Futebol
Negócio fechado! Atacante apontado ao Sporting reforça Lyon de Paulo Fonseca
22 Dez 2025 | 20:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Lesão tinha tirado o jogador de 18 anos de idade dos relvados, sendo que o procedimento cirúrgico visou corrigir esse problema físico
22 Dez 2025 | 21:50 |
Geovany Quenda foi esta segunda-feira à tarde submetido a uma cirurgia em Londres para tratar a fratura que sofreu no quinto metatarso do pé direito durante o jogo com o Benfica no início do mês. A operação teve lugar na capital inglesa, onde o jogador já se encontrava para ser assistido. O futebolista só volta em março.
A lesão tinha tirado o jogador de 18 anos de idade dos relvados, sendo que o procedimento cirúrgico visou corrigir esse problema físico para permitir que volte a jogar no futuro. Depois da intervenção, vai agora focar-se na fase de recuperação da melhor forma possível.
O processo de recuperação será feito em conjunto pelo departamento médico do Sporting, emblema onde está por empréstimo, e pelo Chelsea, clube inglês que comprou o seu passe no final da temporada passada e que acompanha de perto a recuperação do jovem talento.
Os responsáveis do Clube de Alvalade acreditam que o pupilo de Rui Borges só deverá regressar aos jogos competitivos daqui a várias semanas, o que implica a perde de muitos jogos do emblema verde branco na luta pelo tricampeonato que escapa ao Sporting desde 1952/53.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Jogador de 23 anos tem sido uma das maiores revelações da atual edição da Liga portuguesa e está sob atenção dos três grandes
22 Dez 2025 | 21:29 |
André Luiz, extremo brasileiro do Rio Ave, tem sido uma das maiores revelações da atual edição da Liga Portuguesa e está sob atenção dos três grandes - Sporting, Benfica e Porto - que já fizeram contactos iniciais para avaliar um possível interesse no atleta.
O jogador, de 23 anos, é peça regular na equipa orientada por Sotiris Silaidopoulos. A direção vilacondense tem fixado o preço de aproximadamente 15 milhões de euros para qualquer negociação pelo seu passe, valor que refletiria o impacto que André Luiz tem tido na equipa desde que chegou a Vila do Conde depois de jogar pelo Estrela da Amadora.
Além do interesse dos clubes portugueses, segundo o jornal 'A Bola', o futebolista também chama a atenção de clubes no estrangeiro, sobretudo em Inglaterra, onde equipas da Premier League e do Championship já sondaram o jogador. Com isso, tudo indica que, com a reabertura da janela de transferências em janeiro, esse mercado ainda pode ganhar mais força.
Apesar do forte interesse, o Rio Ave não tem pressa em fechar qualquer negócio e pretende segurar o jogador pelo menos até ao final da época, acreditando que o rendimento consistente de André Luiz pode ainda valorizar mais o seu passe. O próprio futebolista mantém o foco no desempenho dentro de campo, mas vê com naturalidade a possibilidade de dar um salto na carreira caso surja uma proposta que satisfaça todas as partes. O Sporting tem estado em busca de novos alvos para janeiro.
Na presente temporada, André Luiz — avaliado em 4 milhões de euros — já conta com 16 partidas oficiais com a camisola do Rio Ave: 15 na Liga Portugal Betclic e uma na Taça de Portugal. Nos 1.258 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canarinho registou cinco golos e cinco assistências.
Avançado, que marcou um golo e fez uma assistência na final da Copa do Brasil, frente ao Vasco da Gama, deixou tudo em pratos limpos
22 Dez 2025 | 20:53 |
Yuri Alberto no Sporting parece ser um cenário cada vez mais improvável. Após ser decisivo na conquista da Copa do Brasil, o jogador, que tem sido apontado aos leões, confirmou que vai continuar no Corinthians até 2030, afastando qualquer dúvida sobre o seu futuro. O avançado, que marcou um golo e fez uma assistência na final frente ao Vasco da Gama, deixou tudo em pratos limpos.
Yuri Alberto: "Tenho contrato até 2030 e vou cumpri-lo. A minha cabeça está totalmente aqui"
“Tenho contrato até 2030 e vou cumpri-lo. A minha cabeça está totalmente aqui”, reforçando o compromisso com o clube paulista. O atacante admitiu que viveu momentos de grande pressão ao longo da época, mas explicou que conseguiu dar a volta por cima nos jogos decisivos. “Passei por fases difíceis, ouvi muitas críticas, mas nunca deixei de acreditar”, disse.
Yuri Alberto destacou ainda a importância da fé e do equilíbrio fora das quatro linhas para manter o foco: “A fé ajudou-me muito a manter a calma e a confiança”, revelou, acrescentando que este título tem um significado especial na sua carreira, por representar uma recompensa pessoal e colectiva depois de uma época exigente.
Yuri Alberto: "Ainda tenho muito para conquistar aqui"
Apesar do protagonismo na final, o avançado mostrou humildade e rejeitou o estatuto de ídolo. “Ainda tenho muito para conquistar aqui”, afirmou, garantindo que pretende continuar a honrar a camisola do Corinthians. “Quero dar muitas alegrias aos adeptos e continuar a escrever a minha história neste clube”, concluiu.
Em 2025, Yuri Alberto – avaliado em 22 milhões de euros – participou em 58 encontros, ao serviço do Corinthians: 26 no Brasileirão, 14 no Campeonato Paulista, quatro na Libertadores, cinco na Copa Sudamericana e nove na Copa do Brasil. Nos 4.184 minutos em que esteve em campo, o internacional brasileiro marcou 19 golos e fez três assistências.