Futebol
Paulo Andrade comenta rumor sobre Ruben Amorim ao Sporting e avalia Rui Borges
08 Jan 2026 | 14:02
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Set 2020 | 09:08 |
João Palhinha está muito perto de assinar pelo Wolverhampton, de Nuno Espírito Santos. Para tal suceder, o clube inglês quer pagar ao Sporting CP 13 milhões de euros, estando o Wolves neste momento dependente de mais saídas no seu plantel que garantam o equilíbrio e o cumprimento do fair play financeiro. A facilitar o negócio está o facto de o Wolverhampton ser dono de 50% do passe do Pedro Gonçalves, confidenciou uma fonte do mercado ao Leonino. O Pote, que agora é nosso, foi adquirido em agosto último por 6,5 milhões de euros ao FC Famalicão, mas apenas 50% do seu passe. Antes de vestir as cores famalicences, o criativo esteve no Wolves, que ofereceu no verão passado o jogador a este clube da Primeira Liga Portuguesa, mas ficando com metade dos seus direitos desportivos. Economia circular O Leonino sabe que se a transferência de Palhinha se concretizar, o Sporting CP irá avançar na mesma altura, ou pelo menos ficar acertado, com a compra dos outros 50% de Pote aos Wolves. Contas feitas, o Sporting venderá Palhinha por 13 milhões de euros, receberá 6,5 milhões de euros e 50% do passe de Pote que não é seu aos dias de hoje. Os 6,5 milhões de euros não aquecerão a mão do leão, pois servirão para pagar a dívida ao FC Famalicão pela compra dos primeiros 50% de Pote. Confuso? Nem por isso. Noves fora nada, o Sporting CP irá trocar Palhinha por Pote. Treze milhões por 13 milhões. Tudo zerado, no final das contas.
Fotografia de Sporting CP
Entre lesões, castigos e ausências na CAN, treinador dos leões prepara-se para apresentar frente ao gansos uma nova estrutura
08 Jan 2026 | 15:00 |
Rui Borges volta a enfrentar um cenário delicado, com o número de lesionados a aumentar e várias ausências forçadas a condicionarem as opções. Geovany Quenda, Pedro Gonçalves e Nuno Santos continuam fora por lesões de longa duração, enquanto Ricardo Mangas, Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma juntaram-se recentemente ao boletim clínico. A este cenário soma-se ainda a ausência de Ousmane Diomande, que permanece ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas.
Nem tudo são más notícias para o técnico dos leões. Gonçalo Inácio já cumpriu o castigo imposto após a expulsão frente ao Gil Vicente e está novamente disponível. Geny Catamo regressou a Alvalade depois da eliminação de Moçambique nos oitavos de final da CAN, enquanto Daniel Bragança voltou gradualmente à competição, tendo alinhado pelo Sporting B e marcado presença no banco na meia-final da Taça da Liga. Ainda assim, os problemas persistem, sobretudo com a lesão de Eduardo Quaresma e o castigo de Maxi Araújo para o próximo jogo.
Em 29 jogos oficiais realizados em 2025/2026, Rui Borges já utilizou 14 linhas defensivas diferentes. Fresneda e Vagiannidis dividiram o lado direito, enquanto à esquerda estiveram Maxi Araújo, Mangas e Matheus Reis. No eixo central, Gonçalo Inácio foi o elemento mais constante, formando dupla com Diomande, Debast e Quaresma.
Para o encontro com o Casa Pia, as opções continuam limitadas. Estão disponíveis Fresneda e Vagiannidis à direita, Matheus Reis à esquerda e Gonçalo Inácio no centro. Debast deverá regressar dentro de dias e Diomande poderá ainda ser opção, caso a Costa do Marfim seja eliminada pelo Egito nos quartos de final da CAN. Independentemente desse cenário, será inevitável a utilização da 15.ª linha defensiva da temporada.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão, jogar-se-á às 20h15, em casa dos Leões.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, em partida válida para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic
08 Jan 2026 | 14:18 |
O Sporting colocou, esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, os bilhetes à venda para a partida diante do Casa Pia, que se disputa n Estádio José Alvalade a 16 de janeiro, em partida válida para a 18.ª jornada do Campeonato Nacional, marcado o regresso dos leões não só à competição, como a casa - depois de um empate com o Gil Vicente e uma derrota diante do Vitória de Guimarães.
O preço dos ingressos começa nos 10 euros para Sócios do Clube e nos 22 euros para adeptos. Os bilhetes podem ser adquiridos de forma online, bem como nas bilheteiras do Estádio José Alvalade, abertas diariamente das 10h00 às 20h00.
Os leões recordam, em todo o caso, que é proibida a entrada a menores de três anos, sendo obrigatório bilhete para maiores de três (inclusive). O jogo está incluído na Gamebox Full e National 2025/2026, com Lion Seats não renovados à venda a partir de 12 de janeiro. A quota mínima de Sócio é dezembro de 2025 e as portas do estádio abrem 1h30 antes do apito inicial.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 42 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 39, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 49 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão, jogar-se-á às 20h15, em casa dos Leões.
Técnico do Arsenal abordou falta de golos do internacional sueco e, de forma indireta, atirou culpas para cima do Clube de Alvalade
08 Jan 2026 | 14:15 |
Mikel Arteta considera que Viktor Gyökeres estava “bastante protegido” no Sporting. Em declarações à Sky Sports, o técnico do Arsenal abordou a crise do internacional sueco e afirmou que, em Portugal, o contexto era o ideal para o ponta-de-lança brilhar, algo que não acontece, para já, em Londres.
“Gyökeres sentia-se bastante protegido”
"Faço sempre um exercício com os jogadores novos. No caso do Gyokeres foi: vens para um novo país. Falas a língua? Qual é a tua situação familiar? Porque onde estava, sentia-se bastante protegido. Mas quando vem para cá, está exposto, sozinho e precisa de ficar cinco meses num hotel”, começou por referir Mikel Arteta.
“Depois vem para cá e o calendário muda. Precisa de jogar a cada três dias na liga mais exigente do mundo, onde nunca jogou. Depois, o sistema é diferente, a metodologia é diferente, os companheiros são diferentes. E um número 9 precisa de sinergia e química com os outros jogadores", acrescentou o técnico do Arsenal.
“Poderia marcar mais golos, mas todos os outros aspetos são extraordinários”
"Depois, é todo um ambiente novo, pressão, expectativas. São muitos fatores. O meu julgamento de um jogador é perceber se ele está a cumprir o seu papel. No caso do Viktor? Está a fazê-lo muito bem. Poderia marcar mais golos, mas todos os outros aspetos são extraordinários", finalizou Mikel Arteta.
Nesta temporada, com a camisola do Arsenal, Viktor Gyökeres – avaliado em 70 milhões de euros – realizou 23 jogos: 18 na Premier League, quatro na Liga dos Campeões e um na EFL League Cup. Nos 1.552 minutos em que esteve em campo, o avançado, que rendeu mais alguns milhões ao Sporting, marcou sete golos.
Paulo Andrade comenta rumor sobre Ruben Amorim ao Sporting e avalia Rui Borges
08 Jan 2026 | 14:02
Há boas novidades sobre Eduardo Quaresma, mas central do Sporting passou por inferno
08 Jan 2026 | 13:40
Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo preparam-se para 'trair' Sporting e reforçar Benfica com...
08 Jan 2026 | 12:54