Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
11 Jun 2021 | 15:20 |
O Sporting emitiu, nesta sexta-feira, 11 de junho, um comunicado oficial sobre a arbitragem do jogo 3 da final da Liga Placard, que os leões venceram por 2-1 (VEJA AQUI OS GOLOS). No meio do furacão está o segundo golo da turma de Alvalade, que os encarnados consideraram inválido, mas, na ótica verde e branca, o tento que “selou a segunda vitória do Sporting é válido”.
No mesmo comunicado, os leões afirmam que a tomada de posição do Benfica “em nada honra a sua instituição, na defesa de uma argumentação que é desmentida pela realidade e por imagens”, acrescentando que “emitir um comunicado sobre lances que de forma fácil se constata que nunca existiram é lamentável, e mesmo incompreensível, especialmente após os dois primeiros jogos da final dos play-offs, onde os critérios das arbitragens interferiram na dinâmica do jogo a seu favor. Ou mesmo depois da agressão que ontem passou em claro já no final do jogo”.
A finalizar, o Clube de Alvalade garante que vai continuar, dentro do campo, a honrar o estatuto de Campeão da Europa: “O futsal português é hoje uma referência mundial porque tem em campo os melhores clubes em sua representação, sendo que esta equipa de futsal do Sporting esteve um ano e meio invencível. Estamos a presenciar um dos melhores play-offs da história da modalidade, sobre os holofotes do mundo desportivo. O Sporting honrará este estatuto como sempre o fez: dentro de campo a fazer o que melhor sabe, jogar e lutar para vencer, respeitando os adversários e as regras da competição”.
Recorde AQUI e AQUI os lances mais polémicos da final do play-off da Liga Placard
Leia aqui comunicado na íntegra:
O Sporting Clube de Portugal vem por este meio informar que a equipa Campeã Europeia de futsal quando ganha, ganha dentro de campo – aliás, como qualquer modalidade neste Clube. Ganhar assim não é uma opção, é uma forma de estar e viver o Desporto, com valores que o Clube se orgulha de honrar. Valores e postura que mantemos na vitória e na derrota, não tentando, cada vez que as coisas não correm como planeado, encontrar subterfúgios.Depois da vitória por 2-1 do Sporting CP frente ao SL Benfica em jogo a contar para a final dos play-offs do Campeonato de Futsal, o SL Benfica emitiu um comunicado que em nada honra a sua instituição, na defesa de uma argumentação que é desmentida pela realidade e por imagens. O golo que ontem selou a segunda vitória do Sporting CP é válido.
Emitir um comunicado sobre lances que de forma fácil se constata que nunca existiram é lamentável, e mesmo incompreensível, especialmente após os dois primeiros jogos da final dos play-offs, onde os critérios das arbitragens interferiram na dinâmica do jogo a seu favor. Ou mesmo depois da agressão que ontem passou em claro já no final do jogo.
O futsal português é hoje uma referência mundial porque tem em campo os melhores clubes em sua representação, sendo que esta equipa de futsal do Sporting CP esteve um ano e meio invencível. Estamos a presenciar um dos melhores play-offs da história da modalidade, sobre os holofotes do mundo desportivo. O Sporting CP honrará este estatuto como sempre o fez: dentro de campo a fazer o que melhor sabe, jogar e lutar para vencer, respeitando os adversários e as regras da competição.
Anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro, e a ausência do nome do jogador do Clube de Alvalade foi um dos principais temas de conversa
07 Jan 2026 | 16:45 |
João Matos é o nome que está no centro de todas as discussões após o anúncio da convocatória oficial de Portugal para a fase final do Campeonato da Europa de Futsal. A ausência do icónico capitão e fixo do Sporting causou uma onda de choque, uma vez que o jogador tem sido, durante mais de uma década, a extensão de Jorge Braz dentro de quadra.
O selecionador nacional explicou publicamente as razões por trás desta lista de escolhas difíceis, justificando-as com base no momento atual dos atletas. Segundo o técnico, o facto de João Matos não ter integrado os últimos estágios de preparação pesou na balança, mas deixou uma nota final de reconhecimento: “Há algo que é claro, um respeito brutal para toda esta equipa que não vai e podia ir”.
Com Jorge Braz ao comando, esta é a primeira fase final que João Matos falha. Pela seleção nacional, o fixo já atuou em 213 ocasiões, somando 27 golos marcados e já venceu dois Campeonatos da Europa (2018 e 2022) e um Mundial no ano de 2021.
Outro jogador do Sporting que também ficou de fora dos eleitos de Jorge Braz foi Zicky Té, a contas com uma lesão. Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta são os atletas leoninos que vão representar Portugal na prova que começa a 21 de janeiro, a disputar-se na Letónia, Lituânia e Eslovénia.
A seleção lusa está inserida no grupo D, juntamente com Itália, Hungria e Polónia e irá disputar a primeira fase em Liubliana, cidade especial onde Portugal venceu o seu primeiro título europeu. No que toca ao Sporting, este segue na segunda posição da Liga Placard, com 39 pontos - menos seis que o Benfica, que é líder.
Lista de jogadores chamados para representar Portugal foi divulgada esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, com alguns destaques em consideração
07 Jan 2026 | 12:26 |
Jorge Braz divulgou, esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, os 14 convocados de Portugal para o Campeonato da Europa. O Selecionador Nacional chamou quatro jogadores do Sporting, deixando algumas figuras bastante importantes do Clube de Alvalade de fora da competição.
Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta são os nomes da turma de Nuno Dias que fazem parte da lista para a prova que se disputa entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro na Letónia, Lituânia e Eslovénia. Destaque para as ausências de João Matos e Zicky Té - este último menos chamativo pelos poucos minutos na presente temporada.
De resto, também Erick Mendonça - que foi recentemente associado a um possível regresso ao Sporting -, faz parte da convocatória das quinas, como o único universal escolhido por Jorge Braz para representar Portugal nesta edição do Europeu.
João Matos, capitão dos leões, acaba por ficar de fora das opções - tal como se havia revelado em algumas convocatórias anteriores de preparação -, não deixando de ser uma ausência notória como figura-chave e lenda da Seleção Nacional de futsal.
Confira a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu Sousa (Múrcia) e Bernardo Paçó (Sporting)
Fixos: André Coelho (Benfica) e Tomás Paçó (Sporting)
Fixo/Ala: Afonso Jesus (Benfica)
Universal: Erick Mendonça (Barcelona)
Alas: Tiago Brito (Sp. Braga), Diogo Santos (Sporting), Pauleta (Sporting), Lúcio Rocha (Benfica), Pany Varela (Benfica), Kutchy (Benfica) e Bruno Coelho (Riga)
Pivô: Rúben Góis (Rio Ave)
Recorde este golo de João Matos por Portugal:
Jogador passou também por Corinthians, Inter Movistar, Joinville e Norilsk Nickel, seu último clube e que representava desde 2020
07 Jan 2026 | 11:40 |
O futsal leonino está de luto. O antigo internacional brasileiro Alex Felipe, que representou o Sporting durante as épocas de 2018/2019 e 2019/2020, faleceu aos 32 anos, no aeroporto de Ukhta, na Rússia, após perder os sentidos. O jogador preparava-se para regressar a Moscovo com a comitiva do Norilsk Nickel, clube que representava atualmente.
O Sporting, na terça-feira, divulgou uma nota de condolências na qual manifestou “profundo pesar” pela morte do atleta. “O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Alex, ex-futsalista dos Leões, que faleceu de forma repentina aos 32 anos. O ala internacional brasileiro, que atualmente jogava no futsal russo, representou as cores do Sporting durante duas temporadas, em 2018/2019 e 2019/2020"
"Sob a liderança de Nuno Dias, Alex fez parte da equipa Leonina que conquistou a primeira UEFA Futsal Champions League do palmarés e ajudou, também, a vencer duas Taças de Portugal e uma Supertaça”, pode ler-se no comunicado, no qual os leões ainda endereçaram as mais sentidas condolências a familiares e amigos, agradecendo “os anos de esforço e dedicação ao clube”.
O ex-ala do Sporting, além dos títulos que ganhou em Alvalade, também venceu um Campeonato Espanhol e uma Taça de Espanha, ambos na época 2014/2015, ao serviço do Inter Movistar, bem como uma Copa América pelo Brasil em 2017.
Ao longo da sua carreira, Alex também passou por clubes como Corinthians e Joinville construindo um percurso sólido no futsal internacional antes de chegar ao Sporting, onde deixou uma marca duradoura, com 35 golos em 67 jogos.
Exclusivo Leonino - Zicky Té pouco ou nada tem jogado no Sporting, mas há um motivo
27 Dez 2025 | 15:05