Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
'Camisola 7' dos verdes e brancos acabará por passar por algumas mudanças por decisão de Rui Borges na partida frente ao Club Brugge
24 Nov 2025 | 12:41 |
O Sporting já tem o substituto de Pote escolhido para o Sporting - Club Brugge: Geovany Quenda. Rui Borges pretende adaptar o 'camisola 7' dos leões na partida da Liga dos Campeões, depois de já ter testado essa possibilidade aquando da sua entrada frente ao Marinhense.
Assim sendo, o internacional sub-21 português deverá ocupar o lado esquerdo do ataque, surgindo como opção natural a Pedro Gonçalves, que ainda está afastado por lesão. Francisco Trincão poderá continuar nas costas de Luis Suárez, enquanto Geny Catamo mantém a titularidade à direita.
Na partida válida para a Taça de Portugal, Quenda entrou apenas ao minuto 67, para o lugar de Alisson Santos. O tempo que esteve em campo mostrou-se mais que suficiente para dar maior dinamismo ao corredor esquerdo, numa altura em que os jogadores do Marinhense já mostravam fadiga.
Desta feita, o craque de apenas 18 anos ainda fez a assistência para fechar o resultado final em 3-0, para o golo do internacional colombiano. Fora esse lance, até ao fim da partida, o extremo foi criando vários lances de entendimento com Suárez - parceria que estará à vista na Liga dos Campeões.
O jovem, de 18 anos, aproveitou a situação e não demorou a fazer um cruzamento milimétrico de pé esquerdo que permitiu a Luis Suárez assinar o 3-0. Até ao final do encontro, o extremo criou outros lances de entendimento com o avançado colombiano, mostrando ao técnico que esta parceria pode funcionar na Liga dos Campeões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 19 partidas dos leões. Nos 1.075 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já quatro golos e sete assistências.
Jovem avançado foi o escolhido por Rui Borges para o onze inicial dos leões na partida diante do Marinhense, para a Taça de Portugal
24 Nov 2025 | 12:06 |
Rodrigo Ribeiro aproveitou a oportunidade dada por Rui Borges no Sporting - Marinhense e, por isso, o treinador dos verdes e brancos terá promovido o avançado em definitivo aos treinos da equipa principal. Enquanto Fotis Ioannis continuar a recuperar de lesão, o jovem será o 'plano B' a Luis Suárez.
Fruto disso mesmo, o próprio plano da estrutura dos leões para o internacional sub-21 por Portugal também terá dado uma volta. Neste momento, a saída em janeiro não é sequer vista como uma possibilidade e os responsáveis do Sporting já terão sinalizado que não irão aceitar qualquer abordagem na janela de transferências de inverno. O objetivo passa por avaliar Rodrigo Ribeiro até ao final da temporada.
Agora, depois de se estrear a titular pela equipa principal do Sporting, o jogador tem consciência de que poderá ser chamado por Rui Borges no decorrer da partida frente ao Club Brugge. O 'camisola 28' dos leões estará no banco de suplentes e poderá mesmo ser lançado na Liga dos Campeões, uma vez que os verdes e brancos apenas contam com Suárez para a posição.
Vale lembrar que, no final da partida diante do Marinhense, Rui Borges teceu vários elogios ao jogador: "Triste só porque o Rodrigo Ribeiro não fez golo. Fez um belíssimo jogo e tive pena que não tenha tido a sorte de marcar, porque merecia estrear-se também nesse capítulo. É um miúdo que tem tido um crescimento enorme e acho que pode jogar como avançado e atrás do avançado. É refinado, um predestinado em termos técnicos, toma boas e diferentes decisões".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva 12 partidas disputadas: oito pela equipa B e duas com o plantel principal. No total, o avançado soma 661 minutos, nos quais marcou quatro golos e fez uma assistência na Liga 2.
Antigo jogador dos verdes e brancos foi titular na partida válida para a 12.ª jornada da Premier League, que não correu da melhor forma para a sua equipa
24 Nov 2025 | 11:15 |
O Arsenal reforçou, no último domingo, 23 de novembro, a sua posição no topo da Premier League, ao vencer o Tottenham, por 4-1, em partida referente à 12.ª jornada da Premier League. João Palhinha - que entrou em recente polémica - foi titular, mas acabou por ser 'humilhado' pelos gunners.
A resistência por parte do Tottenham durou até aos 36 minutos. Mikel Merino encontrou Trossard dentro da área com um passe picado e o belga, beneficiando de um desvio em Van der Ven, inaugurou o marcador para o Arsenal. Pouco depois, aos 41', uma recuperação de bola de Declan Rice permitiu a Eze ampliar a vantagem, num lance em que mostrou grande qualidade técnica dentro da área. João Palhinha hesitou para não cometer penálti e acabou por permitir o remate.
O Arsenal chegou ao intervalo com controlo absoluto da partida, tendo impedido o Tottenham de fazer qualquer remate nos primeiros 45 minutos. O segundo tempo mal tinha começado e Eze voltou a marcar, aumentando para 3-0 logo aos 46 minutos.
A resposta do Tottenham surgiu aos 55 minutos. Palhinha recuperou a bola, que acabou por sobrar para Richarlison. O brasileiro surpreendeu Raya com um chapéu desde antes do meio-campo, convertendo o primeiro remate enquadrado da equipa e mostrando enorme eficácia. Aos 75 minutos, Eze voltou a brilhar. Com uma simples receção deixou Udogie para trás e finalizou com o pé direito, completando o hat-trick.
Nas bancadas, Viktor Gyokeres assistia satisfeito à partida, apesar de estar lesionado e fora das opções. Com várias ausências no plantel, o Arsenal continua líder da Premier League com 29 pontos, três acima do Chelsea, adversário da próxima ronda em Stamford Bridge.
Já o Tottenham desceu para o nono lugar, com 18 pontos. As duas equipas voltam agora atenções para a Liga dos Campeões: o Arsenal recebe o Bayern Munique, enquanto os spurs viajam até França para defrontar o PSG, atual campeão europeu.