
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Morten Hjulmand, jogador do Sporting, reconheceu, em longa entrevista ao Tipsbladet, na última quinta-feira, dia 6 de junho, que ficou bastante agradado com os elogios recentes dados por Bruno Fernandes, ex-craque do Clube de Alvalade e comentou as suas declarações.
"Bruno Fernandes? É sempre bom receber elogios de outros grandes jogadores. Sei que ele é um ex-jogador do Sporting e ainda é um grande fã do clube, então é ótimo saber que ele ainda está a ver tudo de perto. Receber elogios de um jogador como ele deixa-me orgulhoso", começou por dizer o internacional dinamarquês, que vai disputar o Euro 2024, na Alemanha, ao serviço da sua seleção.
No mesmo momento, Morten garantiu que “a Premier League é o grande objetivo”, apesar de estar feliz no Sporting. O Manchester United já mostrou cobiçar o ‘camisola 42’ dos leões (saiba mais AQUI), mas o mais recente interessado não é de Inglaterra e tem enormes dificuldades em contratar o médio, uma vez que passa bastantes dificuldades financeiras (saiba mais AQUI).
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 40 milhões de euros – realizou 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 3.539 minutos que disputou, o médio apontou quatro golos e fez quatro assistências.
Morten Hjulmand chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4 por objetivos).
Golo de Bruno Fernandes à Finlândia:
Treinador verde e branco tem um problema para o futuro, mas já parece estar a trabalhar para o resolver, dentro das soluções que estão disponíveis
|
O Sporting já prepara a partida da próxima sexta feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense. Rui Borges recebeu uma má notícia no fim do último encontro, depois de Conrad Harder receber ordem de expulsão por parte do árbitro da partida, e foi obrigado a encontrar soluções no plantel verde e branco para ocupar o seu lugar.
O treinador do Sporting já parece ter escolhido quem será o suplente de Viktor Gyokeres no Sporting - Moreirense da 30ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Face a ausência do avançado dinamarquês, Rui Borges deverá chamar para o seu lugar o jovem Gabriel Silva, que representa as camadas de formação verdes e brancas.
O técnico transmontano dos leões ainda não sabe por quanto tempo vai ser obrigado a utilizar esta solução. O Sporting espera para perceber qual será o castigo aplicado a Harder, depois do cartão vermelho nos Açores, e de quanto tempo será a suspensão para o dinamarquês. Viktor Gyokeres, à sua frente, continua disponível, e Gabriel Silva aparece como solução.
Relembrar que este papel foi muitas vezes cumprido por Rafael Nel. Quando Viktor Gyokeres esteve lesionado, e Harder era o titular, foi sempre Nel a ser chamado para assumir o papel de suplente. O jogador está, agora, também ele lesionado, o que abre ainda mais a porta a Gabriel Silva.
O ponta de lança formado nas camadas jovens do Sporting tem sido um dos destaques da época dos leões. Com apenas 18 anos, tem estado em bom plano na equipa B verde e branca, onde apontou cinco golos em 18 jogos, sendo que estendeu os bons desempenhos à UEFA Youth League, onde também somou cinco tentos na presente edição.
Pedro Gonçalves esteve fora da competição durante largos meses e voltou a jogar na última jornada, na partida dos leões frente ao Santa Clara
|
A última partida do Sporting, frente ao Santa Clara, no passado dia 12 de abril, viu o regresso à competição de Pedro Gonçalves, conhecido no mundo do futebol como Pote. O jogador voltou após cerca de seis meses, e estava autorizado a jogar qualquer coisa como 15 minutos nos Açores. Essa situação, no entanto, alterou-se para a próxima partida.
No jogo em casa, contra o Moreirense, Pote tem autorização para jogar até 45 minutos, estando, neste momento, a decisão nas mãos de Rui Borges, treinador do Sporting - segundo avança o jornal Record. O treinador dos leões fica, assim, responsável pela gestão de um jogador que acredita ser muito útil para a equipa, apesar de a prioridade ser a sua recuperação por completo.
Em relação a Pote, as sensações parecem ser as melhores, dentro do possível. O médio do Sporting respondeu bem ao desafio nos Açores, sem dores ou qualquer outro tipo de mazelas, e assim deu um passo importante rumo à última fase do seu regresso, que terminará quando estiver completamente integrado no grupo de trabalho.
O médio verde e branco tem, de resto, trabalhado muito para que isso aconteça o mais rápido possível. Tem sido presença habitual na Academia Cristiano Ronaldo mesmo quando o plantel tem folgas, e nunca abdica do reforço muscular no ginásio das instalações do Sporting - exercício de complemento à atividade física que garante a melhor saúde dos músculos.
O plantel do Sporting e a equipa técnica esperam ansiosamente pelo retorno do jogador ao melhor nível, sendo que tem sido dado todo o espaço a Pote e confiança no período de recuperação. Jogue 45 minutos na próxima partida ou não, já se sabe que vai contar com muito apoio de família e amigos em Alvalade.
Médio do Braga é muito influente na manobra ofensiva, somando já seis golos e oito assistências que despertam interesse dos verdes e brancos
|
O Sporting está interessado em Rodrigo Zalazar. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, o médio do Braga faz parte de uma lista de possíveis reforços para o meio-campo do Clube de Alvalade, mas as exigências Minhotas dificultam o negócio.
O centrocampista uruguaio tem sido destaque na formação orientada por Carlos Carvalhal e, face à falta de opções para o miolo, os verdes e brancos pensam no jogador que é conhecedor do futebol português, tendo também passagens por Espanha, Polónia e Alemanha.
No mercado de janeiro, Rodrigo Zalazar esteve muito perto de rumar ao Zenit, tendo inclusive viajado para os Emirados Árabes Unidos, onde fez exames médicos para assinar com a equipa russa. No entanto, a transferência, que seria realizada na casa dos 20 milhões de euros, falhou e o jogador voltou a Braga. O valor pedido pelo clube da cidade dos arcebispos torna um possível negócio bastante complicado para Frederico Varandas, Presidente do Sporting.
Na próxima temporada, o Sporting terá, caso não venda qualquer médio, Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili - já oficializado - , Daniel Bragança e João Simões. Hidemasa Morita vai deixar Alvalade e Rui Borges ainda pode contar com alguns miúdos da formação, como Eduardo Felicíssimo, Henrique Arreiol e Alexandre Brito. No entanto, os leões não descartam a hipótese de contratar mais um jogador de créditos firmados, para evitar percalços como o desta temporada.
Em 2024/25, Rodrigo Zalazar - avaliado em 16 milhões de euros - soma seis golos e oito assistências ao longo de 25 partidas com 1.668 minutos de utilização. O médio é muito influente no jogo dos Minhotos e, na época anterior, fez o gosto ao pé em oito ocasiões, fazendo o último passe para companheiros por 10 vezes.