![Internacional quer reforçar Sporting no verão: Eis os milhões em cima da mesa](/storage/media-items/images/2025/02/bernardo-palmeiro-flavio-costa-sporting_20250214115311.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, para defrontar o Arouca, em partida a contar para a 22.ª jornada do campeonato nacional. Rui Borges respondeu às perguntas dos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão à partida e, entre outros temas, explicou o que é possível esperar do próximo adversário.
"É uma equipa bem organizada, bem coordenada e que gosta de gerir o jogo. É uma equipa muito dinâmica, com bons jogadores e com uma ideia de jogo bem clara. Vêm a Alvalade para discutir o jogo, temos de ser competentes como temos sido no campeonato", começou por dizer o técnico, de 43 anos, antes de prosseguir.
"Vai ser um bom jogo, mas queremos ser o Sporting, queremos ganhar e destacar-nos na liderança do campeonato", garantiu então Rui Borges, sublinhando assim a vantagem que os leões têm sobre Benfica e Porto, os seus rivais diretos no que diz respeito à disputa pelo título.
Nesta conferência de imprensa, Borges explicou, também, como estão os níveis físicos da equipa depois da pesada derrota por 3-0 diante do Dortmund, na última terça-feira. "O cansaço existe e notámos principalmente neste jogo da Liga dos Campeões. Não há ninguém que queira ganhar mais do que eu, eu quero ganhar e muito, mas há momentos em que não conseguimos fazer mais devido ao défice físico", esclareceu.
Sporting e Arouca entram em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, a partir das 20h30. O encontro tem pontapé de saída agendado para as 20h30, no Estádio José Alvalade e já é conhecida a equipa de arbitragem nomeada para a partida.
Central internacional pela Costa do Marfim foi suspenso por dois jogos e obrigado a pagar uma multa de 765 euros, na sequência da expulsão no Clássico
|
Ousmane Diomande foi suspenso por dois jogos e obrigado a pagar uma multa de 765 euros, na sequência da expulsão no Clássico com o Porto. João Pinheiro escreveu no relatório da partida que o central do Sporting "torna-se culpado de conduta violenta pois agrediu o adversário com uma cabeçada", apesar de Fábio Vieira ter teatralizado uma agressão. Rui Borges pediu, na conferência de antevisão ao duelo com o Arouca, igualdade na aplicação de castigo.
"Sem fugir muito à ética que tenho tido ao longo da carreira, nada muito alongado, até porque o Clube também tem essa ética. Não o fiz no fim do jogo, apesar de estar chateado. A única coisa que peço é que olhem para as coisas de igual modo, com o mesmo critério para castigos, tomadas de decisão", assegurou o técnico verde e branco.
"Sem entrar muito no que é o árbitro individualmente", Rui Borges acredita que "a dualidade de critérios foi um bocado diferente". O treinador mirandelense pede "um bocadinho de igualdade", sendo necessário "perceber o que fizeram com jogadores das outras equipas" de modo a "fazer o mesmo" quanto aos castigos aplicados.
É importante mencionar que Samu, avançado do Porto, tinha sido expulso diante do Gil Vicente. Na sequência do cartão vermelho, deu um soco a um painel publicitário que estava a ser carregado por dois funcionários do operador de transmissão do jogo. Depois de um processo disciplinar, falhou apenas uma partida e pagou 612 euros. Recorde o lance AQUI.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 32 partidas: 20 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 2.520 minutos e marcou um golo (diante do Nacional), não somando qualquer assistência.
Treinador dos verdes e brancos fez antevisão à receção à formação comandada por Vasco Seabra, partida válida para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betlclic
|
Hidemasa Morita está ausente do Sporting - Arouca. A confirmação foi dada por Rui Borges, técnico leonino, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo. Além do campeonato nacional, um dos motores do meio campo do Clube de Alvalade estará riscado de vários duelos importantes.
"Sim, o Morita tem uma lesão nova e estará parado três a quatro semanas", confirmou o treinador dos verdes e brancos. O internacional japonês estará indisponível para a receção aos beirões, bem como para os próximos jogos dos leões, sendo possível que esteja ausente diante de Dortmund, AVS, Gil Vicente, Estoril e Casa Pia.
Dia 16 de março, o Sporting recebe o Famalicão e o 'camisola 5' poderá, caso a recuperação assim o permita, voltar ao lote de convocados. No entanto, a Unidade de Performance do Clube de Alvalade irá avaliar a situação, uma vez que o médio já teve uma recaída.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 15 milhões de euros – leva 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.666 minutos que disputou, o médio marcou dois golos e fez três assistências.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, frente ao Arouca. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra tem pontapé de saída agendado para as 20h30, no Estádio José Alvalade e já se conhece a equipa de arbitragem destacada para a partida.
De Manuel Fernandes a Sebastián Coates, recorde alguns dos nomes que marcaram a história do Clube de Alvalade e que ficarão eternos para sempre
|
O futebol é feito de paixão e poucos clubes têm adeptos tão fiéis como os do Sporting. No Dia dos Namorados, recordamos aqueles que mais vezes entraram em campo com a Listada verde e branca, tornando-se ídolos eternos. Eis os 10 nomes que marcaram a história do Clube de Alvalade, desde Manuel Fernandes até Sebastián Coates:
1. Hilário (474 jogos)
O lateral esquerdo Hilário foi um dos grandes símbolos do Sporting entre as décadas de 1950 e 1970. Com 474 jogos, destacou-se pela regularidade e pela garra em campo, sendo peça-chave nas conquistas nacionais e internacionais do clube, nomeadamente uma Taça das Taças (1963/64) e três Campeonatos Nacionais (1961/62, 1965/66, 1969/70)
2. Vítor Damas (444 jogos)
Considerado um dos melhores guarda-redes portugueses de sempre, Vítor Damas brilhou na baliza do Sporting durante duas passagens pelo Clube de Alvalade. Foi uma figura mítica e deixou uma marca inesquecível, conquistando seis títulos pelos verdes e brancos (dois Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira).
3. Manuel Fernandes (433 jogos)
O eterno capitão leonino é um dos maiores símbolos da história do Sporting. Conhecido pela sua veia goleadora e liderança em campo, marcou 258 golos pelo Clube e foi fundamental em várias conquistas (oito títulos pelos leões). Morreu em 2024, mas ficará, para sempre, na memória dos adeptos verdes e brancos.
4. João Azevedo (408 jogos)
Ícone dos anos 30 e 40, João Azevedo foi um dos melhores guarda-redes da história do Sporting. A sua segurança entre os postes ajudou os leões a dominarem o futebol português durante duas décadas. Ficou conhecido como o Violino das Balizas e conquistou 14 títulos (!) pelo Clube de Alvalade.
5. Oceano (401 jogos)
Médio combativo e líder nato, Oceano jogou mais de 400 vezes pelo Sporting. O seu espírito de luta e dedicação fizeram dele um dos jogadores mais respeitados pelos adeptos. Com a Listada verde e branca, o agora treinador - que chegou a orientar os leões - marcou 47 golos e conquistou três títulos.
6. Sebastián Coates (369 jogos)
O central uruguaio foi o último jogador desta lista a deixar os leões. Coates tornou-se um símbolo de compromisso e liderança no Sporting. Capitão de 2018 a 2024, foi peça-chave na conquista do título de campeão nacional em 2020/21, acabando a época como melhor jogador da Liga. Além disso, foi fundamental nas vitórias na Taça da Liga, na Supertaça e do último Campeonato Nacional em 2023/2024, destacando-se pela solidez defensiva e pelos golos decisivos.
7. Manuel Marques (351 jogos)
Menos recordado do que outros nomes desta lista, Manuel Marques foi um dos pilares defensivos do Sporting nos anos 40 e 50, conquistando o respeito dos Sportinguistas. Fez parte da mítica equipa dos Cinco Violinos, garantindo a segurança defensiva que permitiu ao Clube dominar o futebol português nessa época. Com seis campeonatos nacionais conquistados, deixou uma marca profunda na história leonina.
8. José Carlos (352 jogos)
Versátil e talentoso, José Carlos foi um jogador fundamental entre as décadas de 60 e 70. Tanto podia atuar como defesa-central ou lateral-direito, garantindo sempre qualidade e segurança à defesa do Sporting. Foi capitão da equipa e conquistou três campeonatos nacionais, tornando-se uma referência de lealdade e entrega. Participou também na histórica caminhada do Sporting até às meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1973/74.
9. Anderson Polga (342 jogos)
O primeiro campeão do mundo a jogar em Portugal chegou ao Sporting em 2003, após vencer o Mundial pela seleção brasileira. Durante quase uma década, Polga foi um dos pilares da defesa leonina, destacando-se pela sua capacidade de antecipação e jogo aéreo. Venceu duas Taças de Portugal e duas Supertaças, tornando-se um dos estrangeiros mais marcantes da história do clube.
10. Pedro Barbosa (339 jogos)
Com classe e inteligência acima da média, Pedro Barbosa foi um dos jogadores mais talentosos a vestir a camisola leonina. A sua visão de jogo e capacidade de decisão faziam dele um verdadeiro maestro em campo. Capitão do Sporting durante várias épocas, conquistou dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e três Supertaças. Foi, também, um dos líderes da equipa que chegou à final da Taça UEFA em 2004/05.