
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A decisão do Sporting em conceder cinco dias de descanso a Viktor Gyokeres e a outros jogadores durante a pausa para seleções tem gerado debate, mas Sérgio Krithinas, diretor executivo do jornal Record, aplaude a escolha do Clube, sublinhou que esta gestão de esforço é comum entre os melhores treinadores do mundo e não deve ser vista como um fator negativo.
"Acho muito populista relacionar um eventual mau resultado do Sporting no regresso desta paragem com as férias que estão a ser dadas aos jogadores. Não é sério, porque o melhor treinador do mundo, aquele que muita gente considera o melhor: Guardiola, tem o hábito de dar férias aos jogadores, até em momentos de competição. Ele percebe que há jogadores no limite mental e físico e manda-los três, quatro dias de férias. Eles vão, e isso ajuda muito a quebrar a rotina", afirmou, ao Record na Hora.
Krthinas destacou ainda que nesta fase da época há pouco a treinar e que a pausa pode ser benéfica para os jogadores recuperarem mentalmente: "Esta quebra na rotina, de poder estar num ambiente diferente, fazer coisas diferentes, ajuda muito mentalmente e fisicamente", acrescentou.
O jornalista desvalorizou também qualquer preocupação com um possível desleixo dos jogadores, principalmente com o sueco. "Já não há jogadores que aproveitem cinco dias para se portarem mal e se estragarem. Pode haver alguns, mas um jogador como Gyokeres, que já se percebe como é, a aptidão física permanente que tem... Ele não se vai estragar nem vai voltar com mais três ou quatro quilos, isso não vai acontecer", garantiu.
Para Krithinas, os verdes e brancos tomaram a decisão correta e qualquer tentativa de ligar um eventual mau resultado após a pausa a estas mini férias será injusta. "Acho muito bem que o Sporting o faça e, independentemente do que venha a acontecer depois da paragem das seleções, seria desonesto associar um possível mau resultado do Sporting a este descanso", concluiu.
Defesa central, internacional pela Costa do Marfim, viu que o colega tinha cometido um erro, e fez questão de comunicar que não poderia acontecer de novo
|
O Sporting recebeu, e venceu, a formação do Moreirense, em Alvalade. O jogo decorreu na passada sexta-feira, dia 18 de abril. Um momento entre dois defesas centrais verdes e brancos esteve em destaque: Eduardo Quaresma foi repreendido por Ousmane Diomande depois de cometer um erro, na segunda parte da partida.
Corria o minuto 60 do Sporting - Moreirense quando Yan Lincon se encontrou em grande posição para cabecear, na área dos leões, e tentar aquele que seria o 3-2 no encontro. O jogador do Moreirense acabou por falhar, mas a ocasião não passou em branco na defesa verde e branca.
Os leões tinham estado a vencer por 3-0, mas sofreram o 3-1 aos 56 minutos do encontro. No melhor período do Moreirense na partida, os comandados de Cristiano Bacci conseguiu criar outra boa ocasião, onde Yan Lincon ganhou o lance a Eduardo Quaresma. O jogador de Moreira de Cónegos acabou por falhar a oportunidade, que seria o 3-2 na partida, e colocaria o Sporting em situação difícil de gerir.
A defensiva verde e branca não quis deixar passar o lance em branco, e Ousmane Diomande apressou-se a dar um alerta a Eduardo Quaresma de que o defesa central não pode falhar em lances do género, sob risco do Sporting acabar por sofrer um golo que deixasse o jogo em aberto.
A verdade é que o 'ralhete' de Diomande a Eduardo Quaresma parece ter funcionado. Depois dessa ocasião, o Sporting reconquistou controlo do jogo, e quase não permitiu mais oportunidades ao Moreirense até ao final da partida, que terminaria com 3-1 no marcador, a favor da turma de Alvalade.
Lateral direito verde e branco tem sido visto como o patinho feio da equipa pelos adeptos, mas homem importante em Alvalade esclareceu tudo
|
O Sporting entrou em campo na passada sexta-feira, para defrontar o Moreirense. Os leões venceram por 3-1, numa partida onde Rui Borges terminou o jogo com Ricardo Esgaio no meio-campo. No final do jogo, o treinador verde e branco abriu o livro acerca do lateral direito.
"Para mim não é novo. Já treinou lá, sei do que é capaz. A justiça é relativa. Se calhar com o Esgaio não tenho sido muito justo, fez três jogos bons e tirei-o da equipa", disse o treinador dos verdes e brancos, aplaudindo o desempenho do lateral-direito.
Rui Borges garantiu que Esgaio "treina muito bem, sempre ligado e importante para o grupo", enaltecendo a capacidade de o jogador do Sporting alinhar em terrenos mais adiantados: "Hoje entrou para o meio e tomou decisões muito boas, alguns médios não vêm o que ele vê".
Questionado sobre o desempenho do experiente defesa do Sporting, Rui Borges foi perentório quando à situação: "Não me surpreende, é uma adaptação. É algo que fui buscar ao passado ao treino dele. E ganhámos mais uma solução para o meio."
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 2 milhões de euros – contabiliza 17 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 729 minutos que disputou, o lateral apontou um golo, diante do Amarante, na prova rainha do futebol português.
Presidente dos verdes e brancos sabe que valor a desembolsar irá atingir montante chorudo e tem problema para resolver no verão
|
30 milhões de euros não chegam para contratar Fotis Ioannidis e Georgios Vagiannidis. Frederico Varandas, Presidente do Sporting, terá de desembolsar uma quantia choruda para garantir a dupla do Panathinaikos, apesar das notícias recentes que revelavam o preço dos dois jogadores.
Segundo informação avançada pelo Jornal de Notícias, recrutar o avançado e o lateral-direito irá custar mais do que o que vinha sendo noticiado. A mesma fonte não revela quanto poderá custar a dupla, apenas que o montante é superior aos tais 30 milhões de euros.
Assim sendo, a tarefa dos responsáveis do Sporting fica bastante dificultada, uma vez que comportar o que é pedido pelos atenienses pode tornar-se complicado para a SAD verde e branca, que irá ter de encontrar um substituto para Viktor Gyokeres.
Fotis Ioannidis vem sendo apontado aos leões desde o último mercado de verão, enquanto Georgios Vagiannidis está a ser sondado desde janeiro, altura em que Iván Fresneda esteve perto de rumar ao Como, da Serie A. No entanto, nenhum dos dois rumou a Alvalade.
O rendimento de Ioannidis - avaliado em 18 milhões de euros - desceu a pique, tendo apenas 11 golos e duas assistências em 40 jogos, em comparação com os 23 tentos e 10 passes para os companheiros na temporada passada. Já Vagiannidis - cotado em 7 milhões de euros - está a cumprir a melhor época da carreira, com um golo e duas assistências em 36 partidas.