Mariana Cordeiro Ferreira
Biografiado Autor

07 Jun 2020 | 10:13

Icon Comentário 0
Mariana Cordeiro Ferreira

Vamos começar a colocar a mão na consciência e deixar de culpar os outros ou vamos continuar com mais ais e sem títulos?

Corria o ano de 2004, quando, durante o Europeu, a Galp, patrocinadora oficial da Selecção Nacional, lançou uma música de apoio à equipa das quinas e, ao longo da toda a música, as semelhanças com o que se viveu e se vive no Sporting são evidentes. Ora veja-se :


"(…) Mas nunca é. E a culpa nunca é nossa É do árbitro, é do Campo, é de quem nos deu uma coça".

Só este pequeno excerto já demonstra a realidade. A culpa? É sempre do Presidente anterior, da Direcção anterior, das regras da Liga, da Federação, da UEFA e da FIFA. A culpa é dos clubes pequenos que não permitem as cinco substituições, ou do treinador anterior que não sabia mandar na equipa, a culpa é também do treinador actual, que não põe a jogar aqueles que nós gostávamos. A culpa é do Ruiz que naquele remate devia ter marcado e tínhamos o título garantido, a culpa é do Max que não defendeu aquele penalti, ou dos “Ratos" que rescindiram. A culpa está entregue a toda a gente e o curioso disto tudo é que ninguém a assume.


“Até hoje, quase marcámos, quase ganhámos, quase fizemos…. Mas porquê quase?”

Porque, claro está, foram os outros. Os anteriores, os que estão e os que hão-de vir. Será sempre assim no Sporting. As desculpas, perdão, culpas continuam a aparecer, mas assumir que não somos Campeões por culpa própria ninguém assume.


“Bonito, bonito é dar o litro. Não pôr as culpas no gajo do apito”

Ora aqui é que está o verdadeiro problema. Dar o litro. Há quanto tempo não vemos o Sporting jogar futebol como deve de ser ? Poderão dizer, e com razão, “desde a altura do JJ”, ou “desde que saiu o Bruno de Carvalho que o futebol nunca mais voltou a jogar como antes”. É verdade, mas quando falo de futebol como deve de ser, falo de jogadores que dão gosto ver jogar, de jogadores que se esforçam, que têm a raça, que, quando estão em campo, sabemos com toda a certeza que vão fazer diferença.

Falta o futebol espetáculo, o futebol bonito, aquele de que nos gabávamos há uns anos atrás, mas, lá está, a culpa não é nossa. “A culpa é de quem foi votar no Varandas” , “A culpa é de quem lutou para tirar de lá o Bruno”, não é de quem não foi votar.

Acho que não existe um Sportinguista com verdadeiro amor ao clube que deseje a derrota no futebol e se existe, que me perdoem, mas então não é amor. Enquanto andarmos todos aos ais e não assumirmos a nossa própria quota de culpa não vamos a lado nenhum.

Porque a culpa de tudo isto estar assim não é só do Varandas, do Bruno, do Godinho, do Roquete , do Bettencourt ou dos Ricciardi’s desta vida. A culpa de tudo isto estar no estado em que está é geral, e, por muito que digamos o contrário, enquanto continuarmos a poder dizer que a SAD não é de um príncipe qualquer da Ásia, é nossa, Sócios. Vamos começar a colocar a mão na consciência e deixar de culpar os outros ou vamos continuar com mais ais e sem títulos?

+ opinião
+ opinião
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0
João Duarte
João Duarte

Sporting: um mercado de janeiro sem sentido

O Clube de Alvalade fez um mercado de janeiro fraco, com poucos reforços e um plantel cheio de indisponíveis e esgotado fisicamente.

05 Fev 2025 | 13:04

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER