Futebol
Mourinho não é campeão há mais de 10 anos, mas volta a provocar Sporting
02 Jan 2026 | 17:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Após o empate em Barcelos (1-1) a abrir o ano, treinador dos leões fez o rescaldo do duelo frente aos minhotos em conferência de imprensa
03 Jan 2026 | 09:42 |
Rui Borges esteve presente na conferência de imprensa, após o empate entre o Gil Vicente e o Sporting (1-1) para a jornada 17 da Primeira Liga. Entre vários temas abordados, o técnico dos leões foi questionado sobre o lance da expulsão de Gonçalo Inácio, mas confessou que não conseguiu ver pelas câmaras.
R. Borges: "Não vi o lance. Está lá a câmara, mas não dá para ver ao certo"
"Não vi o lance. Está lá a câmara, mas não dá para ver ao certo. Sobre os pontos perdidos é o que é. Estamos com dez jogadores e o Gil tem mérito a crescer. O Braga é um lance próprio, um penálti, fomos penalizados, é uma decisão do árbitro. Temos de nos focar no que controlamos", começou por dizer.
O timoneiros dos leões fez uma análise à partida: “Tivemos 64% de posse de bola, tivemos qualidade na primeira construção, mas faltou-nos mais qualidade no último terço. Mais até na primeira parte, porque na segunda entrámos muito bem e fomos fortíssimos. Depois, devíamos ter instalado e desgastado mais o adversário, mas perdemos bolas e deixámos o Gil Vicente entrar em contra-ataques, mas o perigo do adversário até foi mais em bolas paradas. Não vamos definir sempre bem, mas a equipa esteve proativa”.
O técnico falou também dos efeitos do empate nas contas no topo da tabela classificativa: “No ano passado tivemos oito pontos de vantagem e passámos para o segundo lugar. Falta muito Campeonato e estamos apenas focados no que podemos controlar e fazer”.
R. Borges: "Já estou a pensar no jogo com o Vitória para a Taça da Liga, porque não tenho o Inácio e não temos centrais"
Rui Borges recusa justificar-se com as várias ausências: “Não serve de desculpa. Podíamos ter feito o 2-0 e estaríamos aqui a falar de outra coisa, mas não fomos capazes. Deixámos uma equipa que está a fazer um belíssimo Campeonato acreditar até ao fim, no seu estádio, a expulsão condicionou e fez com o adversário acreditasse ainda mais. Não me vou lamentar pelas ausências. Quero ter toda a gente, como é lógico, era importante, mas a equipa bateu-se bem e teve qualidade. (…) Não adianta pensar em quem não está. Já estou a pensar no jogo com o Vitória para a Taça da Liga, porque não tenho o Inácio e não temos centrais. É o que é, jogamos com 11 e vamos ser competitivos e manter a qualidade, com certeza”.
Prioridade do emblema verde e branco passa por garantir que atleta canarinho continue a somar minutos num campeonato competitivo
03 Jan 2026 | 03:00 |
O Sporting prepara-se para voltar a emprestar Biel já no próximo mercado de inverno, caso o extremo brasileiro seja devolvido pelo Atlético Mineiro, sabe o Leonino. O emblema de Belo Horizonte equaciona não dar continuidade ao empréstimo, mas o Clube de Alvalade já tem uma solução planeada.
Ao que o nosso Jornal apurou, a SAD leonina já pensa num novo destino para o jogador, não estando nos planos uma integração no plantel principal às ordens de Rui Borges. A prioridade passa por garantir que o atleta continue a somar minutos num campeonato competitivo.
A experiência no Atlético Mineiro não tem corrido como esperado, com Biel a ter uma utilização abaixo do previsto, fator que leva o 'Galo' a querer antecipar o fim do acordo. Nesse cenário, o Sporting está preparado para agir rapidamente e encontrar uma solução que beneficie todas as partes.
O atleta não conseguiu convencer Rui Borges, treinador que tem acompanhado de perto a situação do jogador e que não vê, para já, argumentos suficientes para apostar no extremo no contexto das exigências do emblema verde e branco, reforçando a ideia de que uma nova cedência será o cenário ideal.
Ao cabo de 24 partidas ao serviço do Atlético Mineiro, Biel somou apenas um golo e duas assistências na conta pessoal. O jogador de 24 anos de idade esteve em campo apenas durante 745 minutos, nos quais nunca foi capaz de cair nas graças dos adeptos.
Luis Suárez marcou para os leões, mas um cabeceamento certeiro nos minutos finais impediu a quinta consecutiva para o Clube de Alvalade
02 Jan 2026 | 20:46 |
O Sporting empatou frente ao Gil Vicente (1-1), esta sexta-feira, dia 2 de janeiro, em jogo a contar para a 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Luis Suárez marcou para os leões, mas um golo de Carlos Eduardo perto dos 90' impediu a quinta consecutiva para o Clube de Alvalade.
Num duelo disputado no Estádio Cidade de Barcelos, os leões estiveram melhor na primeira parte e chegaram ao golo aos 45 minutos. O atacante colombiano agradeceu o grande passe de Eduardo Quaresma desde a retaguarda e, isolado, atirou por baixo das pernas de Andrew.
Na segunda parte, o duelo foi mais equilibrado com ambas as formações a terem oportunidades para marcar. Aos 80 minutos, uma grande contrariedade para o Sporting. Gonçalo Inácio viu o cartão vermelho direto, depois de travar Gustavo Varela, que seguia isolado para a baliza de Rui Silva. A jogar com 10 unidades, os minhotos chegaram mesmo à igualdade. Aos 87', Luís Esteves cruzou para o segundo poste, onde Carlos Eduardo cabeceou para o 1-1.
Com este empate – o quarto em 28 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm 42 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (46) está no primeiro posto, mas tem menos um jogo. Já o Benfica é terceiro com 36 e também menos uma partida.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Golo de Luis Suárez:
Mourinho não é campeão há mais de 10 anos, mas volta a provocar Sporting
02 Jan 2026 | 17:27
Salvador Blopa está lesionado e vai desfalcar Sporting durante vários...
02 Jan 2026 | 16:41
Técnico espanhol com medo que jogador rume ao Sporting: "Não quero que a transferência aconteça"
02 Jan 2026 | 14:53