![Varandas esperou pelo fim do mercado, mas ainda persegue médio para o Sporting](/storage/media-items/images/2024/10/frederico-varandas-sporting_20241024040853.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Proença, o ainda presidente da Liga de Clubes, vai a eleições para a presidência da FPF. Ao fim de 12 anos, a Federação vê Fernando Gomes abandonar o órgão máximo do futebol português. Caso o antigo árbitro as vença, irá recrutar o antigo Presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt.
O antigo presidente do Sporting é o escolhido pela Lista que Proença encabeça, para o cargo de diretor geral (CEO), em caso de vitória nas eleições, que se realizam já no próximo dia 14 de fevereiro, e que vão opor o já referido Pedro Proença a Nuno Lobo, sendo que um deles será o próximo máximo representante do Futebol Português. O segundo conta com o apoio de um outro candidato a Presidente do Sporting, João Benedito, que perdeu em 2018 para o atual líder dos leões, Frederico Varandas.
De acordo com o jornal A Bola, José Eduardo Bettencourt é relativamente consensual entre os diverso clubes que apoiam a candidatura do antigo árbitro ao órgão máximo do nosso futebol, com o seu Clube de coração à cabeça. Até os seus principais rivais, Benfica e Porto, reconhecem ao antigo líder leonino capacidade suficiente para desempenhar tais funções e corresponder à exigência do cargo.
No anuncio oficial da sua candidatura, onde marcaram presença várias figuras mítica do nosso futebol, mostrou muita confiança de que aquela candidatura que encabeçava se irá sagrar vencedora no próximo dia 14 de fevereiro: "Sem nenhum pingo de sobranceria, sabemos que a probabilidade de ganhar esta eleição é alta", referiu empolgado pela boa disposição da plateia.
José Eduardo Bettencourt, tem atualmente 64 anos, e foi Presidente do Sporting entre 2009 e 2011, numa altura muito conturbada para o Clube de Alvalade, uma vez que a turma leonina estava arredada dos grandes títulos e as presidências não conseguiam chegar ao fim do mandado para as quais eram eleitas, como foi o caso da do agora provável futuro diretor geral da FPF.
Treinador português contou com boas notícias na última sessão de trabalhos dos leões, que já vão preparando o clássico da próxima sexta feira, 7 de fevereiro
|
Depois da vitória na última partida, no passado domingo, dia 2 de fevereiro, por 3-1 frente ao Farense, o Sporting começou a focar atenções no próximo desafio: jogo grande da 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o clássico contra o Porto, no Dragão, onde os leões vão procurar aumentar ainda mais a distância no topo da tabela classificativa.
O conjunto verde e branco voltou esta quarta feira, dia 5 de fevereiro, às sessões de treinos, e com uma novidade a destacar: Gabriel Teixeira - conhecido no mundo do futebol como Biel - já treinou com os novos colegas. O extremo brasileiro já se mostrou a Rui Borges, e estará apto para fazer parte das opções do técnico português assim que este o entender.
Para além desta novidade, há mais boas notícias para os Sportinguistas: Viktor Gyokeres, o Viking de Alvalade, que tem estado a contas com alguns problemas físicos, também subiu ao relvado e treinou normalmente com os colegas, o que poderá significar que estará apto para defrontar o Porto na próxima sexta feira.
Os leões regressam amanhã de manhã à Academia Cristiano Ronaldo, para mais uma sessão de trabalhos. Logo depois do treino, Rui Borges fará a habitual conferência de imprensa de antevisão do clássico Porto - Sporting. A conversa com os jornalistas vai decorrer por volta das 12h30 da próxima quinta feira, dia 6 de fevereiro.
Relembrar que, antes do início da 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting ocupa o primeiro lugar da tabela classificativa, com 50 pontos conquistados em 20 partidas disputadas. Atrás segue o Benfica, com 44 pontos nos mesmo jogos, e logo depois o Porto, que soma até ao momento 42 pontos na Liga Portuguesa.
Tal como tinha sido noticiado pelo nosso jornal, o Presidente verde e branco estaria à procura de colocação para jogador excedentário do plantel
|
Apesar do mercado de transferências ter fechado em Portugal, há ainda países onde é possível inscrever jogadores para o que resta da temporada, pelo que os responsáveis verdes e brancos vão procurando colocação para alguns dos excedentários do plantel. Tal como o nosso jornal tinha noticiado em Exclusivo Leonino, tal situação está prestes a acontecer com Ricardo Esgaio.
Quem confirma a informação avançada primeiramente pelo Leonino é o jornal 'Record'. Segundo essa fonte, Frederico Varandas estará muito próximo de 'despachar' Ricardo Esgaio para a Turquia, país onde a janela de transferências ainda está aberta e onde ainda é possível a inscrição de jogadores.
O Sporting já conseguiu, durante o mês de fevereiro, resolver a situação de Vladan Kovacevic, guarda redes bósnio contratado no verão de 2024, que até começou a temporada a titular, mas perdeu o lugar para Franco Israel, e ficou com ainda menos espaço depois da contratação de Rui Silva pelos leões ao Bétis de Sevilha.
Ricardo Esgaio vai ser, então, o segundo dossier a ficar resolvido já depois do fecho do mercado em Portugal. O Sporting estará em negociações avançadas com o Bodrumspor, clube da primeira divisão turca. Resta, neste momento, entender se a solução passará por uma cedência por empréstimo, ou pela venda dos direitos desportivos do lateral direito português que ainda faz parte dos quadros verdes e brancos.
O jogador, de 31 anos, fez a sua formação no Sporting, antes de abandonar o Clube. Voltou para a segunda passagem, em 2021, e desde então tornou-se campeão pelos verdes e brancos, no título conquistado na temporada transata. Depois de quatro anos de leão ao peito, estará prestes a despedir-se de Alvalade.
Extremo inglês deixou o Clube leonino na janela de transferências de inverno, à procura de mais minutos. No entanto, até agora, o objetivo não se materializou
|
Marcus Edwards, jogador inglês que estava no Sporting até esta janela de transferências de inverno, na qual deixou Alvalade por empréstimo para rumar ao Burnley, da segunda liga inglesa. O extremo foi à procura de jogar com mais regularidade, mas o objetivo ainda não se materializou na equipa do escalão secundário.
Scott Parker, treinador do Burnley, fez questão de chamar o inglês para a lista de convocados assim que foi possível, sendo que Marcus Edwards já marcou presença no banco de suplentes da última partida do emblema inglês, frente ao Oxford, a contar para a 31ª. jornada do Championship, segunda divisão inglesa.
No entanto, o extremo inglês assumiu um papel que conhece bem dos seus tempos no Sporting, uma vez que, apesar de ter sido convocado para o encontro, não chegou a sair do banco, não somando qualquer minuto na primeira oportunidade.
O jogador assistiu à vitória da sua nova equipa por 1-0, em virtude um auto golo marcado por Michal Helik. O triunfo do Burnley resultou na subida do clube inglês ao segundo posto do Championship, posição de apuramento direto à Premier League, ainda que à condição.
Relembrar que Marcus Edwards deixou o Sporting na janela de transferências de inverno, por empréstimo, rumo aos ingleses do Burnley. No contrato que materializou a cedência do extremo, está prevista uma opção de compra para o emblema do Championship - essa cláusula está fixada nos 10 milhões de euros, que acrescentam a uma valor de cerca de dois milhões de euros que os ingleses pagaram pelo empréstimo do antigo jogador verde e branco. Esta opção de compra torna-se obrigatória caso o clube consiga a promoção à Premier League.