Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol anunciou, recentemente, que está disposta a avançar com decisão que pode para o futebol nacional
03 Dez 2025 | 15:44 |
A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) anunciou, através de um comunicado emitido recentemente, intitulado “Cartão Vermelho à Violência Verbal”, que está disposta a avançar com uma paragem total das equipas de arbitragens no futebol português. O propósito da organização, sabe-se agora, é intensificar os protestos, e a ameaça pode ter grande impacto na realização do Benfica - Sporting - para o qual António Nobre foi anunciado como árbitro principal.
A APAF começa por explicar que teve, recentemente, uma reunião com vários membros da Liga Portugal, incluindo o Presidente Reinaldo Teixeira, para discutir algumas problemáticas relacionadas com os árbitros. Após receberem resposta insatisfatória em relação às suas reivindicações, a organização ameaça intensificar as ações de protesto.
Depois, a APAF ameaça mesmo uma paragem total dos árbitros de futebol. O organismo escreve, de seguida: "Exigimos que este tema seja finalmente encarado com a seriedade e profundidade que merece e que seja devidamente debatido na Liga Portugal, tanto em sede de Assembleia Geral como na Cimeira de Presidentes, marcada para o próximo dia 4 de dezembro".
Relembrar que dia 4 de dezembro é, exatamente, a véspera do Benfica - Sporting, o jogo grande da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro entre leões e águias pode, assim, ficar em risco, caso a APAF não veja as suas exigências resolvidas, e decida tornar realidade as ameaças que faz no seu comunicado.
"É fundamental que as alterações regulamentares e disciplinares estejam, de forma clara, em cima da mesa, e que exista uma verdadeira vontade de ajustar o regulamento em benefício das competições", explica a APAF, na parte final do comunicado emitido esta quarta-feira, dia 3 de dezembro.
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o escolhido para arbitrar o dérbi de Lisboa
03 Dez 2025 | 15:24 |
António Nobre foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para ser o árbitro principal do Benfica - Sporting. A decisão vai contra a opinião dos especialistas, que apontavam João Pinheiro como o grande favorito ao jogo grande da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
O árbitro português vai ser acompanhado por Nélson Pereira e Francisco Pereira, os dois juízes que vão servir como assistentes de António Nobre no Benfica - Sporting, um encontro muito importante para a definição da tabela classificativa, na reta final da primeira volta da Liga Portugal Betclic.
Ainda parte da equipa de arbitragem que vai estar presente no Benfica - Sporting, comandada por António Nobre, estarão Miguel Nogueira, como quarto árbitro, e Rui Costa, nas funções de VAR. Por último, Paulo Brás está nomeado para AVAR do dérbi da segunda circular.
Esta é uma notícia que deverá agradar a Frederico Varandas. Depois dos leões verem João Pinheiro e Fábio Veríssimo apontados ao dérbi, António Nobre acaba por ser o nomeado para a partida dos leões, um nome que, até hoje, tem sido sinónimo de vitórias verdes e brancas.
António Nobre já apitou, na sua carreira, 19 partidas do Sporting. Os leões contam com apenas uma derrota sob o juízo do árbitro português - na última época, por 2-1, com o Moreirense. De resto, há ainda a destacar um empate, com o Sevilha, no troféu Cinco Violinos, sendo que nos restantes 17 jogos, o Sporting venceu sempre.
Jovem jogador que tem despertado muito interesse entre os tubarões do futebol europeu pode deixar o seu clube em breve e já se fala nos leões
03 Dez 2025 | 14:38 |
Per Frimann considera que Noah Nartey pode dar o salto em breve, e olha para o Sporting como um dos destinos ideais para o prodígio dinamarquês. Com apenas 20 anos, o jovem jogador tem chamado a atenção a vários grandes europeus - conta apenas com um ano e meio no seu contrato com o Brondby, pelo que pode dar o salto para voos maiores muito em breve. Relembre-se que os leões estão em risco de perder uma peça importante do plantel.
Per Frimann: "Do ponto de vista técnico, o Sporting parece ser a escolha ideal"
Quem avança a informação é o portal Tipsbladet, que falou com o antigo jogador do Brondby e do Anderlecht sobre o futuro de Noah Nartey: "A Juventus procura um jogador com este perfil e há clubes da Bundesliga à procura de médios criativos. Existem boas opções para ele. O mais importante é escolher o clube certo. Ouvimos falar muito do interesse do futebol português no mercado escandinavo".
"Se tivesse de escolher o mais interessante dos três [grandes em Portugal], diria o Sporting. Pratica um tipo de futebol em que ele se encaixaria muito bem, um futebol técnico e de qualidade. Seria estranho escolher o Benfica. Com Mourinho, ele teria de cumprir exigências de disciplina e rigor tático-defensivo que talvez não favorecessem o seu jogo. E o FC Porto é, em grande medida, uma equipa de corrida, muito trabalhadora. Portanto, do ponto de vista técnico — e isto é apenas um exemplo —, o Sporting parece ser a escolha ideal. Os grandes clubes portugueses estão muito atentos à Escandinávia", atirou, depois, Per Frimann, sobre o interesse nacional em Noah Nartey.
O antigo jogador terminou, com uma análise às qualidades de Noah Nartey: "Estamos a falar de um jogador muito especial, com uma técnica felina, fascinante. Ele é capaz de fazer coisas com a bola que, na minha opinião, mais ninguém na Superliga dinamarquesa consegue. Ele não tem, todavia, o físico, e essa é uma das áreas em que será desafiado, mas é um tipo duro e não se deixa afetar".
Esta temporada, ao serviço do Brondby, Noah Nartey – avaliado em 5 milhões de euros – leva 25 encontros realizados: 17 no Campeonato Nacional, seis na Liga Conferência e dois na taça. Nos 1.753 minutos em que foi utilizado, o médio marcou sete golos e fez três assistências.