Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Sporting foi obrigado a ceder nas suas pretensões para conseguir garantir a contratação do jogador do Vitória de Guimarães, Alberto Costa. A vontade do jogador de 21 anos não sido suficiente para garantir à SAD liderada por Frederico Varandas uma maior margem nesta negociação.
Quem o garante é o jornalista Pedro Sepúlveda: "O Sporting vê-se obrigado a ceder nas negociações e a ir ao encontro das pretensões do Vitória de Guimarães para não falhar a contratação de Alberto. A vontade do lateral de 21 anos em rumar a Alvalade não foi suficiente para dar ao Sporting uma maior margem negocial".
A confirmar se a transferência, Alberto Costa vai reencontrar Rui Borges, com quem trabalhou desde o início da temporada até à saída do técnico para o clube de alvalade. A excelente relação que o jogador e o treinador criaram durante o tempo em que trabalharam em Guimarães, terá sido decisiva para a Direção de Frederico Varandas ter optado pelo jogador e para o atleta escolher a equipa leonina.
No entanto, o Brighton apresentou uma proposta de cerca 12 milhões de euros fixos mais 2 por objetivos, contra os 9 milhões mais 2 dos leões. Na conferência de imprensa após vitória do Sporting sobre o Porto (1-0) para as meias-finais da Taça da Liga, Rui Borges foi questionado sobre o interesse em Alberto Costa, mas desviou o tema.
O atleta tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros no contrato renovado em outubro até 2028. Formado no Vitória de Guimarães, Alberto Costa leva 20 jogos esta temporada, 15 como titular, somando um golo e duas assistências nesta que é a época de estreia na equipa principal.
Veja a publicação de Pedro Sepúlveda:
Comentador do canal Now falou sobre o interesse que estrela do Clube de Alvalade tem sido alvo de grandes colossos europeus
|
0O futuro de Viktor Gyokeres ainda é incerto e a sua saída tem sido cada vez mais falada. Gonçalo Monteiro, comentador do canal Now, falou sobre o assédio que o avançado do Sporting tem sofrido nos últimos tempos e fala em várias hipóteses para o avançado.
“A melhor opção seria o Bayern de Munique? Acho que não porque tem Harry Kane e tem o velhinho Thomas Muller a fazer das suas. Claro que se falarmos de colossos europeus, o Gyokeres não estaria na posição de recusar uma proposta do Bayern”, começou por dizer.
“Veja a opção Manchester United também bastante viável pois tem bastante dinheiro. O problema é contornar a questão do fair play financeiro. Eu olhando pelos meus olhos e não pelos do Gyokeres, eu olho para o Manchester United como o Gyokeres olhou para o Sporting em 2023. O Sporting na altura não era o de agora, com a exigência de ser campeão.”
“Desde Ruben Amorim que toda a gente olha para o Sporting como um sério candidato ao título, tal como o Porto e o Benfica. O Manchester United não é campeão desde a saída de Sir Alex Ferguson em 2013. Na história, o Sporting se calhar nunca teve seis anos em que estivesse tão competitivo”, concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 29 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.480 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 31 golos e fez seis assistências.
Antigo presidente do Grupo Stromp alerta para as faltas que não estão a ser marcadas sobre o titular de Rui Borges no conjunto leonino
|
0Tito Arantes Fontes aponta esta semana, no jornal Sporting, ao elevado número de faltas sofridas por Viktor Gyokeres que ficam por marcar. Na sua coluna de opinião, o antigo presidente do Grupo Stromp escreve sobre a vitória do Sporting frente ao Porto nas meias-finais da Allianz Cup (1-0), sublinhando a "moda" que garante ver cada vez mais nos jogos dos leões.
Prossegue o seu raciocínio exclamando que “o jogo de terça-feira, parece-nos que a primeira falta sobre Gyokeres só foi assinalada já aos 90 minutos. Mas houve notória e nitidamente muitas outras faltas sobre este nosso 'tanque' no decurso do jogo. Infelizmente, contudo, é agora - pelos vistos e cada vez mais - 'moda' não se marcarem as faltas que o Gyokeres sofre”.
Continuando o seu discurso num tom de clara dureza proferiu que: “É que o futebol tem 17 leis... e não 18, ou seja, a verdade é que não se acrescentou mesmo nenhuma nova lei a isentar de marcação de falta as vezes em que Gyokeres é agarrado, puxado, rasteirado e/ou pontapeado! Vamos lá, pois, cumprir, com as 'Leis do Jogo' que são 17... e não 18!”.
Importa relembrar que o sueco chegou ao Sporting proveniente do Coventry, clube da segunda divisão Inglesa, por 20 milhões de euros. Na primeira época ao serviço dos leões, Gyokeres apontou 43 golos, dos quais 29 foram na primeira liga, e criou um claro impacto na equipa do Sporting.
Nesta temporada, que ainda vai a meio, o avançado leonino manteve o ritmo e já conta com 31 golos em 29 jogos ao serviço do Sporting, uma média superior a um golo por jogo. Em pouco mais de época e meia já apontou 74 golos dos quais 50 são na primeira liga, tendo o último decidido o encontro frente ao Porto e leva já quatro golos em 2025, com somente dois jogos realizados.
Antigo técnico do Clube de Alvalade estará muito perto de assinar por emblema norte-americano, que será 'rival' do astro argentino
|
0Filipe Celikkaya, antigo treinador da equipa B do Sporting, assinou com o Chicago Fire, da Major League Soccer, de Lionel Messi. O técnico de 39 anos - que teve passagens por clubes como Shakhtar Donetsk, Vitória de Guimarães, Al Ahli, Belenenses e Benfica - assume, assim, um novo desafio na sua carreira, isto depois de ter deixados os leões no final da temporada 2023/24.
A chegada de Filipe Celikkaya ao Chicago Fire tem dedo de Joe Manuseto, detentor também do Lugano, da Suíça, e que está a levar a cabo uma enorme reestruturação no clube norte-americano. O antigo técnico do Sporting irá trabalhar lado a lado com Gregg Berhalter, que é diretor geal do emblema que terminou a fase regular da MLS no último lugar da conferência este.
Numa entrevista recente, Filipe Celikkaya desejou que o Clube de Alvalade continue um caminho vencedor: "Espero que o Sporting continue a ter sucesso, até porque espero que o paradigma de apostar na formação, de mostrar o talento português ao mundo, da forma como nós fizemos, continue a ser feito ao longo do tempo, até porque nós sabemos da dificuldade que os clubes portugueses têm em angariar as suas receitas".
Durante as temporadas em Alcochete, Filipe Celikkaya conseguiu a manutenção na Liga 3, mas falhou sempre a subida à Segunda Liga. Nota para a campanha muito positiva na UEFA Youth League, na temporada 2022/23, em que os leões chegaram às meias-finais e só caíram nas grandes penalidades diante dos neerlandeses do AZ Alkmaar.
O técnico, que entre 2015 e 2017 tinha orientado os juniores do Sporting, regressou ao Clube de Alvalade em 2020 para assumir o comando técnico da equipa B. Nas quatro épocas de leão ao peito, Filipe Çelikkaya realizou 121 jogos, tendo vencido 59 (48,8%), empatado 27 (22,3%) e perdido 35 (29%).