
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda continua a demonstrar o seu valor ao serviço do Sporting e prepara-se para alcançar uma marca histórica ao serviço dos leões, ao ser o jogador mais jovem de sempre a alcançar os 50 jogos como sénior - equipa A e B -, tudo isto com somente 17 anos de idade.
Caso seja utilizado na próxima quinta-feira dia 27 de fevereiro, frente à equipa do Gil Vicente, em partida a contar para os quartos-de final-da Taça de Portugal, entrará na história do Clube de Alvalade, sendo que a probabilidade de isso vir a acontecer é muito elevada, a avaliar pela titularidade praticamente indiscutível do 'camisola 57'.
Quenda foi peça chave no xadrez da turma de Alvalade com Ruben Amorim, continuou a sê-lo com João Pereira e mantém-se no onze com Rui Borges. Apesar do esforço físico ser assinalável e o facto do técnico de Mirandela já ter afirmado que o jovem precisa de alguma gestão física, tem sido dos poucos titulares que não tem contraído lesões.
As exibições de Geovany Quenda não têm deixado os tubarões indiferentes, tendo inclusive sido noticiado o interesse do Manchester United e de Ruben Amorim em contar outra vez com os serviços da jovem estrela da equipa leonina e não só.
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 40 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.890 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Antigo central dos red devils saiu em defesa de titular do plantel inglês e apresentou dados contra as críticas das quais o atleta tem sido alvo
|
Rio Ferdinand acredita que Bruno Fernandes não pode sair do onze titular do Manchester United, apesar das críticas de alguns adeptos. O lendário central dos red devils garante que, sem o ex Sporting, os ingleses tornam-se "uma equipa da terceira divisão", dada a fraca qualidade de jogo.
"O Bruno está a ser muito desrespeitado. Toda esta conversa sobre o facto de não ser bom capitão e a tentativa de encontrar pontos negativos no seu jogo. Desde que chegou, 28 golos e 18 assistências na primeira época, ou seja, 46 participações em golos. Dez golos e 13 assistências na segunda época. Na terceira época, 14 golos e 13 assistências. Agora tem dez golos e 12 assistências. Isso diz-me e é gritante uma coisa: consistência, rendimento. É isso que este jogador traz e cumpre. Algumas das coisas que lhe são apontadas, a sua linguagem corporal, etc... sim, pode haver melhorias, mas isso é fruto da frustração, é fruto de não ser ajudado", disse no seu podcast.
Ferdinand utilizou "as estatísticas" para comprovar a opinião vincada sobre o antigo médio do Sporting, revelando que "nenhum jogador criou mais oportunidades desde que assinou pelo Manchester United na Premier League. Nem o Kevin De Bruyne, nem ninguém. Ele criou mais oportunidades do que qualquer outro desde que assinou".
"Uma das coisas pelas quais ele é criticado, e eu compreendo que o seja, mas temos de ver as razões pelas quais ele faz o que faz. Às vezes vemo-lo a ir para a lateral tentar receber a bola, outras vezes vemo-lo a ir para o centro da defesa tentar receber a bola, depois vemo-lo a ir para a frente e a entrar na área e a tentar fazer coisas malucas. Isso é frustração, porque outro jogador não conseguiu fazer o que devia: 'Eu sei o que lhe pedem para fazer e ele não o está a fazer, por isso saiam da frente, médios defensivos, e eu mostro-vos o que fazer.' É isso que ele está a fazer. 'Se as outras pessoas estão a fazer o seu trabalho, não preciso de ir lá e tentar mostrar-vos como fazer o vosso trabalho.' Foi isso que o Bruno acabou por fazer e é por isso que as pessoas estão sempre a dizer que ele está fora de posição. De certa forma, tenho pena dele", atirou.
O antigo central explica que Ruben Amorim não pode 'sentar' o internacional português, uma vez que o Manchester United torna-se "uma equipa do Championship quando ele não joga, por vezes uma equipa da terceira divisão quando olhamos para eles. Falta-lhes confiança, são dominados a maior parte do tempo, por vezes são intimidados", atirou Ferdinand, que recentemente deixou algumas críticas ao técnico.
Defesa que passou pelo emblema de Old Trafford entre 2013 e 2023 aproveitou a proximidade com o astro português para saber como poderia evoluir
|
Axel Tuanzebe jogou no Manchester United e, apesar de nunca ter jogado com Cristiano Ronaldo, acabou por estar vinculado aos red devils num período coincidente com o da segunda passagem do astro português por Old Trafford. Na altura, o defesa do Ipswich pediu conselhos a CR7, com as respostas a terem sido agora reveladas.
"Falei com o Cristiano quando ele estava no United, na segunda vez, e perguntei-lhe qual era o segredo dele. Ele disse-me: 'O treino é importante, mas o meu foco está na recuperação'", revelou Tuanzebe, numa entrevista concedida ao 'The Overlap Breakdown'.
De seguida, o jogador de 27 anos explicou que Cristiano Ronaldo aposta em "banhos de gelo, saunas de infravermelhos, câmaras de oxigénio, alongamentos, ioga", sempre de "forma consistente". "Com a recuperação é a mesma coisa. Tens de manter o nível de consistência. Quando essa parte diminui é quando tu começas a encontrar problemas", recordou então o internacional congolês.
No verão de 2023, e depois de ter sido emprestado a Aston Villa, Napoli e Stoke City, deixou definitivamente o United e assinou pelo Ipswich, clube em que ainda se encontra. Esta época, Tuanzebe já soma 13 jogos realizados.
Cristiano Ronaldo, vale lembrar, soma já 24 golos e quatro assistências pelo clube da capital da Arábia Saudita em 28 jogos esta época. O Al Nassr, clube que conta com o avançado português, é agora quarto classificado do campeonato saudita e o próximo jogo está marcado para esta terça-feira, dia 25 de fevereiro, diante do Al Wehda, pelas 16h00, sendo válido para a 22.ª jornada.
Treinador dos spurs sonha em negociar intocável dos verdes e brancos no próximo mercado de verão, mas SAD quer receber valor total da cláusula de rescisão
|
O Tottenham quer reforçar o meio-campo no próximo mercado de verão. Ange Postecoglou, treinador dos spurs, sonha em juntar Morten Hjulmand a Pedro Porro no plantel da formação londrina, dado que os ingleses têm boas relações com a Direção do Sporting.
A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que o capitão dos verdes e brancos está na shortlist do atual 12.º classificado da Premier League, bem como do Manchester United.
Ruben Amorim tem o internacional dinamarquês na mira, a par de Geovany Quenda. Dada a elevada cláusula de rescisão de ambos os atletas (80 e 100 milhões de euros, respetivamente), o antigo treinador do Sporting tenta um desconto significativo pela dupla de imprescindíveis de Rui Borges.
Para já, não é conhecido o valor que o Tottenham está disposto a pagar por Hjulmand, tampouco os moldes de um eventual negócio com o Clube de Alvalade. Certo e que o 'camisola 42' é intocável no meio-campo leonino e Frederico Varandas não aceitará menos do que o montante presente no contrato.
Na presente temporada, 2024/25, Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 36 partidas: 20 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.005 minutos, tendo feito três golos e uma assistência.