Futebol
José Manuel Freitas aconselha Sporting a vender um 'ativo tóxico' do balneário
09 Ago 2026 | 16:18
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Out 2024 | 18:53 |
É oficial: Geovany Quenda passou a ser agenciado por Jorge Mendes. O jogador do Sporting tem sido um dos destaques da equipa de Rúben Amorim e é agora representado pela Polaris Sports, também uma das empresas onde o superagente português tem grande influência.
O acordo entre as partes foi revelado pela Polaris através das redes sociais. "Estamos entusiasmados por apresentar a nossa nova estrela, Geovany Quenda. Juntos, em parceria com a Sferico Sports, estamos prontos para elevar o nível", pode ler-se na publicação.
Aos 17 anos, o jogador estreou-se recentemente pela seleção nacional de sub-21. O jogo relativo à nona jornada do Grupo C do apuramento para o Campeonato da Europa, teve palco no dia 11 de outubro, em Klaskvik. A equipa lusa jogou diante das Ilhas Faroé e saiu vencedora, por 3-1, garantindo a qualificação para o próximo Europeu, que se irã realizar na Eslováquia, em junho de 2025
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 11 partidas na presente temporada, nas quais disputou 790 minutos. O canhoto tem, para já, um golo, tendo feito o gosto ao pé diante do Porto, na Supertaça (derrota dos leões por 4-3) que também marcou a estreia oficial pelos verdes e brancos.
Veja a publicação:
Recente renovação do futebolista com o emblema vimaranense, até 2031, acabou, contudo, por impedir um avanço imediato nas negociações
10 Ago 2026 | 03:00 |
O Sporting tem Santiago Verdi debaixo de olho e tem acompanhado com atenção a evolução do médio de 18 anos do Vitória de Guimarães, sabe o Leonino. O jogador, que se destacou ao longo da última época, foi deixando boas indicações aos responsáveis do Clube de Alvalade, que continuam interessados em perceber como poderá evoluir nos próximos tempos.
Ao que o nosso Jornal apurou, a recente renovação do futebolista com o emblema vimaranense, até 2031, acabou, contudo, por impedir um avanço imediato pelo internacional sub-19 português. O novo vínculo reforçou a posição do Vitória e tornou mais difícil qualquer tentativa de aproximação nesta fase.
O interesse surge depois de uma época em que o atleta conseguiu dar nas vistas e afirmar-se como um dos jovens a seguir. As exibições realizadas agradaram à estrutura leonina, que foi recolhendo informações positivas sobre as características e o potencial do médio defensivo.
Para já, não existe qualquer avanço concreto entre as partes, mas o cenário poderá alterar-se mediante a evolução do futebolista e o seu espaço na equipa principal vitoriana. A renovação não apagou o interesse criado depois daquilo que foi observado.
Na época 2025/26, Santiago Verdi alinhou entre os sub-19 e a equipa B, tendo feito 17 jogos, dois golos e uma assistência pela equipa secundária. Em 2026/27, foi integrado na equipa A orientada por Tiago Margarido e foi suplente não utilizado na derrota dos minhotos frente ao Arouca (1-0) na 1.ª jornada da Liga. Já os leões não foram além de um empate frente ao Estrela da Amadora (2-2).
Com este resultado, formação verde e branca soma primeiros três pontos da temporada e ocupa, provisoriamente, sexto lugar da tabela
09 Ago 2026 | 17:37 |
O Sporting B arrancou a nova edição da Segunda Liga com uma vitória por 1-0 diante do AVS, este domingo, na Vila das Aves. A equipa agora orientada por Tiago Fernandes entrou assim da melhor forma no campeonato, somando os primeiros três pontos da temporada.
O encontro ficou marcado pela expulsão de Rodrigo Pinho ainda antes do intervalo. O avançado do AVS viu vermelho direto aos 43 minutos, depois de uma entrada dura sobre Micael Sanhá, deixando os anfitriões reduzidos a dez jogadores.
Em superioridade numérica, os leões assumiram o controlo da partida durante a segunda parte e procuraram chegar ao golo, mas ainda passaram por um momento de apreensão. Aos 81 minutos, Tunde Akinsola esteve perto de colocar o AVS em vantagem, mas o remate acabou por embater no poste.
A resposta leonina surgiu já perto do apito final. Depois de uma boa jogada individual de Mauro Couto, um dos elementos mais ativos do encontro, Samuel Justo apareceu aos 86 minutos para finalizar e garantir o triunfo. Com este resultado, a formação verde e branca soma três pontos e ocupa, provisoriamente, o sexto lugar da tabela.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Guilherme Pires (Guarda-redes), Afonso Lee, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Micael Sanhá, Mateo Tanlongo (C), Eduardo Felicíssimo, Samuel Justo, Mauro Couto, Rodrigo Rodrigues e Miguel Almeida
Numa publicação nas redes sociais, empresário apontou diretamente a Luis Suárez e criticou atitude de alguns jogadores do Clube de Alvalade
09 Ago 2026 | 16:56 |
O empate do Sporting frente ao Estrela da Amadora (2-2) motivou críticas de Bruno Sá, antigo candidato à presidência do Clube. Numa publicação nas redes sociais, o empresário apontou diretamente a Luis Suárez e defendeu que Rafael Nel deveria ter sido utilizado na partida.
B. Sá: "Parece continuar com a cabeça na Turquia e não entrou com a atitude certa"
"Faltou o Nel. A titular, ou a entrar do banco, em vez de um jogador que parece continuar com a cabeça na Turquia e que não entrou com a atitude certa. O Nel esteve em grande forma na pré-época. Merecia esta noite", escreveu. De recordar que o jogador colombiano entrou aos 60 minutos e acabou por ver um cartão amarelo pouco tempo depois.
As críticas estenderam-se à atitude demonstrada pela equipa na segunda parte: "Há sinais preocupantes e há muitas dúvidas para resolver até 31 de agosto. Muitos jogadores não estão com a atitude certa, e é essencial perceber quem quer mesmo cá estar. Quem veste esta camisola tem de a querer vestir".
Na análise ao encontro, Bruno Sá chamou ainda a atenção para a falta de produção ofensiva após a vantagem de 2-0: "A partir do minuto 59 não fizemos um único remate. Nem um. O Sporting não pode fechar a loja com 2-0 e trinta minutos por jogar".
Nesse sentido, deixou uma mensagem sobre a importância de existir uma figura capaz de assumir o comando da equipa nos momentos-chave: "É essencial ter um capitão. É essencial ter um líder dentro do campo, alguém que agarre a equipa quando o jogo aperta", apontou, antes de deixar uma frase entendida como uma referência a João Palhinha: "Eu sei de um. E espero que não acabe num rival". Apesar do resultado, Bruno Sá lembrou que "ninguém é campeão em agosto" e apelou à união dos adeptos para o próximo encontro frente ao Vitória de Guimarães: "Esta equipa precisa de nós como nunca".
Veja a publicação: