Futebol
'L’Équipe' dá destaque a figura chave do Sporting: "Nunca saboreou a elite como jogador"
20 Jan 2026 | 11:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Futebolista chegou a publicar uma fotografia, onde surgia a usar a camisola dos leões e está prestes a abarçar novo desafio na sua carreira
20 Jan 2026 | 12:24 |
O Marselha está muito perto de garantir o empréstimo de Ethan Nwaneri, jovem promessa do Arsenal, depois de ter conseguido convencer o jogador a mudar-se para França. O clube gaulês avançou de forma decisiva nas últimas horas e apresentou um projeto desportivo que agradou ao jogador inglês que foi apontado ao Sporting no último verão.
Segundo Fabrizio Romano, o clube francês bateu a concorrência de vários clubes europeus, aproveitando a forte aposta em jovens e a perspetiva de minutos regulares na equipa principal. O futebolista vê com bons olhos a possibilidade de dar um novo passo na carreira antes de se afirmar definitivamente nos 'gunners'.
Recorde-se que o nome do internacional jovem inglês já tinha sido associado ao Clube de Alvalade. Os leões chegaram a ser apontados como atentos à situação do jogador, numa altura em que Viktor Gyokeres vinha sendo apontado ao emblema orientado por Mikel Arteta, embora nunca tenha existido uma abordagem formal conhecida.
Na altura, Ethan Nwaneri publicou uma fotografia, onde surgia a usar a camisola dos leões. Nas redes sociais, surgiram vários comentários de adeptos do emblema verde e branco a questionar sobre se o internacional sub-21 inglês estaria em possíveis conversações com a SAD liderada por Frederico Varandas sobre uma possível cedência no negócio do internacional sueco (Recorde AQUI).
O avançado de 18 anos, considerado uma das maiores promessas da formação do Arsenal, tornou-se o mais jovem de sempre a jogar na Premier League em 2022, com apenas 15 anos e 181 dias. Além do mais, o pupilo de Mikel Arteta segue João Simões e Geovany Quenda no Instagram.
Veja a publicação:
No que toca ao histórico frente a equipas gaulesas, o Clube de Alvalade, até agora, apresenta um registo positivo, que dá esperanças a Rui Borges
20 Jan 2026 | 11:49 |
O PSG será o 12.º emblema gaulês que será adversário do Sporting nas competições europeias. Muitas histórias, muitos duelos que se pautaram pelo equilíbrio, como aliás dizem os números. Diante de equipas gaulesas este será o 25.º jogo diante dos leões que apresentam um saldo, ainda assim, favorável, pois registam 11 vitórias, cinco empates e oito derrotas.
O atual campeão da prova vai juntar-se a outros emblemas que já desfilaram em Alvalade. A saber: Lille, Lyon, Marselha, Bordéus, Bastia, Auxerre, Monaco, Saint-Étienne, Montpellier, Metz e Sochaux. Total, 37 golos marcados, 28 sofridos. Em Alvalade, contar-se-á uma nova história, diante do colosso francês.
Jogo grande na Champions com o Sporting - que é destaque na UEFA - a vestir fato de gala para receber o gigante parisiense. Uma equipa recheada de estrelas, alguns dos melhores a nível planetário, numa noite especial nas bancadas de Alvalade que vão poder voltar a ver um dos ‘filhos’ da casa, Nuno Mendes.
Um obstáculo de exigência máxima, mais um nesta caminhada na liga milionária, que o emblema verde e branco terá de tentar ultrapassar até porque mantém intactas as ambições em continuar em prova após esta fase de liga da competição europeia.
Recorde-se que os leões entram em campo esta terça-feira, dia 20 de janeiro, frente ao Paris Saint-Germain. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da formação orientada por Luis Enrique, terá início às 20h00, em Alvalade.
Elemento fundamental do ataque dos leões tem regresso marcado para o próximo mês e fica de fora no jogo contra a equipa basca
20 Jan 2026 | 11:45 |
Fotis Ioannidis contraiu no encontro frente ao Vitória de Guimarães, a 6 de janeiro, na meia-final da Allianz Cup, um traumatismo no ligamento do joelho esquerdo, uma lesão semelhante à sofrida diante do Santa Clara, para a Liga, no início de novembro, e só volta em fevereiro.
A Unidade de Performance do Clube de Alvalade não quer arriscar um milímetro que seja no processo de recuperação do atacante grego, pois não pretende mais recaídas, não apontando um prazo específico para o retorno do avançado à competição.
No entanto, segundo é apurado pelo jornal A Bola, o camisola 89 poderá retornar no encontro diante do Nacional, referente à jornada 20 da Liga Portugal Betclic, em partida agendada para o fim de semana de 1 de fevereiro. Nesta perspetiva, Ioannidis falhará o encontro desta terça-feira com o PSG, o de sábado diante do Arouca e, ao que tudo indica, a deslocação a Bilbau para o encontro com o Athletic, referente à última jornada da fase regular da Liga dos Campeões.
A ausência do helénico para Rui Borges - que já fez a antevisão à partida frente ao PSG -, surge numa altura em que já foi confirmada a saída de Rodrigo Ribeiro rumo aos alemães do Augsburgo. O técnico tem recorrido, na posição específica de ponta de lança, a Rafael Nel, um jogador mais móvel do que Ioannidis.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.