
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting ficou a saber, no passado dia 14 de novembro, que tem uma nova multa referente aos acontecimentos na partida frente ao Braga, na última jornada do campeonato. Os leões têm a pagar um valor superior aos 6 mil euros, devido, principalmente, ao comportamento dos adeptos.
O valor e os porquês da multa ficaram explícitos quando o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol divulgou, na passada quinta feira, as multas que aplicou em relação à décima primeira jornada da Liga Portuguesa. De acordo com o documento, o Sporting recebeu uma sanção de 6.760 euros devido às atitudes dos seus adeptos na Pedreira.
O documento que foi emitido também justifica o valor: os leões vão pagar 1.020 euros de multa devido a terem sido “entoados os seguintes cânticos, pelos adeptos do Sporting Clube de Portugal, alocados na bancada nascente superior, setores A9, A10 e A11: 1 - "Luís escuta, és um filho da p***!", (Luís Godinho foi o árbitro do jogo) por 4 vezes ao minuto 81", explica o Conselho de Disciplina.
Por outro lado, a maioritária parte das multas – preenchendo um valor de 5.740 euros – aconteceu devido a terem sido “deflagrados os seguintes engenhos pirotécnicos pelos adeptos do Sporting Clube de Portugal alocados na bancada nascente superior, setores A9, A10 e A11 (sendo esta última ZCEAP): oito flashlights, sete tochas e três petardos", explica, de novo, o documento divulgado pelo Conselho de Disciplina.
Relembrar que o Sporting venceu o Braga, fora de casa, por 4-2, no último jogo de Ruben Amorim no comando dos leões. O Braga até foi para o intervalo a vencer por 2-0, mas golos de Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, e bis de Conrad Harder já muito perto do fim, fizeram a reviravolta leonina e garantiram que os três pontos viajavam até Alvalade – e que o Sporting se mantinha como líder isolado do Campeonato.
Emblema verde e branco encontra-se a viver um momento sensível, com a Direção dos leões a tratar do negócio que deve tirar o sueco de Alvalade
|
Viktor Gyokeres tem autorização do Sporting para se apresentar na Academia de Alcochete apenas no dia 7 de julho. O plantel principal verde e branco inicia os trabalhos na próxima terça-feira, 1 de julho, mas foi permitido ao avançado sueco que chegasse mais tarde a Lisboa para se juntar à equipa às ordens de Rui Borges.
Viktor Gyokeres, como o restante do plantel do Sporting, viveu uma época intensa e desgastante em Alvalade. O avançado sueco foi uma das figuras mais importantes da temporada que se estendeu até ao fim de maio, e culminou com o triunfo na Taça de Portugal, depois dos leões já terem conquistado a dobradinha.
O ponta-de-lança verde e branco chegou a estar lesionado durante a época, e a jogar condicionado. No final da temporada, ainda foi chamado à Seleção da Suécia para realizar duas partidas particulares. Juntou-se ao estágio da equipa nacional, mas acabou dispensado do duplo compromisso devido ao cansaço acumulado que trazia da época do Sporting.
Por este motivo, a Direção do Sporting, em conjunto com Rui Borges, decidiu estender o período de férias de Viktor Gyokeres, e permitir que o avançado sueco se apresente na Academia de Alcochete apenas na próxima segunda-feira, 7 de julho, praticamente uma semana depois da grande parte dos colegas arrancar os trabalhos.
Viktor Gyokeres parece determinado em deixar o Sporting este verão. O jogador continua a gozar as férias, longe de Lisboa, e à espera de desenvolvimentos em relação à sua transferência, sendo que, nesta altura, a mudança para o Arsenal parece cada vez mais improvável.
Técnico verde e branco vai iniciar os trabalhos na Academia antes do plantel leonino, mas já vai preparando a temporada longe de Alvalade
|
Rui Borges já se encontra a trabalhar na época do Sporting, mesmo antes do arranque da pré-temporada dos leões. O treinador verde e branco estará prestes a chegar à Academia de Alcochete, para se instalar antes do plantel, que arranca com os trabalhos na próxima terça-feira, dia 1 de julho. O técnico transmontado vai ser, antes, homenageado na sua terra.
Nesta altura, existe ainda alguma indefinição em relação ao plantel verde e branco para a próxima temporada, com a Direção do Sporting a esforçar-se para resolver os dossiers mais importantes o quanto antes. Muitos jogadores da equipa principal têm autorização para chegar mais tarde, e, sendo assim, Rui Borges vai aproveitar para chamar os jovens da formação para trabalhar às suas ordens.
Diogo Travassos e Gabriel Silva são dois dos nomes que vão ter oportunidades na pré-época, com perspetivas de ficar na equipa principal. O jornal A Bola avança que existe outra lista restrita de nomes de jovens da equipa B que Rui Borges quer observar, onde estão jogadores como o de Henrique Arreiol.
Para além de aproveitar para observar os jovens da formação, Rui Borges também quer tirar as primeiras impressões sobre os reforços já confirmados, Kochorashvili e Alisson. O brasileiro já se encontra a trabalhar na Academia desde a temporada passada, mas o médio georgiano vai dar os primeiros passos como atleta do Sporting a partir de 1 de julho.
Por último, o treinador verde e branco quer-se inteirar, por completa, acerca da situação de Viktor Gyokeres. O avançado sueco tem autorização do Clube para se juntar mais tarde ao grupo de trabalho, como, de resto, é o caso de Hjulmand, Gonçalo Inácio, Trincão, Rui Silva, Pedro Gonçalves, Harder e Quenda.
Jogador que conta com passagem pelos quadros verdes e brancos concedeu uma entrevista à imprensa nacional onde avaliou o alvo dos leões
|
Alberto Zapater aprova a contratação de Luis Suárez para o Sporting. O antigo jogador dos leões, com passagem em Alvalade na época 2010/11, partilhou o balneário com o avançado colombiano no Saragoça, onde foi seu 'mentor', e concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde contou mais sobre um dos principais alvos dos verdes e brancos para o mercado de transferências. Relembrar que o jogador parece estar a favor da mudança para Alvalade.
Zapater: "Era competitivo, muito potente e tinha fome insaciável de golo"
"Logo naquela altura sentimos que a segunda divisão era pequena para ele. E atenção que vinha do terceiro escalão, do Nástic! Era competitivo, muito potente e tinha fome insaciável de golo", começou por apontar o médio espanhol, que ainda joga, aos 40 anos de idade, no Atlético Ottawa, do Canadá.
Alberto Zapater falou, depois, de algumas das características de Luis Suárez, internacional pela Colômbia: "Muitas vezes a equipa nem precisava de jogar bem, só a presença dele mudava a forma de jogar. É veloz, está sempre a ameaçar a baliza e fará dano a quem lhe dar espaço".
Zapater: "Gyokeres? Tem semelhanças sim, pela sua explosão e eficácia"
Comentou, de seguida, uma possível mudança para o Sporting, cenário que vê com bons olhos: "É um passo muito importante passar a jogar para ganhar títulos e estar mais perto da seleção colombiana. Ele é daqueles avançados que não precisa de pensar muito. Decide melhor quando tudo é mais rápido, assim como ele é".
"Melhorou muito nestes anos na tomada de decisão. Sozinho é capaz de gerar uma ocasião de golo, uma bola longa, no 1x1, um centro bem medido... é muito perigoso. Gyokeres? Tem semelhanças sim, pela sua explosão e eficácia. A acontecer... será uma aposta certeira do Sporting", rematou Zapater, sem esquecer o avançado sueco que brilhou em Alvalade nas duas últimas temporadas.