
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
'Camisola 26' da formação orientada por Rui Borges é muito apreciado na Premier League e Frederico Varandas já fez saber preço do defesa
|
O Crystal Palace ainda não desistiu da contratação de Ousmane Diomande. Os eagles têm o central do Sporting referenciado para o mercado de verão e, embora Frederico Varandas mantenha um elevado critério para vender o defesa, a estrutura dos ingleses não desiste.
"Crystal Palace continua em conversações com o Sporting para a possível contratação de Ousmane Diomande, internacional pela da Costa do Marfim, por 45 milhões de libras (cerca de 52M de euros). A mudança poderá depender do futuro de Marc Guéhi, com o Liverpool a ser o principal candidato a assinar com o defesa inglês, que termina contrato no próximo verão", escreve o jornal The Guardian, na edição online desta terça-feira, dia 8 de julho.
O Sporting já fez saber ao emblema da Premier League que não irá facilitar a saída do 'camisola 26' de Rui Borges e que, para efetivamente aceitar vender Diomande, terão de ser colocados em cima valores que rondam os 60 milhões de euros, montante que ainda está aquém do oferecido pelos eagles.
Caso se mude para o Selhurst Park, Diomande sabe que terá à sua espera um contrato válido para os próximos cinco anos, até 2030 e irá receber um aumento salarial substantivo, tendo uma clara melhoria aos 500 mil euros que aufere atualmente no Sporting.
Em 2024/25, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – participou em 46 encontros, ao serviço do Sporting: 31 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.703 minutos em que esteve em campo, o internacional costa-marfinense marcou dois golos.
Primeira meia-final da prova internacional irá pôr frente a frente os blues ao conjunto canarinho, num dia que também conta com mais jogos do Euro feminino
|
A terça-feira, 8 de julho, abre com um dos encontros mais equilibrados do Euro Feminino 2025: Alemanha - Dinamarca. Este clássico europeu reúne duas seleções com historial vencedor e estilos distintos, isto depois de Portugal ter obtido, ontem, um empate a um golo diante da Itália.
À noite, os adeptos dividem-se entre dois jogos de relevo. No Mundial de Clubes 2025, Chelsea e Fluminense protagonizam o primeiro duelo das meias-finais da prova internacional, sendo que em simultâneo, no Europeu Feminino, Polónia e Suécia enfrentam-se num jogo decisivo para a definição do grupo.
Veja, abaixo, a lista de jogos agendados para esta terça-feira, bem como o canal em que poderá vê-los:
• Alemanha - Dinamarca: 17h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• Chelsea - Fluminense: 20h00, Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• Polónia - Suécia: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1.
Carregue aqui para ver a programação semanal completa.
Turcos enviaram representante a Lisboa para negociar com o Clube de Alvalade, numa altura em que médio discute possível renovação
|
O Sporting não quer negociar Hidemasa Morita com o Besiktas. Os turcos enviaram um representante a Lisboa, para tentar contratar o médio japonês e Orkun Kokçu, jogador do Benfica, mas os leões têm planos para renovar com o 'camisola 5' de Rui Borges.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, apesar do interesse do emblema de Istambul, o Sporting não quer negociar e, aceitando uma eventual saída de Morita, seria sempre por valores semelhantes ou superiores a 8 milhões de euros, pese embora o contrato estar a terminar.
O vínculo do nipónico com o Clube de Alvalade termina no final da próxima temporada desportiva, podendo deixar o Sporting a custo zero. Ainda assim, Frederico Varandas mantém elevadas as exigências pelo jogador, com a renovação a ser discutida.
O Sporting e Morita há muito que discutem um novo contrato, sendo que, numa primeira instância, o médio recusou renovar com os leões, uma vez que tem como objetivo experimentar outros campeonatos, nomeadamente a Premier League. No entanto, avanços recentes colocam ambas as partes mais próximas de um acordo.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 13 milhões de euros - contabilizou 35 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, dois na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.020 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.