
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Fev 2024 | 14:34 |
O Sporting regressou aos treinos, esta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, na segunda sessão de trabalhos depois de os leões terem batido a União de Leiria, nos quartos-de-final da Taça de Portugal, com um bis de Viktor Gyokeres e mais um golo de Pedro Gonçalves.
Na Academia Cristiano Ronaldo, Rúben Amorim contou com quase todo o plantel, à exceção de Ousmane Diomande, que segue no CAN (Campeonato Africano de Nações), depois de a Costa do Marfim ter vencido a República Democrática do Congo, para chegar à final da prova. O jogo decisivo será disputado no domingo, dia 11 de fevereiro, pelas 20h00, frente à Nigéria de José Peseiro, antigo treinador do Sporting.
Fora das contas continuam Iván Fresneda, Jeremiah St. Juste e Paulinho - lesão no pé. O jovem lateral-direito espanhol sofreu uma lesão e teve de ser operado ao ombro, ainda em 2023. A data de previsão do regresso do defesa de 19 anos aponta para inícios de março, segundo as últimas informações disponíveis. Já o defesa central neerlandês, apesar de ter estado a recuperar a bom ritmo, "voltou a sentir algo no pé", como confirmou o treinador do Sporting, após a vitória de 8-0, aplicada ao Casa Pia, na jornada 19 da Liga Portugal Betclic.
Os comandados de Rúben Amorim regressam aos trabalhos na no sábado, dia 10 de fevereiro, de forma a afinar os últimos detalhes para a próxima partida. O treino decorre na Academia Cristiano Ronaldo, à porta fechada, e o técnico dos leões fará, posteriormente, a antevisão ao embate com o Braga.
O Sporting volta a entrar em campo no domingo, 11 de fevereiro, para o embate da jornada 21 do campeonato nacional. A partida diante do emblema minhoto está agendada para as 18h00, no Estádio José Alvalade e vê os leões com 'fome' de vingar a derrota na final four da Taça da Liga - partida em que a turma verde e branca dominou do início ao fim, tendo sofrido num dos poucos remates adversários à baliza de Franco Israel.
Jovem jogador formado na Academia Cristiano Ronaldo foi titular pela Seleção portuguesa sub-21, e o jogo estava a correr bem até ser retirado de campo
07 Set 2025 | 08:20 |
Geovany Quenda não tem nenhum problema de maior, depois de ter assustado no último jogo da Seleção de Portugal sub-21. O jovem jogador foi um dos grandes destaques do Sporting na última temporada em que os leões chegaram ao bicampeonato, mas tem tido menos minutos esta época.
Ao contrário do que tem acontecido no Sporting, Geovany Quenda foi titular no encontro da Seleção Portuguesa sub-21, frente ao Azerbeijão, que terminou com goleada da equipa das quinas por 5-0 no final dos 90 minutos, na 2.ª jornada do Grupo B da fase de qualificação para o Europeu da categoria.
O extremo verde e branco até marcou um golo de belo efeito, depois de uma grande receção de bola na área adversária. No entanto, fez soar todos os alarmes - em especial, no Sporting - quando foi obrigado a sair, em claras dificuldades físicas, com destaque para a sua perna esquerda, que parecida debilitada.
Os responsáveis verdes e brancos temeram o pior, até por causa da onda de lesões que se sentiu em Alvalade na última temporada. No entanto, rapidamente as dúvidas foram esclarecidas: a situação de Geovany Quenda não é para alarmes, sendo que se tratarão apenas de algumas dores musculares, também devido a estarmos no arranque da temporada.
De facto, esse Portugal - Azerbeijão não só foi a primeira vez que Geovany Quenda disputou tantos minutos, como foi também a sua estreia a titular em 2025/26. Relembrar que, no Sporting, o extremo português parece ter perdido o lugar no onze inicial para Geny Catamo, que tem sido o escolhido de Rui Borges para o lado direito do ataque verde e branco.
Presidente do Clube verde e branco viu o mercado de transferências fechar mas continua a ter muito para negociar no plantel dos leões
07 Set 2025 | 08:06 |
Frederico Varandas tem em curso as conversas para quatro renovações chave na equipa do Sporting: Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Geny Catamo e Ousmane Diomande. São estes os nomes, e por esta ordem, que vão dando trabalho ao Presidente verde e branco, já depois do fecho do mercado de transferências.
Por ordem, então, o Clube vai começar por Francisco Trincão, até porque é um dos que tem a renovação mais próxima de estar concluída. O extremo, que já tinha contrato até 2027, deve renovar até 2030, com direito a aumento salarial e a entrar no lote de capitães do Clube - um reconhecimento do estatuto que ganhou em Alvalade nas últimas temporadas, e que concretiza um plano que já foi posto em andamento com a compra da parte do passe que faltava, ao Barcelona.
Depois, Pedro Gonçalves, que segundo o jornal A Bola, vai realizar uma renovação mais simbólica que outra coisa. O médio/extremo, internacional por Portugal, tem contrato até 2027, que se deve prolongar por mais um ano, sendo que a cláusula deve manter-se cifrada nos 80 milhões de euros. O Sporting fica, assim, protegido, caso o jogador venha a sofrer assédio no mercado de transferências do próximo verão.
Geny Catamo também vai ver o seu contrato revisto, neste caso, quase como um reconhecimento da importância que tem ganho na equipa. O extremo tem vínculo válido até 2028, pelo que é possível que os anos de duração não se alterem (nem a cláusula, que está nos 60 milhões), mas o moçambicano vai ver o seu salário aumentado, ele que está num dos patamares mais baixos no plantel verde e branco.
Por último, Ousmane Diomande. O processo do costa-marfinense tem ficado na gaveta, e os leões sabem que não vai ser fácil, mas vão, agora, avançar com as conversas para a renovação. O seu contrato termina em 2027, pelo que qualquer alteração deve passar pela extensão do vínculo que o liga a Alvalade, de modo a proteger os leões dos emblemas de ligas com maiores capacidades financeiras.
Clube de Alvalade terá feito compromisso com o médio nipónico acerca da temporada 2025/26, e da sua situação no emblema verde e branco
07 Set 2025 | 07:51 |
Hidemasa Morita não vai renovar com o Sporting, mas também não vai deixar o Clube de Alvalade até ao final do seu contrato. O médio nipónico foi um dos jogadores muito apontados à saída neste mercado de verão, mas acabou por permanecer no conjunto às ordens de Rui Borges, devido a um compromisso feito com a Direção verde e branca. Relembrar que o jogador recebeu boas notícias recentemente.
A verdade é que Hidemasa Morita já entrou no último ano de contrato, o que significa que vai deixar o Clube como jogador livre no próximo verão. Esta situação motivou o Sporting a tentar arranjar solução para o médio no mercado este verão, uma solução que também agradava ao jogador, que queria testar campeonatos mais competitivos enquanto estava no máximo das suas capacidades físicas.
Esta mensagem foi transmitida pelo jogador à Direção verde e branca, que acedeu ao pedido, desde que o valor pago fosse justo. As propostas chegaram, e o Sporting chegou a entrar em conversas com o Wolverhampton - só que as sucessivas lesões musculares de Hidemasa Morita na reta final da temporada fizeram o negócio arrefecer, até se tornar impossível.
O jornal Record revela que, posto este cenário, Rui Borges percebeu que existia a possibilidade de Morita ficar em Alvalade para 2025/26, e pediu-lhe exatamente isso: que fizesse parte do seu grupo de trabalho. Depois de um período de reflexão, o médio acedeu ao pedido do treinador português, e chegou a um compromisso com os responsáveis do Sporting: vai ser leão até ao fim do contrato sem forçar a saída a qualquer momento, mas com a condição de que não irá renovar o vínculo com os leões.
A verdade é que o facto de Hidemasa Morita ter custado apenas 3,45 milhões de euros ao Santa Clara foi um fator importante na equação. Sem um grande investimento para reaver, o Sporting escolheu o rendimento desportivo que o médio pode dar ao invés de alguma contrapartida financeira para deixar o jogador sair já este verão.