RESULTADO HISTÓRICO? SPORTING PRECISA DE VENCER NA LIGA EUROPA PARA ACABAR COM 'MAU PRESSÁGIO'
Turma verde e branca vai defrontar os italianos da Atalanta, outra vez, nesta edição da prova europeia
Redação Leonino
Texto
6 de Março 2024, 13:57
Sporting, Young Boys, Liga Europa, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Viktor Gyokeres, Morten Hjulmand, Francisco Trincão, Ricardo Esgaio, Eduardo Quaresma, Marcus Edwards, Daniel Bragança

A história não decide os jogos, mas indica que o Sporting terá um desafio difícil contra a Atalanta, tanto esta quarta-feira, dia 6 de março, como na próxima quinta-feira em Itália. Pelo menos, tem sido essa a tendência sempre que o leão se depara com adversários italianos.

Em 35 jogos, apenas venceu seis — os dois primeiros, curiosamente, contra a Atalanta, na Taça das Taças de 1963/1964, que viria a conquistar. Na primeira eliminatória, o Sporting perdeu em Bérgamo por 0-2, mas respondeu em Alvalade com uma vitória por 3-1. Depois, num jogo de desempate em Barcelona, precisou do prolongamento para avançar (3-1).

No quarto encontro com equipas italianas, em 1967, a terceira vitória — 2-1 contra a Fiorentina na Taça das Cidades com Feira, resultado que, juntamente com o empate (1-1) em Florença na segunda mão, garantiu a passagem aos oitavos de final. O próximo confronto entre Sporting e equipas transalpinas só ocorreu em 1988, nos quartos de final da Taça das Taças, novamente contra a Atalanta, marcando o início de um período difícil — seis jogos sem vencer até ao triunfo sobre o Bolonha em 1991.

Após isso, três empates e sete derrotas antes da vitória sobre o Inter em 2006. Mais duas derrotas e três empates antes do triunfo sobre a Lazio em 2011. Desde então, o Sporting não vence equipas italianas há sete jogos, incluindo a eliminação nos quartos de final da Liga Europa há um ano contra a Juventus, e os dois jogos com a Atalanta na fase de grupos da atual edição.

Curiosamente, a equipa de Bérgamo nunca enfrentou outro clube português na Europa. Contra o Sporting, soma, para já, três vitórias, dois empates e duas derrotas- nas últimas duas partidas da edição atual da prova europeia, venceu a primeira mão, e viu-se a empatar na segunda.

Imagem de destaque
  Comentários