Futebol
Arsenal abre porta à saída de Gyökeres e já há preço para o ex Sporting
09 Out 2026 | 12:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Rui Borges afinou agulhas na segunda metade do encontro com a entrada dos pesos-pesados e leões deram a volta ao resultado para o regresso às vitórias
09 Out 2026 | 22:17 |
O Sporting venceu o Braga, por 3-1, nesta sexta-feira, com o triunfo a sair precisamente do banco de suplentes. Em partida válida para a 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic, os leões saem do Minho com um regresso às vitórias, após dois empates consecutivos.
Rui Borges apresentou um onze com várias mudanças na Pedreira e acabou por não conseguir uns primeiros 45 minutos felizes. A primeira parte teve muito poucas oportunidades e os arsenalistas acabaram por ir para o descanso a vencer, fruto de um auto-golo de Rui Silva (41'), a ficar muito mal na fotografia após inserir uma bola rasteira de Huseinbasic com as costas na baliza.
No regresso dos balneários, foi o Braga quem entrou melhor. No entanto, o treinador dos leões lançou os pesos-pesados aos 58 minutos e a história mudou. Luis Suárez, Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar foram chamados a jogo e o colombiano marcou para a igualdade aos 66', de cabeça e com direito a assistência de Irankunda. O 2-1 chegou pouco depois, desta vez com o Sporting a beneficiar de um auto-golo de Bernardo Fontes, após bela jogada de Zalazar pela direita (71'). Aos 82', foi mesmo o uruguaio a rematar de pé direito para assinar o terceiro tento dos leões, fechado o marcador.
Com esta vitória - a sexta em nove jogos na presente temporada - os verdes e brancos somam 18 pontos na Liga Portugal Betclic e estão no terceiro lugar, a três pontos de diferença do Porto, que é líder, com 21 e menos um jogo. O Benfica tem os mesmos pontos dos leões, mas também menos uma partida disputada.
O emblema leonino volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 13 de outubro, frente ao Lens. O encontro, a contar para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante da turma francesa, jogar-se-á às 17h45, no reduto adversário.
Veja os golos:
1-0:
1-1:
1-2:
1-3
Com anos muitos positivos a nível do crescimento do Clube, as melhorias começam a trazer resultados com Grande impacto europeu
09 Out 2026 | 17:44 |
Depois da última atualização relativamente aos valores de mercado das principais ligas europeias, o Transfermakt anunciou quais são as que entram no top-40 das equipas com maior valor de mercado. Sporting, Benfica e Porto são os representantes portugueses e apresentam-se nesta lista restrita de plantéis.
Com o plantel dos verdes e brancos a ocupar a 35ª posição deste ranking, com um valor de mercado estabelecido em 413,70 milhões de euros, é o clube português com a posição mais baixa nesta lista. Porto, na 27ª posição, tem o plantel avaliado em 471,50 milhões e, Benfica, no 33º lugar, avaliado em 422 milhões de euros.
Maxi Araújo, avaliado em 40 milhões de euros, é o jogador do plantel com uma maior avaliação de mercado. Posteriormente, segue-se Gonçalo Inácio - que pode estar de saída do Clube - e Geny Catamo, avaliados em 35 milhões e, ainda na “casa” dos 30 milhões, surge Luis Suárez e Rodrigo Zalazar.
No que toca ao setor das transferências e, com um mercado de verão bastante ativo por parte da estrutura leonina, o balanço total revela-se bastante positivo. Com um valor de receita avaliado nos 201,63 milhões e de despesa situado nos 123,28 milhões, o balanço integral é de 78,35 milhões de euros.
Relativamente ao valor de receita, a maior venda do Clube de Alvalade foi mesmo a de Geovany Quenda, ao Chelsea, avaliada em 50,78 milhões. No que toca às despesas, surge Rodrigo Zalazar, de forma destacada, numa compra avaliada em 30 milhões de euros, a maior aposta de sempre do Sporting.
Antigo funcionário do Clube de Alvalade teceu comentários sobre rumores que associam craque leonino a gigante europeu e lançou uma sugestão
09 Out 2026 | 17:30 |
Gonçalo Inácio é a principal prioridade do Milan para o mercado de janeiro. O central do Sporting está no topo da lista de reforços dos italianos, que veem no internacional português um elemento ideal para o projeto de Ruben Amorim. Akil Momade acredita que este é o momento ideal para sair de Alvalade.
A. Momade: "Se não der o salto agora, quando é que vai dar?"
"Se não der o salto agora, quando é que vai dar?", questionou, em entrevista ao jornal Record, o antigo elemento do departamento de prospeção do Sporting que indicou o central a Aurélio Pereira, depois de tê-lo visto em ação com as cores do Almada Atlético Clube.
O antigo olheiro dos leões reforça a sua visão. "Chega a uma altura em que os jogadores precisam de novos desafios, pois, consciente ou inconscientemente, acabam por se acomodar. Depois, pelas suas características, o Gonçalo Inácio rende muito mais numa estrutura de três centrais do que numa de dois. Além disso, conhece muito bem o treinador (Ruben Amorim), que apostou nele sem hesitar, quando chegou ao Sporting", disse.
A. Momade: "Não é rápido e explosivo"
Akil Momade recorda, que nos sub-19, Inácio foi diversas vezes utilizado como lateral-esquerdo, algo que, claramente, contraria as características do seu futebol. "Até aos sub-19 era utilizado como lateral-esquerdo. O Gonçalo nunca será lateral-esquerdo, porque não é rápido, não é explosivo. Colocavam-no ali porque tinha muita qualidade técnica e uma visão de jogo extraordinária", realçou.
Para terminar, o antigo treinador do Oeiras socorreu-se de uma estatística recente, relativa à época 2025/26, para garantir que as qualidades do central verde e branco permanecem intactas. "Tem uma percentagem de passes muito assertiva - na ordem dos 90 por cento - e, além disso, é muito fiável, comete muito poucos erros", sublinhou.