
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O próximo encontro do Sporting está marcado para a sexta-feira 29 de março, contra o Estrela da Amadora, no reduto da equipa de Sérgio Vieira. A turma de Rúben Amorim iniciou já, na passada quinta-feira, os treinos de preparação para o jogo com o emblema de Reboleira, com vários jogadores nas seleções.
Aos internacionais juntam-se ainda Antonio Adán, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, lesionados e entregues ao departamento clínico do Sporting, ainda sem previsão de data de regresso aos relvados. Perante este cenário, com incerteza acerca da presença ou ausência de três valiosos membros da equipa de Alvalade no jogo contra o Estrela Amadora, a maior preocupação dos leões, de momento, é assegurar a recuperação dos lesionados o mais rapidamente possível.
Contrariamente ao que aconteceu com o resto do plantel, os três futebolistas verdes e brancos não usufruíram do descanso concedido pelo técnico dos leões. A equipa de Rúben Amorim tem agora pela frente dois dérbis com o Benfica, para a Taça de Portugal e para a Liga. Os comandos leoninos alimentam então a esperança de que os jogadores lesionados estejam disponíveis para aquele que vai ser um encontro decisivo para as contas do título, com disputa entre os primeiros classificados.
A evolução das condições médicas dos atletas nos próximos dias será decisiva, mas Rúben Amorim ainda acalenta a esperança que o intervalo competitivo possa trazer efeitos positivos nos jogadores que ficarem afastados dos campos durante um período de tempo mais extenso.
O caso que levanta menos dúvidas é o de Trincão, que tem queixas no pé esquerdo desde 25 de fevereiro, quando disputou o jogo com o Rio Ave (3-3), em Vila do Conde. O jovem extremo chegou a voltar a jogar, mas esteve sempre em esforço e, por isso mesmo, foi dispensado da Seleção Nacional. Em princípio, Trincão é o único dos três lesionados que pode recuperar a tempo de entrar nas contas para o encontro com os tricolores.
Adán, por outro lado, sofre de uma lesão mais grave, que contraiu na coxa esquerda no treino que sucedeu o dérbi com o Benfica para a Taça de Portugal. A chance de o guardião leonino poder vir a jogar o dérbi de 6 de abril não está completamente de lado, uma vez que é esperado o período de regresso em meados do próximo mês, com possibilidades de redução desse tempo.
Também Pedro Gonçalves recupera de uma lesão muscular na coxa, contraída no desafio com o Atalanta (1-2). Pote saiu de campo logo após o remate que culminou no tento dos verdes e brancos para a Liga Europa. Consciente de que seria baixa na seleção de Roberto Martínez, abandonou o relvado em lágrimas. É certo que não conseguirá marcar presença no encontro com a Amadora. Rúben Amorim ainda espera que o avançado recupere a tempo do primeiro dérbi com o Benfica, a 2 de abril, mas é muito improvável que tal aconteça.
Avançado de 19 anos, que atua nos peruanos do Alianza Lima, terá tudo bem encaminhado para chegar a Alvalade nesta janela de transferências
|
Víctor Guzmán está praticamente certo como reforço do Sporting. O avançado de 19 anos, que atua nos peruanos do Alianza Lima, terá tudo bem encaminhado para chegar a Alvalade. O jovem ponta-de-lança deverá ser inserido na equipa de sub-23 dos leões.
De acordo com o jornal Record, o atacante assinará um contrato válido por três épocas com o emblema de Alvalade, isto num acordo em que o Alianza Lima, clube formador do atleta, deve reter ainda uma percentagem do passe do prodígio da América do Sul.
Víctor Guzmán era também pretendido pelos uruguaios do Nacional, mas o jovem futebolista terá preferido a mudança para o Clube leonino, sendo que o contrato do internacional sub-20 peruano com o Alianza Lima era válido até ao próximo mês de dezembro.
Na presente temporada, tem sido opção maioritariamente na formação B, ao serviço da qual soma oito remates certeiros em outros tantos encontros. Nas camadas jovens da seleção do Peru, o avançado já participou em 14 partidas, nas quais marcou um golo.
A turma de sub-23 - orientada por Filipe Neto - terminou a presente temporada desportiva de 2024/25 no sétimo e penúltimo lugar da Liga Revelação com 17 pontos somados. O Torreense ficou na primeira posição com 30, seguido do Famalicão que somou 27 pontos.
Craque que partilha balneário com a estrela do PSG vai fazer parte do plantel leonino em 2025/26, sendo mais uma opção para Rui Borges
|
Giorgi Kochorashvili - colega de seleção de Khvicha Kvaratskhelia - ainda não foi apresentado aos adeptos do Sporting mas já pensa na conquista do possível tricampeonato. O Clube de Alvalade oficializou a compra do médio georgiano, que anseia encontrar os adeptos leoninos.
Kochorashvili: "Agora quero sentir o ambiente de Alvalade"
"O Levante significa família. Agora é a minha vez de sair da minha família para alcançar os meus objetivos, mas sinto o mesmo que senti quando saí da Geórgia. Saio de casa para procurar novos desafios e o Sporting é um grande Clube, com adeptos incríveis. Assisti aos últimos jogos daquela que será a minha nova equipa e gostei. Agora quero sentir o ambiente de Alvalade", disse, em entrevista ao 'Superdeporte'.
Kochorashvili admitiu acompanhar os verdes e brancos, deixando bem claro que "o Sporting é uma equipa de Champions, muito grande e muito conhecida. Acabaram de ser bicampeões. Eu já penso em continuar a ganhar. Vou dia a dia mas sei para o que vou. Quero que o Sporting continue a ser campeão. Vê-se o trabalho que têm feito. Os títulos conquistam-se com a ajuda de todos. Por isso, o meu objetivo é contribuir com o meu grão de areia. O meu coração sente que vão acontecer grandes coisas. Mas a disciplina, o trabalho e a paixão não podem faltar".
Kochorashvili: "A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante"
"A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante. Como tudo aconteceu no inverno, tinha de acontecer de uma determinada forma para que o clube fosse o primeiro beneficiado. Sempre tive claro que, se saísse do Levante, o clube tinha que ser favorecido. Aconteça o que acontecer, queria continuar a ajudar a equipa e levar o Levante à La Liga. E depois seguir o meu caminho e estabelecer novos objetivos", acrescentou Kochorashvili.
Em 2024/25, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 5 milhões de euros – fez 35 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.608 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.
Depois de duas cedências a Olympiacos e Standard Liège, Clube de Alvalade procura colocação para futebolista que não entra nas contas de Rui Borges
|
Sotiris Alexandropoulos vai regressar ao Sporting, porém não entra nos planos do Clube leonino para a próxima temporada. O Standard Liège decidiu não exercer a cláusula de opção de compra de 3 milhões de euros, mas há um clube alemão interessado no jogador: o Fortuna Dusseldorf.
Neste momento, o emblema verde e branco prioriza uma venda definitiva do passe do médio grego, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado dia 28 de maio, procurando recuperar parte do investimento feito de cerca de 4,5 milhões de euros.
O emblema germânico está a construir um plantel que lhe permita lutar pelo acesso à Bundesliga em 2025/26 e vê no internacional grego o perfil certo para entrar no seu projeto. Em cima da mesa está uma proposta de empréstimo por uma época com uma cláusula de opção que poderá ser exercida no final da época, segundo o jornal Record.
Depois de duas cedências a Olympiacos e Standard Liège, o Sporting quer convencer o Fortuna Dusseldorf a avançar para a compra do jogadr no próximo defeso, cenário que ainda se mantém em aberto. O jogador chegou a Alvalade rotulado de grande promessa do futebol helénico, mas nunca convenceu em pleno no Sporting.
Na Bélgica, o médio contabilizou 37 participações em partidas esta temporada desportiva, apesar de apenas 11 terem sido na condição de titular. Somou um total de 1.249 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto.