Futebol
Sporting B vence ex técnico dos leões por 4-3 com grande exibição de Diego Callai
15 Fev 2026 | 12:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Saída do internacional japonês de 30 anos é encarada internamente como inevitável no final da presente temporada desportiva
16 Fev 2026 | 03:00 |
O Sporting já está a trabalhar no futuro do meio-campo para encontrar um substituto para Hidemasa Morita, sabe o Leonino. Com o contrato a terminar em 2026 e sem avanços nas negociações para renovação, a SAD leonina decidiu antecipar cenários e identificar um perfil capaz de assumir funções no centro do terreno a partir de 2026/27.
A saída do internacional japonês é encarada internamente como praticamente inevitável, razão pela qual os leões pretendem evitar surpresas no planeamento da próxima época. A estrutura verde e branca está a analisar médios com características semelhantes, nomeadamente capacidade de organização e inteligência tática.
Apesar do cenário de despedida, o jogador - que esteve perto do Ajax - ainda não tem definido o próximo destino e não sabe onde irá jogar em 2026/27. O médio mantém total foco no presente e já transmitiu aos responsáveis leoninos que continuará totalmente comprometido com a equipa até ao último jogo da temporada, determinado em ajudar o Sporting a alcançar os objetivos desportivos.
A sua eventual no final da época representa um desafio relevante para a construção do plantel, mas o Sporting quer transformar a transição numa oportunidade, garantindo atempadamente um sucessor à altura do futebolista de 30 anos de idade.
Esta temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 31 partidas. O futebolista disputou um total de 1.531 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.
Clube de Alvalade voltou a ter de sofrer para vencer, mas superou turma minhota se segue na perseguição ao primeiro lugar
15 Fev 2026 | 22:35 |
O Sporting venceu o Famalicão por 1-0, este domingo, dia 15 de fevereiro, em jogo a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois do empate frente ao Porto na última ronda, os leões voltaram às vitórias e continuam na perseguição ao primeiro lugar.
A jogar no Estádio José Alvalade, a primeira parte foi bastante dividida, com ambas as formações a disporem de chances para marcar. Aos 8', os minhotos chegaram a introduzir a bola na baliza de Rui Silva, mas o VAR detetou uma falta sobre Maxi Araújo e anulou o lance. À passagem do minuto 30', Ricardo Mangas teve uma grande oportuinidade para fazer o 1-0, mas rematou ao poste. Aos 34', Simon Elisor também podia ter inaugurado o placard. O avançado surgiu isolado na cara de Rui Silva, mas rematou ao lado.
Na segunda parte, os leões dominaram claramente o encontro e criaram algumas oportunidades para marcar. O golo viria mesmo a surgir aos 83 minutos. Depois de um canto batido na direita, Daniel Bragança surgiu ao primeiro poste a cabecear para o poste mais distante.
Com esta vitória – a 27.ª em 37 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 55 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (59) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 52.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Botelho da Costa, jogar-se-á às 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
Daniel Bragança (1-0):
Como, Aston Villa, Everton e Fulham e, já na mais recente janela de inverno, também o Lyon procuraram informações sobre as condições para uma mudança
15 Fev 2026 | 15:35 |
O Sporting já fechou acordo para renovar contrato com Geny Catamo (que será anunciado nos próximos dias) mas a extensão do vínculo surge sobretudo com um objetivo estratégico: preparar uma futura venda. O novo contrato, válido até 2028, permite aos leões reforçar a sua posição negocial e evitar que o extremo entre no último ano de ligação contratual sem margem de manobra no mercado.
Apesar da renovação representar um sinal de confiança no jogador, a SAD leonina vê no ala um ativo com potencial de valorização significativa. A ideia passa por blindar o atleta contratualmente para, no momento certo, maximizar o encaixe financeiro numa eventual mudanºa para o estrangeiro, cenário que é encarado como provável caso, de acordo com o jornal 'A Bola'.
Internamente, o entendimento é que a saída poderá acontecer já numa das próximas janelas de mercado, dependendo das propostas que cheguem a Alvalade. O Sporting pretende, assim, garantir que qualquer negociação futura seja feita a partir de uma posição de força, protegendo os interesses do Clube.
O Como, Aston Villa, Everton e Fulham e, já na mais recente janela de inverno, também o Lyon procuraram informações sobre as condições pelo canhoto. Ainda assim, a estrutura leonina recusou abrir negociações por considerar o futebolista uma peça essencial até ao final da época.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 27 partidas. Nos 1.620 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.
Geny sofreu falta muito dura no Porto - Sporting:
Sporting B vence ex técnico dos leões por 4-3 com grande exibição de Diego Callai
15 Fev 2026 | 12:42
Titular do Sporting doa mais de 800 euros ao leiloar camisola usada na vitória com o PSG
15 Fev 2026 | 11:31
Félix critica venda de Afonso Moreira e diz que craque "foi despachado" do Sporting
15 Fev 2026 | 11:09