Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Pós-Clássico ainda continua a dar que falar e, agora, os dragões irão agir por meios legais devido ao alegado comportamento do Presidente dos leões
12 Fev 2026 | 15:03 |
Última hora: O Porto vai avançar com uma queixa contra Frederico Varandas. Ao que parece, em causa estarão os beijinhos que o Presidente do Sporting mandou aos adeptos que o insultavam quando chegou ao Estádio do Dragão no acesso aos balneários.
A notícia está a ser adiantada pelo jornal Record, na tarde desta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, que revela que, à chegada ao Estádio do Dragão, o Sporting terá alegado que uma das portas de acesso se encontrava encerrada. No entanto, segundo foi possível apurar, trata-se de um procedimento habitual, aplicado de forma idêntica a todas as equipas visitantes, obrigando à utilização do circuito normalmente estabelecido.
Esse percurso implica a passagem junto ao túnel de acesso ao relvado, zona onde se encontravam adeptos do Porto. Nesse local, Frederico Varandas foi alvo de provocações, tendo respondido de forma irónica, com gestos de beijinhos na direção dos presentes.
No momento do incidente, encontravam-se, no local, os delegados ao jogo e elementos responsáveis do Porto. Perante a situação, os representantes dos dragões questionaram os mesmos se o episódio seria mencionado no relatório oficial da partida, tendo-lhes sido transmitido que sim. Contudo, segundo a equipa da casa, tal referência não constou do documento final, o que terá motivado a decisão de avançar com uma queixa formal sobre o sucedido.
Recorde-se ainda que Frederico Varandas, fora os insultos no túnel e 'alvo' de gozo pelo Porto Canal, foi igualmente visado através de uma tarja exibida pela claque Super Dragões durante a partida, que estava relacionada com as declarações do mesmo sobre Pinto da Costa: "Se chamar "bandido" não é crime, dizer que o Varandas é um filho da p*** é um elogio".
Treinador do Clube de Alvalade mostrou-se satisfeito com a resposta da equipa e deixou uma mensagem clara de ambição para o jogo decisivo
12 Fev 2026 | 14:43 |
Micael Sequeira, técnico da equipa feminina do Sporting, mostrou-se confiante com a exibição das suas jogadoras frente ao Hammarby e, apesar da derrota (1-0), assumiu que as leoas vão à Suécia na segunda mão dos quartos de final com o objetivo de avançar para a próxima ronda da Taça Europa.
M. Sequeira: "Podemos ir lá ganhar"
M.Sequeira: " É acreditar. Tal como o Hammarby ganhou aqui, podemos ir lá ganhar. Temos de ser eficazes, marcar um golo e entrar na eliminatória. Temos de acreditar, preparar bem o jogo e ir com tudo na próxima semana", disse, em declarações à Sport TV.
O timoneiro de 52 anos lamentou a oportunidade falhada por Flor Bonsegundo na primeira parte. "Penso que foi um jogo muito equilibrado. Acabámos por ter a melhor oportunidade da 1.ª parte com o remate da Flor, que infelizmente não entrou, e quanto tentámos refrescar a equipa, metendo a Brittany Raphino e a Brenda Pérez, acabámos por sofrer no contragolpe", confessou.
M. Sequeira: "Está tudo em aberto"
Para Micael Sequeira, a eliminatória está longe de estar fechada. "Está tudo em aberto e na próxima semana temos mais uma oportunidade para ganhar", disse. Com esta derrota - a quarta em 24 jogos na presente temporada - as leoas seguem em desvantagem para a segunda mão dos quartos de final da UEFA Women's Europa Cup, prova equivalente à Liga Europa.
A partida decisiva, no entanto, está já aí à porta. O Sporting defronta novamente o Hammarby já na próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro. A partida disputa-se no reduto adversário, em Estocolmo, na Suécia, com o apito inicial a estar marcado para as 18h00.
Episódio que envolve o capitão do Clube de Alvalade no Estádio do Dragão não ficou circunscrito a Portugal e acabou por ter eco no país vizinho
12 Fev 2026 | 14:19 |
Morten Hjulmand tem dado que falar. Durante o período de aquecimento, quando se encaminhava para o túnel de acesso aos balneários, o capitão do Sporting foi alvo do arremesso de uma camisola do Atlético Madrid por parte de adeptos do Porto, algo que chegou até Espanha, incluindo de Sérgio Picas, jornalista do AS, apesar de não ter tido muito relevo no país vizinho.
S. Picas: "Não demos grande atenção"
"O vídeo e imagens chegaram aqui, mas não demos grande relevo ou atenção, porque Hjulmand não é a principal opção. Ele não é um jogador prioritário para o Atlético", começou por revelar, em entrevista exclusiva ao jornal Record.
O único momento que o atleta de 26 anos se tornou notícia na imprensa espanhola foi quando não esteve presente na lista de convocados para o duelo diante do Nacional: "Aqui foi dada alguma atenção quando ele ficou fora dos convocados (contra o Nacional) na Liga portuguesa, mas só isso. Houve notícias sobre isso. De resto nada", revelou.
Vale lembrar que nos derradeiros dias da janela de inverno, o médio foi apontado ao interesse do Atlético Madrid. Ligado contratualmente ao Sporting até junho de 2028, o internacional dinamarquês de 26 anos tem uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, mas espera sair a bem dos bicampeões nacionais no verão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 30 partidas: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.732 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez quatro assistências.