Futebol
Rui Borges surpreende com 'reforço' no início da preparação para o Moreirense - Sporting
18 Fev 2026 | 16:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Equipa do Clube de Alvalade não conseguiu apurar-se para a próxima fase da competição internacional numa partida discutida até ao fim
18 Fev 2026 | 20:50 |
A equipa de futebol feminino do Sporting foi eliminada pelo Hammarby, nas grandes penalidades, esta quarta-feira, dia 18 de fevereiro, depois de ter garantindo o 1-0 no tempo regulamentar. Em partida relativa à segunda mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, a turma verde e branca precisava de vencer por mais de um golo para seguir em frente na competição.
Em Estocolmo, na Suécia, as leoas acabaram por ir mostrando algumas dificuldades no decorrer dos primeiros 45 minutos. As principais situações de perigo pertenceram ao Hammarby e foi graças à à boa prestação de Wellmann, guarda-redes das leoas, que o nulo se manteve.
Com uma grande segunda parte, o Sporting arrecada a vitória de que necessitava e levou a partida a prolongamento. As leoas revelaram-se firmes na sua mentalidade e estratégia e foram premiadas com o golaço de Telma Encarnação, que com um fabuloso remate acrobático (70'). No tempo extra o resultado manteve-se inalterado e a decisão deu-se no castigo máximo. O treinador das leoas trocou de guarda-redes para o momento decisivo, com Julia Wozniak a assumir a responsabilidade. Mackenzie Cherry acabou por desperdiçar para as leoas e fechar a eliminatória (5-4).
Apesar do triunfo nos 90' - a 13.ª em 25 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira despedem-se da UEFA Women's Europa Cup, prova equivalente à Liga Europa, e falham o acesso às meias-finais da competição, passaporte carimbado pelo Hammarby.
O emblema verde e branco vira agora atenções para a 12.ª jornada da Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para domingo, dia 22 de fevereiro, frente ao Valadares Gaia, no reduto do adversário. O duelo será disputado pelas 15h00.
Leões voltam a dar que falar na Champions League depois de um novo estudo internacional destacar vários elementos leoninos entre os mais fortes da prova
18 Fev 2026 | 18:03 |
O Observatório do Futebol (CIES) divulgou um estudo que analisa o desempenho físico dos jogadores das equipas ainda em prova na Liga dos Campeões, destacando três atletas do Sporting entre os mais rápidos da competição. São eles: Iván Fresneda, João Simões e Luis Suárez.
Dividido por cinco setores - centrais, laterais, médios, extremos e pontas de lança -, o relatório apresentado mostra o top-20 de cada posição. Entre os laterais, é Iván Fresneda quem surge em evidência ao ocupar o quinto lugar da lista.
O defesa leonino registou uma velocidade de ponta de 35,08 km/h, ficando apenas atrás de nomes como Achraf Hakimi, líder do ranking com 36,4 km/h. O desempenho do espanhol coloca-o entre os laterais mais rápidos ainda em competição na Champions.
No meio-campo, João Simões também garantiu presença no estudo. O jovem médio aparece na parte final do top-20 da sua posição, com um registo de 32,13 km/h, numa tabela liderada por Archie Gray, do Tottenham, que atingiu 34,82 km/h.
Já no setor ofensivo, Luis Suárez - que já tem preço de venda definido - figura como o sétimo avançado mais rápido da prova, graças a uma marca de 33,92 km/h. O topo desta categoria pertence a Kylian Mbappé, do Real Madrid, que lidera com 35,67 km/h, confirmando o elevado nível competitivo do ranking.
Antigo defesa brasileiro do Clube de Alvalade agradeceu aos leões pela mensagem de felicitações pelo seu 31.º aniversário
18 Fev 2026 | 17:15 |
Poucos dias depois de ter sido oficializado como reforço do CSKA Moscovo, o agora ex-leão Matheus Reis celebrou o seu 31.º aniversário. E na hora de agradecer as mensagens que recebeu, não esqueceu o seu antigo Clube, o Sporting.
Os verdes e brancos, através da sua conta oficial de Instagram, parabenizaram o defesa brasileiro, lembrando que foi "bicampeão nacional pelos leões". E este prometeu um reencontro no Marquês de Pombal, numa clara demonstração de confiança de que Rui Borges e companhia vão conquistar o tricampeonato.
"Obrigado Família!! Vemo-nos no final de Maio no Marquês. Que Deus abençoe sempre este clube e todos os adeptos!!", escreveu Matheus Reis numa publicação que há três horas já contava com mais de 14 mil gostos e cerca de 350 comentários.
Recordar que o atleta brasileiro deixou uma mensagem forte antes da sua despedida de Alvalade. "O Sporting foi o auge da minha carreira até agora. O Clube onde mais joguei, onde tive mais títulos. Consegui fazer a minha história na Liga dos Campeões. O Sporting para mim é tudo", afirmou.
Matheus Reis realizou 222 partidas pelos leões, ao longo das quais marcou três golos e fez 11 assistências. Ao longo desse período (2021-2026), o defesa contribuiu para a conquista de três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça de Portugal.
Confira a publicação:
Rui Borges surpreende com 'reforço' no início da preparação para o Moreirense - Sporting
18 Fev 2026 | 16:08
Glória do Manchester United quer ver Bruno Fernandes e Cole Palmer juntos
18 Fev 2026 | 15:14
Pinotes Batista critica fortemente José Mourinho e lembra 'bicadas' ao Sporting
18 Fev 2026 | 13:16