Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

AFONSO PINTO COELHO: "PERDEU-SE UMA OPORTUNIDADE HISTÓRICA PARA UNIR O CLUBE"

Em entrevista ao Leonino, porta-voz do movimento ‘Hoje e Sempre Sporting’ faz um balanço do mandato de Frederico Varandas, pede revisão urgente dos Estatutos e perspetiva futuras eleições

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

06 Dez 2021 | 14:24 |

Icon Comentário0

Afonso Pinto Coelho, um dos porta-voz do movimento ‘Hoje e Sempre Sporting’, acredita que Frederico Varandas perdeu uma oportunidade histórica para unir o Clube. Em entrevista ao Leonino, o Sportinguista faz um balanço do mandato da atual Direção, pede uma revisão urgente dos Estatutos e perspetiva futuras eleições.


“Esta Direção tem até Março/Abril de 2022 para resolver a questão das VMOC’s”


Leonino (L): Quais as principais bandeiras do movimento ‘Hoje e Sempre Sporting’?


Afonso Pinto Coelho (APC): Temos três principais bandeiras que definimos como “linhas verdes e brancas”: manutenção da maioria do capital social da Sporting SAD por parte do clube; valorização do ecletismo e promoção de um clima de democracia interna.

L: Ao dia de hoje, identificam algum risco do Sporting perder a maioria da SAD?


APC: Neste momento, os bancos (BCP e Novo Banco) deram ao Sporting até ao final do ano para regularizar uma dívida e, portanto, até lá, nada de preocupante deverá acontecer. Agora, se o Sporting entrar em incumprimento das suas obrigações decorrentes do acordo de reestruturação financeira, a banca, do ponto de vista formal, tem o direito de acionar determinadas garantias. Uma delas é a questão das VMOC’s e isso preocupa-nos porque pode levar o Sporting a perder a maioria da SAD.

L: Como é que olham para a possibilidade de o Sporting ‘contratar’ um fundo para a recompra das VMOC’s?

APC: Desde o princípio que defendemos essa solução, de ser o Sporting a comprar a própria dívida porque permitiria resolver o problema da dívida aos bancos e também a problemática das VMOC’s. Subscrevemos integralmente essa solução.

L: Mas terá custos para o Sporting…

APC: Do ponto de vista conceptual, esta é, na nossa ótica, a melhor solução. Agora, obviamente que uma terceira entidade (fundo) terá sempre de se salvaguardar porque, na realidade, trata-se de uma operação financeira, pelo que o Sporting terá também de se acautelar relativamente às garantias que concede. Queria destacar que, do ponto de vista reputacional, será muito complicado para os bancos acionarem quaisquer tipo de garantias. Mais, os bancos têm indicações do Banco Central Europeu para reduzirem a zero a exposições a clubes de futebol.

L: Como é que olham para as recentes declarações de Francisco Salgado Zenha, Vice-Presidente do Sporting?

APC: No programa eleitoral da candidatura “Unir o Sporting” que deu origem ao actual Conselho Diretivo, está bem claro que uma das promessas era a recompra das VMOC’s. Se não se conseguir resolver o problema da dívida, pelo menos a questão das VMOC’s tem de ficar resolvida. Esta Direção tem mandato até Março/Abril de 2022 e quero acreditar que, até lá, esta questão possa ser resolvida. Tem a palavra o Conselho Diretivo.

Revisão dos Estatutos? “É preciso vontade política”

L: No vosso manifesto, referem a importância da “garantia de um elevado e indispensável nível de democracia interna”. Sentem que hoje não há democracia no Sporting?

APC: Há muita coisa que se pode melhorar, a começar pelos Estatutos do Clube e os regulamentos da Assembleia Geral e Disciplinar, que necessitam de ser revistos. É preciso esclarecer e clarificar uma série de matérias para evitar leituras diversas de determinadas matérias que são geradoras de divisão por sugerirem interpretações diferentes.

L: Está-se a referir a questão da convocatória de Assembleia Gerais e à leitura que, neste mandato, Rogério Alves fez dos Estatutos?

APC: Sim, esse é um caso paradigmático, mas existem outro tipo de questões, como por exemplo, a questão da suspensão de alguns sócios e por consequência a questão da  interrupção do tempo de contagem de sócio  para eventuais candidaturas. Para tudo isto, é preciso vontade política e, recordo, que é necessário uma maioria alargada (75%) dos votos para fazer alterações estatutárias.

L: Defendem a introdução de uma segunda volta em futuras eleições?

APC: Somos a favor da segunda volta. Em termos políticos, o vencedor sai reforçado e com uma legitimidade maior. Sabemos, no entanto, que, do ponto de vista estatístico e estatutário, a candidatura vencedora até pode ter menos votantes do que a candidatura vencida numa segunda volta. Porém, entendemos que, numa lógica de agregação, a segunda volta poderá contribuir para uma maior união do Clube.

L: São a favor de Assembleias Gerais com delegados?

APC: Somos completamente contra Assembleias Gerais delegadas. O modelo do Real Madrid, por exemplo, conta aproximadamente com 2 mil delegados e o do F.C.Barcelona, por exemplo, com aproximadamente 4 mil delegados.  Se o Real Madrid e o F.C.Barcelona conseguem organizar Assembleias Gerais para este número elevado de sócios, não terá o Sporting capacidade para fazer o mesmo? Quantas Assembleias Gerais Ordinárias não eleitorais do Sporting tiveram em permanência mais de 4 mil Sócios ou mesmo mais de 2 mil sócios?

L: Qual a posição do movimento ‘Hoje e Sempre Sporting’ sobre os Sócios necessários para a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária?

APC: Entendemos que esse número (mil votos) pode ser aumentado para ser mais representativo da massa associativa, bem como os necessários para as candidaturas. Queria ressalvar que todas estas questões devem ser enquadradas numa revisão global integrada dos Estatutos do Sporting.

L: Defendem o I-Voting?

APC: Ao dia de hoje, somos completamente contra o I-Voting. Esta solução não permite responder a duas questões extremamente importantes: confidencialidade e intransmissibilidade do voto.

“Há um antes e um depois de Rúben Amorim”

L: Qual a avaliação que fazem do mandato de Frederico Varandas?

APC: Dividimos o mandato do atual Conselho Diretivo em três dimensões: desportiva, económico-financeira e comunicacional.

Na primeira (desportiva), fazemos um balanço positivo, fruto da conquista do título de campeão nacional de futebol e, mais recentemente, do apuramento, pela segunda vez na história do Clube, para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Obviamente, como alguém disse, existe um antes de Rúben Amorim e um outro depois de Rúben Amorim. O maior responsável pelas conquistas do Sporting é ele, mas quem dirige teve o mérito de o ir contratar. Nas modalidades, apesar de tudo, reconhecemos que a última época foi bastante positiva. Houve o cuidado de não mexer em muitas das coisas que estavam bem, como por exemplo no hóquei em patins e no futsal.

Do ponto de vista económico-financeiro, não temos a mesma opinião. É conhecida a situação da Sporting SAD e há questões muito importantes por resolver. Os problemas estruturais não foram solucionados. As receitas do contrato da NOS têm servido para resolver problemas do dia-a-dia.

Por fim, na vertente comunicacional, podia-se ter feito muito mais. Existem muitas fricções internas. Perdeu-se uma oportunidade histórica para unir o Clube porque é muito mais fácil fazê-lo a ganhar. De resto, era isso que estava no programa eleitoral de Frederico Varandas: Unir o Sporting.

L: Nas eleições de março/abril de 2022, o Movimento ‘Hoje e Sempre Sporting’ irá apresentar um candidato próprio ou apoiar algum dos eventuais candidatos?

APC: Neste momento, só há um candidato assumido (Nuno Sousa). A solução que defendemos é que seja o mais agregadora possível. Dentro disto, o próprio movimento vai tentar que se consiga encontrar essa solução. Essas conversações já estão a decorrer e, apenas depois das mesmas, tomaremos uma decisão. Se virmos que tal não é possível, não descartamos apresentar uma candidatura própria.


Clube

Villas Boas pode ser castigado graças a Sporting e... Manteigas

Leões voltaram a aparecer ligados a um processo disciplinar que também envolve o sócio do Benfica e o presidente do Porto

Conselho de Disciplina da FPF junta queixas de João Diogo Manteigas e Sporting contra André Villas-Boas
Conselho de Disciplina da FPF junta queixas de João Diogo Manteigas e Sporting contra André Villas-Boas

14 Abr 2026 | 16:37 |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da FPF decidiu avançar com a junção de dois processos disciplinares que envolvem o presidente do Porto, André Villas-Boas, após queixas apresentadas em momentos distintos. O caso passou agora para análise conjunta na Comissão de Instrutores, devido à ligação entre as participações.


De um lado está uma participação disciplinar apresentada pelo Sporting, que motivou a abertura de um processo inicial por parte da Secção Profissional do Conselho de Disciplina. Do outro, surge a queixa de João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, que também contestou declarações feitas pelo líder portista na revista Dragões, considerando-as lesivas da sua honra.


A decisão do Conselho de Disciplina foi juntar ambos os processos por existirem factos e conteúdos relacionados entre si. Esta acumulação visa permitir uma análise mais uniforme e coerente das queixas apresentadas contra André Villas-Boas. O dirigente será agora notificado e chamado a prestar esclarecimentos formais no âmbito do procedimento.


Em causa estão declarações proferidas pelo presidente do Porto em contexto público, incluindo passagens polémicas publicadas na Revista Dragões, que motivaram reações por parte dos queixosos. O processo segue agora para a fase de instrução, onde serão avaliadas todas as provas e argumentos apresentados pelas partes envolvidas.

Vale lembrar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar Alberto Costa, jogador do Porto, também após uma queixa do Sporting. Em causa está um incidente ocorrido durante o jogo contra o Famalicão, que terminou empatado a duas bolas, onde supostamente o lateral dos dragões terá cuspido no avançado Sorriso.



Clube

Varandas chega-se à frente e visa momento que se vive no Sporting: "Queremos estar na..."

Presente na primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, este domingo, Presidente leonino falou sobre a atualidade verde e branca

Encantado com a atualidade do Sporting, esta estendida pelas diferentes modalidades leoninas, Frederico Varandas não segurou elogios
Encantado com a atualidade do Sporting, esta estendida pelas diferentes modalidades leoninas, Frederico Varandas não segurou elogios

12 Abr 2026 | 16:11 |

Icon Comentário0

Presente no I Torneio Aurélio Pereira, Frederico Varandas considera que o Sporting vive um dos melhores momentos da história. O líder leonino destacou as campanhas europeias de diferentes modalidades leoninas para sustentar a ideia de um momento de pujança.


Frederico Varandas: "Vive-se um dos melhores momentos na história do Sporting"


"Eu acho que é dos melhores momentos da história do Clube. Tem três equipas nos quartos de final da Champions League, em futebol, andebol e hóquei. Temos ainda o futsal nas meias-finais. Isto mostra a consolidação de um projeto desportivo e mostra, inequivocamente, que é um dos melhores momentos da história. Está num momento pujante. Promove não só o desporto, mas também os valores do Sporting", começou por dizer o presidente leonino.


"Queremos estar na decisão das competições. É um orgulho a campanha europeia que fizemos, estamos entre as oito melhores equipas, e a responsabilidade está toda do lado de lá", acrescentou ainda Frederico Varandas, atirando a pressão para o lado do Arsenal, antes da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, depois da vitória inglesa em Alvalade, por 1-0.

Frederico Varandas: "Aurélio Pereira ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e importantes da história do futebol"


O presidente do Sporting falou aos jornalistas após a final da primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, no escalão sub-13. O Real Betis conquistou a prova, ao vencer os leões por 4-2. "É a melhor maneira de o homenagear, nestes moldes, com um torneio de referência. Ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e mais importantes da história do futebol. Já agora parabéns ao Betis. Foi a primeira edição do torneio e vamos continuar", garantiu.

Acompanhado pelos embaixadores do torneio, Rui Patrício e Adrien Silva, Frederico Varandas entregou à família de Aurélio Pereira um quadro assinado por todos os jogadores que participaram nesta primeira edição. Um presente recebido pelo irmão do homenageado, Carlos Pereira, pelas filhas Mafalda e Rute, e também pelos netos Tomás e Filipe.


Clube

Varandas volta a responder a Villas-Boas; Presidente do Sporting fala em "argumento ridículo"

Líder máximo dos verdes e brancos endereçou as recentes palavras do homólogo portista, à margem do Torneio Aurélio Pereira, este domingo

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, respondeu às declarações de André Villas-Boas, revelando também um episódio ocorrido na reunião na FPF
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, respondeu às declarações de André Villas-Boas, revelando também um episódio ocorrido na reunião na FPF

12 Abr 2026 | 14:25 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas respondeu às declarações de André Villas-Boas, revelando também um episódio ocorrido na reunião na Federação Portuguesa de Futebol, depois de o dirigente portista ter mencionado um pedido de desculpas do líder leonino. As palavras surgiram no Estádio Universitário de Lisboa, após a final sub-13 do Torneio Aurélio Pereira, onde o Real Betis venceu o Sporting por 4-2. Confira tudo o que disse.


"Villas-Boas também vai dizer publicamente que o Apito Dourado é uma vergonha?"


"Há um ano, estávamos em eleições para a Liga, e os quatro presidentes de Sporting, Benfica, Porto e Braga estiveram com um acompanhante cada - eu, com Salgado Zenha; Rui Costa com Nuno Catarino; Villas-Boas com Pereira da Costa e António Salvador com André Viana - numa reunião num hotel em Gaia, para entrevistarmos os candidatos à presidência, João Fonseca e Reinaldo Teixeira. Quando entrevistámos o agora presidente, Reinaldo Teixeira, Villas-Boas disse: "Uma coisa extremamente importante para nós, Porto, é a verdade desportiva e os casos de justiça. O presidente da Liga tem de ter mão de ferro". Villas-Boas virou-se para Rui Costa e disse: "Isto afeta os dois. Não tenho problemas em dizer que o Apito Dourado e o caso dos e-mails são uma vergonha, por isso queria que o presidente da Liga dissesse que isto não pode voltar a acontecer". Eu agora pergunto: Villas-Boas também vai dizer publicamente que o Apito Dourado é uma vergonha?"


"Mas isso foi antes da visita do Sporting ao Dragão e antes da visita do andebol"

"Houve uma reunião promovida por Pedro Proença com os presidentes de Sporting, Porto, Benfica e Braga. Foi uma reunião positiva, construtiva, para falar de reformas. Proença apelou também aos clubes para que tivessem responsabilidade. Na despedida até pedi desculpa por alguns excessos no passado, nomeadamente com o presidente do Porto. Mas isso foi antes da visita do Sporting ao Dragão e antes da visita do andebol"


"Não vi nenhuma pergunta respondida"

"Ouvi com grande interesse as declarações do presidente do Porto após a reunião com a Ministra. Não vi nenhuma pergunta respondida. Vi um argumento um pouco ridículo, que é comparar o comportamento de um adepto, com comportamentos de uma estrutura profissional. Vi um grave atentado à liberdade de expressão, com condicionamento a comentadores e jornalista, pedia que enviasse para o presidente da associação de jornalistas de desporto, Manuel Queiroz, que estava de férias da Pascoa e não assistiu. E vejo ainda pior, talvez: ainda gozou com o estado clínico do treinador, com a delegada e com um jogador. Não vi nenhuma situação esclarecida"

"E o Sporting vai ficar calado? Então quem defende o Sporting?"

"Reparei que muitas pessoas, até a dizerem que isto já chega para Sporting e Porto. O Sporting não começou nada. Um clube agrediu e outro foi agredido. O Sporting recebe bem as equipas, não passa vídeos nos balneários dos árbitros. Não tem adversários que se sentem mal no Pavilhão João Rocha. Sinto silêncio e inação de quem dirige o desporto. E o Sporting vai ficar calado? Então quem defende o Sporting?".

Confira as declarações na íntegra:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting mostra-se "tão grande como os maiores da Europa" e atinge feito inédito em Portugal
Clube

Sporting mostra-se "tão grande como os maiores da Europa" e atinge feito inédito em Portugal

10 Abr 2026 | 17:52

Icon Comentário0
Os "cinco casos" que Varandas levou à Ministra para serem respondidos na polémica Porto - Sporting
Clube

Os "cinco casos" que Varandas levou à Ministra para serem respondidos na polémica Porto - Sporting

02 Abr 2026 | 09:05

Icon Comentário0
Villas-Boas diz que Varandas foi fazer "figurinhas" e ironiza postura do Presidente do Sporting
Clube

Villas-Boas diz que Varandas foi fazer "figurinhas" e ironiza postura do Presidente do Sporting

01 Abr 2026 | 18:47

Icon Comentário0