Futebol
Deco tenta 'artimanha' para convencer Sporting a libertar jogador ao Barcelona, com passe à mistura
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Após a surpreendente vitória do Sporting sobre o Manchester City, por 4-1, na Liga dos Campeões, Zeno Debast mostrou-se contente com o desempenho da equipa, que considerou "fantástico". "Esta vitória sabe bem! Acho que preparámos como quisemos e estávamos com boas sensações. No golo sofrido podíamos ter feito melhor e vamos falar sobre isso, mas o que fizemos foi fantástico", afirmou o jogador à Sport TV, reconhecendo, no entanto, a necessidade de corrigir pequenos erros defensivos.
Além do resultado, Debast também abordou a saída iminente de Rúben Amorim, destacando a importância do treinador no curto período em que estiveram juntos. "Estou muito feliz com o Rúben Amorim e só trabalhei com ele três meses. É difícil deixá-lo partir mas faz parte da vida. É um treinador excecional e estamos felizes por ele", comentou. Com a saída de Amorim, o Sporting enfrenta uma nova etapa, mas a exibição frente ao Manchester City deixa a promessa de que a equipa está num bom caminho, com uma estrutura e uma mentalidade de crescimento contínuo.
A energia do plantel foi evidente ao longo do jogo, principalmente na segunda parte, quando os jogadores sentiram o apoio e a intensidade dos adeptos. Debast fez questão de destacar a paixão dos Sportinguistas, que, segundo o próprio, “são fantásticos. Na segunda parte sentimos a energia e vamos celebrar esta noite. Depois temos de fazer 'reset' e manter os pés na terra para continuarmos a caminhar”.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 22 milhões de euros - cumpriu 16 encontros. Nos 1132 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Jogador que passou pelo Clube de Alvalade não ficou indiferente ao resultado conseguido pelos leões frente à formação de Pep Guardiola
|
0Ninguém ficou indiferente à mítica vitória do Sporting na noite da última terça-feira, dia 5 de novembro, frente ao Manchester City, por 4-1. Tal também foi o caso de Sebastián Coates, que no final do encontro fez questão de mostrar que estava a acompanhar os verdes e brancos.
"Mágico Sporting", pode ler-se na legenda do story partilhado pelo antigo capitão do Clube de Alvalade no seu Instagram, que acompanha uma imagem da televisão com o resultado da partida, que fez com que o Sporting chegasse aos 10 pontos na Liga dos Campeões.
Esta temporada, ao serviço do Nacional de Montevidéu, Sebastián Coates foi aposta onze jogos pelo conjunto uruguaio. No total, o internacional pela seleção celeste esteve em campo durante 900 minutos, tendo apontado três golos.
Na época transata, o capitão do Clube de Alvalade acabou por ser utilizado por Rúben Amorim em 44 encontros: 17 no Campeonato Nacional, um na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e um na Taça da Liga, tendo somado seis tentos e uma assistência.
Ao todo, com a camisola do Sporting, Sebastián Coates realizou 369 jogos, com 37 golos marcados, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O central - avaliado em 2 milhões de euros - é o jogador estrangeiro com mais jogos de sempre pelo Clube de Alvalade.
Confira a publicação:
Verdes e brancos começaram a perder, mas acabaram por fazer a reviravolta e golear o Manchester City na quarta jornada da Champions League
|
0Tomás da Cunha foi analisando o Sporting - Manchester City nas suas redes sociais e, depois da vitória dos leões de Rúben Amorim na quarta jornada da Champions League, foram várias as avaliações que acabou por dar na sua conta da plataforma 'X' (antigo Twitter).
"O Sporting sentiu-se muito afetado pela dimensão do jogo. Passou a primeira parte em cima de um arame, ganhando vitamina com o empate. Morita e Israel comprometeram a abrir, mas o guarda-redes deu tempo de reação. Gyokeres soube superar o falhanço (brutal visão de Quenda)", começou por escrever.
"Taticamente, o posicionamento de Pedro Gonçalves e Trincão na pressão permitiu que o Man City ligasse facilmente com os médios (Rico Lewis por dentro e um primeiro tempo genial de Foden) e controlasse o jogo. Houve duelo extremamente interessante entre Maxi Araújo e Savinho", atirou ainda, antes de voltar à primeira parte.
"O Sporting não teve personalidade até fazer o 1-1. Aí está o momento. Mais do que qualquer questão táctica, isso permitiu que os leões se soltassem e passassem a fazer aquilo que fazem bem (lance brilhante entre Pote e Maxi Araújo, no 2-1). Não mais desligou o chip mental", vincou.
Para rematar o seu comentário no que toca ao Sporting, Tomás da Cunha ainda falou do mercado dos leões: "Diz muito sobre as bases estruturais do Sporting a Champions que está a fazer Debast e a Champions que está a fazer Maxi Araújo (nem falando de Gyokeres). Contratar de forma cirúrgica, melhorar o plantel para o passo seguinte", terminou.
Palavras do jogador do Clube de Alvalade após a vitória frente ao Manchester City, para a Liga dos Campeões, não acabaram poupadas
|
0Após a vitória do Sporting frente ao Manchester City, que significou o último jogo de Rúben Amorim ao comando dos leões no Estádio José Alvalade, quem não ficou indiferente foi Matheus Reis - que deverá renovar contrato em breve -, acabando por deixar grandes palavras ao técnico português que está a caminho do United.
"Gratidão é a palavra que tenho para Amorim. As pessoas não sabem o que ele representa para nós. Só veem o que se passa dentro de campo, as vitórias, os títulos que conquistámos… Mas não imaginam quantos jogadores ele ajudou. De quantos jogadores ele foi um pai. Falo por mim: ele acreditou em mim quando mais ninguém acreditava. E vários outros jogadores que não eram nada, alguns estão aqui e outros já foram vendidos porque ele fez tudo na vida dos jogadores", começou por dizer, em declarações à TNT Sports do Brasil.
"Ele representa muito para nós, ficamos tristes por ele ir embora, mas sabemos que é o futebol. E uma oportunidade destas não se pode perder. Estamos felizes por finalizar assim e só posso desejar-lhe o melhor para ele e para o resto da equipa técnica", terminou.
Esta temporada, Matheus Reis - avaliado em 8 milhões de euros - soma 12 partidas, nas quais disputou 523 minutos e soma uma assistência. Apesar do pouco tempo que passou dentro de campo este ano, o brasileiro foi o nono mais utilizado por Amorim em 23/24, o quinto em 22/23 e o sexto em 21/22.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 168 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez oito assistências. O jogador é tido como um exemplo de trabalho no balneário, além de ser um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.