
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa do Sporting vai tendo cada vez mais jogadores disponíveis, mas nem por isso acabam as dores de cabeça para Rui Borges. Recentemente, foi obrigado a dar notícias menos boas a Franco Israel, guarda redes dos leões que tem sido suplente desde a chegada de Rui Silva a Alvalade.
A verdade é que Franco Israel, apesar de ter noção do seu lugar como opção secundária para Rui Borges, tinha alguma esperança de ser ele o escolhido para defender a baliza do Sporting na próxima partida, frente ao Rio Ave, em Alvalade.
Por sentir que se encontra num bom momento de forma, de devido a tratar-se da Taça de Portugal, competição onde, por vezes, os técnicos promovem alguma rotação nos planteis, o uruguaio tinha alguma esperança de ser o escolhido de Rui Borges para ser o guardião do Sporting.
No entanto, deverá ser Rui Silva a voltar a assumir a titularidade nos leões. O treinador verde e branco, Rui Borges, só comunica ao grupo o onze titular no dia do jogo, como habitual, mas os sinais dados ao longo da semana nas sessões de treinos apontaram sempre para a titularidade do português, em detrimento de Franco Israel, que deve voltar a ser remetido para o banco de suplentes.
A lógica de Rui Borges para o Sporting - Rio Ave é simples: mexer o menos possível numa equipa que finalmente está a ganhar rotinas. O treinador verde e branco vê a Taça de Portugal como um dos grandes objetivos da temporada, e a aposta é forte para atingir a final no Jamor.
Jogador natural da Geórgia chega a Alvalade no verão e a expetativa é alta. Poderá vir para substituir o nipónico no meio campo dos leões
|
Giorgi Kochorashvili é, de forma oficial, o mais recente reforço do Sporting para a temporada 25/26. O médio natural da Geórgia chega ao Sporting proveniente do Levante, quiçá para assumir o lugar de Hidemasa Morita, que pode estar de partida no fim da época. Estatísticas apontam para um hibrido entre o nipónico e Morten Hjulmand.
Depois da sua oficialização, Rui Borges finalmente falou do jogador e das suas qualidades - aquilo que fez o Sporting avançar para a sua contratação. Em conferência de imprensa de antevisão à partida com o Rio Ave, mencionou o médio para quem até já tem alcunha - 'Gio'.
Um jogador "um pouco à imagem do Sporting", que é "competitivo, com golo e chegada à baliza", começou por explicar Rui Borges. De resto, partilhou o porquê de não estar já em Alvalade: "Porque é que não foi contratado em janeiro? Pagámos 5 milhões e em janeiro se calhar pediam 15. Ninguém deixa sair jogadores em janeiro, principalmente a lutar pela subida. O valor dos melhores jogadores aumenta em demasia em janeiro", atirou o treinador verde e branco.
A estatística parece mesmo confirmar as palavras de Rui Borges. Fazendo o comparativo entre Giorgi Kochorashvili e os dois médios que mais vezes têm sido opção no Sporting, Morten Hjulmand e Hidemasa Morita, o georgiano tem mais participações em golos, mais passes e conduções progressivas, pese ser um médio com boas qualidades defensivas.
O Sporting, que pagou 5,5 milhões ao Levante, que podem acrescer mais dois milhões mediante o cumprimento de objetivos, para poder contar com Giorgi Kochorashvili a partir de 25/26, ganha assim um misto entre os dois médios do plantel que estão agora às ordens de Rui Borges. Relembrar que é uma possibilidade forte em Alvalade a saída de Morita no verão.
Médio dinamarquês e extremo uruguaio são os destaques dos leões antes da partida frente ao vila condenses, a contar para a Taça de Portugal
|
Morten Hjulmand e Maxi Araújo são os grandes destaques na preparação do Sporting para o embate contra o Rio Ave, a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. O jogo disputa-se esta quinta feira, dia 3 de abril, e os dois jogadores dos leões vão regressar à competição em Alvalade, num 11 com a máxima força.
Os dois jogadores estiveram fora do último jogo do Sporting, frente ao Estrela da Amadora, por terem visto o quinta cartão amarelo na Liga Portugal Betclic. Antes disso, ambos tinham estado ao serviço das suas respetivas seleções. Voltam, agora, a alinhar de início com a Listada verde e branca.
As entradas de Morten Hjulmand e Maxi Araújo na equipa titular dos leões abre a porta a duas saídas do 11 de Rui Borges. Em principio, esses dois nomes serão Eduardo Felicíssimo, jovem das camadas de formação que tem jogado no meio campo verde e branco; e Matheus Reis, lateral brasileiro que até vinha a ser mais usado como defesa central.
De resto, a equipa do Sporting não deverá alterar muito do que Rui Borges apresentou na última partida, com o Estrela da Amadora: a defesa deve manter-se, com Rui Silva; Inácio, Diomande e Quaresma no eixo defensivo; Fresneda do lado direito; e Zeno Debast no meio campo, ao lado de Morten Hjulmand.
Na frente de ataque, Rui Borges ainda se pode decidir por lançar, ou não, Conrad Harder, aquele que tem sido o homem golo do Sporting na Taça de Portugal. No entanto, o mais provável é que alinhe com o trio habitual, composto por Geovany Quenda, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.
Extremo verde e branco concedeu uma extensa entrevista ao jornal dos leões, onde falou do campeonato nacional e do tempo em Alvalade
|
Francisco Trincão tem sido um dos grandes destaques da época do Sporting durante a presente temporada, apresentando um rendimento tremendo e uma consistência renovada. O extremo internacional por Portugal concedeu uma entrevista ao jornal dos leões, onde falou da luta pelo campeonato e do seu percurso em Alvalade. Relembrar que o craque é destaque nos rankings da Liga.
Sobre o bicampeonato, começou por partilhar: "Falamos muito disso dentro do grupo. Queremos muito fazer história e estar na história do clube. Esse é o nosso objetivo (...) Vai ser uma recta final difícil porque sabemos que todas as equipas precisam de pontuar, as que querem ganhar e as que não querem descer de divisão, e todas têm os seus objetivos para cumprir. Portanto, temos de ir jogo-a-jogo, com calma, ter consciência de que é o último sacrifício e fazer tudo para sermos campeões, assim como para ganharmos a Taça de Portugal também".
Falou, depois, da temporada dos leões, que considera "atípica", mas que pensa ter resultado numa união ainda maior do grupo de trabalho: "Será sempre uma temporada para nos lembrar-nos e falarmos mais tarde porque, realmente, tem sido difícil, mas nós temos feito o esforço máximo para conquistarmos aquilo que queremos".
Sobre jogar no Sporting, Francisco Trincão disse o seguinte: "Sempre tive essa vontade desde pequenino. Depois quando o futebol começou a tornar-se mais sério na minha vida não pensava tanto nisso porque, claro, somos profissionais, mas era algo que vinha desde sempre e fiquei muito feliz quando a oportunidade se deu".
Por último, falou da decisão de se juntar aos leões: "Completamente até porque ganhar títulos e jogar na Liga dos Campeões era algo que eu queria e aqui consegui, e consigo, isso tudo. Por isso, acabou por ser, sem dúvida, o passo certo na minha carreira", rematou Francisco Trincão, acerca da operação que o trouxe até ao Sporting.