Futebol
Jota Silva lembra 'problema' com o Sporting: "Acabou da pior forma possível..."
22 Jan 2026 | 15:30
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Em rescaldo relativo à grande noite europeia, desta passada terça-feira, antigo jogador dos leões elogia o atual camisola 97, mas lembra o sueco
22 Jan 2026 | 17:50 |
Luis Suárez continua a provar ter sido uma aposta certeira na hora de o Sporting - que sente falta de duo importante - arranjar um substituto para carregar a pesada herança deixada por Viktor Gyokeres. É isso que defende Carlos Saleiro, antigo avançado dos leões que se mostrou particularmente impressionado com as qualidades e golos do internacional colombiano, após a vitória do Clube sobre o PSG (2-1), na passada terça-feira, para a Liga dos Campeões.
"Sporting deu uma verba muito grande, mas acertou"
"Sinceramente, eu desconhecia o Luis Suárez. Vindo de uma segunda Liga espanhola para o Sporting, que joga Liga dos Campeões e que luta pelo tricampeonato, a expectativa era grande. O Sporting deu uma verba muito grande, mas acertou", começou por refletir, em declarações ao Notícias ao Minuto.
"Acredito que para a maioria dos adeptos em Portugal o Suárez era desconhecido. Era sempre uma incógnita, mas desde os primeiros jogos que notou-se que queria acrescentar muito e dar continuidade àquilo que o Gyokeres tinha dado. Está a ser uma grande surpresa, uma agradável surpresa para todos os Sportinguistas. Está a corresponder ao valor da transferência. Mais uma boa exibição, mais dois golos", vinca o antigo avançado dos leões.
"Gyökeres foi super importante para o Sporting"
"Obviamente que os tempos vão mudando e vão aparecendo mais jogadores, mas olhamos sempre para este tipo de jogadores como referências: Beto Acosta, Mário Jardel, Liedson e tantos outros. Foram super importantes e tiveram o seu contributo mais acentuado. Nunca podemos, na minha opinião, deixar de lado quem realmente contribuiu e o Gyokeres foi super importante nos últimos dois anos para o Sporting", aponta.
"Sabe ligar bem o jogo, movimenta-se também muito bem, tem aquela energia da América do Sul e faro pelo golo. Essas características mais técnicas estão bem vincadas no Suárez. Isso torna-o muito completo e um pouco diferente daquilo que era o Gyokeres. Como já disse, o Suárez está a corresponder em todos os jogos, tendo em conta o que vinha rotulado e o preço que custou", argumenta, fazendo menção aos mais de 20 milhões investidos pelo Sporting no último verão.
Já a pensar no duelo frente aos lobos, que acontecerá no próximo sábado, técnico leonino sentiu a falta de peças importantes do plantel
22 Jan 2026 | 17:26 |
O Sporting voltou a trabalhar na manhã desta quinta-feira na Academia Cristiano Ronaldo e acelera a preparação para a deslocação a Arouca, referente à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. No entanto, Rui Borges - que perde atleta para os Países Baixos - ainda não contou com Ousmane Diomande e Pote no relvado.
A ausência dos dois jogadores dos leões é surpreendente, pois o próprio treinador comentou em recentes conferências de imprensa, que há esperança de que ambos possam recuperar das respetivas lesões a tempo de integrarem a convocatória dos leões.
Ao lote de disponível volta o capitão Morten Hjulmand, depois de ter cumprido um jogo de castigo na última jornada, com o Casa Pia. Ainda sob a alçada da Unidade de Performance, além de Diomande e Pedro Gonçalves, estão Ioannidis, Salvador Blopa, Nuno Santos, Eduardo Quaresma e Quenda, este a recuperar de operação realizada em Londres.
Para amanhã, sexta-feira, está agendada a derradeira sessão antes do encontro com os arouquenses, à porta fechada, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Sendo que, às 12h30, Rui Borges promove conferência de imprensa de antevisão ao encontro.
Recorde-se que o emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Arouca, em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
Após rescisão com os leões, defesa central neerlandês de 29 anos, diz adeus a Alvalade e regressa a clube onde já alcançou várias conquistas
22 Jan 2026 | 16:45 |
O Feyenoord anunciou, esta quinta-feira, a contratação de Jeremiah St. Juste, confirmando o regresso do defesa-central aos Países Baixos após a rescisão de contrato com o Sporting, saindo a custo zero. O jogador, de 29 anos, volta assim ao clube de Roterdão, assinando até 2027, com uma opção de 2028.
Como o nosso Jornal avançou, num Exclusivo Leonino, St. Juste não fazia parte dos planos da equipa principal para a presente temporada e acabou por chegar a acordo com os responsáveis leoninos para a cessação do vínculo. O defesa passou os últimos dias em Roterdão, onde realizou os habituais exames médicos, tendo regressado posteriormente a Portugal para formalizar a rescisão e treinar com a equipa B antes da oficialização.
A passagem de St. Juste pelo Sporting ficou marcada por vários períodos de paragem devido a problemas físicos, que condicionaram a sua afirmação contínua no eixo defensivo. Ainda assim, o internacional neerlandês foi opção regular sempre que esteve disponível, integrando diferentes soluções defensivas ao longo das últimas épocas e sendo utilizado nas competições nacionais e também internacionais.
No plano coletivo, o central deixa Alvalade com um palmarés relevante, tendo contribuído para a conquista de duas Ligas e uma Taça de Portugal. No Feyenoord, reencontra um clube onde já foi feliz, depois de ter vencido duas Supertaças neerlandesas e uma Taça, esperando agora relançar a carreira num contexto familiar e competitivo.
Em 2024/2025, Jeremiah St. Juste – avaliado em 3 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Confira o primeiro vídeo de St. Juste no Feyenoord:
Jota Silva lembra 'problema' com o Sporting: "Acabou da pior forma possível..."
22 Jan 2026 | 15:30
Craque do PSG não ignora Alisson Santos e concretiza sonho de extremo do Sporting
22 Jan 2026 | 13:21
Supercomputador projeta probabilidades do Sporting na Champions e resultado é favorável
22 Jan 2026 | 13:25