Futebol
Ioannidis chamado à última da hora para o Moreirense - Sporting, mas não é a única surpresa
21 Fev 2026 | 09:46
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Treinador dos verdes e brancos não está preparado para começar a abdicar do futebolista, apesar de estar cada vez mais perto de deixar Alvalade
21 Fev 2026 | 11:14 |
Hidemasa Morita está na 'pole position' para fazer dupla com Morten Hjulmand no meio-campo do Sporting nesta fase da temporada, em particular novamente frente ao Moreirense, este sábado, 21 de fevereiro, deixando Daniel Bragança e João Simões em segundo plano.
O jornal Record escreve, na sua mais recente edição, que por isso mesmo deverá ser o internacional japonês a entrar direto no onze dos verdes e brancos na deslocação a Moreira de Cónegos, na qual o treinador dos leões teve algumas mexidas a considerar.
Aliás, apesar de Rui Borges não ter confirmado a titularidade de Hidemasa Morita na 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, admitiu que o "momento de forma" pesa na sua decisão. "Temos de perceber o melhor momento de cada um. Estão os três a crescer e têm qualidades próprias, diferentes uns dos outros. O Dani [Bragança] é mais parecido com o Morita, o Simões dá-nos outras coisas. Olhamos ao momento e tomaremos sempre a melhor opção".
Vale lembrar, em todo o caso, que Daniel Bragança e João Simões foram suplentes utilizados no Sporting - Famalicão, tendo o primeiro marcado o golo da vitória dos verdes e brancos em Alvalade, por 1-0, prometendo começar a agitar esta corrida por um lugar no onze.
Esta temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 31 partidas. O futebolista disputou um total de 1.531 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.
'Camisola 11' dos verdes e brancos regressou recentemente à competição, depois de 15 meses de ausência devido a uma grave lesão
21 Fev 2026 | 10:43 |
Nuno Santos não viajou com a restante comitiva do Sporting para o Norte do país, onde os verdes e brancos vão defrontar o Moreirense, neste sábado, dia 21 de fevereiro, pelas 18h00. Assim sendo, o jogador português volta a não entrar nas opções dos leões pela terceira vez desde o seu regresso oficial ao plantel principal.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, na sua mais recente edição, a ausência do ala de 31 anos não está relacionada com problemas físicos. No entanto, Rui Borges e a restante equipa técnica continuam a realizar uma cuidadosa gestão do 'camisola 11'.
Recuperado de uma rotura total do tendão rotuliano do joelho direito - lesão gravíssima que o afastou da competição durante 15 meses - o ala esquerdo começa agora a dar os primeiros passos no regresso ao mais alto nível. A reintegração foi feita com prudência: iniciou na equipa B, ganhou ritmo competitivo e, entretanto, já voltou a integrar os convocados da equipa principal.
Participou, inclusive, no encontro com o AVS SAD, para a Taça de Portugal, somando 43 minutos. A ideia inicial passaria por uma utilização mais controlada, mas o prolongamento obrigou a uma exposição maior do que a prevista no primeiro jogo de regresso à equipa principal do Sporting.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 197 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).
Jogador brasileiro chegou ao Clube de Alvalade no último mercado de transferências e é agora aposta de Rui Borges no plantel leonino
21 Fev 2026 | 10:19 |
O Sporting vai apresentar-se em Moreira de Cónegos, este sábado, dia 21 de fevereiro, com a mesma configuração ofensiva com que terminou o jogo frente ao Famalicão: Geny Catamo à direita e Luís Guilherme à esquerda do ataque.
Contudo, durante a partida frente ao Moreirense, o plano passa por introduzir variações: Rui Borges deverá trocar os extremos de corredor ao longo do encontro, numa tentativa de desmontar a organização defensiva adversária e potenciar as melhores características de ambos.
Tanto o moçambicano como o brasileiro preferem atuar pela direita, já que são esquerdinos e procuram zonas interiores para finalizar ou assistir. Ainda assim, ambos oferecem versatilidade suficiente para ocupar qualquer posição do tridente ofensivo.
Desde o início da época, Geny assumiu a direita como território natural e tem sido um dos jogadores em melhor forma na segunda metade da temporada. Já Luís Guilherme, reforço de janeiro, tem vindo a crescer de rendimento e foi precisamente na direita que assinou as exibições mais conseguidas até agora, frente ao Famalicão (Liga) e ao AVS SAD (Taça).
As prestações valeram-lhe elogios públicos de Rui Borges: “É um miúdo com enorme qualidade. Vai ter um futuro muito, muito bom. É focado, treina bem e vai adaptar-se à exigência e competitividade do futebol português. Poderá jogar à direita, à esquerda, por dentro... Tem uma técnica e entendimento do jogo muito bons”.
Geny Catamo e Luís Guilherme, com Francisco Trincão no papel de ‘10’, coexistiram no onze em duas ocasiões: na receção ao Casa Pia (3-0) e na deslocação a Arouca (2-1). O denominador comum é de duas vitórias do Sporting e, em Moreira de Cónegos, a ideia é repetir a receita - com direito a carrossel ofensivo para baralhar as marcações.
Ioannidis chamado à última da hora para o Moreirense - Sporting, mas não é a única surpresa
21 Fev 2026 | 09:46
Onze provável Moreirense - Sporting: Rui Borges volta a mexer no xadrez
21 Fev 2026 | 09:23
Moreirense - Sporting (2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
21 Fev 2026 | 09:17