
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Afonso Pinto Coelho não tem dúvidas de que, a confirmar-se que o Sporting vai avançar para a recompra de 50% do passe de Pedro Gonçalves por 10 milhões de euros, os leões já estão a pensar numa futura venda do internacional português. O Sócio do Clube de Alvalade e acionista da Sporting SAD mostra, ainda, apreensão quanto à situação financeira dos leões, lembrando outros casos semelhantes, como Edwards ou Ugarte.
16,5 milhões por 100% de Pote? Bom negócio
“A confirmar-se, abrirá boas perspetivas na obtenção de mais-valias futuras adicionais para o Sporting, em caso de posterior alienação do seu passe, na medida em que Pedro Gonçalves tem atualmente 24 anos e, por consequência, ainda com margem de progressão em função da sua idade. Lembrar que Pote está avaliado em 30 milhões de euros pelo site Transfermarkt”, começou por referir Afonso Pinto Coelho.
“Não quero acreditar que a decisão de contratar jogadores por metade do passe tenha a ver com problemas de liquidez”
O sócio dos leões mostra-se preocupado por ver que os maiores ativos do Sporting só estão no Clube de Alvalade ‘por metade’. Afonso Pinto Coelho considera que a situação “reduz substancialmente, em termos futuros, a capacidade de geração de receitas” por parte da SAD leonina.
“A proibição da FIFA de "Third party ownership", em termos de passes de jogadores, tem vindo a fazer crescer a partilha de passes entre clubes. No entanto, relativamente ao caso concreto do futebol português em geral, e ao caso do Sporting em particular, é com natural preocupação que vejo que a Sporting SAD não possui a totalidade do passe de alguns dos seus principais jogadores, como Edwards, Ugarte e Pedro Gonçalves”, afirmou.
No entanto, o acionista da SAD recusa-se a acreditar que esta política seja resultado de problemas financeiros, dado que o encaixe que o Sporting faz de vendas de jogadores e à antecipação de receitas, como aconteceu, por exemplo, com o contrato da NOS: “Em função do nível de antecipação de receitas com recurso a operações de titularização de crédito a que a atual Administração da SAD tem recorrido, bem como ao encaixe resultante de receitas de diversa ordem, não quero acreditar que a decisão de contratar jogadores por metade do passe tenha a ver com problemas de liquidez”.
Maioria da percentagem do Clube verde e branco é detido por apoiantes leoninos, mas essa situação pode vir a mudar no futuro devido ao gigante inglês
|
O Chelsea tem interesse em comprar uma percentagem da SAD do Sporting. Esta vontade não é nova, uma vez que, já em 2023, os blues fizeram uma tentativa de encetar negócio com os leões, que foi, na altura, recusada pelo Presidente verde e branco, Frederico Varandas.
A informação é avançada pelo portal inglês 'Chelsea Chronicle'. É a mesma fonte que avança que Todd Boehly e Behdad Eghbali, proprietários da BlueCo, empresa que detém o Chelsea, terão feito mesmo uma proposta a Frederico Varandas, que terá sido prontamente rejeitada pelo Presidente do Sporting.
No entanto, o jornal Record parece desmentir esta informação, afirmando que, segundo fonte próxima dos leões, não chegou nenhum contacto do Chelsea a Alvalade, exceção feita aos representantes que negociaram os passes de Geovany Quenda e Dário Essugo - que já se juntou ao novo clube - jogadores que se transferem para os blues em 2025/26.
O Sporting, relembre-se, passou a controlar 88% da SAD verde e branca em 2024, depois de consumada a operação de conversão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) recomprados ao Novo Banco. Essa posição permitiu aos leões pensar na possibilidade de vender uma percentagem da Sociedade, que ficou exposta logo no final de 2023.
O Sporting emitiu um comunicado, exatamente referente à compra das VMOCs, assumindo que esse passo permitiria "arrancar a fase 2.0 do planeamento estratégico, criando as condições para a entrada de uma parceria estratégica minoritária no capital na SAD, para que exista um reforço da política de investimento, da melhoria da experiência de todos os Sócios e da globalização do Clube".
Presidente da Direção do Clube de Alvalade informou todos os Associados das alterações que podem esperar para a nova temporada
|
O Sporting anunciou, através de um comunicado, que está concluída a renumeração de Sócios, prevista no artigo 19.º dos estatutos do Clube de Alvalade. A última contagem marcou um número recorde para os verdes e brancos, que assinalaram o feito com distinção.
Sporting: " Esta renumeração apresenta um marco histórico para o Clube"
“Novo cartão de Sócio em formato PDF será brevemente enviado para todos os Sócios. Novo cartão digital em formato Wallet será brevemente enviado para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso”, explica a direção de Frederico Varandas, no site oficial do Clube.
Além dos meios digitais, os verdes e brancos explicam também o procedimento para formato físico: “Os novos Cartões de Sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua Welcome Box”.
De seguida, a Direção de Frederico Varandas não deixou passar em branco o novo recorde, aproveitando para felicitar todos aqueles que contribuíram para os números apresentados nesta nova contagem: “O Sporting congratula todos os seus 179.208 Associados. Esta renumeração representa um marco histórico para o Clube, assinalando o maior número de Sócios registado no final de um processo desta natureza”.
Vale a pena mencionar que, neste processo, não foram remunerados os Associados que tenham sido alvo de expulsão, suspensão, exclusão, e falecidos cujos familiares ou amigos não tenham requerido a manutenção de Sócio ou aqueles que pediram a sua exoneração nos últimos cinco anos.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.