Futebol
Oficial! Souleymane Faye é reforço do Sporting e fica com cláusula de...
21 Jan 2026 | 17:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Antigo jogador do emblema verde e branco abordou vários temas, entre os quais o duelo da Champions, considerando que franceses não mereciam perder
22 Jan 2026 | 03:00 |
José Eduardo concedeu uma entrevista ao nosso Jornal e analisou a vitória dos leões por 2-1 frente ao Paris Saint-Germain. O antigo jogador do Sporting considerou que os franceses jogaram melhor e não mereciam perder, avaliou o papel de Rui Borges em Alvalade e falou sobre a luta pelo tricampeonato, reconhecendo qualidade à equipa do Porto, mas defendendo que ainda tudo é possível até ao final da época.
J. Eduardo: "A vitória só é justa porque sou do Sporting, porque de resto não. Eles foram e são muito melhores do que nós"
Questionado sobre as expetativas que tinha antes do jogo frente à turma de Luis Enrique, foi honesto: “Primeiro, não esperava. Segundo, a vitória só é justa porque sou do Sporting, porque de resto não. Eles foram e são muito melhores do que nós. Isso é indiscutível. Agora, obviamente, que fiquei feliz, mas o futebol é assim... é sempre possível", começa por dizer.
No plano mais tático, José Eduardo falou com grande detalhe sobre o impacto do ritmo competitivo entre a prova milionária e o Campeonato Nacional: “Nós temos um handicap muito grande em Portugal, que é o nível da nossa Liga (…) durante o jogo isso veio ao de cima, ou seja, nós tivemos imensa dificuldade em passar do meio campo. Houve um jogador em particular, o Ricardo Mangas, que não é um jogador fenomenal, mas é um bom jogador e teve imensa dificuldade, porque o ritmo é diferente. Se não despachasse rapidamente a bola, ela era-lhe roubada. A diferença é grande".
Sobre os destaques individuais, Luís Suárez mereceu elogios: "Quando estamos atrapalhados, metemos a bola para a frente e ele consegue aguentar, porque sabe usar o corpo. É um jogador a sério. Tivemos quatro ou cinco chegadas à área deles e criámos perigo sempre. Em duas delas fomos muito felizes. A bola foi parar aos pés do Suárez e ganhámos", aponta.
J. Eduardo sobre Rui Borges: "Se ganhou, é um génio. Amanhã, basta as coisas não correrem tão bem, já passa a ser uma besta"
Relativamente ao trabalho de Rui Borges, o ex-futebolista foi incisivo: “Se ganhou, é um génio. Amanhã, basta as coisas não correrem tão bem, já passa a ser uma besta. Eu vi grandes ídolos do Sporting a chorar porque se sentiam maltratados pelos adeptos em determinadas circunstâncias. É mesmo assim. Futebol é momento".
Por fim, sobre a corrida pelo título nacional, José Eduardo destacou o momento dos dragões e mostrou respeito pelo percurso do rival, mas manteve uma visão confiante em relação às ambições leoninas: “O Sporting não está a fazer mau campeonato. O Porto é que está a fazer um campeonato extraordinário. Acredito que eles vão vacilar. Se ganharmos no Dragão... eles tremem. Qualquer equipa treme", termina.
Treinador dos leões montou estratégia perfeita e eficaz que ditou vitória frente ao Paris Saint - Germain, no Estádio José Alvalade
21 Jan 2026 | 18:00 |
O Sporting já sabe que ao longo de 2025/26 irá arrecadar um encaixe financeiro pela prestação na Liga dos Campeões superior ao que sucedeu no período de 2024/25 na mesma competição. Com Rui Borges ao leme, e depois de terem vencido o PSG, em Alvalade (2-1), os leões ocupam o 6º lugar (à condição, pois aguardam pelos resultados dos restantes jogos da 7ª jornada esta quarta-feira).
A caminho da última jornada da fase regular da Champions, o Sporting tem oportunidade de aumentar o número de pontos na próxima visita ao Athletic Bilbao, a 28 de janeiro e também aumentar a conta dos milhões. Em específico, na pior das hipóteses, os verdes e brancos podem terminar a fase de liga na 19ª posição e, tendo em conta ainda o encaixe já garantido até agora, conseguiriam embolsar um total de 49,31 milhões de euros, mais do que na época anterior.
Esta quantia divide-se pelos 33,85 M relativos à entrada na Champions, outros 9,1M pelos resultados obtidos por vitórias ou empates, isto além do bónus da posição final, sendo que o pior lugar possível significaria um montante de 6,36 milhões de euros.
Comparando assim com a temporada anterior, em 2024/25( que também teve Ruben Amorim e João Pereira como técnicos) o Sporting terminou a participação na Liga dos Campeões com um encaixe de 48,984 milhões de euros. Neste cenário, caso tivesse conseguido o apuramento para os oitavos-de-final, algo que não aconteceu devido à eliminação perante os alemães do Borussia Dortmund no playoff, a equipa de Rui Borges teria garantido mais 11 milhões.
Para ganhar mais cifrões, o Sporting tem de vencer os espanhóis do Athletic Bilbao. A partida será na quarta-feira, dia 28 de janeiro, a partir das 20h00, no Estádio San Mamés. O duelo da próxima semana marcará o fim desta fase de liga da competição europeia.
Com a vitória de ontem, por 2-1, frente ao campeão europeu Paris Saint - Germain, os leões ocupam lugar lisonjeiro no Ranking da UEFA
21 Jan 2026 | 17:20 |
Com a vitória sobre o PSG (2-1) e a garantia de que não ficará abaixo do 19.º lugar na fase de liga da UEFA Champions League, o Sporting subiu dois lugares no ranking da UEFA de clubes, entrando no top-20 dos melhores clubes do "velho continente", estando há frente de clubes como Porto, Juventus, Milan e Mónaco.
Os leões ultrapassaram três clubes: PSV, Feyenoord e Club Brugge (que também venceu por 4-1 o Kairat Almaty, adversário que o Sporting defrontou na jornada inaugural) mas ainda não tem a continuidade na prova garantida. Só que o Tottenham ganhou e garantiu no mínimo o 16.º lugar, pelo que somou já mais pontos de bónus.
Com 16.500 pontos somados, esta já é a melhor temporada do Sporting nos últimos cinco anos, superando os 16,000 pontos de 2021/2022, com Ruben Amorim. O novo formato da Champions, com duas jornadas adicionais na primeira fase e pontos de bónus maiores, contribui para isso, mas mesmo assim os leões já superaram a campanha de há um ano, em que chegaram ao fim das quatro primeiras jornadas com dez pontos.
Os leões encontram-se neste momento, provisoriamente, no 6º lugar, com 13 pontos. O Clube de Alvalade está atrás do Paris Saint - Germain, Tottenham, Bayern Munique, Real Madrid e o Arsenal, e posiciona-se à frente do Benfica, que joga hoje frente à Juventus.
Os leões vão fechar esta fase da prova milionária frente aos espanhóis do Athletic Bilbao, dia 28, a partir das 20h, no Estádio San Mamés. A equipa que milita a primeira divisão espanhola defrontará hoje a Atalanta. O encontro da próxima semana.
Oficial! Souleymane Faye é reforço do Sporting e fica com cláusula de...
21 Jan 2026 | 17:13
Adrien Silva e os filhos vibraram nas bancadas com vitória do Sporting frente ao PSG (Vídeo)
21 Jan 2026 | 16:52
Exibição de Suárez no Sporting - PSG agrada a figura importante do futebol: "Jogou muito bem"
21 Jan 2026 | 15:00