Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

SERÁ TRAUMA? PRESIDENTE DO CONTROLO DE ANTIDOPAGEM FAZ MARCAÇÃO CERRADA A GOLEADOR DO SPORTING: "NÃO PODE JOGAR!"

Manuel Brito garante que se atleta entrar em campo "será um problema"

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Diego Cavinato é reforço do Guarany, do Brasil. O ala, que rescindiu de forma amigável com o Sporting, a 21 de setembro de 2023, depois de ter testado positivo num controlo antidoping, vai ter uma nova aventura na sua titulada carreira, mas o presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal está decidido em não deixar.


Ao Record, 'Cavigol' explicou que, apesar de estar suspenso por três anos, alinhar pelo Guarany não viola qualquer castigo aplicado uma vez que "o campeonato não tem nenhum vínculo com a FIFA". O campeonato é independente, realizado pela Federação Gaúcha de Futsal.


“Ele não pode competir em lado nenhum do Mundo e seja em que modalidade for. Foi castigado em três anos. Seriam quatro, mas como confessou, foi-lhe reduzido um ano”, garante Manuel Brito, ao diário desportivo.


“Já comuniquei a situação à autoridades antidopagem do Brasil (ABCD), com quem vou ter uma reunião na próxima semana. a WADA (Agência Mundial Antidopagem) também está ao corrente do castigo imposto ao Cavinato, que está aliás na nossa página da ADoP", disse. “Se jogar, vai ser um problema...”, rematou.

Cavinato chegou ao Sporting em 2015/16, proveniente do Acqua e Sapone (Itália). Ao serviço dos verdes e brancos, o ala italiano de 38 anos fez 340 golos em 341 jogos, tornando-se o maior goleador da história da modalidade verde e branca.



Modalidades

“SÓ QUEM VIVE SABE…” – CUMPRIU UMA ÉPOCA NO SPORTING, ESTÁ DE SAÍDA E JÁ TEM DESTINO TRAÇADO

Jogador deixou o Clube de Alvalade depois de apenas uma temporada ao serviço dos leões

Jogador deixou o Sporting depois de apenas uma temporada ao serviço dos leões
Jogador deixou o Sporting depois de apenas uma temporada ao serviço dos leões

  |

Icon Comentário0

Rafa Félix despediu-se do Sporting, na passada quarta-feira, 17 de julho, com uma publicação nas redes sociais, depois de os verdes e brancos já terem anunciado que o jogador não faria parte da equipa de futsal leonina em 2024/25. Agora, o brasileiro irá ser reforço do Riga, mas antes disso, fez questão de deixar uma mensagem nas suas redes sociais dirigida aos leões.


“Obrigado, Sporting. Uma passagem curta, mas muito feliz. E não poderia ser diferente, quando se sonha tanto em chegar aqui. Sem dúvidas, no topo do futsal mundial. E só quem vive isso sabe do que estou falando”, começou por escrever, como legenda de uma publicação no seu Instagram.


“Foi uma época um pouco complicada, onde passei a grande parte me recuperando de uma lesão grave. Mas ainda assim consegui desfrutar de cada momento, e ajudar com oque estava ao meu alcance…trabalhando e sempre com o pensamento de que podia dar mais (assim será sempre)”, continuou, antes de agradecer ao Clube de Alvalade.


“Serei sempre grato pela oportunidade, por tudo que fizeram por mim e pelas pessoas que entraram no meu caminho durante esse ano. Levarei tudo e todos em meu coração que, hoje tem um pedaço verde. Agora, “já”, é hora de encarar novos desafios e ir em busca de novos sonhos. Que é disso que somos movidos! Faça a sua parte e Deus irá te honrar”, concluiu.

Apesar de não ter sido muito utilizado - sendo que esteve metade da época parado por estar a recuperar de lesão - Rafa Félix sagrou-se campeão nacional no inédito tetra conquistado pela turma de Nuno Dias. O brasileiro participou em apenas oito jogos na única temporada que esteve em Alvalade, tendo assinado um total de dois golos com a Listada verde branca.


Confira a publicação:



Modalidades

CRAQUE DO SPORTING QUE PODE ESTAR PRESTES A RUMAR À ARÁBIA É DESTAQUE E MERECE NOVA DISTINÇÃO

Elemento crucial da equipa verde e branca despertou o interesse de alguns emblemas internacionais

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Esta quarta-feira, dia 17 de julho, o Governo de Cabo Verde vai condecorar Pany Varela, atleta de futsal do Sporting, com a Medalha de Mérito Desportivo de segundo grau. O ala, que recentemente foi considerado o melhor jogador da modalidade em 2022,  é natural do Tarrafal, ilha de Santiago, concelho que visitou na passada terça-feira e onde entregou vários materiais desportivos a uma escola da modalidade.


“Esta condecoração visa reconhecer e valorizar os méritos desportivos de Pany, cuja carreira exemplifica os valores do desporto, tanto a nível nacional como internacional, simbolizando a generosidade e a integração da diáspora cabo-verdiana”, explicou o executivo cabo-verdiano em nota de imprensa.


Assim, esta distinção serve como “estímulo e motivação para as gerações futuras”, evidenciando as qualidades pessoais e profissionais, assim como o seu ilustre palmarés, acrescentou. A “dedicação incessante” de Pany ao futsal é, para o Governo cabo-verdiano, uma fonte de inspiração para os mais jovens: “As suas conquistas representam um modelo a ser seguido pelas futuras gerações”, pode ainda ler-se.


O atleta emigrou para Portugal, onde cresceu no futsal, iniciando o seu percurso profissional no Benfica, antes de passar pelo Belenenses, Oliviais e Fundão. Em 2016, rumou ao Sporting. Ao serviço dos verdes e brancos, Pany Varela conquistou já uma panóplia de títulos coletivos: duas UEFA Futsal Champions League, seis Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, quatro Taças da Liga e quatro Taças de Portugal.

Atualmente, o ala continua às ordens de Nuno Dias e mantém-se como uma das principais figuras do Sporting, apesar dos mais recentes rumores que dão conta de que o Al Nassr pretende contar com o jogador na próxima época. Desde 2016/17, o atleta de 35 anos já soma 126 tentos apontados e 80 assistências, em 336 partidas realizadas pela turma verde e branca. O ala português cumpriu a oitava temporada no Clube de Alvalade.



Modalidades

JOÃO MATOS EXPLICA HOMENAGEM FEITA A GLÓRIA DOS LEÕES: "ESTARÁ PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DO SPORTING"

Capitão da equipa de futsal da turma de Nuno Dias deixa elogios a figura emblemática do Clube de Alvalade

João Matos explica tributo a Cavinato
João Matos explica tributo a Cavinato

  |

Icon Comentário0

João Matos não esqueceu Diego Cavinato durante a festa do inédito tetra por parte da equipa de futsal do Sporting (Recorde AQUI). Em entrevista ao jornal A Bola, este sábado, dia 22 de junho, o capitão leonino explicou os motivos pelos quais prestou tributo ao antigo ala dos leões e diz que o ítalo-brasileiro "é uma pessoa especial" e que "estará para sempre na história" dos verdes e brancos.


"O Cavinato é um pessoal especial, mais ainda para quem o conhece como é o nosso caso. Temos de isolar aqui duas partes: o Cavinato enquanto pessoa e enquanto atleta do Sporting, que teve um caso de doping e que rescindiu contrato com o Sporting. Enquanto profissionais da modalidade, não temos de proteger um atleta, que foi apanhado no doping. De longe, querer passar essa mensagem", começou por dizer.


"A minha dedicatória ou agradecimento ao Cavinato foi pela pessoa que é, que esteve aqui anos e anos e que era a alma desta equipa. Quem trabalhou com ele no Sporting vai entender o que quero dizer. O Diego Cavinato era a alegria do grupo, quem mais brincava, que nos animava. Quando aconteceu o caso, foi um soco para todos nós", continuou.


"Houve um comunicado da Direção em que o Cavinato estava presente. Depois, a Direção saiu e ficou só ele e os atletas. Foi um dia marcante, muito duro a despedida dele pessoal. O Cavinato estará para sempre na história do Sporting pelo que conquistou, pelo que fez, pelos golos que marcou. É uma pessoa de coração puro, verdadeira, humilde e ele merecia este tetra", concluiu João Matos.

De recordar que o ala ítalo-brasileiro rescindiu com o Sporting, de forma amigável, em setembro de 2023, mas testou positivo num controlo antidoping, o que precipitou a sua saída. Diego Cavinato chegou ao Sporting em 2015/16, proveniente do Acqua e Sapone (Itália). Ao serviço dos verdes e brancos, o ala italiano de 38 anos fez 340 golos em 341 jogos, tornando-se o maior goleador da história da modalidade verde e branca. No total, o futsalista conquistou 21 títulos sob batuta de Nuno Dias: seis campeonatos nacionais, duas Liga dos Campeões, quatro Supertaças, cinco Taças de Portugal e quatro Taças da Liga, contribuindo para o sucesso tremendo dos leões.


Recorde um golaço de Cavinato:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


NEGÓCIO FECHADO! VARANDAS EMPRESTA CAMPEÃO PELO SPORTING A CLUBE DA LIGA
Modalidades

NEGÓCIO FECHADO! VARANDAS EMPRESTA CAMPEÃO PELO SPORTING A CLUBE DA LIGA

 

Icon Comentário0
OFICIAL: GOLEADOR DEU NEGA AO BENFICA E VAI SER ADVERSÁRIO DO SPORTING NA LIGA DOS CAMPEÕES
Modalidades

OFICIAL: GOLEADOR DEU NEGA AO BENFICA E VAI SER ADVERSÁRIO DO SPORTING NA LIGA DOS CAMPEÕES

 

Icon Comentário0
GOLEADOR DO SPORTING VAI FREQUENTAR LICENCIATURA EM GESTÃO DO DESPORTO
Modalidades

GOLEADOR DO SPORTING VAI FREQUENTAR LICENCIATURA EM GESTÃO DO DESPORTO

 

Icon Comentário0