
Futebol
Irmão de Aurélio Pereira recorda propostas para deixar Sporting: "Eram bem mais vantajosas"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Hidemasa Morita poderá regressar aos convocados do Sporting diante do Santa Clara. Após falhar o último treino, para assistir ao nascimento do filho, o 'camisola 5' de Rui Borges deverá regressar a Alcochete numa fase mais avançada da sua recuperação.
A equipa volta a trabalhar com mira apontada ao próximo encontro e o internacional japonês está na reta final da recuperação, havendo esperança de que possa ser utilizado nos Açores. No entanto, a estrutura leonina não vai apressar qualquer regresso.
Rui Borges já mencionou, em diversas ocasiões, que a lesão de Morita era algo a ser visto "no dia a dia", explicando que a qualquer momento o médio poderia regressar. Os adeptos esperam novidades no treino desta quinta-feira, que se realiza da parte da manhã.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 12 de abril, frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Matos tem pontapé de saída agendado para as 18h00, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Extremo internacional espanhol passou por Alvalade em 2021/22 e deixou enorme saudade no coração de todos os adeptos verdes e brancos
|
Pablo Sarabia pode regressar ao Sporting no mercado de verão. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, a Direção verde e branca não esquece o percurso do extremo espanhol em Alvalade e a grande marca que deixou no coração dos adeptos.
Segundo informação avançada por fonte próxima do processo, este é um dossiê ainda por explorar, estando, para já, numa fase bastante inicial. A ideia dos responsáveis verdes e brancos passa por acrescentar alguma experiência a um plantel bastante jovem.
De momento, Rui Silva (31), Nuno Santos e Matheus Reis (30), Ricardo Esgaio (31) e Hidemasa Morita (29) são os jogadores mais velhos da equipa, sendo que os últimos três estarão, ao que tudo indica, a viver a última temporada com a camisola do Sporting.
Assim sendo, os leões pensam em trazer Pablo Sarabia, que não é indiscutível no plantel do Wolverhampton, estando na condição de suplente. Apesar de ter participado em 22 dos 36 jogos dos comandados de Vítor Pereira, o antigo 'camisola 17' dos leões soma apenas 862 minutos, média de 39 por encontro.
Pablo Sarabia - avaliado em 7 milhões de euros - soma dois remates certeiros e duas assistências ao longo das 22 partidas disputadas esta temporada, tendo feito metade das contribuições de golo na última partida. O atleta foi muito importante no Sporting na temporada de 2021/22, chegando por empréstimo do Paris-Saint Germain. Em Alvalade, conquistou uma Taça da Liga e o coração de todos os adeptos. O extremo fez uma das melhores épocas da carreira, tendo participado em 45 jogos, com 21 golos marcados e oito assistências.
Antigo presidente do Grupo Stromp condenou comportamento de parte da massa associativa do Clube de Alvalade, na mais recente edição do Jornal dos leões
|
O Sporting empatou 1-1 diante do Braga, na última jornada do campeonato. No decorrer do encontro, foram utilizados vários engenhos pirotécnicos na Curva Sul, para celebrar os 49 anos da Juve Leo. A partida esteve parada durante alguns minutos e Tito Arantes Fontes condenou o comportamento dos adeptos envolvidos.
"Este verdadeiro cancro do futebol nacional voltou a atacar! Com efeito, quase aos 80 minutos de jogo, de modo completamente estúpido e inapropriado, numa fase em que o clube pressionava e encostava o Braga à sua baliza, com o propósito de tentar alcançar o seu segundo golo (o da tranquilidade!), esta manifestação pestilenta resolveu – pela mão de uns quantos – atuar e dar um triste sinal de vida, prejudicando de modo manifesto o nosso Clube!", escreveu, na edição mais recente do Jornal Sporting.
"Teremos prejuízo pela multa e pelo resultado do jogo"
O antigo presidente do Grupo Stromp relembra que os leões terão "um prejuízo pecuniário pela multa que será aplicada", visto que "o jogo teve de ser interrompido por evidente falta de visibilidade e condições para a prática de qualquer desporto" e "além disso um prejuízo também desportivo pois que a fase de empolgamento atacante em que nos encontrávamos foi abruptamente cortada pela inenarrável atuação dessa gente, que – assim e objetivamente – foi em socorro do Braga, permitindo que o mesmo respirasse, tranquilizasse e recuperasse nos minutos de interrupção de jogo que o árbitro teve de conceder".
"Gente desta é mesmo gente da qual o Sporting não precisa! É gente que prejudica em vez de apoiar o Clube! Fica, assim, a pergunta… até quando teremos de suportar estes comportamentos manifestamente atentatórios dos verdadeiros interesses do Sporting?", questionou.
"Aurélio Pereira foi mesmo um Senhor"
A terminar, Tito Arantes Fontes deixou uma nota de pesar pelo falecimento do Senhor Formação: "Morreu o nosso Aurélio! Chega-me a triste notícia já depois de escrita esta coluna…, mas ainda a tempo de aqui lhe prestar a minha homenagem! Tive a sorte de o conhecer, de o cumprimentar, de beneficiar da sua gentileza e educação. Do seu fino trato. Um Senhor! E sim, Aurélio Pereira foi mesmo um Senhor! E não, não digo isso por dizer, como mera palavra, digo porque é mesmo conteúdo, do verdadeiro, do que faz sentido, do que tem substância! Curvo-me, pois, perante a sua figura nestes momentos tristes, em recolhido sentir, com a memória na sua obra e no seu legado. Paz à sua alma! Obrigado, Aurélio!".
Dirigente que se candidata à sucessão de Pedro Proença na Liga Portugal fala sobre tema sensível no panorama do desporto rei dentro de portas
|
A centralização dos direitos televisivos é sempre um tema fraturante no futebol português. Os grandes, como o Sporting, não querem ser prejudicados com as operações, enquanto os mais pequenos lutam para aumentar as suas receitas. Reinaldo Teixeira, candidato à presidência da Liga Portugal, apoiado pelo Clube de Alvalade, , pronunciou-se sobre a questão e garantiu ter planos ambiciosos para implementar, caso seja eleito líder do organismo.
“Acho que o grande desafio é nós conseguirmos, bem rotulado o produto, irmos tentar o máximo possível lá fora. E digo lá fora, porque hoje o contributo da parte internacional para o valor do total, do montante da venda dos direitos televisivos é muito precário, ou seja, é diminuto, e temos de conseguir, em conjunto com outras Ligas, em conjunto com outras parcerias, tudo fazer para aumentarmos o bolo”, começa por afirmar Reinaldo Teixeira, numa entrevista à Agência Lusa.
O atual presidente da Associação de Futebol do Algarve recusa avançar com um valor concreto para a negociação dos direitos televisivos, argumentando que o “mercado é que decide”, mas aponta “ao maior valor possível, o maior bolo possível”, tendo em vista facilitar, depois, o acordo entre clubes para a distribuição desses dividendos. No entanto, avisa que “não é sério” avançar já com os 300 milhões de euros apontados pela anterior direção de Pedro Proença, garantindo apenas um “compromisso, claro, de terreno, de trabalho, nacional e internacional, para conseguirmos aumentar o bolo”.
Questionado acerca da influência de Sporting, Benfica e Porto nas negociações, Reinaldo Teixeira diz que estes clubes “têm a noção clara que não jogam sozinhos”, apesar de ninguém “querer perder”. “É natural que todos queiram receber mais, é legítimo, todos nós na vida queremos isso, e, enquanto presidente da Liga, que espero ser a partir de dia 11, com a minha equipa, o que nos compete é tudo fazer para que o bolo seja o maior”, concluiu o dirigente de 61 anos.
Reinaldo Teixeira, que lidera a Lista A, concorre contra José Gomes Mendes, primeiro nome da Lista B, pela presidência da direção da Liga Portugal. As eleições para os órgãos sociais do organismo realizam-se esta sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00, na sede da Liga, no Porto.