Futebol
Iturralde diz que jogador do Braga simulou penálti contra o Sporting: "Não há nada de nada"
06 Out 2025 | 19:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Set 2025 | 23:36 |
Após o triunfo do Sporting por 4-1 sobre o Kairat na abertura da fase de liga da Liga dos Campeões, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa e analisou vários aspetos do encontro. O técnico disse ter ficado satisfeito com a vitória, elogiou o "belíssimo jogo" de Iván Fresneda, referiu que Morten Hjulmand vai continuar a ser o marcador oficial de grandes penalidades e que está satisfeito com os atuais jogadores do plantel, após o fecho de mercado.
"Fomos competentes. Notou-se, em alguns momentos, alguma passividade na reação à perda e na pressão. Notava-se que não estávamos tão frescos para isso. Faz parte, temos de lidar melhor com isso. Na primeira parte, fomos criando algumas oportunidades de golo sem marcar, o que criou alguma ansiedade. Tínhamos de ter mais calma. Falhámos o penálti. Se marcássemos, acho que o jogo desbloqueava de forma diferente. A qualidade do Trincão fez o primeiro golo. Na segunda parte, entrámos mal, muito passivos, e o João Virgínia esteve bem. Acordámos durante 15, 20 minutos, com melhores e mais claras tomadas de decisão. Chegámos aos golos com naturalidade e quem entrou teve energia boa, positiva. Nos últimos dez minutos, voltámos a entrar nessa passividade e sofremos o golo. A equipa entregou-se ao máximo e o mais importante era ganhar", começou por dizer, colocando o seu foco em Francisco Trincão, Geovany Quenda, Eduardo Quaresma, Iván Fresneda e Alisson Santos.
R. Borges: "O Iván Fresneda também fez um belíssimo jogo"
"Já disse que o Trincão foi o jogador que mais me surpreendeu. Já o conheço melhor, sei do que é capaz e o que pode dar à equipa. A qualidade individual é acima da média. Quanto ao Quenda, numa fase inicial do campeonato optámos pelo Geny Catamo, mas foi sempre a minha maior dor de cabeça. O Eduardo Quaresma também. Não tem jogado, mas foi muito importante na época passada. Sei do que é capaz, está muito mais maduro e fico feliz com a resposta que deu hoje. O Iván Fresneda também fez um belíssimo jogo. Todos vão ter oportunidades. O Alisson Santos veio de um patamar completamente diferente e está-se a adaptar. Fico feliz pelo golo. É preciso dar tempo ao crescimento porque a exigência diária é muito maior", disse.
O técnico abordou a gestão física que fez ao longo dos 90 minutos: "O grupo tem dado sempre uma resposta fantástica, mesmo quando está mais cansado. (...) O cansaço não acontece apenas pelo jogo de Famalicão, mas também pelos minutos nas seleções. Há coisas que não controlamos. Estamos a entrar neste ritmo competitivo e há uma adaptação a isso. Sabia que a qualidade individual seria melhor do que a do Kairat, mas não podíamos deixar partir o jogo e em alguns momentos deixámos", explicou o técnico, colocando o foco em Morten Hjulmand e Eduardo Quaresma.
R. Borges: "O Morten Hjulmand já marcou vários, falhou hoje. Acontece aos melhores"
"O Morten Hjulmand já marcou vários, falhou hoje. Acontece aos melhores. Por hierarquia, o Morten é o primeiro. Tem batido muito bem. Sobre o Eduardo Quaresma, ele deu uma grande resposta e tem merecido jogar. Só posso utilizar dois e tenho quatro. Vamos ver mais duplas diferentes, não só esta".
Relativamente à profundidade do plantel, o timoneiro dos leões diz estar satisfeito: "Nos últimos dias do mercado diziam que o Sporting tinha feito o pior mercado, agora já é o que tem mais profundidade. Sempre disse que estava feliz com o meu plantel. Confio em todos. É um grande grupo de amigos, agarram-se uns aos outros, respeitam-se muito. É muito importante sentir isso todos os dias."
Por fim, Rui Borges explicou as substituições: "Tentei refrescar a equipa porque a energia não estava como desejávamos. A resposta nos últimos dias de treino tinha sido positiva, mas a energia não estava lá durante o jogo. Falhámos mais tomadas de decisão do que o habitual, mesmo em jogo curto. Refrescar foi bom porque passou mais intensidade, tanto nas tomadas de decisão como nas reacções. Feliz por quem entrou, que deu uma resposta muito boa", terminou.
Presidente de clube português lançou, esta segunda-feira, um forte apelo à mudança no futebol português, através de um comunicado oficial
06 Out 2025 | 21:22 |
António Salvador, lançou esta segunda-feira um forte apelo à mudança no futebol português, através de um comunicado oficial onde o presidente do Braga aponta críticas à arbitragem, denuncia o “terrorismo comunicacional” de Sporting, Porto e Benfica e alerta para o declínio competitivo de Portugal no panorama europeu.
A. Salvador fala em "não expulsões de Morita (5’ e 21’) e Debast (49’ e 80’)"
O primeiro ponto foca-se no jogo entre Sporting e Braga, disputado em Alvalade, a contar para a oitava jornada da Liga Betclic. Salvador lamentou a falta de coerência nos critérios das decisões do VAR e do árbitro principal. O dirigente apontou casos concretos do encontro, referindo-se às "não expulsões de Morita (5’ e 21’) e Debast (49’ e 80’)" e a alegados "agarrões de Maxi Araújo e Hjulmand" que não foram sancionados.
A. Salvador denuncia “terrorismo comunicacional promovido por Sporting, Porto e Benfica"
No segundo ponto, António Salvador denunciou o que classificou como “terrorismo comunicacional” promovido por Sporting, Porto e Benfica e amplificado pelos meios de comunicação social. O líder bracarense afirmou que o debate público sobre o futebol português “recuou décadas” e apelou a uma intervenção firme da Federação Portuguesa de Futebol para travar o “ambiente tóxico” que, segundo ele, se instalou no panorama nacional.
Por fim, o presidente do Braga voltou a alertar para a “perda de competitividade” do futebol português no contexto europeu. Lembrou que o Braga teve de disputar seis jogos para garantir presença na Liga Europa e advertiu que Portugal pode ser ultrapassado pela Bélgica no ranking da UEFA. António Salvador apelou à Liga Portugal para transformar o projeto “Meta 2028” em medidas concretas, defendendo a centralização dos direitos televisivos e a revisão dos quadros competitivos.
“O futebol português tem uma oportunidade de ouro para evoluir. É tempo de a Liga agir com coragem e tomar decisões que moldarão o futuro das próximas décadas”, concluiu, um dia após o golo polémico marcado pelos minhotos no duelo frente aos leões.
Atleta recebeu troféu esta segunda-feira, dia 6de outubro, na Academia Cristiano Ronaldo, entregue por Ana Teixeira, embaixadora da Liga
06 Out 2025 | 21:01 |
Carolina Santiago foi eleita a melhor jogadora de setembro da Liga feminina, tornando-se a primeira vencedora do prémio individual atribuído nesta época. A jogadora do Sporting tem sido uma das principais figuras da turma orientada por Micael Sequeira, tendo sido distinguida por duas vezes como 'Mulher do Jogo' no último mês.
A futebolista de 19 anos de idade tem sido, até ao momento, totalista no campeonato nacional. A internacional sub-19 pela Seleção Nacional apontou um hat-trick frente ao Damaiense (6-0), voltando a fazer o gosto ao pé na ronda seguinte, no triunfo diante do Valadores Gaia (2-0).
O desempenho valeu-lhe a preferência das capitãs das dez equipas que disputam o campeonato, reunindo a quase totalidade dos votos. A jogadora recebeu o troféu esta segunda-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, entregue por Ana Teixeira, embaixadora da Liga.
Ainda na semana passada, Carolina Santiago renovou com o Sporting até 2029. A atancante está a ter um arranque de temporada fabuloso e mereceu a confiança de Frederico Varandas e restante estrutura dos leões para estender o vínculo que tinha (Recorde AQUI).
O emblema verde e branco vira agora atenções para a Euro Cup, após a eliminação no play-off de acesso à Liga dos Campeões frente à Roma. O próximo encontro do Sporting está marcado para terça-feira, dia 7 de outubro, frente às suecas do Rosengard, às 19h45, em Alcochete, em duelo da primeira mão da segunda eliminatória.
Veja a publicação:
Nas primeiras palavras depois de assinar novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado com os leões
06 Out 2025 | 19:28 |
É oficial. O Sporting renovou o contrato de Pedro Gonçalves até 2030, mantendo a cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Nas primeiras palavras depois de assinar o novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado.
Pote: "É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting"
"É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting. Tenho sentido que o Clube, o Presidente e toda a gente envolvida gosta que faça parte desta história. Fico muito orgulhoso, é um Clube que adoro", referiu aos meios de comunicação dos leões.
O jogador contou que o caminho traçado em Alvalade foi muito melhor do que imaginava: "Não esperava, sequer, chegar a um Clube tão grande como o Sporting. Fico contente por fazer a minha história e o meu caminho. O mais importante é trazer troféus para o Clube e, um dia mais tarde, ir ao Museu Sporting e ver lá o meu nome".
Pote: "O Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa"
Pote destacou a evolução que se registou em diversas áreas ao longo dos últimos cinco anos: "Sentimos que está um Clube estável. Houve mudanças no Estádio José Alvalade, obras na Academia Cristiano Ronaldo. Mudou muita coisa, estou a ver o Clube a crescer e isso é o mais importante, até porque o Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa", afirmou.
O 'camisola 8' - que foi chamado à Seleção Nacional - disse que o tricampeonato é o grande objetivo para esta época: "Vamos dar o nosso máximo para ganhar (...) Individualmente, tem sido uma boa época e um dos meus melhores arranques. Vou dar o meu melhor para continuar assim", referiu, deixando uma mensagem aos adeptos: "Que nos continuem a apoiar como têm feito até hoje. Que acreditem na equipa porque vão ser muito importantes ao longo da época. Precisamos de toda a gente connosco. Os adeptos são o lado mais forte do Clube", concluiu.
Veja a publicação: