Joaquim Coutinho Duarte
Biografiado Autor

04 Jun 2020 | 12:11

Icon Comentário 0
Joaquim Coutinho Duarte

Vivemos tempos em que, ter um bom conjunto de advogados, é bem mais importante do que ter um bom corpo técnico ou até mesmo um bom plantel.

Caras amigas e caros amigos sportinguistas,


Este artigo de hoje coloca, para já, um ponto final neste tema que tenho vindo a abordar desde 8 de maio. Infelizmente, não coloca um ponto final neste terrível problema que tem vindo a corroer o nosso panorama desportivo, com especial incidência no futebol profissional!

Tentei reavivar alguns dos aspetos que contribuem para este verdadeiro cancro, que é a falta de verdade desportiva.


A polémica era espectável! E concretizou-se! Foi grande a participação nas redes sociais e dela também foi possível tirar algumas elações. Uma delas é que, em abono da verdade, a falta de verdade desportiva encontra colo, cobertura, conforto e até apoio na atitude de muitos adeptos e sócios dos clubes. Desde logo com a falta de tranquilidade com que se fala deste tema. Não conseguem fazê-lo com o distanciamento das suas cores, daí resultar sempre num atirar de pedras, cada um tentando provar que o outro é mais corrupto. Quando, na verdade, deviam todos lutar para que nenhum fosse corrupto, a começar pelo seu próprio clube.

Em jeito de conclusão, o desenrolar e a análise das reações a estes quatro artigos sob o tema: “A “VERDADE” SOBRE A VERDADE DESPORTIVA” trazem uma verdade muito triste para o desporto! A verdade desportiva é uma impossibilidade!


A impossibilidade do desejável! Sim, todos a dizem desejável! Mas todos atuam de forma a transformá-la em impossibilidade.

Vejamos:

1. Política e futebol nunca se divorciarão! É uma coabitação nada saudável para o futebol, da qual nascem líderes fracos, incompetentes, que se suportam na manipulação das emoções dos seus adeptos ou militantes! 2. Em troca de um título, os adeptos e sócios tudo branqueiam! Chegou-se a um estado, de falta de verdade desportiva, que já vale tudo para levantar um caneco!

3. FPF, Conselho de Arbitragem, LIGA e demais instituições competentes não estão interessadas na verdade desportiva. Na verdade, os seus órgãos são preenchidos segundo os interesses de uns certos clubes. E muitos, para chegarem a estes lugares, chegam a vender a alma ao diabo! Os órgãos representativos da Federação Portuguesa de Futebol e do Conselho de Arbitragem são uns dos principais responsáveis pela falta de verdade desportiva e pela impunidade que graça no futebol português!

4. Os clubes, com a contratação de dezenas de jogadores excedentários aos seus plantéis, para emprestarem a adversários do mesmo campeonato, incentivam uma política que em nada serve a verdade desportiva. Devia ser proibido o empréstimo de jogadores a clubes que competem no mesmo campeonato. Isso devia ser mais do que evidente, mas, para um campeonato tão pouco sério, isso parece merecer uma discussão de anos.

5. A comunicação social não contribui em quase nada para a verdade desportiva. Bem pelo contrário, salvaguardando-se algumas raras exceções, vivem incendiando os ânimos, pois sabem que as audiências vivem de populismos, violência e confusão. Alguns programas são uma afronta ao desporto.

6. As instituições financeiras criam uma desigualdade enorme, que corrompe a verdade desportiva! Os milhões e milhões de dívidas perdoadas, ao redor dos clubes e de muitos dos seus dirigentes, é vergonhoso. É uma fatura que todos nós acabamos por pagar com os nossos impostos! Uma fatura que serve para injetar capital numa indústria que em nada serve o desporto.

7. A justiça, no seu seio, há muito que deixou de ser isenta!  Não pode haver verdade desportiva quando a justiça serve para branquear atentados à verdade! Não são precisos exemplos, pois estes são mais do que evidentes, temos é que olhar para eles sem a camisola vestida. Vivemos tempos em que, ter um bom conjunto de advogados, é bem mais importante do que ter um bom corpo técnico ou até mesmo um bom plantel.

A VERDADE? A verdade é que o futebol profissional NADA TEM DE “DESPORTO”! É uma indústria com contornos muito escuros E POUCO SÉRIOS, que existe para servir muitos interesses que não o espetáculo. Que não o desporto!

O futebol profissional é uma indústria de milhões que se passeia impunemente por tudo e por todos, a coberto da paixão dos adeptos!

Como podem ver, começa em nós…. Queremos fazê-lo, ou preferimos taças a todo o custo?

Saudações Leoninas

+ opinião
+ opinião
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0
João Duarte
João Duarte

Sporting: um mercado de janeiro sem sentido

O Clube de Alvalade fez um mercado de janeiro fraco, com poucos reforços e um plantel cheio de indisponíveis e esgotado fisicamente.

05 Fev 2025 | 13:04

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER