Futebol
Mourinho vive obcecado com o Sporting e diz que há quem não ache Rui Borges inteligente
04 Abr 2026 | 12:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Out 2024 | 18:53 |
É oficial: Geovany Quenda passou a ser agenciado por Jorge Mendes. O jogador do Sporting tem sido um dos destaques da equipa de Rúben Amorim e é agora representado pela Polaris Sports, também uma das empresas onde o superagente português tem grande influência.
O acordo entre as partes foi revelado pela Polaris através das redes sociais. "Estamos entusiasmados por apresentar a nossa nova estrela, Geovany Quenda. Juntos, em parceria com a Sferico Sports, estamos prontos para elevar o nível", pode ler-se na publicação.
Aos 17 anos, o jogador estreou-se recentemente pela seleção nacional de sub-21. O jogo relativo à nona jornada do Grupo C do apuramento para o Campeonato da Europa, teve palco no dia 11 de outubro, em Klaskvik. A equipa lusa jogou diante das Ilhas Faroé e saiu vencedora, por 3-1, garantindo a qualificação para o próximo Europeu, que se irã realizar na Eslováquia, em junho de 2025
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 11 partidas na presente temporada, nas quais disputou 790 minutos. O canhoto tem, para já, um golo, tendo feito o gosto ao pé diante do Porto, na Supertaça (derrota dos leões por 4-3) que também marcou a estreia oficial pelos verdes e brancos.
Veja a publicação:
Negócio para venda do futebolista no próximo mercado de transferências de verão poderá realizar-se entre os 20 e os 25 milhões de euros
04 Abr 2026 | 17:34 |
Nathan De Cat está a despertar forte interesse na Alemanha, com Bayer Leverkusen e Leipzig a juntarem-se à corrida pelo jovem talento. O médio de apenas 17 anos, atualmente ao serviço do Anderlecht, continua também referenciado pelo Bayern Munique, que mantém o jogador na sua lista de potenciais reforços.
Ainda assim, apesar do interesse no também alvo do Sporting, os três clubes da Bundesliga têm como prioridade outro alvo para o mercado: Kennet Eichhorn. O jovem de 16 anos do Hertha surge neste momento como o principal foco das equipas, o que poderá adiar avanços concretos pelo talento belga.
Quanto a Nathan De Cat, o Anderlecht aponta para uma venda entre os 20 e os 25 milhões de euros no próximo verão. O médio tem contrato válido até 2027 e não conta com qualquer cláusula de rescisão, o que dá margem ao clube belga para negociar livremente o futuro de uma das suas maiores promessas.
A Direção, liderada por Frederico Varandas, já começa a preparar o próximo mercado de verão, antecipando possíveis mudanças significativas no plantel. Morten Hjulmand já despertou interesse de vários clubes e pode sair, pelo que os leões já procuram um substituto.
Esta temporada, ao serviço do Anderlecht, Nathan De Cat – avaliado em 25 milhões de euros – leva 38 encontros disputados. Ao todo, nos 2.860 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio marcou três golos e fez cinco assistências.
Veja a publicação:
Especialista avaliou desempenho da equipa leonina e apontou falhas a alguns jogadores do emblema verde e branco diante dos açorianos
04 Abr 2026 | 14:41 |
Filipe Alexandre Dias analisou o jogo entre Sporting e Santa Clara (4-2). O especialista avaliou o desempenho da equipa leonina e apontou falhas a alguns jogadores do emblema verde e branco, nomeadamente Souleymane Faye, considerando que o extremo teve um jogo para esquecer.
“Não foi uma recuperação imediata. É verdade que o Sporting virou a mesa e foi tratando da sua vida antes ainda do intervalo, mas o golo açoriano surgiu muito cedo, sem que o jogo tivesse estrutura. Mais: o bicampeão acusou o toque. O Sporting apareceu com um onze de gestão, sem algumas pedras fundamentais e a estrutura da equipa abanou. Sobretudo numa defesa quase toda remendada, que tremia assim que o Santa Clara - que se apresentou ousado e intenso -, empregava velocidade. Foi preciso inspiração lá na frente para fazer a diferença”, pode ler-se no jornal 'Record'.
Sobre a ausência de Morten Hjulmand, Filipe Alexandre Dias afirma que a mesma foi sentida especialmente na defesa: “Muito, mas no processo defensivo. Em posse e a imprimir velocidade, o Sporting conseguiu impor-se progressivamente e os golos surgiram com naturalidade. O penálti foi o desbloqueador e o talento de jogadores como Bragança, Morita, Pote e Trincão fez muito do resto. Mas sem bola os leões sofriam e tinha pouca capacidade de choque. Faltou-lhe agressividade na recuperação. Aliás, a permissividade leonina no seu último terço foi uma constante. E aquela dupla Quaresma-Debast não convenceu…”
F. Alexandre Dias: "De Faye é melhor nem falar..."
A entrada de jogadores do banco também foi avaliada: “Maxi, Hjulmand e João Simões não trouxeram todo o equilíbrio esperado. De Faye é melhor nem falar... O Sporting teve maior controlo, mas Petit foi mais feliz e certeiro quando sacou Gonçalo Paciência do banco. O avançado armou o diabo, reduziu a diferença, recolocou os açorianos no jogo e o leão só foi retirado do sofrimento graças ao golo de Rafael Nel... que bem justificou a titularidade”.
O papel de Rui Borges no banco também foi mencionado com ironia: “O Sporting melhorou quando Rui Borges recorreu às primeiras linhas no banco? Nem por isso. [...] O Sporting teve maior controlo, mas Petit foi mais feliz e certeiro quando sacou Gonçalo Paciência do banco. O leão só foi retirado do sofrimento graças ao golo de Rafael Nel... que bem justificou a titularidade”.
Verdes e brancos somaram quinta derrota nos últimos seis encontros; Castigo máximo no tempo de compensação gelou bancadas
04 Abr 2026 | 13:23 |
A equipa B do Sporting perdeu frente ao Penafiel (2-1) este sábado, dia 4 de abril, em partida a contar para a 28.ª jornada da Liga 2 Meu Super. Apesar do triunfo na última ronda, os leões somaram a quinta derrota nos últimos seis encontros.
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, a turma da casa entrou melhor e conseguiu inaugurar o marcador aos 20 minutos, por Paulo Cardoso, na sequência de uma boa combinação entre Rayan Lucas, Zaid Bafdili e Lucas Anjos. O Sporting ainda dispôs de uma oportunidade clara por Samuel Justo, travado no momento do remate.
Na segunda parte, o Penafiel tentou reagir, com Soma Anzai a ameaçar de cabeça aos 53 minutos, mas sem pontaria. O castigo surgiu perto do fim. Aos 77 minutos, Álvaro Santos empatou, num lance em que Zé Leite arrancou em progressão e serviu o avançado depois de deixar vários adversários para trás. A reviravolta acabou por ficar selada aos 90+7, com Reko a converter uma grande penalidade.
Com esta derrota – a 13.ª em 28 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no sexto lugar da tabela classificativa, com 41 pontos. A próxima partida está marcada para sábado, dia 11 de abril, frente ao Farense, pelas 14h00, no Algarve.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Diego Callai (Guarda-redes), David Moreira, Bruno Ramos, João Muniz, Rodrigo Dias, Samuel Justo, Rayan Lucas, Zaïd Bafdili, Mauro Couto, Paulo Cardoso e Lucas Anjos.