Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORAR NÃO CHEGOU PARA VENCER NO BERÇO

Bis do atacante esloveno não foi suficiente para conquistar os três pontos aos leões no regresso da Liga NOS, terminando num empate a duas bolas em Guimarães

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Jun 2020 | 23:13 |

Icon Comentário0

A 25.ª jornada de Liga NOS, que marcava o regresso do Sporting CP pós-pandemia, esperava-se dura, e assim foi. Os leões foram até à Cidade Berço, em Guimarães, onde encontraram um Vitória SC muito coeso e confiante. Ainda assim, Andraz Sporar mostrou-se de pé quente, com o esloveno a bisar e a ser a principal figura leonina na partida. A terminar a partida com menos um elemento, depois da expulsão de Joseph, o Vitória SC não vacilou e conseguiu segurar o empate a duas bolas.


O silêncio e o meter (novo) óleo na engrenagem


Com o Estádio D. Afonso Henriques totalmente vazio, nesta noite de quinta-feira (4 de junho), o silêncio foi mesmo feito ainda antes do apito inicial, com um minuto dedicado aos falecimentos provocados pelo Covid-19.


Rúben Amorim, treinador dos leões, trouxe surpresas logo no seu onze inicial. Com Matheus Nunes e Eduardo Quaresma a entrarem em campo, os leões optaram por jogar com três centrais, algo que acabou por fazer com que a segurança do meio campo fosse fraca.

O início da partida foi mesmo dominada pelos homens de Ivo Vieira que, em apenas três minutos, arrecadaram dois livres diretos com perigo à baliza do Sporting CP. Eduardo Quaresma, diga-se de passagem, mostrou-se hesitante no princípio, mas acabou por assumir a sua posição de forma destacada.


No que toca aos leões, o primeiro remate à baliza do Vitória SC apenas surgiu à passagem pelo minuto cinco, através de uma tentativa de remate de primeira de Sporar, a falhar o esférico. Na resposta (7’), remate cruzado de Edwards, sai ao lado, mas embate ainda num defesa dos leões.

O jogo estava repartido, com o esquema leonino a permitir uma pressão alta por parte da equipa da casa. O Sporting CP notou a falta de Wendel no seu meio campo, que se viu completamente perdido nos primeiros 15 minutos da partida.

Sporar de pé quente e os erros dos guardiões

Aos 18 minutos, Douglas cedeu a bola a Sporar, numa bola longa para as costas da defesa, o guarda-redes parecia ter o lance controlado, mas sai da área e deixa escapar a bola, deixando-a à mercê de Sporar, que apenas teve de atirar para o fundo da baliza deserta, permitindo a inauguração do marcador.

À meia hora, o ritmo de jogo é pouco. O Sporting CP, no entanto, vai dominando dada à falta de resposta dos vimaranenses que, infelizmente, chegou logo de seguida ao empate.

Depois do erro de Douglas na baliza da equipa da casa, foi a vez Luís Maximiano estar menos bem na partida. O guarda-redes leonino dá mal o esférico, Josepeh recupera e assiste o melhor marcador vimaranense, João Carlos Teixeira, que atira para a igualdade (33'). Tornando-se, esta, uma primeira parte marcada pelos erros dos dois guardiões de cada equipa.

Depois do empate, os leões começaram a apertar o Vitória SC. Um cabeceamento de Coates por cima (38') e um remate de Vietto (45'), dão por terminados os primeiros 45 minutos.

No regresso do descanso, a pressão continua a ser pintada a verde e branco. Aos 53 minutos, chega o bis de Sporar. Passe de Jovane Cabral para as costas da defesa, que ficou a pedir fora de jogo. O esloveno, ainda assim, dribla Douglas e atira para o fundo das redes. O VAR, momentos depois, confirma a posição legal do atacante leonino. Desta forma, os leões colocavam-se novamente na frente, por 2-1.

Um final em desgaste

Depois do segundo golo, o Sporting CP demonstrou um jogo com menos ritmo, mais calmo e a tentar controlar a partida. No entanto, a equipa de Guimarães não estava satisfeita e continuava a lutar pelo empate, que acabou por chegar aos 68 minutos, pelo pé de Edwards. Remate de Davidson, a esbarrar num adversário, sobra para Edwards, que atira de pé esquerdo, Max não conseguiu evitar o empate.

Antes do final da partida, ambas as equipas denotavam algum destaque e, ainda durante cerca de 15 minutos, o Vitória SC jogou com um elemento a menos, depois da expulsão de Joseph, devido à acumulação de amarelos. Os leões não conseguiram aproveitar a vantagem e o empate acabou mesmo por ser inevitável.

A próxima jornada joga-se em Alvalade, já na próxima sexta-feira (12 de junho), frente ao Paços de Ferreira, pelas 21h15. Neste momento, o Sporting CP continua no quarto lugar da Liga NOS, contando com 43 pontos.


Futebol

Sporting perde pela margem mínima e está em desvantagem nos quartos da 'Liga Europa'

Clube de Alvalade acabou por ser derrotado em partida válida para a primeira mão da eliminatória da competição europeia nesta quarta-feira

A equipa de futebol feminino do Sporting perdeu frente ao Hammarby, por 1-0, na primeira mão dos quartos da  UEFA Women's Europa Cup
A equipa de futebol feminino do Sporting perdeu frente ao Hammarby, por 1-0, na primeira mão dos quartos da UEFA Women's Europa Cup

11 Fev 2026 | 21:38 |

Icon Comentário0

A equipa de futebol feminino do Sporting perdeu frente ao Hammarby, por 1-0, esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro. Em partida relativa à primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, a turma verde e branca cedeu em casa e terá de dar a volta no próximo encontro, na Suécia.


Na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, as leoas acabaram por ir mostrando algumas dificuldades no decorrer dos primeiros 45 minutos, sobretudo devido ao poderio físico da equipa sueca. No entanto, a melhor oportunidade foi mesmo da turma leonina, num remate já em queda de Flor Bonsegundo, que passou a poucos centímetros do poste.


Depois do descanso, o Hammarby começou a apertar e o primeiro e único tento do encontro chegou aos 69 minutos, por Emilie Joramo. Cruzamento rasteiro e atrasado de Lennartsson para a internacional norueguesa que, sem marcação e praticamente na cara de Anna Wellmann, acabou por não desperdiçar. 


Com esta derrota - a quarta em 24 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira seguem em desvantagem para a segunda mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, prova equivalente à Liga Europa. 

A partida decisiva, no entanto, está já aí à porta. O Sporting defronta novamente o Hammarby já na próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro. A partida disputa-se no reduto adversário, em Estocolmo, na Suécia, com o apito inicial a estar marcado para as 18h00.



Futebol

Ex avançado do Benfica 'pede' minutos a Rui Borges no Sporting - Famalicão

Atleta do Clube surge como alternativa para o ataque e entra nas contas para a receção aos famalicenses, numa fase em que o plantel apresenta limitações

Rui Borges deverá contar com Rafael Nel, que já passou pelo Benfica, para as opções do Sporting - Famalicão
Rui Borges deverá contar com Rafael Nel, que já passou pelo Benfica, para as opções do Sporting - Famalicão

11 Fev 2026 | 17:37 |

Icon Comentário0

Rafael Nel viveu dias intensos no Sporting, num curto espaço de tempo que o colocou entre a equipa principal e os 'bês'. Na noite de segunda-feira, o avançado de 20 anos integrou a convocatória de Rui Borges para o clássico no Estádio do Dragão, tendo realizado exercícios de aquecimento e acompanhado o encontro a partir do banco, numa experiência marcante apesar de não ter sido utilizado.


Concluído o jogo, Nel - que fez parte da sua formação no Benfica - não regressou a Lisboa com o restante plantel e seguiu para Paços de Ferreira, onde se encontrava concentrada a equipa B. Elegível por não ter somado minutos no plantel principal, o jovem foi titular no encontro da 21.ª jornada da Liga Portugal 2 e teve influência direta no resultado, ao marcar o primeiro golo e ao conquistar o penálti que deu origem ao terceiro.


Depois desse contributo, o ponta de lança voltou a subir ao grupo principal e iniciou, esta quinta-feira, os trabalhos de preparação para a receção ao Famalicão. O contexto abre-lhe espaço: Luis Suárez está suspenso e Ioannidis continua a recuperar de lesão, restando poucas opções mais naturais para a frente de ataque.


"Estou sempre pronto"

Confrontado com a possibilidade de ser opção, Nel reagiu com naturalidade. "Estou sempre pronto (risos). É opção do míster, não me compete. A única coisa que me compete é o trabalho que demonstro durante a semana. É isso que controlo e é nisso que me vou focar", afirmou, em declarações à Sport TV, após receber o prémio de melhor em campo no jogo frente ao Paços de Ferreira.


O cenário ganha contornos curiosos quando se olha para o passado recente. A única utilização de Rafael Nel na equipa principal aconteceu a 15 de fevereiro de 2024, num jogo europeu lançado por Ruben Amorim - que está no radar do Tottenham. Dois anos depois, no mesmo dia, o avançado volta a estar à porta de uma oportunidade, agora sob o comando de Rui Borges.


Futebol

Após saída do Sporting, Matheus Reis tem novidades no CSKA

Depois de ter sido dispensado pelo Clube mesmo antes do Clássico, defesa brasileiro recebe novas informações respeitantes à sua integração no emblema russo

Matheus Reis já cumpriu os exames médicos, de modo a completar a sua oficialização no CSKA Moscovo. O adeus definitivo ao Sporting está cada vez mais próximo
Matheus Reis já cumpriu os exames médicos, de modo a completar a sua oficialização no CSKA Moscovo. O adeus definitivo ao Sporting está cada vez mais próximo

11 Fev 2026 | 16:30 |

Icon Comentário0

Após ter sido dispensado pelo Sporting, no início da tarde desta segunda-feira, 9 de fevereiro, mesmo antes do encontro frente ao Porto, Matheus Reis cumpriu recentemente com sucesso a bateria de exames médicos a que foi submetido nos últimos dias, com vista à assinatura de contrato com o CSKA Moscovo, noticiou a imprensa russa.


Ao ter sido autorizado a viajar até à Rússia, o defesa de 30 anos está assim muito perto de ser oficializado como reforço dos moscovitas. Tal como em Alvalade, no seu novo clube, Matheus Reis ficará com a camisola 2. É expectável que seja integrado nos treinos este fim de semana por ocasião do estágio que o CSKA realiza nos Emirados Árabes Unidos.


Como o nosso jornal adiantara, Matheus Reis vai auferir um salário anual de 3,5 M€ por ano num contrato válido por três épocas e meia, mais uma de opção. O vínculo no Sporting, emblema que representava desde o início de 2021, estaria prestes a expirar, pelo que deixa o Clube de Alvalade a custo zero.


Recorde-se que, numa fase inicial, um dos principais entraves à concretização do negócio prendeu-se com as dificuldades sentidas por muitos jogadores estrangeiros - sobretudo oriundos da União Europeia - em transferir verbas para fora da Rússia, devido ao embargo financeiro imposto pela UE.

Ao todo, desde que chegou ao plantel do Sporting oriundo do Rio Ave, Matheus Reis realizou 222 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 11 assistências. Ao longo desse período, o defesa contribuiu para a conquista de três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça de Portugal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Treinador do 7.º classificado passa a perna a Rui Borges no Sporting, mas não só
Futebol

Treinador do 7.º classificado passa a perna a Rui Borges no Sporting, mas não só

11 Fev 2026 | 15:49

Icon Comentário0
Thomas Frank despedido do Tottenham: Há dois ex Sporting na mira dos londrinos
Futebol

Thomas Frank despedido do Tottenham: Há dois ex Sporting na mira dos londrinos

11 Fev 2026 | 13:02

Icon Comentário0
Queixa do Porto contra Hjulmand: Capitão do Sporting pode ter suspensão pesada
Futebol

Queixa do Porto contra Hjulmand: Capitão do Sporting pode ter suspensão pesada

11 Fev 2026 | 13:19

Icon Comentário0