Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
'Camisola 8' saiu lesionado da partida frente ao Santa Clara, nos Açores, mas o treinador dos leões tem novidades sobre a sua recuperação
21 Nov 2025 | 13:08 |
Rui Borges endereçou a onda de lesões de que o Sporting está a ser alvo e acabou por se focar no regresso de Pote, que se lesionou frente ao Santa Clara. Em antevisão à partida frente ao Marinhense, para a Taça de Portugal, o treinador dos verdes e brancos deu boas notícias aos adeptos leoninos.
Rui Borges: "Pote será uma paragem curta"
"Sobre os lesionados, Pote será uma paragem curta e Ioannidis precisa de mais tempo, mas não posso precisar. João Simões está fora", começou por dizer, em declarações aos jornalistas presentes no auditório da Academia Cristiano Ronaldo, lembrando quem pode jogar no seu lugar até ao regresso.
Rui Borges: "Pote deve regressar ao relvado em pouco tempo"
"Em relação ao quantificar, não consigo dizer a paragem do Pote, mas deve regressar ao relvado em pouco tempo, porque tem tido um início fulgurante, se calhar o seu melhor de sempre. Quanto ao Alisson, está preparado como outros, como o Quenda, o Geny ou o Rodrigo Ribeiro que também tem treinado aí. No ano passado, jogámos quase a época toda com o Geny e Quenda até o Pote voltar."
O Sporting volta a entrar em campo já este sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma da Marinha Grande, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 18h00.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 17 jogos: 11 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.394 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou nove golos e seis assistências.
Treinador dos verdes e brancos foi confrontado com o interesse do Besiktas na contratação do internacional japonês, que tem intenções de o levar em janeiro
21 Nov 2025 | 12:58 |
Hidemasa Morita foi recentemente associado ao Besiktas que, aparentemente, pretende contratar o jogador já no mês de janeiro. Rui Borges foi confrontado com essa possibilidade e, ainda, sobre o mercado de transferências do Sporting, ainda com dúvidas sobre Ousmane Diomande.
Rui Borges: "Estou super tranquilo em relação ao mercado"
"Muito sinceramente, não penso mesmo no mercado de janeiro. Penso no mês de dezembro que vai ser muito intenso. Vamos ter jogos decisivos na Champions, jogos importantes no campeonato, queremos acabar em primeiro. Garanto que não são tangas, não penso mesmo no mercado. Estou super tranquilo em relação ao mercado, porque temos uma estrutura muito preparada. Estou muito focado na equipa e na malta que temos disponível", começou por dizer, à margem da antevisão para a Taça de Portugal.
Rui Borges: "Morita? É normal que haja interesse, é um grande jogador"
De seguida, Rui Borges endereçou mais propriamente os casos dos dois jogadores: "Para ser honesto, não vou falar no mercado, desculpem repetir-me. O mercado de janeiro é muito enganador, os melhores não saem de lado nenhum e depois envolve períodos de adaptação. Sobre o Diomande, jogou 90 minutos, veremos se vai ao CAN ou não. Sobre Morita? É normal que haja interesse é um grande jogador, está em final de contrato e é normal que surja interesse, mas vejo-o muito comprometido em ajudar até final da época".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 11 milhões de euros - soma 14 partidas. Neste arranque de época, o médio internacional japonês disputou um total de 633 minutos, nos quais assistiu os companheiros por uma ocasião.
O Sporting volta a entrar em campo já este sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma da Marinha Grande, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 18h00.
Treinador do Clube de Alvalade realizou a antevisão à quarta eliminatória da Taça de Portugal, que se disputa no próximo sábado, 22 de novembro
21 Nov 2025 | 12:42 |
Rui Borges confirmou a presença de Salvador Blopa na lista de convocados para o Sporting - Marinhense. Em antevisão à partida, o treinador dos leões não quis avançar grandes informações sobre os titulares, mas referiu o nome da pérola dos verdes e brancos.
Rui Borges: "Nunca digo o onze, nem vou fugir à regra"
"Nunca digo o onze, nem vou fugir à regra. De resto, o Salvador e o Luís vão estar convocados e o Maxi não está por castigo. De resto, vamos sempre com o onze mais forte, até dentro da seriedade com queremos entrar e pelo respeito pelo adversário", começou por dizer.
Rui Borges: "Resta-nos entrar com o foco no máximo e sem facilitar"
De resto, Rui Borges deixou clara a intenção do Sporting frente ao Marinhense, sobretudo quanto às adversidades que a equipa tem passado: "Acima de tudo olho com respeito independente dos problemas internos que têm tido. Já estive do outro lado e sei o que é defrontar grandes equipas em jogos de Taça. Eles de certeza que vão estar muito comprometidos, resta-nos entrar com o foco no máximo e sem facilitar, com muita seriedade naquilo que será o jogo".
O Sporting volta a entrar em campo já este sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma da Marinha Grande, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 18h00.
Para chegar a esta fase da competição, a formação de Rui Borges ultrapassou o Paços de Ferreira, já no prolongamento, por 3-2. Os tentos do Sporting foram marcados por Pedro Gonçalves, Fotis Ioannidis e um auto-golo de Tiago Ferreira.