Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Gonzalo Plata, extremo que nunca conseguiu afirmar-se no Sporting, regressa à seleção do Equador, após um período afastado por questões disciplinares. Convocado para os jogos das eliminatórias sul-americanas contra o Paraguai e o Uruguai, o avançado procura recuperar espaço na equipa e provar que pode ser uma peça fundamental para ajudar o seu país.
Afastado por problemas de indisciplina no início das eliminatórias, Plata, agora jogador do Flamengo, foi riscado da convocatória anterior, feita por Félix Sánchez Bas. O emblema brasileiro, de resto, tem ajudado o extremo neste regresso à Seleção. O seu comportamento fora de campo gerou insatisfação na equipa técnica, e essa foi uma das razões pela qual Rúben Amorim o dispensou do Sporting em 2021. Agora regressa com a oportunidade de reconquistar a confiança da equipa e dos adeptos.
Gonzalo Plata – avaliado em 6 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos, nos quais marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extracampo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
O internacional pelo Equador conquistou ainda uma Liga portuguesa e uma Taça da Liga, ambas na temporada 2020/21, ao comando de Rúben Amorim. Gonzalo Plata foi emprestado aos espanhóis do Valladolid na época 2021/22 onde foi transferido a título definitivo no ano seguinte.
Pelos espanhóis, o jogador realizou duas épocas antes de se transferir para o Al-Sadd, por 12 milhões de euros. Em 2024, chegou ao Flamengo por 3,8 milhões de euros e já disputou seis jogos, ainda sem contribuir diretamente para golos na equipa agora comandada por Filipe Luís.
Clique e assista aos melhores momentos de Gonzalo Plata: