Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“OLHA, ESTUDASSES!”: ADMINISTRADOR DO SPORTING APRESENTA CURRÍCULO COM QUALIFICAÇÕES QUE NÃO POSSUI

Membro da Comissão Executiva da SAD inclui no seu perfil biográfico Mestrado em Corporate Finance pelo ISCTE em 2003 que não frequentou nem tirou. Varandas alertado. Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Mar 2023 | 06:00 |

Icon Comentário0

André Bernardo, administrador da Sporting SAD, apresenta no seu currículo um grau académico que não possui. O membro da Comissão Executiva da sociedade que gere o futebol do Sporting inclui no seu perfil biográfico qualificações académicas como "Licenciatura em Economia pela Universidade Nova (2002)”, “Mestrado em Corporate Finance pelo ISCTE (2003)” e “MBA pelo INSPER (2011)” – Ler AQUI no site do Sporting. Acontece que André Bernardo não frequentou sequer o Mestrado do ISCTE, tampouco, por maioria de razão, lhe conferiu o grau de mestre. Ao que o Leonino apurou, o administrador que se juntou à equipa da Comissão Executiva de Frederico Varandas depois da saída de Miguel Cal, ainda no primeiro mandato, possui apenas habilitações num Programa de Especialização em Finanças (CEMAF/ISCTE), segundo consulta feita no próprio ISCTE. Segundo fonte académica contactada pelo nosso jornal, “é como tirar um curso de enfermeiro e dizer que é médico”. Na CMVM o erro ‘pia mais fino’ Tem havido vários enganos, omissões, involuntárias ou voluntárias, no espaço mediático português nos últimos anos, sobretudo na área política, até com conhecidos ministros (Miguel Relvas), inclusive, a perderem as suas licenciaturas. “Olha, estudasses!” entrou definitivamente no léxico português depois desse acontecimento. No caso do Sporting, a situação agrava-se na medida em que esta informação incorreta foi transmitida à polícia da Bolsa, a CMVM. Na verdade, em vários documentos, como Relatório & Contas e Propostas para a Assembleia Geral de Acionistas, é possível encontrar o mesmo erro, como se pode ver AQUI e AQUI. Este erro pode, no limite, levar a CMVM a levantar contra-ordenações à Sporting SAD e ao próprio administrador. Varandas faz orelhas moucas ao alerta O Leonino sabe também que esta informação foi enviada ao Presidente do Sporting, como forma de alerta, para que a mesma fosse corrigida no site e nos documentos oficiais da Sporting SAD. Até ao momento de fecho deste artigo, o CV de André Bernardo, disponibilizado online nas diversas plataformas, permanecia inalterado.


Fotografia de Sporting




Clube

Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto

Proposta já motivou algumas reações negativas nas redes sociais, sobretudo pela diferença em relação aos principais rivais nacionais

Existe a possibilidade de atualização dos valores das quotas mensais dos sócios do Sporting, podendo superar valores praticados por Benfica e Porto
Existe a possibilidade de atualização dos valores das quotas mensais dos sócios do Sporting, podendo superar valores praticados por Benfica e Porto

17 Jul 2026 | 16:52 |

Icon Comentário0

O Sporting apresentou a proposta de orçamento para a temporada 2026/27, documento que será levado a votação numa Assembleia Geral marcada para 25 de julho. Entre os vários pontos em análise pelos sócios surge a possibilidade de atualização dos valores das quotas mensais, uma medida que tem gerado discussão.


A principal alteração diz respeito à categoria A, destinada aos sócios adultos, que poderá passar dos atuais 13 euros para 14 euros por mês. Caso seja aprovada, esta quota ficará acima dos valores praticados por Benfica e Porto, sendo que também as restantes categorias de associados, como a B, C e D, poderão sofrer aumentos.


A proposta já motivou algumas reações negativas nas redes sociais, sobretudo pela diferença em relação aos principais rivais. A contestação surge numa altura em que o Sporting atingiu um novo máximo histórico de sócios pagantes, ultrapassando os 125 mil associados.


Segundo a Direção, liderada por Frederico Varandas (que viu a Justiça dar-lhe razão num processo contra o Porto), a revisão dos preços das quotas surge como resposta ao atual contexto económico, marcado pelo aumento generalizado dos custos e pela subida das taxas de juro. O Clube considera que estes ajustes são necessários para assegurar a continuidade e evolução das várias atividades e projetos em curso.

O documento apresentado contempla ainda a criação de uma nova categoria de associado, denominada “sócio base”. A modalidade terá menos direitos do que os sócios tradicionais, não permitindo votar, participar em AG's ou integrar processos eleitorais, mas possibilitando o acesso a benefícios como descontos, eventos e atividades promovidas pelo Clube.



Clube

Há uma claque do Sporting que vai aceitar protocolo com a Direção de Varandas

Ambiente em torno dos leões aquece antes da nova temporada e um dossiê sensível está a provocar forte agitação no Clube de Alvalade

Brigada Ultras Sporting é a única claque do Sporting que está disposta a assinar um acordo com a direção de Frederico Varandas
Brigada Ultras Sporting é a única claque do Sporting que está disposta a assinar um acordo com a direção de Frederico Varandas

15 Jul 2026 | 12:24 |

Icon Comentário0

O Sporting enfrenta um novo foco de tensão fora das quatro linhas. Quando parecia existir margem para aproximar a administração liderada por Frederico Varandas dos grupos organizados de adeptos, o cenário sofreu uma reviravolta e o entendimento ficou seriamente comprometido, deixando um dos projetos mais ambiciosos da SAD praticamente sem efeito.


A proposta apresentada pelo Clube para criar um novo protocolo com as claques encontrou forte resistência. Segundo as informações do jornal Record, Directivo Ultras XXI, Juventude Leonina e Torcida Verde deverão rejeitar o acordo proposto pela SAD, sendo que apenas a Brigada Ultras Sporting estará disponível para assinar o documento.


A intenção da administração passava por recuperar a histórica Curva Sul do Estádio José Alvalade, através da criação de uma Gamebox específica, do apoio financeiro às deslocações dos grupos organizados de adeptos e ainda da implementação de uma zona de safe standing, com lugares em pé protegidos.


Entre os principais motivos para a rejeição estão a obrigatoriedade da identificação através da zona ZCEAP (Cartão do Adepto) e a situação das sedes das claques. Enquanto a Brigada já recebeu ordem para abandonar o espaço que ocupava no estádio, as sedes da Juventude Leonina, Torcida Verde e Directivo continuam envolvidas em processos judiciais, sem que tenha sido encontrada uma solução considerada satisfatória pelos adeptos.

Assim, o objetivo de Frederico Varandas de reunir novamente os grupos organizados na Curva Sul fica, para já, longe de se concretizar. Salvo uma alteração inesperada nas negociações, apenas a Brigada deverá formalizar o protocolo com a administração leonina.



Clube

Adeptos do Sporting reagem ao preço da nova camisola para 2026/27: "Levem a minha carteira"

Equipamento mantém as tradicionais listas horizontais verdes e brancas, mas apresenta algumas novidades em relação à época passada

novo modelo já se encontra à venda nas plataformas oficiais, com um preço de 100 euros para o público em geral e de 90 euros para os Sócios do Sporting
novo modelo já se encontra à venda nas plataformas oficiais, com um preço de 100 euros para o público em geral e de 90 euros para os Sócios do Sporting

14 Jul 2026 | 09:50 |

Icon Comentário0

O Sporting apresentou oficialmente a camisola principal para a temporada 2026/27, revelando um equipamento que presta homenagem aos 120 anos de história do Clube. O novo modelo já se encontra à venda nas plataformas oficiais, com um preço de 100 euros para o público em geral e de 90 euros para os Sócios.


Nas redes sociais, os adeptos verdes e branco aprovaram o novo kit, mas manifestaram-se quanto ao preço do mesmo: "Levem já a minha carteira de vez" e "Bom, lá se vai o subsídio de férias e de Natal" ou "É lindíssima, vou ter mesmo de comprar" são alguns dos exemplos.


A nova camisola mantém as tradicionais listas horizontais verdes e brancas, mas apresenta algumas novidades em relação à época passada. O verde surge num tom mais escuro, o equipamento estreia o novo símbolo do Sporting e inclui detalhes dourados que assinalam o 120.º aniversário. O conjunto fica completo com calções pretos e meias verdes e brancas às riscas.


O Sporting destacou o simbolismo do novo equipamento e a ligação às raízes do Clube: “Listas que carregam o peso de 120 anos de história. Listas que contam a história de quem somos. De quem as eternizou. De um caminho de vitórias e derrotas: A quem nada foi dado e tudo foi conquistado. As tuas listas. As listas que representam quem tu és. Que te representam. Um legado. Listas que não têm fim. A próxima começa agora”, escreveu o Clube na mensagem que acompanhou o lançamento.

O equipamento marca também uma nova fase na história dos leões, sendo o primeiro a exibir o recente símbolo apresentado pelos leões. A camisola será utilizada pela equipa de Rui Borges ao longo da temporada 2026/27 e assinala oficialmente o início das comemorações dos 120 anos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Claque do Sporting recusa assinar acordo e deixa forte recado a Varandas
Clube

Claque do Sporting recusa assinar acordo e deixa forte recado a Varandas

10 Jul 2026 | 10:59

Icon Comentário0
Alvalade vai voltar a viver uma noite histórica! Sporting prepara evento impactante
Clube

Alvalade vai voltar a viver uma noite histórica! Sporting prepara evento impactante

06 Jul 2026 | 09:52

Icon Comentário0
Sporting lança camisola exclusiva e adeptos 'arrasam' o stock
Clube

Sporting lança camisola exclusiva e adeptos 'arrasam' o stock

02 Jul 2026 | 10:41

Icon Comentário0