Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Jovem avançado foi emprestado pelos verdes e brancos no último mercado de transferências e já começa a dar nas vistas na Alemanha
21 Fev 2026 | 17:46 |
Rodrigo Ribeiro, jogador emprestado pelo Sporting, estreou-se este sábado, dia 21 de fevereiro, a marcar na Bundesliga. O avançado, de 20 anos, apontou o primeiro golo da vitória do Augsburg em casa do Wolfsburg (3-2), em jogo da 23.ª jornada.
O golo coincidiu com a primeira titularidade do jogador natural de Viana do Castelo pela formação alemã, depois de ter sido suplente utilizado nos dois encontros anteriores. Um arranque encorajador para o jovem ponta-de-lança, que procura afirmar-se no futebol germânico.
Rodrigo Ribeiro transferiu-se para o Augsburg na janela de inverno, por empréstimo do Sporting. O clube alemão, atualmente no 10.º lugar da tabela, ficou com opção de compra fixada nos 6 milhões de euros, estando a SAD leonina salvaguardada com uma percentagem de uma futura venda.
Até à saída para a Alemanha, o avançado esteve integrado na equipa principal do Sporting, somando três jogos sob orientação de Rui Borges. Ainda assim, competia com maior regularidade na equipa B, onde registou 11 partidas e cinco golos na primeira metade da temporada.
Vale lembrar que, segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, Rodrigo Ribeiro não entra nas contas do Sporting para 2026/27. Mesmo que o Augsburg não acione a cláusula de compra, o avançado não terá espaço no plantel verde e branco.
Confira o golo:
Futebolista foi apresentado na sua nova equipa na última sexta-feira, dia 20 de fevereiro, numa altura em que se encontrava livre no mercado
21 Fev 2026 | 13:27 |
O Corinthians oficializou a contratação de Zakaria Labyad. O extremo marroquino, de 32 anos, encontrava-se livre no mercado, circunstância que facilitou o processo para o clube brasileiro, que procurava reforçar o plantel. O contrato é válido até ao final de 2026, com renovação automática até 2027 mediante o cumprimento de objetivos previamente definidos.
Labyad terminou a ligação ao Dalian Yingbo no final de 2025 e ficou livre, situação vista como oportunidade pelo emblema paulista. O jogador é um nome conhecido do futebol português, tendo representado o Sporting na temporada 2012/13, na qual somou três golos e duas assistências em 27 jogos. A carreira começou na formação do PSV Eindhoven, onde coincidiu com Memphis Depay, que curiosamente, em agosto de 2025, comentou numa publicação do extremo no Instagram com a frase: “Vem para o Brasil, irmão”.
Depois do PSV, o médio ofensivo passou ainda por Utrecht e Ajax antes de rumar ao futebol chinês. Em 2024 realizou 31 jogos, com seis golos e nove assistências, e em 2025 participou em 25 partidas, marcando seis vezes e fazendo quatro passes para golo.
Dorival Júnior: "Labyad não foi um pedido meu"
Na conferência de imprensa, o treinador do Corinthians, Dorival Júnior, admitiu não ter sido o responsável direto pela escolha do jogador. “O Zakaria não foi um pedido meu, mas estou aqui para treinar a equipa. A equipa que me for dada, eu vou fazer. Não conheço muito sobre o atleta, tive algumas informações do Memphis. Que venha e possa acrescentar, será tratado muito bem. Não foi indicação minha, mas não tem problema algum. Será um atleta importante”, declarou. Questionado novamente sobre a origem da contratação, limitou-se a responder: “O que eu poderia falar, já coloquei”.
Recorde-se que o atleta chegou a Alvalade em 2012, proveniente do PSV, mas deu muitos problemas ao Sporting. O marroquino nunca se conseguiu impor, o que levou a Direção verde e branca a negociar uma redução salarial, visto que era dos mais bem pagos do plantel. O jogador não aceitou e os problemas começaram.
Labyad chegou a ser despromovido à equipa B e, como não quis baixar o salário, os leões tentaram o seu empréstimo a um emblema que cobrisse o mesmo na totalidade. No entanto, o futebolista recusou qualquer mudança, acabando no conjunto secundário da turma de Alvalade. Depois de vários empréstimos, o marroquino rescindiu com o Sporting, em agosto de 2016.
Confira as imagens do primeiro treino de Labyad:
Treinador dos verdes e brancos não está preparado para começar a abdicar do futebolista, apesar de estar cada vez mais perto de deixar Alvalade
21 Fev 2026 | 11:14 |
Hidemasa Morita está na 'pole position' para fazer dupla com Morten Hjulmand no meio-campo do Sporting nesta fase da temporada, em particular novamente frente ao Moreirense, este sábado, 21 de fevereiro, deixando Daniel Bragança e João Simões em segundo plano.
O jornal Record escreve, na sua mais recente edição, que por isso mesmo deverá ser o internacional japonês a entrar direto no onze dos verdes e brancos na deslocação a Moreira de Cónegos, na qual o treinador dos leões teve algumas mexidas a considerar.
Aliás, apesar de Rui Borges não ter confirmado a titularidade de Hidemasa Morita na 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, admitiu que o "momento de forma" pesa na sua decisão. "Temos de perceber o melhor momento de cada um. Estão os três a crescer e têm qualidades próprias, diferentes uns dos outros. O Dani [Bragança] é mais parecido com o Morita, o Simões dá-nos outras coisas. Olhamos ao momento e tomaremos sempre a melhor opção".
Vale lembrar, em todo o caso, que Daniel Bragança e João Simões foram suplentes utilizados no Sporting - Famalicão, tendo o primeiro marcado o golo da vitória dos verdes e brancos em Alvalade, por 1-0, prometendo começar a agitar esta corrida por um lugar no onze.
Esta temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 31 partidas. O futebolista disputou um total de 1.531 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.
Recorde este golo de Hidemasa Morita:
Ioannidis chamado à última da hora para o Moreirense - Sporting, mas não é a única surpresa
21 Fev 2026 | 09:46