
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ousmane Diomande pode ficar quase um mês sem jogar. O defesa-central do Sporting não tem sido opção para o novo selecionador da Costa do Marfim, Emerse Fae, na CAN e, a continuar assim, e tendo em conta que a competição termina apenas no dia 11 de fevereiro, o comandado de Rúben Amorim arrisca voltar a competir apenas no encontro diante do Young Boys (15 de fevereiro) ou Moreirense (19 de fevereiro).
“A queda de Diomande desagrada a Amorim, que admitiu preocupação por ver o defesa há muito tempo sem jogar. E também a SAD pode sofrer repercussões, já que o interesse do Arsenal e Chelsea – que enviaram olheiros à CAN – ou do Liverpool, Bayern e Juventus pode esmorecer, bem como a possibilidade de um encaixe avultado no verão”, revela o diário desportivo, na edição desta terça-feira, 6 de fevereiro.
O último jogo de Ousmane Diomande data já de 18 de janeiro, na derrota da Costa do Marfim frente à Nigéria, por 1-0, e onde o central do Sporting acabou por cometer a grande penalidade que ditou o triunfo da seleção orientada pelo antigo técnico dos leões, José Peseiro. A continuar assim, o jovem pode ficar sem jogar
Esta temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – tem sido peça muito importante para Rúben Amorim no Sporting, levando 21 encontros (1.755 minutos) realizados, nos quais apontou dois golos (Moreirense e Sturm Graz) e fez uma assistência (Braga). O central tem feito trio ao lado de Sebastián Coates e Gonçalo Inácio.
Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos. Ao todo, o defesa-central conta com 38 encontros de verde e branco, três finalizações certeiras e um passe para golo, estando a encantar tudo e todos em Alvalade.
Clube de Alvalade está atento às oportunidades de negócio na janela de transferências, mas enfrenta forte concorrência pela contratação de jogador
|
O Sporting tem forte concorrência pela contratação de Luis Suárez. O avançado do Almería está no topo da lista de reforços para o ataque do Clube de Alvalade, para colmatar a eventual saída de Viktor Gyokeres. Ainda assim, as negociações não se preveem fáceis para os leões, que também já estão a par das condições para a concretização do negócio.
De acordo com a informação avançada pelo jornal A Bola, clubes de Inglaterra, Itália e Arábia Saudita também estão interessados na contratação de Luis Suárez. O Almería exige 25 milhões de euros para aceitar a venda do atacante internacional colombiano. O jogador tem contrato com o emblema espanhol válido até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 40 ME.
Vale sublinhar que Luis Suárez é visto pelos responsáveis do Sporting como o substituto ideal de Gyokeres – que está na lista de contratações do Liverpool – e o Clube de Alvalade já terá mesmo realizado os primeiros contactos, tendo em vista a transferência. Ainda assim, os leões apenas pretendem apresentar uma proposta formal ao Almería, depois de confirmada a saída do goleador internacional sueco.
De resto, Luis Suárez reúne as características pretendidas pelo Sporting para o reforço do ataque. É um avançado experiente – tem 27 anos – e com capacidade goleadora assinalável. Além disso, os responsáveis do Clube de Alvalade acreditam que o internacional colombiano ajudará a potenciar a evolução de Conrad Harder, jovem atacante dinamarquês em quem os leões depositam grandes esperanças, na próxima temporada.
Em 2024/25, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros – somou 43 jogos, 31 golos e oito assistências, ao serviço do Almería. Os 27 remates certeiros assinados na segunda liga espanhola tornaram-no no melhor marcador da competição. No futebol europeu, o avançado já representou também Granada, Watford, Valladolid, Nástic, Real Zaragoza e Marselha.
Internacional pela Seleção Nacional fez o balanço da época 2024/25 e lança desafio ao Clube de Alvalade e aos seus Sócios
|
Ana Capeta fez o balanço da temporada do Sporting. A avançado - que várias vezes dá a cara pelos leões - encontra-se em estágio de preparação da Seleção Nacional para o Euro feminino mas, ainda assim teve tempo para responder a algumas questões sobre o seu Clube e lançar um desafio aos Sportinguistas.
Ana Capeta: "Só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting
Em declarações ao jornal A Bola, a jogadora de 27 anos fez análise da época leonina de 2024/24, que acredita ser de altos e baixos: “Em termos coletivos, todos sabemos que não foi uma época 100% feliz, começámos bem, ganhámos a supertaça, não conseguimos ganhar mais nenhum título. Foi uma época difícil e só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting”.
“As jogadoras têm a sua vida profissional e cada uma certamente saberá o que fazer e bem entender dela. Se acharam que o melhor seria sair do Sporting, elas certamente saberão que será o melhor para elas”, respondeu sobre uma possível remodelação do plantel feminino, depois das saídas de nomes como Ana Borges, Hannah Seabert, Fátima Pinto ou Andrea Norheim.
Ana Capeta: "Jogos em Alvalade? Não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer"
Questionada sobre a possibilidade do Sporting passar a receber os jogos da sua equipa feminina no seu estádio principal, à semelhança do Arsenal, Ana Capeta respondeu: “As coisas estão a crescer em Portugal, sabemos que também é um investimento muito grande e para isso acontecer não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer, porque não pode ser só os clubes estarem a investir e os adeptos não cumprirem e não ajudarem”.
“Quanto maior for a afluência nos jogos, mais direitos vamos ter em relação a isso, e falo em relação ao Sporting como falo em relação a qualquer clube. Em relação a mim tenho sentido um feedback sempre positivo, sei que os adeptos gostam de mim, isso para mim é uma felicidade”, respondeu.
Avançado foi associado ao Clube de Alvalade por Fabrizio Romano mas os leões contam também com concorrência dos dois maiores rivais
|
Luis Suárez chamou a atenção dos ‘3 grandes’ do futebol português. Sporting, Benfica e Porto já se mostraram impressionados pelo percurso do avançado colombiano nos últimos tempos e, desde a quarta-feira dia 25 de junho, foi o Clube de Alvalade a estar ligado ao jogador do Almería.
O ponta-de-lança sul-americano rumou cedo ao futebol europeu, quando aos 17 anos de idade foi emprestado pelo Itaguaí Leones à formação sub-19 do Granada, onde rapidamente chamou a atenção do Watford que, em 2017/18, assinou o jogador a título definitivo por um valor não determinado.
Sabendo que iria ter pouco tempo de jogo na equipa principal, os ingleses emprestaram Luís Suárez à equipa do Valladolid, Nàstic e Real Zaragoza. Afirmando-se no futebol espanhol, o avançado colombiano regressou ao Granada em 2020/21, pagando 10 milhões de euros ao clube dos arredores de Londres.
Depois de 75 e 15 golos no sul de Espanha, o ponta-de-lança rumou a França para representar o Marselha mas, passados seis meses, foi novamente cedido a um clube do país vizinho, onde passou a vestir a camisola do Almería. Já a título definitivo nos rojiblancos, apontou 31 golos em 44 jogos na temporada 2024/25.
Não foi só o Sporting a ter interesse em Luis Suárez, visto que os seus dois maiores rivais também já estiveram atentos ao avançado. Tanto Benfica como Porto tiveram o colombiano na sua lista de transferências no verão de 2024, onde águias e dragões acabaram por preferir Pavlidis e Samu, respetivamente.