Futebol
Flop no Sporting marca à Costa do Marfim e ajuda a eliminar Ousmane Diomande da CAN
11 Jan 2026 | 09:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Disputa pelo jogador envolve também Benfica e Porto, além de clubes estrangeiros como Olympiacos, Besiktas, Bayer Leverkusen, Marselha e Sevilha
11 Jan 2026 | 11:25 |
O Sporting está atento à situação de André Luiz, avançado brasileiro que representa o Rio Ave. O jogador está referenciado pelos responsáveis do emblema verde e branco, numa altura em que vários clubes seguem de perto a sua evolução no futebol português.
A disputa pelo jogador envolve também Benfica e Porto, além de clubes estrangeiros como Olympiacos, Besiktas, Bayer Leverkusen, Marselha e Sevilha, o que poderá fazer subir o preço do jogador. De acordo com Ekrem Konur, os encarnados estarão na linha da frente, embora o cenário permaneça em aberto.
"A corrida pela transferência de André Luiz está ao rubro. O Benfica está na frente, mas o Olympiacos pode entrar na disputa. Sporting, Porto, Beşiktaş, Bayern Leverkusen, Marselha e Sevilha demonstraram interesse. O Rio Ave pede cerca de 15 milhões de euros", pode ler-se.
A SAD leonina liderada por Frederico Varandas procura agora perceber se o investimento se enquadra na estratégia definida para o reforço do plantel de Rui Borges. O futebolista está referenciado há várias semanas, apesar de não ser visto como uma opção prioritária.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, André Luiz — avaliado em 4 milhões de euros — realizou 18 jogos oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 1.390 minutos disputados, o extremo, que tem contrato válido até junho de 2029, apontou sete golos e somou cinco assistências.
Veja a publicação:
Clube de Alvalade acompanha de perto a situação do jogador de 24 anos, numa corrida que envolve também o Internacional e os dragões
11 Jan 2026 | 11:03 |
O Sporting está atento a Lucas Barbosa, avançado que atua no Red Bull Bragantino e que tem vindo a despertar interesse de vários clubes no mercado. Os leões acompanham de perto a situação do jogador, numa corrida que envolve também o Internacional e o Porto.
Segundo informações avançadas pelo jornalista Ekrem Konur, o emblema brasileiro já fez saber que não facilitará a saída do extremo, estando apenas disposto a negociar uma eventual transferência por valores a rondar os 20 milhões de euros, colocando a fasquia elevada.
O atleta de 24 anos tem sido destaque no futebol brasileiro e encaixa no perfil de jogador jovem e com margem de progressão que o Sporting privilegia. A SAD leonina continua, no entanto, a avaliar o mercado com cautela, já depois de oficializada a chegada de Luis Guilherme e da quase confirmada vinda de Souleymane Faye.
Para já, não existe qualquer proposta formal apresentada pelo Clube de Alvalade, mas o nome do avançado permanece referenciado pelos responsáveis leoninos, que seguem atentos aos desenvolvimentos. O desfecho deste processo deverá depender não só da vontade do jogador, mas também da flexibilidade por parte dos canarinhos nas negociações.
No ano civil de 2025, com a camisola do Bragantino, Lucas Barbosa - atualmente avaliado em 5 milhões de euros - disputou 40 partidas. Durante os 2.641 minutos em que foi utilizado, o futebolista marcou sete golos e fez três assistências para os companheiros.
Veja a publicação:
Futebolista segue em recuperação do problema físico no joelho esquerdo sofrido no dia 22 de outubro, em duelo da Liga dos Campeões
11 Jan 2026 | 10:32 |
O Sporting atravessa um momento de incerteza no eixo defensivo, com Zeno Debast ainda entregue ao departamento médico e sem poder integrar os trabalhos da equipa neste fim de semana, depois de uma semana difícil que culminou com a eliminação na meia-final da Taça da Liga.
O central belga segue em recuperação da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro frente ao Marselha, na fase de grupos da UEFA Champions League, e ainda não voltou a treinar na Academia Cristiano Ronaldo. A expetativa no balneário leonino é a de que, após os dois dias de folga concedidos, o jogador esteja em condições de regressar à sessões de trabalho.
Os responsáveis do Clube de Alvalade consideram que o defesa está “praticamente recuperado” e há a confiança de que o mesmo poderá estar disponível para o próximo desafio do Campeonato, frente ao Casa Pia, marcado para dia 16 de janeiro, numa fase em que as opções no centro da defesa têm sido reduzidas.
Além de Zeno Debast, o departamento médico continua a acompanhar a reabilitação de vários outros jogadores afastados dos relvados, incluindo Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Fotis Ioannidis. Por outro lado, Ousmane Diomande também vai estar disponível depois da eliminação na CAN.
Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.