Futebol
Nápoles volta à carga por Alisson e apresenta proposta tentadora pelo talismã do Sporting
31 Jan 2026 | 09:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Emblema verde e branco somou quarto encontro consecutivo sem vencer, após o empate com o Braga na ronda anterior da competição
31 Jan 2026 | 12:36 |
A equipa sub-23 do Sporting perdeu frente ao Torreense por 2-1, este sábado, dia 31 de janeiro, em partida a contar para a quinta jornada da Fase de Campeão da Liga Revelação. Os leões somaram o quarto encontro sem vencer, após o empate com o Braga na ronda anterior.
No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os verdes e brancos entraram da pior forma no encontro e viram Ricardo Rei abrir o ativo logo aos 2 minutos. Apesar das tentativas para chegar à igualdade ainda no primeiro tempo, o marcador não se alterou até ao apito para o intervalo.
No regresso dos balneários, o Sporting marcou por Diogo Martins (50') na recarga a um remate de Micael Sanhá. No entanto, aos 66 minutos, Rafael Camacho viu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O Torreense, em superioridade numérica, aproveitou e fez o 2-1 por Mateusz Kowalski (71'). Já no tempo de compensação, Rodrigo Marquês, ex jogador do Clube de Alvalade, viu o vermelho direto por agressão.
Com esta derrota - a 10.ª em 23 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto estão no oitavo e último lugar desta fase com apenas um ponto. Os sub-23 do Sporting voltam a entrar em campo na terça-feira, dia 10 de fevereiro, frente ao Leixões, pelas 15h00, em Matosinhos.
A euipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Miguel Gouveia (Guarda-redes), Daniel Costa, Miguel Alves, Guilherme Silva (C), Rafael Mota, Bento Estrela, Micael Sanhá, Rafael Camacho, Sandro Ferreira, Duarte Tomás e Rayhan Momade.
Remate certeiro de Alisson Santos nos descontos frente ao Athletic Bilbao foi determinante no desfecho da fase de grupos da prova
31 Jan 2026 | 10:35 |
O golo de Alisson Santos nos descontos frente ao Athletic Bilbao foi determinante no desfecho da fase de grupos da Liga dos Campeões e teve impacto direto na classificação de várias equipas. O lance, marcado já aos 90+4 minutos, deixou Toni Kroos surpreendido.
Ao recordar a última jornada, o ex-médio, que venceu seis Champions ao longo da carreira, explicou o cenário vivido nos minutos finais, destacando a imprevisibilidade criada pelos resultados em simultâneo: “Se começas a jornada no 3.º lugar, presumes que vais ficar no top-8”, disse no podcast 'Einfach mal luppen'.
T. Kroos: “A verdade é que foi divertido. Um golo virou tudo de pernas para o ar"
Aos 36 anos, o agora comentador apontou depois de forma clara o momento protagonizado por Alisson - que pode estar de saída - como decisivo: “A verdade é que foi divertido. Um golo virou tudo de pernas para o ar. O golo do Sporting aos 90'+4', em Bilbau, tirou o Real Madrid do top-8.”, referiu.
Toni Kroos descreveu ainda o ambiente vivido nos bancos técnicos nessa fase final da jornada, sublinhando o caos e a emoção do novo formato da competição: “Foi uma loucura, mas muito emocionante. Adorei o formato”. A vitória no País Basco colocou os leões no sétimo lugar da fase de liga.
Nesta temporada, Alisson Santos - avaliado em 4 milhões de euros - realizou 30 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 686 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou três golos e fez duas assistências.
Empréstimo inclui uma opção de compra de 2 milhões de euros, valor que poderá aumentar em mais 500 mil euros mediante o cumprimento de objetivos
31 Jan 2026 | 09:45 |
É negócio fechado. Chris Grombahi vai prosseguir a carreira na Bélgica, depois de Sporting e Club Brugge terem chegado a acordo para o empréstimo do extremo até ao final da temporada. O negócio inclui uma opção de compra de 2 milhões de euros, valor que poderá aumentar em mais 500 mil euros mediante o cumprimento de objetivos.
Com apenas 17 anos, o driblador já teve oportunidade de se estrear pela equipa principal. O jovem atacante foi utilizado no triunfo por 5-1 frente ao Alverca, a contar para a Allianz Cup, partida em que deixou boas indicações e chamou a atenção pela irreverência e qualidade no um-para-um.
No final desse encontro, o treinador Rui Borges não poupou elogios ao jogador de 17 anos, chegando mesmo a apelidá-lo de ‘Geovany Quenda II’, numa clara referência ao potencial e às semelhanças com outro dos jovens talentos emergentes da formação leonina. De resto, o jogador publicou uma mensagem de despedida, mas foi obrigado a apagar a mesma.
No Club Brugge, que terminou a fase de liga da Champions League no 19.º lugar, dará os primeiros passos na equipa B, que compete na 2.ª Liga belga, num contexto pensado para potenciar o seu desenvolvimento competitivo. O Sporting acompanha de perto a evolução do extremo, mantendo aberta a porta para um encaixe futuro caso o jogador confirme as expetativas.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Chris Grombahi soma 17 jogos pela equipa de sub-23 (cinco golos), seis pelos juniores (um golo e uma assistência) e um pela formação A. No total, o extremo disputou 1.596 minutos.
Recorde os golos do Sporting na vitória frente ao Club Brugge (3-0):
Nápoles volta à carga por Alisson e apresenta proposta tentadora pelo talismã do Sporting
31 Jan 2026 | 09:29
Luis Suárez acredita que pode bater recorde de Gyokeres no Sporting: "É um bom desafio"
30 Jan 2026 | 17:40
Craque que passou pelo Sporting sente-se injustiçado: "Merecia ter ganho a Bola de Ouro"
30 Jan 2026 | 16:22