Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Out 2024 | 18:53 |
É oficial: Geovany Quenda passou a ser agenciado por Jorge Mendes. O jogador do Sporting tem sido um dos destaques da equipa de Rúben Amorim e é agora representado pela Polaris Sports, também uma das empresas onde o superagente português tem grande influência.
O acordo entre as partes foi revelado pela Polaris através das redes sociais. "Estamos entusiasmados por apresentar a nossa nova estrela, Geovany Quenda. Juntos, em parceria com a Sferico Sports, estamos prontos para elevar o nível", pode ler-se na publicação.
Aos 17 anos, o jogador estreou-se recentemente pela seleção nacional de sub-21. O jogo relativo à nona jornada do Grupo C do apuramento para o Campeonato da Europa, teve palco no dia 11 de outubro, em Klaskvik. A equipa lusa jogou diante das Ilhas Faroé e saiu vencedora, por 3-1, garantindo a qualificação para o próximo Europeu, que se irã realizar na Eslováquia, em junho de 2025
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 11 partidas na presente temporada, nas quais disputou 790 minutos. O canhoto tem, para já, um golo, tendo feito o gosto ao pé diante do Porto, na Supertaça (derrota dos leões por 4-3) que também marcou a estreia oficial pelos verdes e brancos.
Veja a publicação:
Avançado do Almería esteve sob o olhar do Clube de Alvalade, porém o extremo espanhol pode representar rival leonino em 2026/27
31 Ago 2026 | 12:53 |
O Sporting continua atento à evolução de Sergio Arribas, médio ofensivo espanhol de 24 anos que atua no Almería. O jogador já estava referenciado pela estrutura leonina desde o final de 2025, mas poderá agora rumar ao rival do Clube de Alvalade.
Segundo a imprensa nacional, o Benfica está a planear avançar para a contratação de Arribas caso Dodi Lukebakio seja vendido. A entrada do internacional espanhol - que pode atuar como médio criativo ou extremo direito - no plantel encarnado depende, assim, da saída do avançado belga do Estádio da Luz.
Sergio Arribas foi uma das grandes figuras do Almería na temporada 2025/26, tendo somado 26 golos e seis assistências em 47 partidas oficiais. O desempenho do espanhol ajudou a formação andaluza a ficar muito perto da subida ao principal escalão.
O Almería só admite negociar o médio ofensivo por cerca de 20 milhões de euros, metade do valor fixado na cláusula de rescisão, apesar de o Benfica querer oferecer 18 milhões. O jogador tem contrato válido até junho de 2029, o que permite ao clube assumir uma posição firme nas conversações.
A associação a Arribas poderia representar mais uma disputa entre Sporting e Benfica, depois dos casos de Rodrigo Zalazar, Sergi Altimira e Issa Doumbia. No entanto, a atualização mais recente afasta os leões do processo e deixa o futuro do espanhol longe de Alvalade.
Emblema verde e branco encontrou maior estabilidade defensiva depois das mudanças promovidas pelo treinador nos últimos jogos
31 Ago 2026 | 12:52 |
O Sporting encontrou maior estabilidade defensiva depois das mudanças promovidas por Rui Borges, e Iván Fresneda surge como uma das figuras em destaque nesse processo. O lateral direito espanhol foi lançado no onze diante do Alverca e, nas duas primeiras titularidades da temporada, ajudou os leões a melhorar os números defensivos, depois de quatro golos sofridos nas jornadas inaugurais frente a Estrela da Amadora e V. Guimarães.
A entrada do camisola 22 coincidiu com uma melhoria significativa. Frente ao Alverca, o Sporting venceu por 3-1 e, na jornada seguinte, goleou o Rio Ave por 4-0, garantindo a primeira baliza inviolada da época. Além da troca de Fresneda por Vagiannidis, Rui Borges também mexeu no eixo defensivo, com Debast e Ba a assumirem os lugares de Gonçalo Inácio e Quaresma diante do Alverca, antes do regresso do capitão no jogo seguinte.
Segundo os dados da Opta, Fresneda leva vantagem sobre Vagiannidis em vários indicadores. O espanhol soma 13 duelos disputados, contra oito do grego, além de registar nove recuperações contra cinco e quatro alívios de cabeça contra dois. Também cometeu mais faltas, quatro contra três, enquanto ambos apresentam uma eficácia de passe de 88%
A diferença entre os dois laterais ganha ainda maior relevância tendo em conta a utilização. Fresneda soma 199 minutos esta época, contra 161 de Vagiannidis, e ambos foram titulares em duas ocasiões. O espanhol começou a temporada condicionado por uma pubalgia que o afastou da reta final da época passada e, por essa razão, iniciou a pré-temporada atrás do internacional grego, tendo apenas recuperado o lugar no onze depois de somar minutos frente ao Estrela da Amadora e V. Guimarães.
Um dos aspetos que tem contribuído para o rendimento de Fresneda é a ligação já existente com Geny Catamo. O espanhol flete frequentemente para zonas interiores e funciona praticamente como um terceiro central, permitindo ao Sporting ganhar superioridade numérica na zona defensiva e lançar transições rápidas. Os golos de Geny e Luis Suárez frente ao Rio Ave nasceram precisamente de movimentos deste género, num momento em que Rui Borges procura consolidar a equipa depois das várias alterações no plantel.
Progenitor do técnico do Clube de Alvalade foi titular em encontro da primeira eliminatória da prova rainha, mas não evitou o adeus à competição
31 Ago 2026 | 12:21 |
Depois da goleada em Vila do Conde, diante do Rio Ave, Rui Borges aproveitou para assistir a uma partida da primeira eliminatória da Taça de Portugal. Contudo, não se tratava de uma partida qualquer. O técnico mirandelense foi ver o seu filho a atuar em campo.
Rui Borges esteve no Estádio Dr. Diogo Alves Vaz Pereira, em Montalegre, para acompanhar o seu filho, Mário Borges, que foi titular da equipa do Montalegre frente à AD Ponte da Barca, na Taça de Portugal. Porém, o clube foi eliminado nas grandes penalidades após um nulo no tempo regulamentar.
Habituado a viver o futebol a partir do banco, Rui Borges assumiu esta tarde um papel diferente: o de pai. Nas bancadas, o técnico mirandelense acompanhou atentamente a prestação de Mário, que integrou o onze inicial da formação transmontana no encontro da prova rainha.
A presença do timoneiro, de 45 anos, em Montalegre juntou, assim, duas dimensões particularmente fortes: a ligação ao território onde nasceu e a proximidade familiar, num momento importante do percurso futebolístico do filho, de 25 anos.
Para Rui Borges, esta foi uma tarde longe das responsabilidades do futebol de alta competição e mais próxima da bancada, da família e das raízes. Um momento em que o treinador do Sporting trocou, por algumas horas, o papel de líder de uma equipa pelo de pai atento e orgulhoso a acompanhar o filho dentro das quatro linhas