Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

REGRESSO DO HÓQUEI EM PATINS NO SPORTING

Neste dia em 2014, a direção leonina anunciou o regresso do hóquei em patins como modalidade oficial do Clube. O anúncio foi feito por Bruno de Carvalho no IX Congresso leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

No dia 8 de junho de 2014, foi anunciado pelo presidente leonino na altura, Bruno de Carvalho, o regresso do Hóquei em Patins ao Sporting CP, 19 anos depois. A equipa sénior deixava de ser autónoma e de estar ligada à Associação de Patinagem do Sporting e passava a ser modalidade oficial do Clube verde e branco.


O anúncio decorreu durante o IX Congresso Leonino, que segundo os estatutos do Clube determinou realizar-se de quatro em quatro anos. Em 2014, o evento teve a duração de dois dias e propôs como grande objetivo a discussão das problemáticas do Sporting CP. O primeiro dia foi conduzido por Jaime Marta Soares, o presidente da Mesa da Assembleia Geral, fruto da ausência do líder leonino, Bruno de Carvalho.


No segundo dia do colóquio verde e branco, Bruno de Carvalho anunciava o regresso da equipa sénior e ao mesmo tempo quatro reforços para a equipa verde e branca de Hóquei em Patins. Ângelo Girão, Daniel Oliveira, João Pinto e o chileno Nicolas Fernández foram anunciados como as novas caras do plantel sénior leonino da modalidade. O treinador, Nuno Lopes, mantinha-se no cargo que já ocupava anteriormente.


Aliada à apresentação do plantel e equipa técnica para o regresso da modalidade, o líder leonino afirmava, no encerramento do evento leonino, que "é com orgulho, honra e esperança de que todos os sportinguistas continuem a abraçar o seu Clube, que anunciamos que o hóquei em patins sénior passou a ser modalidade oficial do clube."

19 anos depois, os leões terminaram o campeonato na quinta posição, foram finalistas da Taça de Portugal e conquistaram a Taça CERS. O primeiro ano de hóquei em patins como modalidade oficial do Clube dava indícios de ser uma aposta forte da direção leonina.


Recorde-se que desde então, o Hóquei verde e branco conquistou uma Supertaça Livramento, um Campeonato Nacional, uma Liga Europeia e uma Taça Continental, ainda esta temporada que terminou mais cedo devido à pandemia. A equipa de hóquei leonina tem consolidado o seu estatuto no hóquei português e a presença dos leões nas competições internacionais é já uma constante.


Modalidades

SPORTING NÃO TEM ACESSO DIRETO À LIGA DOS CAMPEÕES; LEÕES FICARAM A CONHECER ADVERSÁRIOS NO PLAYOFF

Emblema leonino terá dois adversários pela antes de poder entrar na competição internacional

Sporting conhece adversários no playoff de acesso à Liga dos Campeões
Sporting conhece adversários no playoff de acesso à Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting vai defrontar o Barcelos e os franceses do La Vendéenne  no play off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. A turma agora liderada por Edo Bosch ficou no grupo 2 desta fase da prova, na qual só o primeiro classificado entra na competição internacional.


Apesar de os leões serem os atuais Campeões Europeus, vão começar a prova na fase de qualificação, uma vez que o título não assegura a presença na principal competição europeia de clubes na edição seguinte. Além do mais, as equipas que ficaram sem segundo e terceiro lugar caem para a WSE Cup.


Além do mais, o emblema verde e branco ficou também recentemente a conhecer o sorteio do Campeonato Nacional. Deste modo, o arranque do Clube de Alvalade na Liga Placard está marcado para o dia 20 de outubro, com uma receção ao Braga, no Pavilhão João Rocha. 


O conjunto leonino vai, assim, jogar na condição de anfitriões logo na ronda inaugural da competição, com o primeiro jogo fora de casa agendado para o dia 26 de outubro, data esta em que os leões vão deslocar-se ao reduto do Benfica, naquele que será o primeiro dérbi eterno da época.

Em 2023/24, os leões foram eliminados pelo Porto nas meias-finais da Liga portuguesa numa eliminatória que se disputou à melhor de cinco encontros (3-2) e falhou o acesso à final. Os verdes e brancos procuravam vencer a Liga portuguesa pela décima vez na sua história, competição que os verdes e brancos não conquistam desde 2020/21, sob orientação de Paulo Freitas.



Modalidades

DÚVIDAS SOBRE O CALENDÁRIO DO SPORTING? CONFIRA AQUI OS DETALHES DO HÓQUEI EM PATINS PARA 2024/25

Clube de Alvalade deu a conhecer as datas na última quarta-feira, dia 31 de julho

Revelado calendário da equipa de hóquei em patins do Sporting para 2024/25
Revelado calendário da equipa de hóquei em patins do Sporting para 2024/25

  |

Icon Comentário0

Na tarde da passada quarta-feira, dia 31 de julho, a equipa de hóquei em patins do Sporting ficou a conhecer o sorteio do Campeonato Nacional. Deste modo, o arranque do prestigiado torneio para os leões de Edo Bosch está marcado para o dia 20 de outubro, com uma receção ao Braga no Pavilhão João Rocha.


O conjunto verde e branco vai, assim, jogar na condição de anfitriões logo na ronda inaugural da competição, com o primeiro jogo fora de casa agendado para o dia 26 de outubro, data esta em que os Campeões Europeus se vão deslocar ao reduto do Benfica, naquele que será o primeiro dérbi da época.


Vale destacar que o Clássico diante do Porto está agendado para a penúltima jornada da primeira volta, com o plantel leonino a receber os dragões na 12.ª jornada, prevista para o dia 25 de janeiro. Já na segunda volta, o Sporting receberá o Benfica em partida a valer para a 15.ª jornada, prevista para 22 de fevereiro, e jogará em casa do Porto a 27 de abril.


No que diz respeito à equipa B dos verdes e brancos, esta vai participar no Campeonato Nacional da II Divisão, começando, desta forma, a zona sul da prova em casa da Física, a 5 de outubro, tendo finalmente o primeiro jogo em casa frente a Oeiras, no dia 12 do mesmo mês.

Recorde-se que no dia 26 de junho, a equipa de hóquei em patins dos leões sofreu uma grande mudança: Alejandro Domínguez disse adeus ao Clube de Alvalade, depois de estar ao leme do conjunto por duas temporadas, nas quais orientou 100 encontros: 51 na época de estreia e 49 em 2023/24. No total, venceu 68 jogos, empatou 14 e perdeu 18. Ao longo da caminhada, os verdes e brancos venceram a Liga dos Campeões.



Futebol

HOMEM FORTE DE BRUNO DE CARVALHO NO SPORTING LEMBRA TEMPOS NEGROS: "FALTA DE CULTURA DE EXIGÊNCIA"

Antigo dirigente dos leões concedeu entrevista, recordando momento em que trabalhou no Clube de Alvalade

Geraldes, ex homem forte de Bruno de Carvalho, recorda tempos no Sporting
Geraldes, ex homem forte de Bruno de Carvalho, recorda tempos no Sporting

  |

Icon Comentário0

André Geraldes, antigo team manager do Sporting no tempo de Bruno de Carvalho, recordou a sua passagem pelo Clube de Alvalade. Em declarações no podcast 'Footure', o ex dirigente lembrou os tempos negros vividos pelos leões no momento da sua chegada e refere que reinava uma "falta de cultura de exigência" no emblema verde e branco.


"O Sporting, apesar de ser um clube grande, atravessou um momento de alguma falta de cultura de exigência e, por consequência, de alguma falta de organização e profissionalização, e foi isso que nós levámos para o clube nessa altura e as coisas correram bem", começou por dizer.


"Ainda antes de passar a diretor desportivo criei um gabinete de apoio ao atleta, onde eu era o diretor de uma equipa que não deixou que faltasse nada aos jogadores. Tratávamos de todos os detalhes para que os jogadores e as suas famílias se sentissem da melhor forma possível. Isso foi também alargado a todas as modalidades do clube e foi um verdadeiro sucesso", referiu.


O dirigente falou ainda sobre o modo como os clubes abordam o mercado de transferências "O futebol está a ir para um caminho que tem cada vez mais aspetos que se estudam. Não sou um defensor acérrimo só dos dados, mas acredito que há todo um processo que é importante montar e estruturar no que diz respeito à escolha de jogadores. Daí a importância de estudar todos os detalhes", referiu.

O primeiro cargo de André Geraldes no mundo do futebol foi precisamente ao serviço do Sporting, tendo estado presente nas conquistas de uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e ainda uma Supertaça. Depois disso, seguiram-se as subidas de divisão de Farense e Estrela da Amadora, como maiores marcos da sua carreira. O ex-leão deixou o cargo de diretor geral do Varzim, no final de 2023. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


ELE AÍ ESTÁ! XANO EDO É REFORÇO DO SPORTING E TEM DATA PARA ASSINAR
Modalidades

ELE AÍ ESTÁ! XANO EDO É REFORÇO DO SPORTING E TEM DATA PARA ASSINAR

 

Icon Comentário0
EXCLUSIVO LEONINO CONFIRMADO: JOGADOR COM 48 JOGOS PELO SPORTING ASSEGURA SAÍDA
Modalidades

EXCLUSIVO LEONINO CONFIRMADO: JOGADOR COM 48 JOGOS PELO SPORTING ASSEGURA SAÍDA

 

Icon Comentário0
OFICIAL! VARANDAS CHEGOU-SE À FRENTE E BATEU VILLAS-BOAS: SPORTING GARANTE REFORÇO DO PORTO
Modalidades

OFICIAL! VARANDAS CHEGOU-SE À FRENTE E BATEU VILLAS-BOAS: SPORTING GARANTE REFORÇO DO PORTO

 

Icon Comentário0