Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges visado por tática no Sporting - Estoril: "Tantas lesões e sem tempo para treinar..."

Técnico verde e branco conseguiu alcançar a segunda vitória consecutiva com os leões, pela primeira vez, contra o conjunto estorilista

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Mar 2025 | 20:52 |

Icon Comentário0

O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.


Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.


O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.


Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."

Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.



Futebol

Sporting vence 1-0 e aproveita deslize do Benfica, mas ainda está a cinco pontos do rival

Turma verde e branca reagiu da melhor maneira à eliminação nas meias-finais da Taça da Liga e reduz distâncias para o primeiro lugar

Equipa de futebol feminino do Sporting derrotou o Marítimo, este domingo, dia 15 de janeiro, e aproveita deslize do Benfica
Equipa de futebol feminino do Sporting derrotou o Marítimo, este domingo, dia 15 de janeiro, e aproveita deslize do Benfica

15 Mar 2026 | 16:53 |

Icon Comentário0

A equipa de futebol feminino do Sporting derrotou o Marítimo por 1-0, este domingo, dia 15 de janeiro. Em partida relativa à 13.ª jornada da Liga BPI, a turma verde e branca reagiu da melhor maneira à eliminação nas meias-finais da Taça da Liga diante do Valadares Gaia.


No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, as leoas tiveram mais bola e aproximou-se com perigo várias vezes da baliza das insulares, mas pecaram sempre na finalização. Do lado do Marítimo, destaque para a competência defensiva, que impediu o Clube de Alvalade de desfazer a igualdade.


Na segunda parte, e depois de um golo anulado, o Sporting chegou à vantagem aos 63 minutos. Jeneva Hernandez-Gray assistiu Flor Bonsegundo que, à entrada da área, picou a bola e fez o 1-0. Até ao final, Sade Heinrichs assustou e rematou à barra da baliza de Anna Wellmann.


Com esta vitória - a 15.ª em 28 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira ocupam o segundo lugar do Campeonato Nacional com 28 pontos. O Benfica, apesar da igualdade a duas bolas frente ao Valadares Gaia, continua no primeiro lugar e tem mais cinco pontos do que o Clube de Alvalade (33).

O emblema verde e branco vira agora atenções para a 14.ª jornada da Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para domingo, dia 22 de março, às 15h00, frente ao Torreense, no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras.



Futebol

Árbitro do Sporting - Bodo/Glimt já apitou final onde Portugal venceu competição de seleções

UEFA anunciou, este domingo, dia 15 de março, nomeados para duelos da segunda mão dos oitavos de final da prova internacional

UEFA anunciou, este domingo, dia 15 de março, a equipa de arbitragem nomeada para o embate entre o Sporting e o Bodo/Glimt: Sandro Scharer
UEFA anunciou, este domingo, dia 15 de março, a equipa de arbitragem nomeada para o embate entre o Sporting e o Bodo/Glimt: Sandro Scharer

15 Mar 2026 | 13:16 |

Icon Comentário0

A UEFA anunciou, este domingo, dia 15 de março, a equipa de arbitragem nomeada para o embate entre o Sporting e o Bodo/Glimt, relativa à segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Sandro Scharer será o árbitro principal da partida.


O juiz suíço contará com o apoio de Jonas Erni e Susanne Kung como assistentes. Lukas Fahndrich será o quarto juiz e o VAR será composto por Fedayi San e Andrew Dallas. O árbitro não terá a companhia de Stéphane de Almeida, árbitro assistente com quem costuma trabalhar. O mesmo tem ascendência portuguesa, pelo que foi substituído.


A 8 de junho de 2025, Scharer dirigiu, na Alemanha, a final da Liga das Nações, na qual a seleção portuguesa alcançou o seu segundo título na competição, depois de bater a Espanha por 5-3 nas grandes penalidades, após o empate 2-2 nos 120 minutos.


O juiz de 37 anos vai cruzar-se pela segunda vez com o Sporting, depois de ter dirigido na temporada 2023/24 o encontro frente à Atalanta, da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, duelo que os leões perderam por 2-1, depois de terem empatado a um golo, em Alvalade.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 17 de março, novamente frente ao Bodo/Glimt. O encontro, a contar para segunda mão desta ronda da Liga dos Campeões, diante da turma orientada por Kjetil Knutsen, jogar-se-á às 17h45, no Estádio José Alvalade.



Futebol

Freitas Lobo diz que jogador do Sporting esteve completamente "perdido" na derrota com o Bodo

Analista referiu que equipa norueguesa soube explorar os espaços deixados pelos comandados de Rui Borges no duelo da primeira mão dos oitavos da Champions

Luís Freitas Lobo analisou a derrota do Sporting frente ao Bodo/Glimt (3-0) e considerou que Vagiannidis esteve "perdido"
Luís Freitas Lobo analisou a derrota do Sporting frente ao Bodo/Glimt (3-0) e considerou que Vagiannidis esteve "perdido"

15 Mar 2026 | 12:50 |

Icon Comentário0

Luís Freitas Lobo analisou a derrota do Sporting frente ao Bodo/Glimt (3-0) e considerou que a equipa verde e branca não conseguiu impor a sua própria identidade no jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O analista referiu que a equipa norueguesa soube explorar os espaços deixados pelos Sporting e disse que Georgios Vagiannidis esteve "perdido" na ala direita.


"Era preciso conseguir tirar-lhes a bola dos seus onze radares... Entre a tentativa de colmatar o desgaste físico e as ausências, Rui Borges montou uma linha defensiva sem bases de segurança para suportar o peso do meio-campo e do ataque que estavam à sua frente", escreveu no jornal 'O Jogo'.


L. Freitas Lobo: "Vagiannidis perdido na direita e Fresneda desenquadrado na esquerda"


O analista sublinhou ainda a influência das alterações nos laterais da equipa: "A opção de mudar os laterais (Vagiannidis perdido na direita, Fresneda desenquadrado na esquerda) tirou esse suporte tático à equipa e, a partir daí, mais nenhum setor ou posição teve terreno tático firme para pisar (com ou sem bola)".

O especialista destacou a importância do aproveitamento dos espaços e da iniciativa própria: "O que o Sporting devia saber fazer era jogar melhor com a maior técnica e criatividade que, potencialmente, tem. Nunca o souberam fazer porque nunca perceberam o jogo. Ficaram obcecados em querer acompanhar a passada norueguesa, quando deviam era impor a sua própria".


Luís Freitas Lobo também comentou a forma como o Bodo/Glimt explora o seu estilo: "O que este Bodo sabe bem é aproveitar os espaços que os outros abrem por quererem andar a correr atrás dos seus jogadores. Isso é tático. E reduz a influência de quem tem mais técnica no jogo. É demasiado redutor para interpretar um jogo destes. O Bodø/Glimt cresceu num estilo granítico e aproveita as falhas táticas do adversário, sobretudo quando este tenta anular o adversário em vez de ter iniciativa". 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Guarda-redes renova a poucos dias do Sporting - Bodo/Glimt
Futebol

Oficial! Guarda-redes renova a poucos dias do Sporting - Bodo/Glimt

15 Mar 2026 | 12:22

Icon Comentário0
Pedro Gomes diz ser fã de um dos indiscutíveis do Sporting: "Admiro-o muito"
Futebol

Pedro Gomes diz ser fã de um dos indiscutíveis do Sporting: "Admiro-o muito"

15 Mar 2026 | 11:22

Icon Comentário0
Rui Borges não votou nas eleições do Sporting; Saiba porquê
Futebol

Rui Borges não votou nas eleições do Sporting; Saiba porquê

15 Mar 2026 | 11:00

Icon Comentário0