Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Lateral emprestado ao Moreirense voltará aos leões na próxima temporada, obrigando Rui Borges a reconsiderar as suas opções
21 Fev 2026 | 03:00 |
A reintegração de Diogo Travassos causará mexidas profundas na ala direita do Sporting. Segundo apurou este Jornal, num Exclusivo Leonino, o regresso garantido da promessa leonina empurrará Iván Fresneda ou Georgios Vagiannidis para fora de Alvalade, criando um cenário inevitável no próximo mercado. As decisões estruturais estão tomadas pelos responsáveis leoninos.
Atualmente, o defesa encontra-se cedido ao Moreirense durante esta temporada desportiva. No entanto, integrará as escolhas de Rui Borges na época seguinte. Assim sendo, um dos atuais laterais direitos acabará dispensado devido à óbvia falta de espaço nas opções técnicas disponíveis.
Iván Fresneda possui, por esta altura, algum mercado internacional, fator que poderá ser facilitador numa eventual transferência definitiva do Sporting. O jovem tem sido acompanhado atentamente por alguns emblemas espanhóis e italianos. Perante tal cenário, prevê-se que surjam propostas concretas durante a janela estival, permitindo à administração presidida por Frederico Varandas lucrar.
No que toca a Georgios Vagiannidis, o internacional grego aterrou em Alvalade durante o último defeso. Contudo, ainda não assumiu estatuto indiscutível sob comando de Rui Borges. Sendo normalmente preterido pelo ex-Valladolid, continua sem convencer totalmente, tornando a sua posição muito frágil na atual hierarquia do plantel.
Vale lembrar que o Sporting renovou o contrato de Diogo Travassos contrato até 2030, fixando uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, sinal claro da confiança da estrutura no potencial de um jogador que continua a crescer e a justificar a aposta.
Treinador do Moreirense fez antevisão ao encontro diante do Clube de Alvalade, respetivo à 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic
20 Fev 2026 | 17:53 |
O treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, considerou que o jogo com o Sporting, no sábado, da 23.ª jornada da Primeira Liga, será um grande desafio e acredita que a equipa mostrará coragem para travar o emblema leonino.
V. B. Costa: "Não é invencível"
"É um adversário muito forte, mas não é invencível. Não acredito em equipas invencíveis. Será um grande desafio e temos de ter muita maturidade tática, muita disponibilidade mental e coragem", afirmou, em conferência de imprensa.
O treinador minhoto alertou ainda para a dimensão ofensiva dos leões. "Não é à toa que têm melhor ataque da prova. E mesmo que não tenham dez ou 12 oportunidades claras de golo como antes, conseguem ter cinco ou seis. É um adversário fortíssimo", sublinhou.
V. B. Costa: "Acho que fomos competitivos"
Apesar das derrotas frente aos "grandes" na primeira volta, Vasco Botelho da Costa entende que a equipa tem evoluído. "Acho que fomos competitivos nesses jogos contra os "grandes", mas grande parte dessas partidas ficaram desbloqueados por erros nossos infantis e que espero não se voltem a repetir", assumiu.
Vale lembrar que Pote está fora das opções de Rui Borges, por castigo, mas o treinador tem à sua disposição Geny Catamo. O extremo internacional moçambicano entra nas opções para o duelo entre Sporting e Moreirense, que se disputa este sábado, 21 de fevereiro.
Dado a ausência por castigo, técnico do Clube de Alvalade vai ser obrigado a fazer alterações para o encontro frente ao Moreirense
20 Fev 2026 | 16:54 |
Pote está fora das opções de Rui Borges, por castigo, mas o treinador tem à sua disposição Geny Catamo. O extremo internacional moçambicano entra nas opções para o duelo entre Sporting e Moreirense, que se disputa este sábado, 21 de fevereiro.
A caminho da melhor época nos leões, Geny Catamo foi suplente no jogo contra o Famalicão, mas é praticamente um dado adquirido que será titular amanhã, em Moreira de Cónegos, contra o Moreirense. O extremo terá renovado contrato com o Sporting até 2029 .
O extremo moçambicano recupera assim a titularidade e deverá surgir no corredor direito, atirando Luís Guilherme para o lado contrário. A ausência de Geny Catamo contra o Famalicão teve a ver com a gestão da sua condição física, uma vez que o jogador apresentou queixas após o embate contra o Porto.
O departamento clínico dos leões suspeitava que a situação fosse mais delicada, apontando para um prazo de recuperação na ordem das duas a quatro semanas. No entanto, o pior cenário não se verificou e Geny Catamo acabou mesmo por ir para o banco de suplentes frente à equipa minhota e só participou na partida porque os leões demoraram a encontrar a chave para o triunfo, carimbado aos 82 minutos por Daniel Bragança.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 28 partidas. Nos 1.648 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.