Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Antigo treinador do Sporting falou aos jornalistas logo a seguir a mais um resultado negativo dos red devils ao seu comando técnico
25 Nov 2025 | 07:59 |
Na última segunda-feira, dia 24 de novembro, o Manchester United perdeu com o Everon, por 1-0, em partida válida para a 12.ª jornada da Premier League. No rescaldo desta nova derrota, Ruben Amorim reconheceu que a exibição da sua equipa ficou aquém das suas competências.
Ruben Amorim: "Temos de fazer mais"
"O Everton foi a melhor equipa tanto com 11 como com 10 jogadores. Não estávamos com a mesma intensidade em campo. Mereceram a vitória. Temos de fazer melhor em todos os momentos. Se eles estavam a jogar com 10, tínhamos de empurrá-los para o seu último terço. Temos de fazer mais", começou por dizer o antigo treinador do Sporting, em declarações à BBC Sport.
Ruben Amorim: "Todos deveriam ter jogado melhor"
De resto, Ruben Amorim não foi capaz de esconder a frustração que teve no decorrer da partida: "Esqueçam o resultado. É realmente mau mas eu estava mais preocupado pelo sentimento que tive durante todo o jogo. Todos deveriam ter jogado melhor".
A terminar, o técnico português foi questionado sobre a conversa com os jogadores no balneário no rescaldo da partida, mas atirou a mesma para o dia seguinte: "Amanhã temos treino. Não lhes disse nada. Vamos lidar com isso amanhã".
Com este desaire caseiro, o Manchester United falha o assalto ao top 4, mantendo-se com 18 pontos, no 10.º lugar da tabela classificativa. Uma posição abaixo está o Everton, que já não vencia no Old Trafford desde 2013, altura em que era orientado por Roberto Martínez.
Janela de transferências de inverno poderá trazer propostas ao Clube de Alvalade pelo internacional costa-marfinense, apesar da resistência em vender
25 Nov 2025 | 07:47 |
O Crystal Palace pode vir a tentar uma nova investida por Ousmane Diomande já em janeiro. Neste momento, tudo depende da possível saída de Marc Guéhi do emblema da Premier League. Se tal se confirmar, o jogador do Sporting é o principal alvo dos ingleses para o seu lugar.
A informação foi avançada na última segunda-feira, dia 24 de novembro, pelo especialista Sacha Tavolieri. O Liverpool - que também esteve interessado no central dos leões -, está em vias de negociar Guéhi, o que poderá fazer chegar uma proposta pelo 'camisola 26' aquando da abertura da próxima janela de transferências.
O Crystal Palace pretende voltar a chegar-se à frente pelo defesa dos leões depois de, no último verão, ter reservado 55 milhões de euros para o contratar. No entanto, agora não terá a mesma abertura dos responsáveis verdes e brancos.
O Sporting terá tomado a decisão de não deixar sair jogadores em janeiro, sendo Diomande um dos ativos vistos como inegociáveis na equipa orientada por Rui Borges. Aliás, o Clube de Alvalade até já iniciou conversações para prolongar o vínculo do internacional costa-marfinense.
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou sete encontros pelo Sporting: três na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 497 minutos.
Confira a publicação:
Jogadores em questão são vistos como uns dos principais pilares da equipa orientada pelo técnico português no Clube de Alvalade
25 Nov 2025 | 07:28 |
Além de Francisco Trincão, o Sporting tem mais três processos a decorrer nas últimas semanas. Os leões pretendem renovar os contratos dos pesos pesados do plantel de Rui Borges, como é o caso de Geny Catamo, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio.
Segundo escreve o jornal A Bola, a Direção verde e branca encontra-se concentrada nestes dossiês e, apesar da situação do 'camisola 17' ser a que está a dar mais problemas, os leões acreditam que poderão chegar a bom porto com todos os jogadores referidos.
No que toca a Geny Catamo, o moçambicano termina contrato com os leões em 2028 e a sua revisão contratual poderá incluir um aumento deste tempo até 2030 ou 2031, tal como o aumento da cláusula de rescisão (dos 60M para os 80M), além de um aumento salarial que vá mais de acordo com o seu estatuto em Alvalade.
Por fim, na defesa, também Diomande terá o seu futuro revisto. A renovação do costa-marfinense é visto como uma prioridade para o Sporting - termina contrato em 2027 e os leões querem aumentá-lo até 2030, à semelhança de Gonçalo Inácio. Por seu turno, o 'camisola 25' verá não só uma revisão salarial como do valor da cláusula (60M para 80M).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 26 de novembro, frente ao Club Brugge. O encontro, a contar para a quinta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Nicky Hayen, jogar-se-á no Estádio de Alvalade, às 20h00.
Já se sabe o que afasta Sporting e Francisco Trincão da renovação de contrato
25 Nov 2025 | 06:41