Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 20:52 |
O Sporting entrou em campo na passada segunda feira, dia 5 de março, para defrontar a conjunto do Estoril, em jogo a contar para a 24ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 3-1, e as escolhas táticas de Rui Borges levaram Luís Freitas Lobo, jornalista português, a assinar o seu espaço de opinião com uma análise ao técnico verde e branco.
Freitas Lobo começou por dizer na sua crónica habitual: "Antes do jogo Rui Borges fizera já o aviso que, nesta altura, com tantas lesões e sem tempo para treinar como quer não há tempo para músicas bonitas. Era uma ameaça tática que, sob pena de danos colaterais em alguns princípios de jogo em que quer ver a equipa jogar, nesta altura para ela ser 'eficaz e competente', tinha de prescindir de muita qualidade", começou por dizer ao jornal O Jogo.
O comentador desportivo, confessou-se adepto do pragmatismo de Rui Borges: "Ganhou, assim, um jogo que de outra forma, se quisesse jogar com a 'musica bonita da posse, bloco alto e pressão constante', arriscava ver a equipa desequilibrar-se e perder a competência tática para o ganhar", referiu.
Continuando os elogios ao treinador de Mirandela, mencionou: "Foi um dos melhores jogos de Rui Borges treinador, desde que assumiu o banco do Sporting. Leitura perfeita do momento da equipa, frieza sem dilemas estéticos e competitividade em todos os momentos do jogo de acordo com o que a equipa pode jogar."
Esta análise de Luís Freitas Lobo prende-se, no essencial, com a exibição rubricada pelos comandados de Rui Borges frente ao Estoril de Ian Cathro, onde os leões venceram por 3-1, com golos de Viktor Gyokeres, que bisou, e de Gonçalo Inácio. Para os canarinhos marcou o ex Sporting Gonçalo Costa. Ricardo Esgaio foi eleito pelos adeptos leoninos o melhor em campo. O Clube de Alvalade é líder com mais três que o Benfica (embora com um jogo a mais). Está seis pontos à frente do Porto, e nove à frente do Braga.
Dois dos atletas que entraram em campo frente ao Athletic Bilbao, fazem história e ingressam lista com nomes como Viktor Gyokeres, Liedson e Nani
29 Jan 2026 | 17:48 |
O Sporting venceu o Athletic Bilbao por 3-2 na última jornada da fase de liga da Champions. O triunfo permitiu o apuramento dos leões para o "top-8" da competição milionária e trouxe duas novidades na lista de melhores marcadores de Alvalade na Champions League: Francisco Trincão e Alisson Santos.
O avançado internacional português igualou Viktor Gyokeres e Liedson no topo da lista, com seis golos pelos na Champions League. Já o extremo brasileiro Alisson Santos, chegou aos três golos nesta edição da prova e entrou no top-10, por ter apenas oito jogos pelo Sporting na competição.
Nos maiores artilheiros, destaque ainda para os nomes do colombiano Luis Suárez e de Pote, outros membros do plantel atual do Sporting no top-10, ambos com quatro finalizações certeiras. Nesta lista, consta também os nomes de Nani com cinco golos, Bruno César e Paulinho (quatro), e Ricardo Sá Pinto (três).
Os golos de Trincão e Alisson ajudaram o Clube de Alvalade a ganhar mais milhões de euros na prova milionária. Ao todo são mais de 67. Só pela qualificação foram mais de 11 milhões de cifrões (além de 8,25 M€ pelo 7.º lugar), podendo somar mais 12,5 M€ em caso de ida aos "quartos". Uma passagem a esta fase seria algo inédito, já que os leões nunca qualificaram-se para esta etapa da competição milionária.
Com esta vitória – a 24.ª em 33 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges terminam esta fase da competição na 7.ª posição da tabela classificativa, com 16 pontos amealhados em oito partidas: cinco vitórias, um empate e duas derrotas.
Titular de Rui Borges fez exibição de elevada qualidade diante do clube basco e ajudou turma de Alvalade a qualificar-se para a Liga dos Campeões
29 Jan 2026 | 17:47 |
O Sporting venceu nos últimos instantes o Athletic Bilbao (3-2), conseguindo a qualificação para os oitavos de final da UEFA Champions League. Alisson Santos fez o golo decisivo e é o homem do momento. Porém, houve outro atleta leonino que se destacou em campo: Maxi Araújo.
O internacional uruguaio fez a assistência para o primeiro golo dos leões, finalizado por Ousmane Diomande, e trabalhou muito, terminando com 10 duelos ganhos em 15, mais 13 ações defensivas, entre elas seis desarmes. O atleta foi uma das figuras mais importantes do encontro.
A equipa orientada por Rui Borges mostrou igualmente superioridade em outros aspetos do jogo, e que são dados que explicam a vitória do Clube de Alvalade. No plano ofensivo, os leões assumiram a responsabilidade e estabeleceram o seu novo máximo de ações com bola (808), bem acima dos 490 dos bascos. E nos golos esperados, os verdes e brancos marcaram três golos em “apenas” 1,5 expected goals(xG) , mas a verdade é que o clube da La Liga não passou dos 0,6.
No lado do trabalho defensivo, a equipa que terminou no 7º lugar da fase de liga da prova milionária pode ficar bastante satisfeita. A turma leonina ganhou nada menos que 73 duelos individuais, mais 24 que os bascos. A grande exibição de Maxi Araújo ajudou a estes números notáveis.
Nesta temporada, Maxi Araújo - avaliado em 22 milhões de euros - realizou 26 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, oito na UEFA Champions League, um na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.022 minutos em que esteve em campo, o ala apontou cinco golos e fez três assistências.
Interesse do Al Ittihad no jogador de 20 anos surge numa altura em que Moussa Diaby tem sido associado aos italianos do Inter Milão
29 Jan 2026 | 17:24 |
Yassir Zabiri, avançado do Famalicão, está na mira do Al Ittihad, clube saudita orientado por Sérgio Conceição. O emblema árabe quer garantir o jogador - que também tem sido apontado ao Sporting - para reforçar o ataque e manter a competitividade na Saudi Pro League.
De acordo com o jornalista Gianluigi Longari, o interesse no jogador de 20 anos surge numa altura em que Moussa Diaby tem sido associado ao Inter Milão. A saída do extremo francês abre espaço no plantel saudita, permitindo ao clube contratar o atleta marroquino.
O jovem futebolista tem tido uma ascensão meteórica no emblema minhoto e foi o elemento do plantel que mais valorizou nos últimos meses. Depois de vencer o Mundial sub-20 por Marrocos, Yassir Zabiri passou de uma avaliação de 600 mil para os 4 milhões de euros em poucos meses.
O avançado tem impressionado pela sua capacidade física, rapidez e faro de golo, características que o tornam um alvo atrativo. Face à elevada procura pelos serviços do atleta magrebino, os minhotos sabem que poderão prolongar as negociações com os vários pretendentes.
Esta temporada, com a camisola do Famalicão, Yassir Zabiri realizou 14 jogos: 12 na Liga Portugal Betclic e dois na Taça de Portugal. Nos 755 minutos em que esteve em campo, o atacante, que tem contrato com os minhotos até junho de 2028, marcou quatro golos.
Veja a publicação:
Jogador do Sporting teve de jogar com acessório especial: "Não gosto, mas é prescrição médica"
29 Jan 2026 | 15:33