Futebol
Sporting fecha acordo: Já há detalhes sobre o empréstimo de Rodrigo Ribeiro
14 Jan 2026 | 15:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Presidente dos verdes e brancos está ciente da atual desconfiança em torno do treinador dos leões, fruto dos recentes resultados
15 Jan 2026 | 03:00 |
A Direção do Sporting mantém total confiança em Rui Borges, apesar dos resultados recentes, sabe o Leonino. Frederico Varandas acredita que alcançar o tricampeonato é uma meta realista. Por isso, não equaciona fazer alterações no comando da equipa técnica nesta fase decisiva da temporada.
Segundo apurou o nosso Jornal, o Presidente dos leões já fez questão de transmitir pessoalmente esta mensagem de segurança ao seu técnico. Frederico Varandas garantiu a Rui Borges que o lugar permanece seguro, reforçando a união existente entre estrutura e balneário. O objetivo passa por atacar a segunda metade da época com a máxima estabilidade interna.
Nem mesmo o despedimento de Ruben Amorim do Manchester United alterou o planeamento traçado pela administração da SAD. Pelo contrário, existe a forte possibilidade de avançar para a renovação do vínculo com o atual timoneiro. Esta postura demonstra que o projeto desportivo verde e branco continua sólido e muito focado.
Desde que assumiu o leme do Sporting, Rui Borges apresenta um registo globalmente positivo. Nos 58 encontros oficiais realizados até agora, o técnico somou 38 vitórias, 13 empates e apenas sete derrotas. Estes números sustentam a aposta continuada da Direção nas suas capacidades para liderar o grupo.
O Sporting, atual segundo classificado da Liga Portugal Betclic com 42 pontos, volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, 16 de janeiro. O duelo frente ao Casa Pia, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, tem apito inicial marcado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.
Penúltima sessão antes do duelo de sexta-feira ficou marcada não só por algumas novidades e constrangimentos, mas principalmente pela ausência do avançado
14 Jan 2026 | 17:50 |
O Sporting realizou esta quarta-feira mais um treino de preparação para a receção ao Casa Pia, marcada para sexta-feira, mas o grande destaque da sessão matinal foi a ausência de Rodrigo Ribeiro, revela o jornal Record. O jovem avançado, que vinha a integrar os trabalhos da equipa principal, já não marcou presença na Academia.
O ponta de lança encontra-se em solo alemão para formalizar a sua transferência, por empréstimo, para o Augsburgo, emblema que compete na Bundesliga. A saída do internacional jovem português desfalca assim ainda mais o Sporting, uma vez que Rui Borges só conta com Luis Suárez como avançado, depois da lesão de Fotis Ioannidis.
Perante esta baixa, o treinador leonino optou por recorrer à equipa B para compor o grupo de trabalho. Três jovens atletas foram chamados à ala profissional da Academia, integrando o treino da equipa principal e aproveitando a oportunidade para se mostrarem num contexto mais exigente.
No que toca aos restantes constrangimentos, Diomande realizou apenas trabalho de ginásio, numa gestão física após o regresso recente da Taça das Nações Africanas. Já no boletim clínico permanecem Debast, Ioannidis, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Mangas, Quenda, Pote e Blopa, todos ainda entregues ao departamento médico. No entanto, há uma nota positiva a registar: o belga já voltou a trabalhar no relvado, embora de forma condicionada e à parte do restante grupo.
O Sporting volta a treinar esta quinta-feira de manhã, à porta fechada, antes da conferência de imprensa de antevisão de Rui Borges, agendada para as 12h30, em Alcochete. Recorde-se que o conjunto verde e branco receberá o Casa Pia em Alvalade, no dia 16 de janeiro, pelas 20h15, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Atleta proveniente do emblema londrino não correspondeu às expectativas em Alvalade e está de saída dos verdes e brancos
14 Jan 2026 | 16:57 |
Oficial: Ria Bose, de 19 anos, está de saída do Sporting. A jovem lateral inglesa já foi anunciada como reforço do West Ham United, colocando um ponto final numa passagem curta e pouco marcante por Alvalade. Os leões também fizeram as suas despedidas através das redes sociais.
A jogadora transfere-se para o emblema londrino, tendo assinado um contrato válido por dois anos e meio. O anúncio foi feito através de um comunicado oficial do clube inglês, confirmando aquilo que já vinha sendo trabalhado internamente pelos responsáveis verdes e brancos ao longo dos últimos meses, tal como o Leonino avançou, em Exclusivo.
Ria Bose chegou ao Sporting no verão de 2024, depois de ter passado pelas academias do Brighton & Hove Albion e do Chelsea, clubes reconhecidos pela forte aposta na formação. A defesa fez a sua estreia sénior em outubro de 2024, mas nunca conseguiu afirmar-se de forma consistente na equipa principal leonina.
Apesar do contexto de adaptação a um novo país e campeonato, o rendimento da jogadora ficou aquém das expectativas criadas aquando da sua contratação. Na primeira época, teve utilização residual e, em 2025/26, não somou qualquer minuto oficial, sendo suplente não utilizada em várias ocasiões, cenário que acabou por ditar a decisão final.
No plano internacional, Ria Bose conta ainda com um currículo relevante nos escalões jovens de Inglaterra, tendo representado a seleção até ao nível sub-20. Ainda assim, a estrutura do futebol feminino do Sporting entendeu que a evolução da atleta não justificava a continuidade, encerrando um ciclo que não correspondeu ao investimento e às expectativas iniciais.
Confira o vídeo de apresentação no West Ham:
Sporting fecha acordo: Já há detalhes sobre o empréstimo de Rodrigo Ribeiro
14 Jan 2026 | 15:38
Agora! Rui Borges com três novidades no regresso do Sporting aos treinos
14 Jan 2026 | 15:45
Antigo selecionador nacional admira Ruben Amorim: “Alguém que entendia o jogo"
14 Jan 2026 | 15:08