Futebol
Rui Borges 'inspira-se' em Londres para montar o onze para o Sporting - Benfica
19 Abr 2026 | 08:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
'Camisola 8' dos verdes e brancos tem sido alvo de bastantes críticas nesta fase da temporada desportiva, mas não perde a confiança de Rui Borges
19 Abr 2026 | 08:52 |
A cumprir a sexta temporada no Sporting, Pedro Gonçalves tem registado maior irregularidade nas duas últimas épocas, muito por força de problemas físicos e lesões musculares. Ainda assim, apesar das críticas de parte dos adeptos, o 'camisola 8' continua a merecer total confiança de Rui Borges.
"Para mim ele está bem, fez um bom jogo. A equipa até caiu um bocadinho depois de ele sair. Está à procura da sua melhor forma, mas fez um bom jogo e tem dado um bom contributo à equipa. E os números dele falam só por si e definem a importância que tem para a equipa", destacou o técnico, após o encontro frente ao Arsenal, em Londres.
Olhando para os números, percebe-se que, apesar de algumas oscilações, o rendimento ofensivo mantém-se elevado. Em 2025/26, apresenta 0,45 golos esperados por 90 minutos, acima das duas épocas anteriores no Sporting (0,41 em 2024/25 e 0,38 em 2023/24). Também nos remates mantém níveis altos (3,79 por jogo), assim como nos tiros enquadrados (1,75), ambos superiores aos registos das épocas anteriores.
A eficácia de passe de Pote mantém-se estável (80,3%), dentro dos padrões habituais, embora tenha registado uma quebra nas assistências esperadas (0,26, face aos 0,38 e 0,42 das épocas anteriores). Ainda assim, cria 2,62 oportunidades por jogo - mais do que em 2023/24, mas abaixo do pico de 2024/25. Em destaque está também a melhoria clara na eficácia de drible, que subiu para 46,7%.
No plano defensivo, os números são menos positivos. Apesar de ter melhorado ligeiramente nos duelos ganhos (43,9% face aos 35% da época passada), apresenta menos ações defensivas por jogo (1,40), abaixo dos 1,95 e 2,12 das duas temporadas anteriores. Também a presença na área adversária diminuiu, com 5,13 toques por jogo, ligeiramente abaixo dos registos recentes.
Ainda assim, os números globais continuam a evidenciar a importância de Pote no Sporting. Em 2025/26 soma 15 golos e sete assistências em 33 jogos. Na época anterior, marcada por lesões (falhou 40 jogos e esteve 180 dias parado), terminou com seis golos e seis assistências em 20 partidas. Já em 2023/24 assinou a melhor temporada da carreira, com 18 golos e 16 assistências em 49 jogos, num total de 34 contribuições diretas para golo.
Eternos rivais disputam, este domingo, 19 de abril, uma das partidas mais importantes desta edição da Liga Portugal Betclic
19 Abr 2026 | 08:41 |
Rui Borges não deverá fazer qualquer alteração no onze inicial do Sporting para o dérbi diante do Benfica, neste domingo. No entanto, Geovany Quenda pode servir como 'arma secreta' dos verdes e brancos vinda do banco de suplentes.
Nas alas, Pedro Gonçalves e Geny Catamo devem ser as escolhas do técnico leonino. Apesar de atravessar um momento menos exuberante, o internacional português mantém a confiança total da equipa técnica, enquanto o moçambicano apresenta um histórico recente positivo frente às águias, com três golos apontados nos últimos dois encontros do campeonato.
Ainda assim, há essa outra solução no horizonte. Geovany Quenda procura recuperar a melhor forma após regressar recentemente à competição, somando apenas 43 minutos nos dois últimos jogos. O jovem internacional sub-21 português ainda não reúne condições para ser titular, mas poderá ser uma mais-valia no decorrer da partida, trazendo velocidade e capacidade de desequilíbrio a um jogo que promete intensidade elevada.
O emblema verde e branco entra em campo este domingo, dia 19 de abril, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por José Mourinho, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Alvalade.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 42 milhões de euros - participou em 24 partidas dos leões. Nos 1.314 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Direção do Clube de Alvalade e técnico terão acordo pela extensão do vínculo bem encaminhado, mas existe novidade inesperada
19 Abr 2026 | 08:30 |
A renovação de Rui Borges com o Sporting continua bem encaminhada e deverá ficar fechada nos próximos dias. Tal como já tinha sido avançado, existe há várias semanas um entendimento entre o técnico e a SAD leonina, restando apenas acertar alguns detalhes, nomeadamente ligados a prémios por objetivos.
Para já, o foco mantém-se totalmente nos desafios imediatos da temporada. O treinador não quer distrações numa altura decisiva, com o dérbi frente ao Benfica, para o campeonato, e o duelo com o Porto, no Dragão, para a Taça de Portugal, a dominarem as atenções. Por isso, o dossiê da renovação continua em segundo plano na agenda do técnico.
Ainda assim, há uma novidade relevante em relação ao novo contrato. Ao contrário do que inicialmente se previa, a extensão será de apenas uma temporada e não duas. Desta forma, Rui Borges, que tinha vínculo até 2027, ficará ligado ao clube de Alvalade até 2028.
Vale lembrar que o novo acordo contemplará também uma melhoria salarial, que já havia sido noticiada, com o objetivo claro da estrutura do Sporting de premiar o trabalho realizado pelo treinador ao serviço da equipa principal do Clube de Alvalade.
De resto, o emblema verde e branco entra em campo este domingo, dia 19 de abril, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por José Mourinho, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Alvalade.
Rui Borges 'inspira-se' em Londres para montar o onze para o Sporting - Benfica
19 Abr 2026 | 08:21
Onze provável Sporting - Benfica: Rui Borges gere dúvidas para a máxima força
19 Abr 2026 | 08:13
Sporting - Benfica (2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
19 Abr 2026 | 08:05