Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges visado por tática no Sporting - Estoril: "Tantas lesões e sem tempo para treinar..."

Técnico verde e branco conseguiu alcançar a segunda vitória consecutiva com os leões, pela primeira vez, contra o conjunto estorilista

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Mar 2025 | 20:52 |

Icon Comentário0

O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.


Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.


O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.


Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."

Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.



Futebol

Luís Nédio analisa reforço do Sporting: "É preciso ter paciência"

Chegada de uma das novidades do plantel leonino está a gerar enorme expetativa, mas há quem peça calma antes de tirar conclusões em Alvalade

Luis Nédio, mental coach com passagem no Chelsea, afirma que Jesse Derry tem um "potencial enorme" mas que o Sporting terá de ter um "pouco de paciência"
Luis Nédio, mental coach com passagem no Chelsea, afirma que Jesse Derry tem um "potencial enorme" mas que o Sporting terá de ter um "pouco de paciência"

10 Jul 2026 | 17:32 |

Icon Comentário0

chegada de Jesse Derry ao Sporting continua a dar que falar e, desta vez, foi Luís Nédio quem deixou uma análise detalhada sobre o mais recente reforço dos leões. O treinador português, que nas últimas duas temporadas esteve ligado ao Chelsea como mental coach, conhece bem o jovem inglês e acredita que Alvalade pode ser um passo importante na sua evolução.


L. Nédio: "Tem faro de golo"


"É um bom miúdo, com um potencial enorme. Muito forte no um-para-um e em terceira fase ofensiva. Cria desequilíbrios e tem faro de golo. É bastante positivo e tem muita confiança em si próprio", afirmou, em entrevista exclusiva ao jornal Record.


Apesar do entusiasmo em torno da contratação, o treinador fez questão de deixar um alerta aos adeptos leoninos. "Também é muito novo e, apesar de estar no Chelsea, chegar ao Sporting e jogar na equipa principal requer muita responsabilidade. É preciso haver um pouco de paciência, pois o Jesse ainda está em formação", explicou.

L. Nédio: "Tem potencial"


Ainda assim, Luís Nédio acredita que o jovem pode tornar-se uma mais-valia para os verdes e brancos. "Mas tem potencial e pode acrescentar!", garantiu o técnico, mostrando total confiança nas capacidades do jogador que chega a Alvalade proveniente do emblema londrino.

Jesse Derry já manifestou publicamente a felicidade por representar o Sporting e inicia agora uma nova etapa na carreira. Em Alvalade, a expectativa é elevada, mas as palavras de Luís Nédio deixam claro que o talento existe e que o segredo poderá estar na forma como o Clube gerir o crescimento de uma das promessas mais interessantes a chegar ao plantel leonino neste mercado de verão.


Futebol

Clube inglês 'recusa' Hjulmand, mas médio do Sporting já assinou pelo Atlético de Madrid

Médio dinamarquês deixa leões após três temporadas de grande destaque em Alvalade e prepara-se para iniciar uma nova etapa

Morten Hjulmand já assinou contrato com o Atlético Madrid; Oficialização da saída do Sporting deverá acontecer em breve
Morten Hjulmand já assinou contrato com o Atlético Madrid; Oficialização da saída do Sporting deverá acontecer em breve

10 Jul 2026 | 17:29 |

Icon Comentário0

Morten Hjulmand já assinou contrato com o Atlético Madrid e a oficialização da transferência deverá acontecer em breve. O médio dinamarquês deixa o Sporting após três temporadas de grande destaque em Alvalade e prepara-se para iniciar uma nova etapa sob o comando de Diego Simeone.


Segundo Fabrizio Romano, o acordo entre Sporting e Atlético Madrid está fechado e permitirá aos leões encaixar 40 milhões de euros fixos pelo jogador, aos quais poderão acrescer mais 5 milhões mediante o cumprimento de objetivos. O internacional dinamarquês rubricou um vínculo válido por cinco temporadas.


Nas últimas horas surgiram rumores de uma possível investida de última hora do Chelsea pelo médio, mas essa possibilidade acabou por ser afastada. Segundo o jornalista Ben Jacobs, os blues não apresentaram qualquer proposta.


O Atlético Madrid foi, assim, o destino escolhido pelo jogador, que deverá juntar-se em breve aos trabalhos de pré-temporada. O treinador argentino vê no capitão do Sporting uma peça importante para reforçar o meio-campo da equipa espanhola.

Morten Hjulmand deixa Alvalade depois de uma passagem marcada pela liderança e pelo rendimento desportivo. Contratado ao Lecce em 2023, o médio assumiu rapidamente um papel fundamental na equipa leonina, chegando mesmo a ser nomeado capitão e tornando-se uma das figuras mais importantes do plantel.


Veja a publicação:


Futebol

Reforço acabou de chegar ao Sporting, mas Vítor Gazimba antevê saída: "É jogador de clube grande"

Rápida adaptação do novo jogador não surpreende técnico, que prevê que o mesmo vá ficar pouco tempo no emblema verde e branco

Rápida adaptação de Silas Andersen ao Sporting não surpreende Vítor Gazimba, treinador-adjunto do Hacken
Rápida adaptação de Silas Andersen ao Sporting não surpreende Vítor Gazimba, treinador-adjunto do Hacken

10 Jul 2026 | 16:57 |

Icon Comentário0

Silas Andersen deixou boas indicações no primeiro jogo de preparação do Sporting ao marcar um dos golos da vitória frente ao Torreense (2-0). A rápida adaptação do médio dinamarquês não surpreende Vítor Gazimba, treinador-adjunto do Hacken, e antevê que o mesmo vá ficar pouco tempo em Portugal.


O técnico português recordou a contratação do médio e explicou que o potencial do jogador era evidente desde o primeiro momento: “O Silas foi a nossa primeira contratação. Estávamos à procura de um médio e a avaliar várias opções. Ele não estava a jogar regularmente na Holanda, o que dificultava um pouco as observações. Mas acabámos por optar por ele, pois, apesar de ser um jogador muito jovem, vimos que havia ali muito potencial. Potencial que poderíamos valorizar, como, aliás, aconteceu neste ano e meio. Vimos potencial, acreditámos nele, ele não nos desapontou, valorizámo-lo”, disse, ao jornal 'Record'.


Gazimba acredita que o Sporting contratou um jogador preparado para responder à exigência de um grande clube: “Tem personalidade de jogador de clube grande, que aparece, sobretudo, nos jogos mais exigentes. Em maio, com o estádio contra ele, não tremeu, assumiu o jogo e foi o melhor em campo, além de ter marcado o penálti decisivo”, recordou, referindo-se à final da Taça da Suécia.


Vítor Gazimba: "O Sporting não será um ponto de chegada na carreira do Silas"

Além do mais, elogiou ainda a postura do médio no dia a dia: “Estou convicto de que o Sporting acertou naquilo que procurava. No trabalho diário, estar com Silas Andersen é um gosto. Apesar de ser jovem, tem consciência do seu potencial e trabalha sempre para o melhorar. Acredito que, num clube como o Sporting poderá potenciar ainda mais as suas capacidades. O Sporting não será um ponto de chegada na carreira do Silas. Vai conseguir retribuir o investimento que foi feito nele, com exibições e, mais tarde, com uma transferência. Tem todas as condições para continuar a evoluir”.


Vítor Gazimba destacou a versatilidade e a capacidade de resposta perante os maiores desafios: “Pela sua entrega ao treino, é o tipo de jogador de que qualquer treinador gosta. Relaciona-se bem no balneário, dá uma atmosfera competitiva positiva aos treinos. Começando a época ou não como titular, o Silas vai terminá-la em posição de destaque, pois melhora com a pressão, que é uma característica importante em jogadores de clube grande. Contra o Rayo Vallecano fez um jogo soberbo. É difícil? Ele aparece. Sempre que o momento foi grande, o Silas deu um passo em frente”.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Médio que foi capitão no Sporting não convence Farioli e está de saída do Porto
Futebol

Médio que foi capitão no Sporting não convence Farioli e está de saída do Porto

10 Jul 2026 | 15:31

Icon Comentário0
Vai ser oficial! Médio que Sporting queria para o meio-campo reforça Fiorentina por 30M
Futebol

Vai ser oficial! Médio que Sporting queria para o meio-campo reforça Fiorentina por 30M

10 Jul 2026 | 15:02

Icon Comentário0
Oficial! Paulino chega a acordo com o Sporting
Futebol

Oficial! Paulino chega a acordo com o Sporting

10 Jul 2026 | 14:37

Icon Comentário0