Futebol
Ruben Amorim acusado de ter feito de propósito para ser despedido do Man United
06 Fev 2026 | 12:46
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Mai 2024 | 09:22 |
Hidemasa Morita foi o ‘sacrificado’ por Rúben Amorim aquando da expulsão de Jeremiah St. Juste, à passagem pela meia hora de jogo entre Sporting e Porto, que os dragões acabaram por vencer, numa partida envolta em polémica. Nesse momento do encontro, o técnico dos leões não ignorou o japonês.
Quando o Clube de Alvalade acabou por ficar reduzido a dez unidades, por entendimento do árbitro do encontro, Fábio Veríssimo, Morita acabou por ser substituído por Eduardo Quaresma (35’), com Amorim a colocar mais um defesa em campo após a expulsão do neerlandês.
Assim que chegou ao banco de suplentes, o internacional nipónico viu o seu treinador estender-lhe a mão por duas vezes, o que deu a impressão de um pedido de desculpas da parte de Rúben Amorim ao ‘camisola 5’ dos verdes e brancos, em conjunto com os muitos aplausos dos adeptos do Sporting.
Esta temporada, Hidemasa Morita – avaliado em 13 milhões de euros – leva 40 jogos (2.753 minutos): 29 na Liga Portugal Betclic (2.144), sete na Liga Europa (441) e quatro na Taça de Portugal (168). O médio do Sporting marcou dois golos (Arouca e Moreirense) e fez quatro assistências (Rio Ave, por duas ocasiões, Vitória de Guimarães e Portimonense).
Morita chegou ao Sporting em julho de 2022, contratado por Frederico Varandas ao Santa Clara, numa transferência avaliada em cerca de 3,45 milhões de euros. Desde então, com o leão rampante ao peito, o internacional nipónico acumula 81 jogos, oito golos e oito assistências. Venceu, no passado domingo, o seu primeiro título ao serviço do Clube de Alvalade, depois dos leões terem beneficiado da derrota do Benfica por 2-0, em Famalicão.
Clube de Alvalade qualificou-se para as meias finais da prova rainha diante do AVS, apesar de não ter conseguido o objetivo da forma desejada
06 Fev 2026 | 13:14 |
O Sporting bateu o AVS, por 3-2, em Alvalade, conseguindo a passagem às meias finais da Taça de Portugal. Porém, teve de recorrer ao prolongamento para eliminar o último classificado da Liga Portugal Betclic. Já não é novidade nesta caminhada na prova rainha.
Foi a terceira vez na edição em curso da competição que os leões tiveram de fazer horas extras. Só por uma vez resolveram a questão nos 90 minutos. Aconteceu no triunfo frente ao Marinhense (3-0), na quarta eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade 2025/2026.
A equipa comandada por Rui Borges começou por eliminar (3-2) o Paços de Ferreira, fora, num jogo com prolongamento. E nos oitavos de final seguiu-se o Santa Clara (3-2), nos Açores, resolvido novamente no tempo extra. A partida foi resolvida com golo de Fotis Ioannidis ao 98 minutos.
Era esperado que o avançado grego fosse convocado para o jogo diante dos avenses, mas as condições meteorológicas adversas acabaram por alterar os planos da estrutura do Sporting, para evitar quedas aparatosas no relvado do Estádio José Alvalade.
O Sporting vai disputar o clássico na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao líder Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.
Clube de Alvalade recorreu às suas redes sociais para ambicionar regresso célere do atleta dos avenses aos campos de futebol
06 Fev 2026 | 13:13 |
Antoine Baroan foi suplente utilizado na noite desta quinta-feira, na visita ao Sporting, para os quartos de final da Taça de Portugal, e lesionou-se com gravidade logo nos primeiros minutos pelo novo clube após choque com o colombiano Luis Suárez. O Sporting, depois da partida, desejou as melhoras ao avançado francês.
"Sporting deseja as rápidas melhoras ao jogador do AFS, Antoine Baroan. Que nos voltemos a encontrar nos relvados em breve", pode ler-se, na conta oficial X do Clube de Alvalade. O momento "aterrorizante" chocou os jogadores do Sporting que estavam em volta do atleta, que tinha acabado de fraturar a perna.
O treinador do AVS, João Henriques, confirmou que foi o primeiro e último jogo do ponta de lança gaulês na época. "Infelizmente, é o primeiro jogo e o último da época, com toda a certeza. A situação da lesão é mesmo muito grave. É o principal facto deste jogo, por muitas coisas positivas que possamos falar", explicou o técnico, em declarações à Sport TV.
O técnico de 53 anos demonstrou ainda mais o seu sentimento de desalento sobre o caso. "É uma situação realmente negativa, triste para nós, mas sobretudo para o jogador. Ficámos todos estupefatos com o que tinha acontecido de uma forma fortuita, obviamente, não foi propositado. São situações que acontecem, infelizmente".
Vale lembrar que Nuno Santos, que estava em recuperação de uma lesão grave, regressou aos relvados 15 meses depois e participou na vitória dos leões, por 3-2, garantindo a qualificação para as meias - finais da prova rainha, onde o adversário será o Porto.
Além da suspensão, futebolista português terá ainda de pagar uma multa de 1.122 euros, soma que se acrescenta ao castigo do Conselho de Disciplina
06 Fev 2026 | 13:10 |
Mathias de Amorim, médio do Famalicão, foi castigado com dois jogos de suspensão pelo Conselho de Disciplina, após ter sido expulso no encontro frente ao Gil Vicente. A decisão torna‑o baixa certa para os próximos compromissos da equipa de Hugo Oliveira, nomeadamente contra o AVS SAD e o Sporting.
O cartão vermelho foi resultado de uma entrada mais dura ainda na primeira parte da partida em Barcelos (derrota por 5-0) que deixou o jovem jogador afastado do relvado e expõe agora o meio‑campo minhoto a uma lacuna importante, dado que o futebolista, que é pretendido pelo Sporting, é um habitual titular.
Além da suspensão, o jogador terá de pagar uma multa de 1.122 euros, soma que se acrescenta ao castigo. A ausência do internacional sub‑21 português, que foi titular em quase todos os jogos da temporada, coloca o treinador dos famalicenses na obrigação de procurar alternativas para reforçar o meio‑campo.
Mathias de Amorim é um dos nomes na lista de possíveis reforços do Sporting. Tal como revela o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, a estrutura verde e branca tem o médio de 21 anos de idade muito bem referenciado para o meio-campo de Rui Borges (Saiba mais AQUI).
Na temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Famalicão, Mathias de Amorim - avaliado em 6 milhões de euros - disputou 22 jogos: 19 na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. No total, disputou 1.702 minutos, nos quais soma três golos e uma assistência.