Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A 25.ª jornada de Liga NOS, que marcava o regresso do Sporting CP pós-pandemia, esperava-se dura, e assim foi. Os leões foram até à Cidade Berço, em Guimarães, onde encontraram um Vitória SC muito coeso e confiante. Ainda assim, Andraz Sporar mostrou-se de pé quente, com o esloveno a bisar e a ser a principal figura leonina na partida. A terminar a partida com menos um elemento, depois da expulsão de Joseph, o Vitória SC não vacilou e conseguiu segurar o empate a duas bolas.
O silêncio e o meter (novo) óleo na engrenagem
Com o Estádio D. Afonso Henriques totalmente vazio, nesta noite de quinta-feira (4 de junho), o silêncio foi mesmo feito ainda antes do apito inicial, com um minuto dedicado aos falecimentos provocados pelo Covid-19.
Rúben Amorim, treinador dos leões, trouxe surpresas logo no seu onze inicial. Com Matheus Nunes e Eduardo Quaresma a entrarem em campo, os leões optaram por jogar com três centrais, algo que acabou por fazer com que a segurança do meio campo fosse fraca.
O início da partida foi mesmo dominada pelos homens de Ivo Vieira que, em apenas três minutos, arrecadaram dois livres diretos com perigo à baliza do Sporting CP. Eduardo Quaresma, diga-se de passagem, mostrou-se hesitante no princípio, mas acabou por assumir a sua posição de forma destacada.
No que toca aos leões, o primeiro remate à baliza do Vitória SC apenas surgiu à passagem pelo minuto cinco, através de uma tentativa de remate de primeira de Sporar, a falhar o esférico. Na resposta (7’), remate cruzado de Edwards, sai ao lado, mas embate ainda num defesa dos leões.
O jogo estava repartido, com o esquema leonino a permitir uma pressão alta por parte da equipa da casa. O Sporting CP notou a falta de Wendel no seu meio campo, que se viu completamente perdido nos primeiros 15 minutos da partida.
Sporar de pé quente e os erros dos guardiões
Aos 18 minutos, Douglas cedeu a bola a Sporar, numa bola longa para as costas da defesa, o guarda-redes parecia ter o lance controlado, mas sai da área e deixa escapar a bola, deixando-a à mercê de Sporar, que apenas teve de atirar para o fundo da baliza deserta, permitindo a inauguração do marcador.
À meia hora, o ritmo de jogo é pouco. O Sporting CP, no entanto, vai dominando dada à falta de resposta dos vimaranenses que, infelizmente, chegou logo de seguida ao empate.
Depois do erro de Douglas na baliza da equipa da casa, foi a vez Luís Maximiano estar menos bem na partida. O guarda-redes leonino dá mal o esférico, Josepeh recupera e assiste o melhor marcador vimaranense, João Carlos Teixeira, que atira para a igualdade (33'). Tornando-se, esta, uma primeira parte marcada pelos erros dos dois guardiões de cada equipa.
Depois do empate, os leões começaram a apertar o Vitória SC. Um cabeceamento de Coates por cima (38') e um remate de Vietto (45'), dão por terminados os primeiros 45 minutos.
No regresso do descanso, a pressão continua a ser pintada a verde e branco. Aos 53 minutos, chega o bis de Sporar. Passe de Jovane Cabral para as costas da defesa, que ficou a pedir fora de jogo. O esloveno, ainda assim, dribla Douglas e atira para o fundo das redes. O VAR, momentos depois, confirma a posição legal do atacante leonino. Desta forma, os leões colocavam-se novamente na frente, por 2-1.
Um final em desgaste
Depois do segundo golo, o Sporting CP demonstrou um jogo com menos ritmo, mais calmo e a tentar controlar a partida. No entanto, a equipa de Guimarães não estava satisfeita e continuava a lutar pelo empate, que acabou por chegar aos 68 minutos, pelo pé de Edwards. Remate de Davidson, a esbarrar num adversário, sobra para Edwards, que atira de pé esquerdo, Max não conseguiu evitar o empate.
Antes do final da partida, ambas as equipas denotavam algum destaque e, ainda durante cerca de 15 minutos, o Vitória SC jogou com um elemento a menos, depois da expulsão de Joseph, devido à acumulação de amarelos. Os leões não conseguiram aproveitar a vantagem e o empate acabou mesmo por ser inevitável.
A próxima jornada joga-se em Alvalade, já na próxima sexta-feira (12 de junho), frente ao Paços de Ferreira, pelas 21h15. Neste momento, o Sporting CP continua no quarto lugar da Liga NOS, contando com 43 pontos.
Atuação de Hélder Malheiro no encontro entre leões e Santa Clara (2-1, após prolongamento), em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, mereceu duras críticas
|
0Eduardo Garcia atacou duramente a prestação da equipa de arbitragem, liderada por Hélder Malheiro, no encontro entre Sporting e Santa Clara (2-1, após prolongamento). O filho de Eduardo Barroso, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões, manifestou o seu desagrado nas redes sociais.
"Não me lembro de um árbitro que represente tão bem a podridão da velha arbitragem portuguesa. Inenarrável nas decisões, na atitude ou na forma como fala com os jogadores. Este Malheiro junta o calor da noite às missas ao domingo", referiu na rede social 'X'.
Já Duarte Gomes, especialista em arbitragem, apontou inúmeras falhas ao juiz do encontro e confessou terem existido duas grandes penalidades por assinalar a favor da turma leonina e, curiosamente, ambos por falta sobre Viktor Gyokeres (Saiba mais AQUI).
Também Jorge Faustino e Marco Ferreira avaliação negativamente a prestação do juiz de Hélder Malheiro e deram destaque ao penálti não assinalado sobre o goleador sueco, quando o resultado ainda registava um nulo. O atleta foi atingido pelo jogador por Sidney sem que o árbitro e o VAR, Fábio Melo, tivessem feito qualquer intervenção (Saiba mais AQUI).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Veja o tweet de Eduardo Garcia:
Atuação de Hélder Malheiro, em Alvalade, no encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal tem sido muito criticada pelos especialistas
|
0A atuação de Hélder Malheiro no encontro entre Sporting e Santa Clara (2-1, após prolongamento), em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, mereceu duras críticas por parte de Luís Paixão Martins, que se manifestou nas redes sociais, falando mesmo em "corrupção".
O antigo diretor de comunicação do Clube de Alvalade publicou, esta sexta-feira, dia 19 de dezembro, uma imagem de Viktor Gyokeres a ser atingido na face na grande área insular: "VAR não acaba com a corrupção. Evidencia-a", partilhou o comentador do Canal Now.
Jorge Faustino e Marco Ferreira avaliação a prestação do juiz do encontro e deram destaque ao penálti não assinalado sobre o goleador sueco, quando o resultado ainda registava um nulo. O avançado foi atingido pelo jogador por Sidney sem que o árbitro e o VAR, Fábio Melo, tivessem feito qualquer intervenção.
Certo é que, com este triunfo, os agora comandados por João Pereira passam à próxima fase da prova rainha do futebol português e continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19, na altura sob comando técnico de Marcel Keizer.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Veja a publicação de Luís Paixão Martins:
Massa associativa tentaram arranjar uma forma de ir ver o jogo na Alemanha frente ao clube alemão, apesar de a UEFA ter cancelado a presença de adeptos visitantes
|
0O Leipzig decidiu anular os bilhetes vendidos aos adeptos do Sporting para o jogo da Liga dos Campeões, marcado para o dia 22 de janeiro. A decisão surgiu após a UEFA ter aplicado uma sanção ao clube português, proibindo a venda de ingressos para o setor visitante no jogo contra a equipa alemã. Esta medida foi tomada como parte de uma punição devido ao comportamento dos adeptos do Sporting em jogos anteriores.
Apesar da proibição, muitos adeptos do Sporting tentaram contornar a penalização e adquiriram bilhetes através do site oficial do clube alemão. O grande volume de vendas nas zonas adjacentes ao setor visitante, como os setores 101, 103 e 104 da Red Bull Arena, chamou a atenção das autoridades alemãs. A elevada procura por bilhetes nesses setores indicava que muitos adeptos do Sporting estavam a tentar aceder ao estádio de qualquer forma, o que levantava preocupações de segurança.
A direção do Leipzig, ao perceber o risco potencial de confrontos entre adeptos dos dois clubes, decidiu suspender a venda de bilhetes. A medida visou evitar a mistura de adeptos das equipas nas zonas do estádio onde a segurança poderia ser comprometida. A situação gerou preocupação nas autoridades alemãs, que temem que a presença de adeptos do Sporting nas zonas adjacentes ao setor visitante possa criar um ambiente de tensão, uma vez que não são compatíveis com a política de segurança da UEFA.
A decisão comunicou aos adeptos portugueses que já haviam adquirido bilhetes, informando-os de que os valores pagos seriam devolvidos. A devolução do dinheiro será feita nos próximos dias, como forma de garantir que os adeptos sejam reembolsados pela compra dos bilhetes anulados.
O Sporting ocupa atualmente o 17.º lugar na Liga dos Campeões, fruto de três vitórias, um empate e duas derrotas. Vale a pena recordar que, há duas jornadas, o Sporting estava no segundo lugar, mas as derrotas consecutivas contra o Arsenal e o Club Brugge levaram à descida da equipa comandada por João Pereira para lugares perigosos da tabela.