Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges visado por tática no Sporting - Estoril: "Tantas lesões e sem tempo para treinar..."

Técnico verde e branco conseguiu alcançar a segunda vitória consecutiva com os leões, pela primeira vez, contra o conjunto estorilista

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Mar 2025 | 20:52 |

Icon Comentário0

O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.


Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.


O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.


Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."

Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.



Futebol

Está revelado o principal motivo para a renovação de Ousmane Diomande com o Sporting

Anúncio foi feito pelos verdes e brancos na última sexta-feira, 23 de janeiro, sabendo-se agora os pormenores deste novo vínculo

Ousmane Diomande renovou o seu contrato com o Sporting, até 2030, mantendo a cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros
Ousmane Diomande renovou o seu contrato com o Sporting, até 2030, mantendo a cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros

24 Jan 2026 | 13:16 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou, na última sexta-feira, dia 23 de janeiro, a renovação de contrato de Ousmane Diomande. Os leões prolongaram o vínculo do defesa até 2030, mantendo a cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. O entendimento com o internacional da Costa do Marfim já estava alinhavado há algum tempo e ficou apenas dependente do regresso do central da Taça das Nações Africanas, cenário que agora se confirmou.


O 'camisola 26', que conquistou dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal desde que chegou ao Clube de Alvalade, vê assim reconhecida a sua importância no plantel, que conta com uma atualização significativa do vencimento, reforça o jornal O Jogo.


Vale lembrar que o anterior vínculo de Diomande terminava em 2027, mas a administração do Sporting quis reforçar a proteção contratual perante o crescente interesse de clubes estrangeiros, em especial da Premier League, garantindo maior margem de manobra para o futuro do defesa.


Depois de regressar da Taça das Nações Africanas, o internacional costa-marfinense falhou as receções ao Casa Pia e ao PSG, por problemas físicos. No entanto, Diomande está entre os convocados para o Arouca - Sporting, que se disputa este sábado, 24 de janeiro.

Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande avaliado em 45 milhões de eurosrealizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 947 minutos.


Confira o vídeo de perguntas rápidas com Ousmane Diomande:


Futebol

Rui Borges pode só fazer uma alteração no 11 para o Arouca - Sporting: Confira qual

Treinador do Clube de Alvalade preparou a equipa para uma partida dura e com algumas dificuldades a nível das condições climatéricas

Morten Hjulmand deverá ser a única novidade no onze de Rui Borges para a partida entre Sporting e Arouca
Morten Hjulmand deverá ser a única novidade no onze de Rui Borges para a partida entre Sporting e Arouca

24 Jan 2026 | 11:57 |

Icon Comentário0

Apesar das condições meteorológicas, marcadas pela passagem da depressão Ingrid por Portugal, influenciarem o contexto da partida, Rui Borges deverá fazer apenas uma mudança no Sporting para o encontro desta tarde frente ao Arouca, marcado para as 18h00, em comparação com a equipa que superou o PSG na Liga dos Campeões.


De acordo com o jornal Record, o capitão Morten Hjulmand será a única novidade no onze dos verdes e brancos, ele que regressa às opções depois de cumprir castigo e entra diretamente para o meio-campo, ocupando o lugar de Hidemasa Morita e formando dupla com João Simões no centro do terreno.


Se tal se confirmar, este deverá ser o onze do Sporting para a deslocação a Arouca: Rui Silva; Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Matheus Reis e Ricardo Mangas; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão e Maxi Araújo e Luis Suárez.


O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Arouca. O encontro, a contar para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Vasco Seabra, jogar-se-á às 18h00, no reduto adversário.

De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 45 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 42, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 52 pontos.



Futebol

Frederico Varandas continua a pressionar bicampeão pelo Sporting a renovar

Depois de Ousmane Diomande, Direção do Clube de Alvalade ainda não terá parado com os novos vínculos para o plantel principal

Sporting de Frederico Varandas continua a querer renovar o contrato de Francisco Trincão, mas situação não está favorável
Sporting de Frederico Varandas continua a querer renovar o contrato de Francisco Trincão, mas situação não está favorável

24 Jan 2026 | 11:14 |

Icon Comentário0

O Sporting tem mantido uma linha consistente na gestão dos vínculos contratuais, assegurando a continuidade das peças mais relevantes do plantel. Foi esse o caminho seguido com Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio, João Simões e, mais recentemente, Ousmane Diomande.


Na agenda da administração liderada por Frederico Varandas permanecem, entretanto, outros processos por concluir, nomeadamente os de Daniel Bragança, Geny Catamo, Nuno Santos, Eduardo Quaresma e também Francisco Trincão. Entre estes, o dossiê do extremo é o que apresenta maior complexidade, uma vez que as conversas para estender o vínculo já se arrastam há algum tempo sem que tenha sido alcançado um acordo. O contrato do 'camisola 17' com os leões é válido até 2027.


Vale lembrar que a imprensa nacional revelou, recentemente, que Francisco Trincão pode não renovar com o Sporting antes do verão, altura pela qual reabre o mercado de transferências. Desta feita, pode mesmo existir abertura de ambas as partes para um negócio nessa fase, uma vez que é um dos jogadores mais atrativos do plantel verde e branco.


Algo que o 'camisola 17' tem consciência é de que uma eventual saída não se dará neste defeso, até porque a Direção leonina não vê qualquer transferência para fora de Alvalade em janeiro, apenas entradas - como foi o caso de Luis Guilherme e Souleymane Faye. Apenas um empréstimo está em cima da mesa, que é o de Alisson Santos. 

No que à renovação diz respeito, o extremo tinha em cima da mesa um prolongamento de mais três anos de contrato - de 2027 a 2030 -, além de se tornar um dos capitães da equipa do Sporting e ficar com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. O não entendimento quanto aos valores de vencimento terá feito recuar ambas as partes.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 29 partidas. O avançado internacional português foi titular em quase todos os jogos oficiais. Até ao momento, registou nove golos e nove assistências na conta pessoal.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Fotis Ioannidis já tem data para regressar às opções do Sporting
Futebol

Fotis Ioannidis já tem data para regressar às opções do Sporting

24 Jan 2026 | 10:31

Icon Comentário0
Possibilidade de neve à hora do Arouca - Sporting? Saiba tudo
Futebol

Possibilidade de neve à hora do Arouca - Sporting? Saiba tudo

24 Jan 2026 | 10:09

Icon Comentário0
Sporting com plano para a reintegração de Nuno Santos
Futebol

Sporting com plano para a reintegração de Nuno Santos

24 Jan 2026 | 09:44

Icon Comentário0