Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Out 2024 | 17:53 |
É oficial: Geovany Quenda passou a ser agenciado por Jorge Mendes. O jogador do Sporting tem sido um dos destaques da equipa de Rúben Amorim e é agora representado pela Polaris Sports, também uma das empresas onde o superagente português tem grande influência.
O acordo entre as partes foi revelado pela Polaris através das redes sociais. "Estamos entusiasmados por apresentar a nossa nova estrela, Geovany Quenda. Juntos, em parceria com a Sferico Sports, estamos prontos para elevar o nível", pode ler-se na publicação.
Aos 17 anos, o jogador estreou-se recentemente pela seleção nacional de sub-21. O jogo relativo à nona jornada do Grupo C do apuramento para o Campeonato da Europa, teve palco no dia 11 de outubro, em Klaskvik. A equipa lusa jogou diante das Ilhas Faroé e saiu vencedora, por 3-1, garantindo a qualificação para o próximo Europeu, que se irã realizar na Eslováquia, em junho de 2025
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 11 partidas na presente temporada, nas quais disputou 790 minutos. O canhoto tem, para já, um golo, tendo feito o gosto ao pé diante do Porto, na Supertaça (derrota dos leões por 4-3) que também marcou a estreia oficial pelos verdes e brancos.
Veja a publicação:
Futebolista está em fase final de contrato com o Clube de Alvalade e Direção tem alguns motivos para não estender o seu vínculo
28 Jan 2026 | 03:00 |
O Sporting prepara-se para perder uma referência do ataque. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, Brittany Raphino termina contrato no final da época e não deverá renovar. A decisão da estrutura liderada por Frederico Varandas prende-se, essencialmente, com a fragilidade física demonstrada pela avançada norte-americana ao longo da sua ligação ao Clube.
O histórico clínico da camisola 18 tem sido um entrave constante, condicionando a sua afirmação definitiva. Embora seja considerada uma das melhores unidades à disposição do treinador Micael Sequeira, as sucessivas paragens forçadas acabam por ditar este desfecho. A SAD verde e branca entende que a continuidade em Alvalade acarreta um risco desportivo demasiado elevado.
Nesta temporada, a utilização da ponta-de-lança tem sido intermitente. Num total de 21 partidas realizadas pela equipa de futebol feminino do Sporting, a atleta foi opção em apenas 13 ocasiões. A tendência negativa já vem da época transata, na qual disputou somente 21 dos 36 encontros possíveis, o que representa uma taxa de assiduidade baixa (cerca de 58%).
Enquanto se define o futuro do plantel, as leoas - que recentemente empataram com o Vitória SC - focam-se nas suas várias competições. O próximo compromisso do conjunto liderado por Micael Sequeira está agendado para o próximo sábado, 31 de janeiro, às 15h00, frente ao Racing Power. A partida, a disputar-se no Estádio Aurélio Pereira, é válida para a quarta jornada do grupo B da Taça da Liga.
Desde que aterrou em Portugal para representar o emblema do Sporting, a meio de 2023/24, Brittany Raphino mostrou veia goleadora, apesar das limitações. Nos 46 jogos oficiais em que participou, a dianteira apontou 25 golos e três assistências para as companheiras de equipa.
Treinador dos verdes e brancos abordou a oitava e última jornada da Liga dos Campeões, frente ao Athletic Bilbao, da próxima quarta-feira
27 Jan 2026 | 19:41 |
Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Athletic Bilbao - Sporting, esta terça-feira, dia 27 de janeiro. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira, às 20h00, em San Mamés. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, desde o percurso "extraordinário" na Liga dos Campeões, ao relógio Casio de 20 euros.
O Sporting nunca venceu em Espanha. É uma motivação?
"É algo que me ultrapassa, também acho que nunca joguei com uma equipa espanhola. Passa-me ao lado. Estamos focados e há vontade de fazer algo que ficará marcado. Temos de ser iguais a nós próprios. Vamos defrontar uma grande equipa, com uma identidade muito própria. Sabemos das dificuldades mas vamos com ambição e tentar fazer o melhor. E no fim veremos qual é a consequência. Nada apaga o nosso trajeto fantástico"
Impacto do regresso de Nuno Santos
"Tem um impacto grande. Já falei várias vezes do impacto que ele tem no grupo. É experiente e muito importante para o grupo, enquanto atleta, colega. Vai-me chatear muito a cabeça, mas faz parte. É a personalidade dele. Por tudo o que ganhou, é importantíssimo para o grupo. É notório o que representa à volta dele e o que aguentou nos últimos 15 meses. Um guerreiro autêntico, há poucos, muito poucos como ele. Sou um treinador feliz. Quando cheguei não pude contar com ele, agora posso. Acrescenta qualidade, tudo à equipa. Enquanto caráter, qualidade e exemplo, conta muito"
Que Sporting vai ser no San Mamés?
"Vai ser um Sporting igual a si próprio. Em alguns momentos pressionante, mas do outro lado há qualidade e também podemos ficar num bloco baixo. Não fugimos da nossa identidade e ideia de jogo. Mas dentro da ideia, vamos alterando comportamentos, sempre com a intenção de nos superiorizarmos. É uma grande equipa, das mais tituladas em Espanha. Tem individualidades muito boas que podem resolver"
Aborrecido se não chegar ao top-8?
"Quando não se ganha, ficamos sempre aborrecidos, mas muito orgulhoso por tudo o que temos demonstrado. O aborrecido tem a ver com a ambição de querermos ser melhores. Em termos de calendário era ótimo, no sentido de ter a equipa mais pronta e capaz, controlar cansaço. Era fantástico. Não jogaremos a pensar nisso, mas sim em ganhar e criar história"
Quando houve afirmação da equipa?
"O primeiro jogo, com o Kairat em casa, em que ganhámos. A humildade de perceber quem defrontámos. Sabem a competição que disputamos, a qualidade que existe. A ambição deles, não só na Champions como em todas as provas, eles sabem que representam um grande clube e dignificam-no da melhor maneira. Têm sido extraordinários"
Qual será a chave para ganhar?
"A chave é a nossa humildade, capacidade de perceber o que temos que fazer em cada momento do jogo. Não fugimos ao que somos. Em termos ofensivos, é natural que digam que temos sido muito fortes, mas defensivamente também, caso contrário não tínhamos os pontos que temos. Este equilíbrio é o que temos que ter amanhã. É uma excelente equipa, bem orientada. Mentalmente temos que saber perceber os momentos do jogo, perceber o ambiente, a vontade do Athletic em querer ganhar. Gostamos de ter bola e temos que estar preparados em momentos de perda"
Como se define como treinador?
"Eu sinto-me uma pessoa simples e o Casio está lá sempre. 20 euros. 19,90€. Lembro-me do trajeto e do que me custou. Não é por estar aqui que vou ter um relógio de mil euros. Agora os estádios têm todos cronómetros, nem precisava de relógios. Sou simples e humilde Q.B. Sou muito honesto, direto com toda a gente, amigo do amigo e serei sempre grato a quem me ajuda. Serei sempre assim, o Rui de Mirandela"
Treinador dos verdes e brancos acabou por falar sobre as lesões em Alvalade, além dos regressos e reforços para o encontro frente ao Athletic Bilbao
27 Jan 2026 | 19:27 |
Com os habituais problemas de lesões em Alvalade, Rui Borges foi questionado sobre as suas opções para a defesa do Sporting frente ao Athletic Bilbao, fruto do regresso de Eduardo Quaresma e à gestão de Ousmane Diomande, que parece estar finalizada.
Diomande? Temos que andar à procura dos melhores índices"
"Quanto ao Ousmane, temos que andar à procura dos melhores índices, faz parte", vincou o treinador dos leões sobre o internacional costa-marfinense, que acabou por não ser utilizado em três partidas desde que regressou da Taça das Nações Africanas: Casa Pia, PSG e Arouca.
"Com jogo ou sem jogo, ele vai adaptar-se"
De seguida, Rui Borges falou sobre Eduardo Quaresma, fazendo algumas revelações sobre a postura do jogador: "O Edu também. Quero frisar o querer treinar e estar disponível. Deixou-me feliz. Nada preocupado com o problema que teve e super motivado. A vontade dele jogar é tanta, independentemente da adaptação à máscara. Com jogo ou sem jogo, ele vai adaptar-se. Estou feliz por vê-lo super motivado".
Neste momento, os comandados de Rui Borges somam 13 pontos na prova e estão no 10.º lugar da tabela classificativa. O próximo jogo na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 28 de janeiro, às 20h00, frente ao Athletic Bilbao, no Estádio de San Mamés.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Athletic Bilbao. O encontro, a contar para a oitava e última jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Ernesto Valverde, jogar-se-á às 20h00, em San Mamés.