Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges visado por tática no Sporting - Estoril: "Tantas lesões e sem tempo para treinar..."

Técnico verde e branco conseguiu alcançar a segunda vitória consecutiva com os leões, pela primeira vez, contra o conjunto estorilista

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Mar 2025 | 20:52 |

Icon Comentário0

O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.


Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.


O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.


Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."

Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.



Futebol

Zeno Debast brilha fora dos relvados e emociona adeptos do Sporting com gesto

Internacional belga, que esteve a recuperar da sua lesão, aproveitou a paragem forçada para protagonizar uma dupla ação de solidariedade

Zeno Debast fez uma a visita solidária à Casa de Santo António e a Associação Animais sem Fronteiras, onde o central do Sporting distribuiu sorrisos e presentes
Zeno Debast fez uma a visita solidária à Casa de Santo António e a Associação Animais sem Fronteiras, onde o central do Sporting distribuiu sorrisos e presentes

15 Jan 2026 | 17:39 |

Icon Comentário0

Zeno Debast na sua reta final da sua recuperação decidiu dedicar o seu tempo a quem mais precisa. O central do Sporting protagonizou uma emocionante dupla ação de solidariedade, visitando a Casa de Santo António — instituição que acolhe jovens mães — e a Associação Animais Sem Fronteiras. O jovem defesa de 22 anos não se limitou à entrega de presentes, fazendo questão de partilhar momentos de alegria com todos os presentes.


"É um gosto ajudar as pessoas"


"É fantástico estar aqui. A minha mãe trabalhou neste tipo de ambientes e por isso, desde pequeno, sempre estive rodeado por estas iniciativas. É um gosto ajudar as pessoas e rir com elas", confessou o jogador, visivelmente emocionado com o impacto das visitas.


Para Debast, o papel de um jogador de futebol deve ir muito além do que acontece dentro das quatro linhas. O camisola 6 dos leões sublinhou que a presença física e o apoio emocional superam qualquer valor material nestas situações. "O dinheiro e os presentes não são o mais importante, é preciso mostrar que é possível apoiar estas pessoas, e é o que estou a fazer aqui. Gosto de ver esta gente e os animais felizes", reiterou o central, que estava lesionado desde outubro.

Através das suas redes sociais, o atleta reforçou o apelo à solidariedade, desafiando os seguidores e adeptos do Sporting a seguirem o seu exemplo e a contribuírem para instituições locais. Esta faceta humanitária de Debast tem sido muito elogiada pela massa associativa, reforçando o seu estatuto de figura querida no plantel liderado por Rui Borges, que confirmou a disponibilidade do central para o jogo de amanhã, sexta-feira, dia 16, frente ao Casa Pia. O encontro começa às 20h15, no Estádio José Alvalade.


O internacional pelos "diabos vermelhos" - avaliado em 30 milhões de euros - até a sua paragem forçada, somou 855 minutos dentro de campo, divididos em 13 jogos.


Futebol

Sorteio da Taça de Portugal impede Sporting - Porto na final, mas…

No sorteio realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras, os leões ficaram a saber quem podem defrontar na próxima fase da prova rainha

Porto pode ser adversário do Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal, evitando um Clássico no Estádio Nacional do Jamor
Porto pode ser adversário do Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal, evitando um Clássico no Estádio Nacional do Jamor

15 Jan 2026 | 17:20 |

Icon Comentário0

O Porto poderá ser o adversário do Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal. O sorteio, que decorreu na Cidade do Futebol, calhou os dragões à turma de Alvalade, no caso de o Sporting eliminar o AVS nos quartos da prova. Caso tal se suceda, a primeira mão pode decorrer no Estádio José Alvalade a 3 a 5 Março, e a segunda mão no Estádio do Dragão, a 21 a 23 de Abril.


O sorteio ditou também o encontro entre Fafe e Torrense nas meias da prova rainha, significando que uma equipa que não disputa a primeira divisão nacional irá estar na grande final do Jamor, algo que não acontecia desde 2010.


Vale lembrar que a partida dos quartos de final frente ao AVS foi adiada para fevereiro, após um pedido formal dos leões aceite pelas FPF. O principal motivo prende-se com o elevado número de baixas que assola o plantel de Alvalade, permitindo assim ganhar tempo para recuperar peças fundamentais como Pote, Quenda e Ioannidis. Paralelamente, a transmissão televisiva surge como o outro fator determinante, com ambos os clubes a negociar com a Federação Portuguesa de Futebol e as operadoras (RTP ou SportTV) a data definitiva do encontro.


O percurso da equipa treinada por Rui Borges na prova rainha começou com um triunfo suado frente ao Paços de Ferreira, por 3-2, na terceira eliminatória. Seguiu-se uma vitória tranquila em Alvalade perante o Marinhense (3-0) e, já nos oitavos de final, os leões garantiram o apuramento com contornos dramáticos, ao eliminarem o Santa Clara por 3-2 após prolongamento.

O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.



Futebol

Treinador deixa alerta a Rui Borges no Sporting: "Trabalho fantástico, mas..."

De regresso ao futebol português, técnico revelou o plano para surpreender o bicampeão e lançou um aviso direto ao timoneiro dos leões

Álvaro Pacheco e Rui Borges reencontram-se no duelo entre Sporting e Casa Pia, num embate que marca o arranque da segunda volta da Liga
Álvaro Pacheco e Rui Borges reencontram-se no duelo entre Sporting e Casa Pia, num embate que marca o arranque da segunda volta da Liga

15 Jan 2026 | 16:42 |

Icon Comentário0

Álvaro Pacheco está de regresso ao futebol português e a estreia não poderia ser mais exigente, com uma deslocação ao reduto do Sporting. Na antevisão ao encontro que abre a segunda volta da Liga Portugal, o técnico do Casa Pia assumiu que o duelo em Alvalade é a oportunidade ideal para a equipa demonstrar a sua nova identidade. O treinador sublinhou que, apesar do favoritismo teórico dos leões, o grupo está motivado para dar uma resposta firme e procurar a tranquilidade na tabela classificativa.


"Um trabalho fantástico, mas..."


"Vamos encontrar uma boa equipa, com uma grande variabilidade de jogo e que tem vindo a crescer. Acho que o Rui Borges tem vindo a fazer um trabalho fantástico, mas a minha concentração é na minha equipa, é aí que gasto energias", afirmou o técnico casapiano, desvalorizando as ausências no plantel leonino.


O treinador dos gansos acredita que a equipa pode crescer rapidamente através de testes de resiliência como o que enfrentará em Alvalade. Para Pacheco, o entusiasmo demonstrado pelos jogadores durante a semana de trabalho é o ponto de partida para tentar o sucesso frente ao bicampeão. "A forma como têm treinado e acreditado deixa-me satisfeito porque sinto que temos um grupo ambicioso com uma grande vontade de vencer e a querer dar um grito de revolta", vincou o técnico na conferência de imprensa.

"Nunca podemos perda vontade de..."


 "Sei que vai haver muitas dúvidas, mas nunca podemos perder a vontade de querer vencer, de querer ser melhores e amanhã temos uma oportunidade", concluiu o treinador, lançando o mote para o arranque da 18.ª jornada. Rafael Nel e Zeno Debast são as grandes novidades para a turma de Alvalade.

O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rodrigo Ribeiro deixa 'boca' após deixar o Sporting: "Vou para um clube que..."
Futebol

Rodrigo Ribeiro deixa 'boca' após deixar o Sporting: "Vou para um clube que..."

15 Jan 2026 | 15:45

Icon Comentário0
Estrela do PSG pode falhar jogo com o Sporting da Liga dos Campeões
Futebol

Estrela do PSG pode falhar jogo com o Sporting da Liga dos Campeões

15 Jan 2026 | 15:16

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! Faye permanece em Espanha e é visto nas instalações do Granada
Futebol

Atenção, Sporting! Faye permanece em Espanha e é visto nas instalações do Granada

15 Jan 2026 | 14:48

Icon Comentário0