Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
14 Dez 2019 | 18:02 |
Depois de assumir a liderança da LPB Placard na jornada anterior no Dragão, o Sporting CP recebeu no Pavilhão João Rocha a equipa do CAB Madeira, um adversário que este ano está uns furos abaixo do habitual. Apenas com 1min30s de jogo, existiram os primeiros pontos, e por parte do Sporting CP. Abu abriu o marcador e, nos primeiros 10 minutos, a equipa de Luís Magalhães esteve bem, ainda que só se tenha conseguido distanciar no marcador nos últimos dois minutos, indo para o primeiro descanso a ganhar por 23-18. Os segundos dez minutos de jogo foram, provavelmente, os piores desta equipa até agora. Muitos turnovers, lançamentos precipitados e uma defesa muitas vezes pouco agressiva. Os leões apenas conseguiram marcar oito pontos durante este segundo quarto, não tendo conseguido marcar nos primeiros quatro minutos, e foram para intervalo a perder por 31-32. Na segunda parte, o Sporting CP apareceu com outra cara, ainda que não a mesma que tem apresentado ao longo da temporada. No entanto, conseguiu assumir a liderança do jogo e controlar melhor o jogo da equipa madeirense, ganhando o terceiro quarto por 21-13, e passando a ter uma vantagem de sete pontos antes dos últimos 10 minutos. Os últimos dez minutos começaram bem, mas os leões foram adormecendo e o CAB Madeira foi-se aproximando do marcador. Foi já perto do final que Pedro Catarino fez descansar todos os adeptos presentes no pavilhão, ao conseguir quatro triplos consecutivos e, assim, fechar o jogo. 76-62, num jogo nem sempre bem jogado e onde os habituais jogadores em destaque do Sporting CP não apresentaram os números habituais.
Fotografia do Sporting CP.
Após triunfo categórico nas competições europeias, Clube de Alvalade vence fora de casa e segue na luta pela liderança dp Campeonato
14 Fev 2026 | 17:12 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu a Ovarense por 85-82, este sábado, dia 14 de fevereiro, em jogo da 15.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado na Arena de Ovar, os leões voltaram a vencer, depois do triunfo na FIBA Europe Cup.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 23-17. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de cinco pontos (40-35).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais equilibrado, mas o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais três pontos do que a Ovarense (59-56). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu manter a vantagem frente ao opositor (85-82).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Stephan Swenson. O base belga somou 17 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Diogo Ventura contabilizou 17 pontos e três assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 22.ª em 32 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 27 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 21 de fevereiro, os leões disputam as meias-finais da Taça de Portugal e vão defrontar a Oliveirense, às 19h00, em Albufeira.
Equipa do Clube de Alvalade garantiu o seu único triunfo na sexta e última jornada da competição europeia na noite desta quarta-feira, 11 de fevereiro
11 Fev 2026 | 21:18 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu os eslovacos do BK Prievidza, por 92-73, esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, em jogo da sexta e última jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões, que já não tinham possibilidades de passar à próxima fase, fecharam com o primeiro triunfo.
Após a derrota frente ao Porto no último jogo, os verdes e brancos entraram melhores na partida e, no final do primeiro período, venciam por 24-21. No segundo parcial, a vantagem continuou do lado do Clube de Alvalade e, ao intervalo, a diferença era ligeiramente maior (51-46).
No terceiro parcial, os verdes e brancos 'cresceram' ainda mais no jogo e garantiram a entrada nos últimos dez minutos com uma distância tranquila de 20 pontos (78-58). No último período, o Sporting conseguiu manter-se em cima e fechar com uma vitória (92-73).
A unidade em maior destaque do emblema leonino no encontro foi Stephan Swenson. O belga somou 24 pontos, três ressaltos e quatro assistências. Já Robby Robinson somou 19 pontos, dez ressaltos e duas assistência, números que se mostraram suficientes para que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 21.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães terminam a sua participação no terceiro lugar do Grupo M com sete pontos. O Bilbao Basket terminou em primeiro com 12, seguido de PAOK (dez) e Prievidza (sete). O próximo duelo, a contar para a 15.ª jornada da Liga portuguesa, está marcado para sábado, dia 13 de fevereiro, frente à Ovarense, às 15h00, no reduto adversário.
Presente em ambiente de Clássico, apoiante do Clube dirigiu insultos a atletas do emblema rival. Leões prometem instaurar processo disciplinar
09 Fev 2026 | 13:16 |
O Sporting condena o comportamento do adepto que dirigiu insultos racistas a basquetebolistas do Porto, no passado sábado, no decorrer do jogo entre os dois emblemas no Pavilhão João Rocha, assegurando que irá instaurar um processo disciplinar caso este seja sócio do Clube.
"O Sporting considera absolutamente inaceitável o comportamento do adepto, condena-o de forma firme e inequívoca e adoptará uma postura de total intolerância face a condutas desta natureza", revelou uma fonte oficial da estrutura leonina, à agência Lusa.
A mesma fonte acrescenta que, "como sempre, caso se confirme que o adepto em causa é sócio do clube, serão acionados os mecanismos previstos nos Estatutos e no Regulamento Disciplinar, com vista à eventual instauração de procedimento disciplinar pelo Conselho Fiscal e Disciplinar".
Um dia depois do incidente, o Sporting explicou à Lusa que "o adepto foi de imediato retirado do Pavilhão João Rocha, tendo o Sporting iniciado os respetivos procedimentos internos de averiguação". O Porto deu nota do repúdio de "qualquer forma de racismo, discriminação ou discurso de ódio, práticas que não têm lugar no desporto nem na sociedade".
O incidente, que teve como alvo os basquetebolistas Wes Washpun e Javian Davis, foi denunciado no sábado pelo Porto, após a vitória no terreno dos leões, por 82-76, em jogo da 14.ª jornada do campeonato. De momento, após a derrota frente ao rival azul e branco, o Sporting encontra-se no segundo lugar da tabela com 25 pontos e dois do líder, Benfica.