Futebol
"Querem tirar-nos pontos" - Indiscutível do Sporting diz o que pensa da Liga portuguesa
03 Out 2026 | 13:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Lesões, castigos e compromissos internacionais estão a baralhar as contas do técnico leonino antes de uma deslocação que promete muitas mudanças
03 Out 2026 | 16:37 |
Rui Borges prepara a deslocação do Sporting a Braga com várias dores de cabeça, numa altura em que a pausa para seleções condiciona fortemente as opções do treinador. Zeno Debast está castigado, enquanto Ibrahima Ba, Georgios Vagiannidis, Nuno Santos e Moncef Zekri continuam a deixar dúvidas.
O problema ganha ainda maior dimensão devido aos compromissos internacionais de Maxi Araújo, Rodrigo Zalazar e Luis Suárez, que poderão chegar a Portugal apenas 72 horas antes do encontro. Perante este cenário, o técnico leonino pode ser obrigado a mexer profundamente no onze que vai apresentar na Pedreira.
Na defesa, Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma surgem como dupla provável no centro, enquanto Vagiannidis, caso esteja recuperado, poderá ocupar a direita e empurrar Iván Fresneda para o lado contrário. Se o grego não estiver disponível, Rodrigo Dias poderá voltar a receber uma oportunidade, como já aconteceu frente ao Estrela da Amadora em agosto.
No meio-campo, a situação é mais tranquila, com Sergi Altimira apto e a poder formar dupla com Issa Doumbia. Já para ocupar o lugar de Zalazar, o técnico mirandelense poderá recuperar o trio criativo utilizado diante do Famalicão, composto por Geny Catamo, Luís Guilherme e Flávio Gonçalves, sem esquecer Nestory Irankunda - que não está ainda em Alcochete.
Na frente de ataque, tudo aponta para uma oportunidade para Fotis Ioannidis, devido ao exigente calendário de Suárez. O avançado grego chega moralizado depois de marcar e assistir pela seleção e poderá liderar o ataque leonino em Braga.
Golo surgiu aos 28 minutos, com jogador leonino finalizar uma excelente combinação com Gabriel Silva, outro futebolista do Clube de Alvalade
03 Out 2026 | 15:55 |
Portugal conseguiu uma resposta categórica na Liga de Elite da UEFA de Sub-20. Depois das derrotas frente à Polónia (3-1) e à Suíça (2-1), a Seleção Nacional venceu a Chéquia por 5-0, no Estádio do Algarve. Rodrigo Rodrigues, reforço que chegou a fazer a pré-época com Rui Borges, fez um dos golos.
A equipa portuguesa entrou praticamente a marcar e precisou apenas de três minutos para inaugurar o marcador. Gil Martins apareceu isolado depois de um excelente passe de Afonso Sousa e não falhou na cara do guarda-redes contrário.
O segundo golo surgiu aos 28 minutos, com Rodrigo Rodrigues a finalizar uma excelente combinação com Gabriel Silva, num lance com forte ligação leonina. Antes do intervalo, Gil Martins voltou a aparecer para fazer o segundo da conta pessoal e o terceiro de Portugal, novamente servido por Gabriel Silva.
Aos 64 minutos, um lance de bola parada trabalhado pelos portugueses terminou com Sloncik a introduzir a bola na própria baliza, aumentando a vantagem para 4-0. Vasco Faísca aproveitou depois para lançar novos jogadores e Keyan Varela, lançado aos 69 minutos, precisou de apenas cinco para deixar também a sua marca.
Até ao apito final, Portugal ainda criou ocasiões para dilatar a vantagem, mas o marcador não voltou a mexer. O triunfo permite à Seleção fechar esta jornada com uma imagem bastante diferente daquela deixada nas duas primeiras partidas e representa, igualmente, a primeira vitória da era Vasco Faísca.
Avançado francês não surge entre os nomes mais influentes, apesar de avançado ser um dos principais concorrentes de Yamal na corrida pela Bola de Ouro
03 Out 2026 | 15:29 |
Luis Suárez está entre os avançados com maior impacto ofensivo nas 10 principais ligas europeias durante o ano de 2026. O colombiano do Sporting ocupa a 4.º posição numa lista elaborada com base nas participações diretas em golos, ficando atrás de Harry Kane, Michael Olise e Lamine Yamal.
Aos 28 anos, o atleta - que não vai ser titular em Braga - tem sido uma das principais figuras ofensivas neste arranque de época. O avançado soma já sete golos e uma assistência na presente época, enquanto os números acumulados ao longo de 2026 revelam uma influência ainda maior: são 31 participações em golos em 34 partidas, segundo os dados do Transfermarkt.
O registo permite ao jogador do Sporting superar Raphinha na classificação, apesar de o brasileiro apresentar igualmente 31 contribuições ofensivas. A diferença está no número de jogos realizados, uma vez que o extremo do Barcelona alcançou esse registo em apenas 25 encontros.
No topo da tabela aparece Harry Kane, com 42 participações diretas em golos. O avançado inglês é seguido pelo companheiro de equipa Michael Olise e por Lamine Yamal, do Barcelona, ambos com 36 contribuições entre golos e assistências em 31 jogos.
A lista conta ainda com uma ausência de peso: Kylian Mbappé não surge entre os nomes mais influentes, apesar de o avançado francês ser um dos principais concorrentes de Yamal na corrida pela Bola de Ouro. Suárez, por seu lado, aparece numa posição de destaque.
"Querem tirar-nos pontos" - Indiscutível do Sporting diz o que pensa da Liga portuguesa
03 Out 2026 | 13:36
Suárez ou Ioannidis? Saiba quem vai ser o ponta de lança no Braga - Sporting
03 Out 2026 | 13:10
Francisco Barão aponta titular do Sporting à saída por 50M: "Acho muito bem"
03 Out 2026 | 12:05