Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Dez 2020 | 09:30 |
O Sporting CP venceu, este domingo, 27 de dezembro, a B-SAD, por 1-2, com golos de Tiago Tomás e João Mário (VEJA AQUI). No rescaldo da partida, Rúben Amorim admitiu que “foi um jogo muito complicado” e agradeceu o apoio dos Sportinguistas. "O que fica são os três pontos. Foi um jogo muito complicado. A B-SAD adaptou-se melhor ao relvado, nós tivemos alguma dificuldade. A B-SAD adaptou-se melhor, lançava na frente e jogava a partir daí. Era o que devíamos ter feito. Mas não é desculpa. Lançámos várias vezes, o Tiago Tomás apareceu bem numa ou noutra situação. Eles (jogadores) são trabalhados desde que estamos cá para sair a jogar, mas devíamos ter feito ao contrário. O que faltou foi o treinador preparar melhor o jogo para estas condições. Esta equipa é muito difícil de bater", começou por dizer Rúben Amorim. Questionado sobre a possibilidade do título, o treinador leonino lembrou que estão apenas jogadas 11 jornadas: “Não acabámos o primeiro terço. É muito cedo e estes jogos dão-nos essa noção. As equipas querem sempre mostrar e garantir pontos contra o primeiro classificado. Temos de nos adaptar e estamos a fazê-lo. Podemos nem sempre fazer um grande jogo, mas somos muito solidários e acabamos por vencer os jogos". Sobre o apoio dos Sportinguistas na chegada ao Estádio do Jamor, Rúben Amorim garantiu que os adeptos, bem como a estrutura, sente o carinho dos adeptos: "Os atletas começam a ficar habituados. Já tem acontecido várias vezes. Eles agradecem muito o apoio, assim como a estrutura. Sabemos que os Sportinguistas estão connosco e os jogadores têm de sentir isso. É sempre bom chegar a um estádio e sentir que temos muita gente. São milhões de pessoas com a equipa e daí a nossa força". Relativamente a eventuais contratações, Amorim preferiu falar sobre os jogadores que estão em Alvalade: "No Sporting CP, é tudo muito pensado e temos uma estratégia, mas no futebol e depois da pandemia não podemos garantir nada. Quem estiver no Sporting CP vai honrar a camisola e dar o máximo. É a obrigação que eles têm: dar o máximo como demos hoje num relvado muito difícil". No que diz respeito a possíveis baixas no futuro (os leões têm cinco jogadores à bica), o líder verde e branco afirmou que a turma de Alvalade está preparada para tais ausências: "Estamos preparados para isso. Olho para o jogo do Inácio de outros jogadores e percebo que eles precisam desses jogos. Vamos ter dores de crescimento, mas vamos treinar muito. É com estes jogadores que conto e estou muito satisfeito. Precisamos dos jogadores todos e todos vão jogar". A finalizar, Rúben Amorim deixou uma mensagem de calma e pés assentes no chão: "Se entrarmos no balneário, não vai ver uma equipa eufórica. Vai ver uma equipa que percebe que cada jogo é uma guerra. Temos de crescer como equipa e estes jogos ajudam".
Fotografia de Sporting CP
Central de 22 anos, formado em Alcochete, é um dos vários atletas do Clube de Alvalade indisponíveis para o treinador da equipa
09 Jan 2026 | 17:39 |
Eduardo Quaresma já teve alta hospitalar e encontra-se agora em repouso domiciliário, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao osso zigomático da face esquerda, na sequência de uma lesão sofrida Sporting - Vitória de Guimarães, que culminou na eliminação na Allianz Cup.
A cirurgia decorreu sem complicações e permitiu que Eduardo Quaresma recebesse alta pouco depois, iniciando agora um período de repouso fora do hospital, sob vigilância médica, antes de regressar gradualmente à atividade desportiva.
Tal como já tinha sido avançado, o tempo de paragem estimado ronda as três semanas, dependendo da evolução da recuperação e da adaptação às proteções faciais que poderão ser utilizadas no regresso do 'camisola 72' à competição.
Apesar da ausência temporária, a evolução clínica do defesa português tranquiliza o Sporting, que segue atentamente o processo de recuperação de um jogador que tem somado minutos com Rui Borges na temporada, fruto das restantes lesões no plantel.
Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem 1088 minutos somados em 15 partidas oficiais, com um golo marcado e duas assistências. O jovem central já conquistou três Campeonatos Nacionais, uma taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Chegada do extremo senegalês a Alvalade é vista com bons olhos em Espanha e pode ser opção valiosa para a restante temporada
09 Jan 2026 | 17:07 |
Souleymane Faye, avançado do Senegal, que deverá chegar nas próximas horas em Lisboa para realizar exames médicos e assinar contrato com o Sporting, é elogiado por Rafael Lamas, jornalista do diário espanhol Ideal e profundo conhecedor do Granada, que acredita que o africano tem o perfil certo para vingar em Alvalade.
“É muito rápido e intuitivo”
“É muito rápido, intuitivo e tem uma grande capacidade física, que lhe permite pressionar sem grandes problemas. Gosta de jogar pela esquerda, fazer diagonais para o meio e rematar à baliza. É daqueles que vai para cima do adversário sem medo, faz a diferença no um para um e cruza bem”, explicou o jornalista em declarações ao jornal O Jogo.
Lamas garante que o atacante de 22 anos, avaliado em 1,5 milhão de euros, é uma aposta segura por parte dos leões. “É uma das maiores sensações do Granada. Pagaram 600 mil euros por metade do passe e agora vão vendê-lo por um valor muito superior. Só esse detalhe diz tudo”.
“Trabalha imenso para a equipa”
“É um ótimo rapaz, trabalha imenso para a equipa, faz bom balneário e não foge aos desafios. Dá-se bem com todos e de certeza que será muito bem aceite no Sporting”, concluiu Lamas, reforçando a ideia de que o clube português encontrou um reforço com margem de crescimento e personalidade para singrar.
Faye, que vai custar 6 milhões de euros + 2 por objetivos aos cofres leoninos, tem vindo a destacar-se com a camisola do Granada, da segunda divisão espanhola. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez seis assistências.
Leões entram numa fase decisiva da temporada com vários desafios pela frente, entre compromissos nacionais e internacionais
09 Jan 2026 | 16:10 |
A derrota frente ao Vitória de Guimarães, por 2-1, impediu a equipa de Rui Borges de disputar a final da Allianz Cup e abriu um intervalo raro no calendário que podia ser aproveitado para disputar o jogo dos quartos de final da Taça de Portugal frente ao AVS. Porém, os leões preferem o adiamento do encontro da prova rainha.
O principal motivo para a decisão do Clube prende-se com as ausências no plantel. Rui Borges tem atualmente oito jogadores lesionados — Zeno Debast, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Ricardo Mangas, Fotis Ioannidis, Geovany Quenda, Pote e Salvador Blopa —, a que se soma Ousmane Diomande, ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas. Ter este tempo extra permitirá que mais atletas estejam disponíveis para compromissos futuros.
Outro fator em consideração envolve a transmissão televisiva. O Sporting e o AVS estão a negociar com a Federação e as operadoras de TV (RTP ou SportTV) para definir a data do jogo, sendo o dia 4 de fevereiro apontado como a hipótese mais forte, poucos dias antes do clássico com o Porto no Estádio do Dragão.
Com estas variáveis, o Sporting prepara-se para abordar a fase decisiva da Taça de Portugal com mais opções e maior equilíbrio, garantindo que a equipa possa competir em condições ideais quando chegar a hora do duelo com os avenses.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.