Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges visado por tática no Sporting - Estoril: "Tantas lesões e sem tempo para treinar..."

Técnico verde e branco conseguiu alcançar a segunda vitória consecutiva com os leões, pela primeira vez, contra o conjunto estorilista

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Mar 2025 | 20:52 |

Icon Comentário0

O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.


Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.


O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.


Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."

Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.



Futebol

Sporting sai da zona de descida e Frederico Varandas respira de alívio

Turma verde e branca regressou às vitórias esta quarta-feira, 17 de dezembro, depois de uma série negativa de três partidas sem vencer

Equipa de juniores do Sporting venceu o Tondela nesta quarta-feira, 17 de dezembro, por 2-0, em partida da 15.ª jornada
Equipa de juniores do Sporting venceu o Tondela nesta quarta-feira, 17 de dezembro, por 2-0, em partida da 15.ª jornada

17 Dez 2025 | 16:55 |

Icon Comentário0

A equipa de juniores do Sporting venceu o Tondela, por 2-0, esta quarta-feira, dia 17 de dezembro. Em duelo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes e brancos voltaram assim aos triunfos e conseguiram sair da zona de despromoção, depois de dois empates e uma derrota nos últimos três encontros.


Os primeiros 45 minutos na deslocação a Tondela foram mornos, com as duas equipas sem conseguirem encontrar o caminho da baliza adversária. Apesar do ligeiro ascendente do Sporting, os leões não foram capazes de concretizar as suas oportunidades.


No regresso dos balneários, o Sporting colocou em campo a sua qualidade e conseguiu chegar à vantagem logo aos 53 minutos de jogo, por Miguel Almeida. Logo de seguida, os verdes e brancos voltaram a marcar, aos 70', e fecharam o resultado, com um bis na conta do jogador leonina.


Com esta vitória - a décima em 21 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de José João Gomes estão no terceiro lugar da tabela, com 25 pontos. O Benfica é líder (30), enquanto o União de Leiria é terceiro com 27 (mais um jogo). O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no domingo, dia 21 de dezembro, diante do Santa Clara, às 11h00, na Academia Cristiano Ronaldo.

Onze inicial apresentado na partida pelo emblema verde e branco: Alexandre Tverdohlebov, Rodrigo Cabrito, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Daniel Lopes, Paulo Simão, Sandro Gamboa, Miguel Almeida, Frederico Gomes, Simão Soares e José Mendes.



Futebol

Diamantino Miranda acusa Frederico Varandas de ser arrogante no Sporting

Ex futebolista do Benfica e atual comentador desportivo abordou o recente discurso do Presidente dos verdes e brancos, mas não da forma mais positiva

Diamantino Miranda acusou Frederico Varandas de uma "pequenina arrogância", depois deste se ter recandidatado à presidência do Sporting
Diamantino Miranda acusou Frederico Varandas de uma "pequenina arrogância", depois deste se ter recandidatado à presidência do Sporting

17 Dez 2025 | 15:13 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas anunciou, na última segunda-feira, 15 de dezembro, que se irá recandidatar à presidência do Sporting. Quem comentou o recente discurso do líder dos verdes e brancos foi Diamantino Miranda. O ex futebolista do Benfica falou em "arrogância" do dirigente dos leões.


Diamantino Miranda: "Frederico Varandas? Nota-se uma pequenina arrogância"


"Quando digo que se nota uma pequenina arrogância, é de não pensar que, este ano, no campeonato, já vai a cinco pontos do Porto. Falar em factos passados, do ano passado e no anterior em que ganhou, são factos. Pode ter mais ego, ou menos ego, porque se não for ele a ficar satisfeito com o trabalho que fez no Sporting nestes últimos anos, ninguém fica", começou por dizer, em declarações à CMTV.


De seguida, Diamantino Miranda voltou a abordar as declarações de Varandas e compará-lo a André Villas-Boas: "O futebol é momento. Se o Sporting ficar em terceiro ou em quarto lugar este ano… ele [Frederico Varandas] tem toda a razão em falar daquilo que já se passou e tem vaidade naquilo que fez. E volto a dizer, um dos grandes elogios que faço a Varandas, e também o fiz a Villas-Boas, foi de eu pensar, com as decisões sobre as claques, que traziam algo de novo ao futebol, mas isso não se tem passado".

Para chegar a esta parte da prova rainha, o Sporting já eliminou o Paços de Ferreira, por 3-2 (após prolongamento) e, na ronda mais recente, o Marinhense, em partida disputada no Estádio José Alvalade, a quem os leões venceram sem dificuldades, por 3-0.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 18h45, em reduto adversário, nos Açores.


Futebol

De Frederico Varandas à história do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges antes da Taça de Portugal

Técnico dos verdes e brancos realizou, nesta quarta-feira, 17 de dezembro, a antevisão à partida diante do Santa Clara, para a prova rainha

Confira todas as declarações de Rui Borges na antevisão à partida diante do Santa Clara, para a Taça de Portugal
Confira todas as declarações de Rui Borges na antevisão à partida diante do Santa Clara, para a Taça de Portugal

17 Dez 2025 | 13:05 |

Icon Comentário0

Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Santa Clara - Sporting, esta quarta-feira, dia 17 de dezembro. O encontro está marcado para a próxima quinta-feira, às 18h45, no Estádio de São Miguel. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.


Ilações do último Santa Clara - Sporting


"É uma prova diferente. A energia vai ser diferente de parte a parte. De resto, é sempre um campo dificil. Uma equipa que tem 6 golos sofridos para o campeonato. Das equipas que menos deixa o adversário chutar, muito competitiva, intensa, agressiva. Espera-nos uma dificuldade dentro do jogo do campeonato. Uma equipa organizada, bom treinador, motivada".


Recandidatura de Frederico Varandas

"É uma boa notícia para o Sporting. Os anos do presidente falam por si. De resto é focar-me no trabalho. Acredito que o universo Sporting ficou feliz com a notícia".


Alterações no onze

"Motivação extra é saber que nos quartos de final joga em casa, algo que motiva qualquer equipa. As lesões e a cara... é a mesma cara. Temos demonstrado qualidade. A equipa está ligada e sabe o que vai encontrar, as qualidades do adversário..., temos que estar preparados. A parte competitiva tem que lá estar, a atitude também. Nada me preocupa, é sinal que a equipa está ligada. É natural haver uma ou outra opção diferente, até pelas baixas que temos. Era cínico dizer que não ia haver uma ou outra alteração... Vai ter que haver. Confortável com isso".

Hjulmand de regresso

"As oportunidades não se trata da competição, mas do momento, da estratégia, da observação do adversário. Não tem a ver com a Taça. Somos detentores do título e queremos muito continuar com ele. Vamos fazer de tudo para seguir em frente. Indepentemente do Felicíssimo ou do Simões, eles treinam e estão à espera de uma oportunidade. Faz parte. O Hjulmand está para jogo. Acho que ainda não está a 100 por cento, mas tem treinado bem".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Pilar do Sporting aborda situação de Ioannidis: "Não está no seu melhor momento"
Futebol

Pilar do Sporting aborda situação de Ioannidis: "Não está no seu melhor momento"

17 Dez 2025 | 12:57

Icon Comentário0
Antes da Taça de Portugal, Rui Borges responde à letra a José Mourinho
Futebol

Antes da Taça de Portugal, Rui Borges responde à letra a José Mourinho

17 Dez 2025 | 12:51

Icon Comentário0
Rui Borges reage à recandidatura de Frederico Varandas: "O universo Sporting..."
Futebol

Rui Borges reage à recandidatura de Frederico Varandas: "O universo Sporting..."

17 Dez 2025 | 12:42

Icon Comentário0