Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Clube de Alvalade já conhece adversário nas meias finais da competição nacional, podendo defrontar o rival eterno na grande decisão
04 Fev 2026 | 16:58 |
Ficaram definidos, esta quarta-feira, os emparelhamentos das meias-finais da Taça da Liga Feminina. O sorteio, realizado na Cidade do Futebol, ditou que o Sporting irá defrontar o Valadares Gaia. Havendo um dérbi contra o Benfica, só na grande final de dia 28 de março.
As leoas vão defrontar a equipa nortenha, fora de casa, no fim de semana de 14 e 15 de fevereiro, em jogo de eliminatória única. O Benfica defronta o Torrense, em Torres Vedras. As quatro equipas têm o objetivo de procurarem garantir um lugar na final da prova.
O emblema verde e branco chegou à final nas últimas duas edições desta competição nacional (criada em 2019/2020), mas perdeu em ambas ocasiões frente ao Benfica. A turma de Alvalade procura vencer um troféu que ainda não consta do seu palmarés.
Vale lembrar que a equipa de Micael Sequeira já não conta com Ana Capeta, transferida para a Juventus. A avançada, de 28 anos, terá questionado algumas opções do treinador no passado duelo com o V. Guimarães, em que foi suplente utilizada, reação que não terá caído bem na estrutura leonina, resultando nesta decisão, por parte do Clube.
O emblema verde e branco vira agora atenções para a 11.ª jornada da Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para sexta-feira, dia 6 de fevereiro, frente ao Damaiense, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. O duelo será jogado às 17h00.
Técnico que passou pelo Clube de Alvalade lembrou os seus tempos na equipa verde e branca, onde venceu títulos nos escalões de formação
04 Fev 2026 | 16:39 |
O antigo treinador adjunto de Paulo Bento, entre 2005 e 2014, no Sporting e na Seleção Portuguesa, Leonel Pontes, recordou a sua passagem pelos leões por entre 2005/2006 e 2009/2010, manifestando que foi desgastante o tempo que passou em Alvalade, mas que conseguiu grandes feitos.
L. Pontes: "Foram quatro anos muito intensos"
"A minha integração na equipa principal do Sporting surgiu a convite de Paulo Bento e esses quatro anos foram muito intensos. Lutámos durante dois anos, até às últimas jornadas, pelo título de campeões nacionais. Não o conseguimos alcançar, mas conquistámos duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira, além de termos tido participações muito relevantes na Liga dos Campeões", admitiu, em entrevista ao Podcast "Sem Filtros".
O atual diretor técnico dos chineses do Shanghai Shenhua falou da sua experiência no futebol estrangeiro e nota diferenças. "Todos os países por onde passei acrescentaram algo à minha vida. Houve sempre momentos de superação. Em Espanha senti uma paixão enorme pelo clube e pelo futebol; na Hungria tive de gerir um balneário com jogadores de diferentes nacionalidades e culturas. Já na China, para além de o cargo ser diferente, viver e trabalhar aqui é uma verdadeira experiência de vida - a cultura, a língua, a alimentação - tudo faz deste desafio algo muito exigente".
Vale lembrar que Leonel Pontes já aplicou um castigo a Cristiano Ronaldo e o próprio confessou que foi um momento difícil. "Há uma história dura. Ele teve um momento normal de miúdos, um mau comportamento com um funcionário do Sporting. E nós demos-lhe um castigo. Esse foi um momento que até a mim me custou imenso".
Ao todo, Leonel Pontes dirigiu a equipa principal do Sporting em cinco jogos. Numa primeira ocasião, na temporada 2009/10, o técnico substitui Paulo Bento após uma série de maus resultados. No único jogo em que esteve à frente dos destinos leoninos, empatou, a duas bolas, no terreno do Rio Ave. Na época 2019/2020, Leonel Pontes foi o escolhido para liderar a equipa após o despedimento de Marcel Keizer, assumindo o comando por quatro jogos, não somando qualquer vitória.
Avançado internacional pela seleção portuguesa é uma das grandes figuras do Clube de Alvalade, muito pelo seu registo goleador
04 Fev 2026 | 16:22 |
Quase dois meses depois, Pote voltou à titularidade no Sporting, frente ao Nacional, e marcou aos 73 minutos na vitória com os insulares (2-1), para cimentar o seu lugar na história do Clube, em concreto na lista dos goleadores que já vestiram a Listada verde e branca, ficando ao lado de nomes lendários.
Naquele que foi o seu 220.º jogo oficial pelo emblema que representa desde o verão de 2020, o internacional português chegou ao 93.º golo e igualou, na 18.ª posição do ranking, o neerlandês Bas Dost - avançado que representou o Sporting entre 2016 a 2019. Um marco importante ao qual se pode seguir... Viktor Gyökeres.
O avançado sueco foi autor de 97 tentos em 102 partidas. Pote precisa de mais quatro golos para escalar essa montanha e tem, pelo menos, mais 17 encontros até final da época para o fazer, sendo um cenário realista de alcançar para o atleta de 27 anos.
Daí para a frente a missão dificulta, já que segue-se o violino Travassos, com 125 golos, numa lista com outros 15 ex avançados. Pote é o único médio desta lista. O internacional português também encontra-se na tabela dos 10 melhores marcadores dos leões na Liga dos Campeões.
Na presente temporada desportiva, ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma 22 partidas realizadas. Nos 1.621 minutos disputados, o futebolista já apontou 11 golos e assistiu os companheiros em seis ocasiões.