
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Jogador, que é visto como uma das grandes promessas da Academia, soma poucos minutos ao mais alto nível e mudança não está descartada
|
Diego Callai tem permanência incerta no Sporting, sabe o Leonino, e ainda pode sair do plantel de Rui Borges. Apesar de ter sido apontado como número dois na hierarquia de guarda-redes, atrás de Rui Silva, a pouca experiência do jogador de 20 anos ao mais alto nível pode influenciar na decisão.
Ao que o nosso Jornal apurou, Rui Borges quer observar o jovem nesta pré-temporada e testar o jogador nos amigáveis planeados pelo Clube de Alvalade e só depois tomar uma decisão quanto ao futuro do atleta. O cenário de empréstimo não está totalmente descartado.
Uma possível saída de Franco Israel não tem influência direta em Diego Callai. Caso o uruguaio abandone Alvalade neste defeso, a SAD, liderada por Frederico Varandas, não descarta uma possível ida ao mercado por um novo guarda-redes que dê uma outra segurança às balizas leoninas.
Ainda assim, o Sporting prepara-se para oferecer um novo contrato de renovação a Diego Callai, tal como o nosso Jornal já avançou. O futebolista é um dos ativos com maior potencial na Academia, pelo que a Direção pretende prolongar o vínculo com o jovem atleta.
Diego Callai chegou a Portugal aos 11 anos, vindo do Brasil, onde jogava no Juventude, de Caxias do Sul. No Sporting desde 2015/2016, nos sub-12, passou por todos os escalões até sénior, trabalhando há várias épocas em Alcochete e ainda procura a estreia na equipa principal.
Futebolista que fez apenas um jogo pela equipa principal do emblema leonino prepara-se para rumar a França, numa mudança rentável para os leões
|
Chico Lamba, antigo defesa central do Sporting, foi transferido do Arouca para o Saint-Étienne, da segunda divisão francesa, num negócio de 6 milhões de euros, que pode atingir os 8. Metade do encaixe financeiro desta operação, que será entre 3 e 4 milhões, vai para os cofres do Clube de Alvalade.
O Arouca reserva 10% de mais valia sobre uma futura venda. Quanto ao St. Étienne, histórico emblema do futebol francês, voltou a cair para a Ligue 2, depois do 17.º posto na Ligue 1. O campeonato gaulês arranca a 8 de agosto, com o emblema a jogar no reduto do Laval.
O jovem defesa-central que os lobos recrutaram ao Clube leonino em regime de partilha de passe transformou-se numa das grandes revelações da equipa conduzida por Vasco Seabra e terminou a época transata com 28 jogos, dos quais 25 a titular, um golo e uma assistência.
Os leões tinham também direito de preferência na compra do jogador, mas entenderam não a exercer. O atleta já está em Loire, tendo cumprido este domingo, dia 6 de julho, os exames médicos, último passo antes da assinatura de contrato. A apresentação oficial no novo emblema deverá acontecer nos próximos dias.
Chico Lamba chegou ao Arouca no verão de 2024, a custo zero, proveniente do Sporting. No Clube de Alvalade, onde chegou em 2014, o defesa passou pelos vários escalões de formação, até chegar à equipa B, onde realizou 62 jogos, com o registo de três golos e uma assistência. Estreou-se pela equipa principal em outubro de 2022, com Ruben Amorim, quando jogou 45 minutos numa vitória caseira sobre o Casa Pia.
Futebolista que esteve quase 10 anos anos ao serviço do emblema verde e branco explica ida para o adversário do Clube de Alvalade
|
Ana Borges causou polémica ao trocar a equipa de futebol feminino do Sporting pelo Benfica. A internacional portuguesa era uma figura histórica do Clube de Alvalade, mas explica que foi dispensada pelo emblema verde e branco e que não podia recusar a oferta do rival encarnado.
Ana Borges: "Estava no desemprego. O Benfica chegou-se à frente e não havia como recusar"
"Não queria falar muito nisso: nem hoje, nem durante a competição, que é o mais importante. Há sempre algumas questões, mas o que posso dizer é que fui dispensada, estava no desemprego. O Benfica chegou-se à frente e não havia como recusar", começou por dizer.
Ana Borges: "Enquanto me sentir capaz de ajudar a seleção, vou fazê-lo, independentemente da idade"
Apesar da idade, a jogadora garante agora foco total no Europeu: "Tenho a mesma ambição comparativamente à minha primeira internacionalização. Quero dar o meu máximo. Ao longo dos anos, tenho demonstrado isso. Enquanto me sentir capaz de ajudar a seleção, vou fazê-lo, independentemente da idade", explicou.
Ana Borges foi apresentada há poucos dias como nova jogada do clube da Luz. A experiente internacional portuguesa assinou até 2027, depois de sete anos a representar o Sporting, onde tinha o estatuto de capitã. Também Diana Silva rumou ao eterno rival do Sporting.
Em nove temporadas ao serviço do Sporting, Ana Borges cumpriu um total de 216 jogos, dos quais 207 como titular. Em 17.863 minutos em campo, assinou 32 golos e 21 assistências. No Clube de Alvalade, a internacional portuguesa conquistou dois Campeonatos, três Taças de Portugal e três Supertaças, tendo ainda sido eleita Melhor Jogadora da Liga Feminina, em 2017/18.