
Depois do dérbi entre o Sporting e o Benfica que terminou em vitória dos encarnados por 2 – 1, Roger Schmidt, treinador das águias, em resposta à questão de que “se o resultado tinha sido melhor que a exibição”, respondeu, em tom arrogante, referindo que o jornalista que o questionou deveria ser adepto do Sporting ou do Porto. O Sindicato dos Jornalistas não aceitou esse comportamento e já respondeu em comunicado.
“O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudia as declarações do treinador Roger Schmidt, após o jogo entre o Benfica e o Sporting, no estádio da Luz, quando questionou, por duas vezes, a preferência clubística de um jornalista presente na sala de imprensa, colocando em causa a sua independência e credibilidade. As declarações do técnico não podem ser toleradas num país em que tem que ser respeitada e garantida a liberdade de fazer perguntas”.
“A atitude de Roger Schmidt é inaceitável num país em que a Liberdade de Imprensa é uma garantia fundamental e vinda de um protagonista que tem dimensão pública e social e que deve saber ter comportamentos responsáveis e ajustados a essa mesma dimensão”.
“O Sindicato dos Jornalistas lamenta que, mais uma vez, os jornalistas sejam o bode expiatório para fugir a questões legítimas e que podem e devem ser feitas. Questionar é a essência do exercício do Jornalismo e atitudes como esta colocam em causa a idoneidade de uma classe profissional. Os jornalistas questionam, e vão continuar a questionar. É esse o seu papel. E está garantido na Constituição, no Artigo 38.º e chama-se Liberdade de Imprensa”.
“O SJ aproveita para reiterar o apelo às Direções dos órgãos de informação, e respetivos profissionais, para que reajam ativamente a este tipo de atitudes, que atentam contra os jornalistas coletivamente, e tomem posição pública contra as mesmas. Ao jornalista em causa em concreto, o SJ coloca-se à disposição para tomar as ações que considerar convenientes”.
Depois de ter jogado com menos um jogador durante cerca de 40 minutos de tempo regulamentar, depois da expulsão por segundo amarelo de Gonçalo Inácio, o Sporting só aguentou a vantagem de 1–0 até aos 90+4′. Os leões perderam com dois golos nos descontos e continuam no primeiro lugar do campeonato, agora com as águias em igualdade pontual.










Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.