mendes, Francisco Trincão, Bruno Fernandes e Rafael Leão foram alguns.


A lista de convocados agora revelada diz respeito aos primeiros quatro jogos de Portugal no grupo A4 da Liga das Nações, onde as quinas procuram revalidar o título. A Seleção Nacional começa por jogar em Alvalade a 24 de setembro, frente ao País de Gales. Três dias depois visita a Noruega, seguindo-se uma viagem à Dinamarca (01/10) e, por fim, fecha a data FIFA no Dragão, novamente com a Noruega.

Confira a lista de convocados:


Guarda-redes: Diogo Costa (Porto), Rui Silva (Sporting) e Samuel Soares (Benfica)

Defesas: Rúben Dias (Manchester City), Tomás Araújo (Benfica), Renato Veiga (Villarreal), Gonçalo Inácio (Sporting), João Cancelo (Barcelona), Diogo Dalot (Manchester United), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain), Nuno Tavares (Lazio)

Médios: João Palhinha (Benfica), Vitinha (Paris Saint-Germain), Rúben Neves (Al Hilal), João Neves (Paris Saint-Germain), Bernardo Silva (Real Madrid), Bruno Fernandes (Manchester United)

Avançados: Francisco Trincão (Al Ahli), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea), Rafael Leão (Galatasaray), João Félix (Al Nassr), Fábio Silva (Borussia Dortmund), Gonçalo Ramos (Paris Saint-Germain), Cristiano Ronaldo (Al Nassr)


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting apanha adversário em turbulência: treinador cai a menos de um mês da Champions
Futebol

Sporting apanha adversário em turbulência: treinador cai a menos de um mês da Champions

18 Set 2026 | 11:37

Icon Comentário0
Rui Borges vai recambiar lesionado do Sporting para a equipa B
Futebol

Rui Borges vai recambiar lesionado do Sporting para a equipa B

18 Set 2026 | 11:24

Icon Comentário0
Ioannidis quer superar marca que nunca alcançou e Sporting pode dar uma ajuda
Futebol

Ioannidis quer superar marca que nunca alcançou e Sporting pode dar uma ajuda

18 Set 2026 | 10:53

Icon Comentário0