Futebol
Há nova data de regresso para os lesionados do Sporting! Rui Borges sem prenda de Natal
29 Nov 2025 | 16:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Presidente do Clube verde e branco tomou decisão acerca do futuro do jogador que o ano passado fez parte do lote dos vencedores da Liga Portugal Betclic
30 Nov 2025 | 03:00 |
O Sporting deve avançar em breve para a renovação de contrato de Mauro Couto. O jovem jogador leonino fez, em 2024/25, a sua estreia pela equipa principal verde e branca, tendo incluído recebido a medalha de campeão nacional, no título que deu o bicampeonato aos leões.
O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Leonino, que os responsáveis do Sporting continuam muito agradados com a evolução de Mauro Couto, e, como tal, querem assegurar que o futuro do jogador passa pelo Clube de Alvalade nos próximos anos.
Sendo assim, o jogador de 20 anos, que tem alinhado pela equipa B do Sporting esta temporada, vai ver o seu contrato revisto, sendo que a parte mais importante desse processo será o prolongamento do vínculo que liga o jogador ao Clube de Alvalade.
Mauro Couto é um dos jovens mais promissores da formação do Sporting. Foi lançado na equipa principal por João Pereira, em 2024/25, tendo disputado duas partidas pelo conjunto sénior verde e branco - um na Liga, e outro na Taça de Portugal, o que lhe confere estatuto de vencedor da dobradinha na época transata.
Este ano, Mauro Couto leva quatro partidas disputadas na Seleção nacional sub-20, e, apesar de ainda não ter jogado na equipa principal - onde até já treinou -, é presença habitual na equipa B dos leões. Já disputou 10 jogos às ordens de João Gião, onde apontou dois golos e fez uma assistência. Tem sido, de resto, uma figura importante na tremenda campanha do conjunto secundário verde e branco.
Elemento que conta com passagem pelo Clube de Alvalade vai ser uma das figuras mais importantes na grande final, que se disputa este sábado
29 Nov 2025 | 16:46 |
A final da Taça dos Libertadores joga-se este sábado, às 21h00, entre Palmeiras e Flamengo. O líder do Verdão, Abel Ferreira, que chegou a alinhar pelo Sporting, quer conquistar a prova continental pela terceira vez na carreira, algo que o deixaria como um dos maiores nomes da competição sul-americana.
Abel Ferreira: "Não me levem a mal, mas uma coisa é o Brasileirão, outra coisa completamente distinta é a Libertadores"
“Queremos, merecemos e podemos!”, foi o mote dado por Abel Ferreira, em conferência de imprensa de antevisão à partida. Esta é a terceira final da Libertadores para o Palmeiras, nos últimos cinco anos, todas elas com o antigo jogador do Sporting ao leme da equipa.
"Amanhã [hoje], do primeiro ao último segundo, vamos dar o nosso melhor para conseguir oferecer mais um título, não só aos adeptos, mas, se me permitem, a nós mesmos por tudo o que aconteceu este ano", atirou, de seguida, Abel Ferreira, lembrando também as dificuldades que a equipa sentiu na reta final do Brasileirão.
Abel Ferreira prosseguiu, destacando a Libertadores das demais competições: "São competições completamente diferentes! Sinceramente, não me levem a mal, mas uma coisa é o Brasileirão, outra coisa completamente distinta é a Libertadores. Estamos a falar de coisas muito diferentes. Apesar de conhecer o adversário, é sempre um jogo único".
Palmeiras e Flamengo encontraram-se na final da Libertadores em 2021, num jogo vencido pelo Verdão de Abel Ferreira. No entanto, o Mengão parece entrar com estatuto de favorito na final, depois de ter vencido os dois confrontos entre as formações este ano. O treinador português, que vai à procura do 11º. título no clube, desvalorizou essas partidas, em busca de subir, pela terceira vez, ao degrau mais alto do futebol sul-americano.
Presidente verde e branco mantém-se muito atento à janela de inverno, mas a prioridade é segurar as peças importantes para o treinador Rui Borges
29 Nov 2025 | 16:39 |
Frederico Varandas já decidiu que Hidemasa Morita é para ficar em Alvalade na próxima janela de transferências. O Sporting já pensa no mercado de inverno, mas mais do que dar reforços a Rui Borges, a Direção verde e branca preocupa-se com o assédio a peças importantes da equipa dos leões.
Relembrar que Hidemasa Morita se encontra no último ano de contrato, sendo que o mercado de inverno seria a última possibilidade para o Sporting realizar um encaixe financeiro com o médio nipónico. No entanto, o jogador é um dos preferidos de Rui Borges, o que altera a situação.
Sendo assim, o Sporting está disposto a segurar Hidemasa Morita a quase todo o custo. Numa altura em que os turcos do Besiktas não escondem o interesse no jogador verde e branco, a Direção leonina terá decidido, segundo avança o jornal A Bola, que apenas vão abdicar do médio caso chegue uma proposta bastante elevada a Alvalade.
A verdade é que Hidemasa Morita está perfeitamente enturmado no grupo do Sporting, bem como na ideia de jogo de Rui Borges. Por isso, o treinador verde e branco vê o médio como uma peça muito importante para a conquista do tricampeonato. Frederico Varandas parece sensível a esta situação, e prefere apostar na capacidade desportiva, ao invés de fazer um encaixe financeiro com o jogador.
"O Morita impressionou-me bastante a jogar contra. Quando trabalhamos com os jogadores, ficamos ainda mais impressionados. Tem inteligência muito acima da média, tomadas de decisão muito boas. Impressionou-me", foram as palavras de Rui Borges sobre o médio internacional pelo Japão, numa das primeiras conferências de imprensa como treinador verde e branco, numa prova de que, como tem afirmado desde o início, o nipónico é um dos seus jogadores preferidos em Alvalade.