SPORTING B ESTREIA-SE COM VITÓRIA
Leões venceram o Clube Oriental de Lisboa por 1-0 na jornada inicial do Campeonato de Portugal
Maria Pinto Jorge
Texto
21 de Setembro 2020, 19:20
summary_large_image

Uma estreia e uma vitória, não se poderia pedir mais nada ao regresso da Sporting B à competição, depois de ter sido extinta. Esta segunda-feira, dia 21 de setembro, os leões de Filipe Celikkaya venceram, por 1-0, o Clube Oriental de Lisboa, no Estádio Engenheiro Carlos Salema.

Neste encontro a contar para a primeira jornada da Série G do Campeonato de Portugal, o Sporting B iniciava-se com Nélson Pereira no banco, muito interventivo, junto do novo míster leonino. Com Gonçalo Pinto, João Oliveira, João Ricciulli, Chico Lamba, Babacar Fati, Edu Pinheiro, Tomás Silva (C), Bernardo Sousa, Nuno Moreira, Elves Baldé e Tiago Rodrigues no onze inicial, os verdes e brancos não entraram da melhor forma na partida. Tínhamos, em campo, um verdadeiro duelo entre experiência e juventude, onde a juventude acabou por sair vencedora.

Aos cinco minutos, surgiu o primeiro susto da parte do Oriental, depois de um livre bastante perigoso de Márcio Augusto. Aliás, os 10 minutos iniciais foram de total domínio dos homens da casa, que dominaram por completo o meio campo da equipa leonina, sobretudo a partir do corredor direito. Uma pressão alta e muitas oportunidades, ainda que sem muito perigo.

Da parte do Sporting CP, os bons pormenores de Nuno Moreira, jovem da Academia que os leões consideram ser de grande valor, começa a colocar-se em destaque neste início de partida.

À passagem pelo minuto 18, mais uma oportunidade para o Oriental, mas desta feita com o guardião leonino, Gonçalo Pinto, a evitar o golo da melhor forma. Em momento de resposta (21’), deu-se a primeira grande ameaça à baliza da casa, com oportunidade de Elves Baldé a sair por cima e, logo de seguida, Tiago Rodrigues conseguiu um cabeceamento, sucedido de canto, que também ficou a cheirar a baliza.

Se já tinha cheirado dessa vez, aos 29 minutos deixou de o fazer. Tiago Rodrigues aproveitou um tremendo erro do guarda-redes da casa, vencendo o ressalto e marcando o 1-0 de carrinho. Assim, os leões colocavam-se na frente.

De seguida, um percalço: Elves Baldé, uma das maiores figuras da equipa, saiu lesionado ao minuto 32 e, para o seu lugar, entrou o macedónio Mitrovski que, diga-se de passagem, não se saiu nada mal.

Ainda antes do apito para o intervalo, Bernardo Sousa (45’) protagonizou uma grande oportunidade para os leões, mas o Oriental conseguiu cortar na linha e as duas formações foram para o balneário com o marcador a 1-0 para o Sporting B.

Na segunda parte, apesar dos verdes e brancos terem tido direito a um livre direto de Mitrovski, sem grande perigo, os homens da casa, talvez devido à sua maior experiência, voltaram a entrar melhor no encontro, tal como aconteceu nos primeiros 45 minutos.

Aos 61 minutos o Sporting B não ganhou para o susto, com Rúben Gouveia a desperdiçar o empate, continuando muito pressionantes à procura do golo. No entanto, a equipa de Filipe Celikkaya queria entrar na competição com uma vitória e foi mesmo isso que aconteceu.

Com uma boa gestão de posse de bola, aos 77 minutos Mitrovski quase fez o segundo para a leão rampante e, a partir daqui, o Sporting B começou a tomar conta do encontro e a levá-lo do seu jeito.

Ao fim de dois anos de interregno, a equipa B dos leões regressam à competição com uma vitória, conquistando os primeiros três pontos. Na próxima jornada, os leões recebem, no Aurélio Pereira, a equipa do SC Praiense, pelas 15h de dia 14 de outubro.

Fotografia de Sporting CP.

  Comentários