Futebol
Sporting revela detalhes da chegada de Luis Guilherme: Confira os valores
05 Jan 2026 | 07:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Mai 2024 | 11:23 |
Após o empate do passado domingo (2-2), na deslocação ao Estádio do Dragão, o Sporting encontra-se a apenas cinco pontos de conquistar o título do campeonato. Perante uma vitória cada vez mais iminente, a euforia que se vinha a sentir por parte dos adeptos leoninos já de há algum tempo para cá vem-se reforçando, e André Pinotes Batista comenta a ansiedade dos sportinguistas.
“Suores frios, frequência cardíaca acelerada, angústia desmedida e uma sensação de iminente fatalidade são sintomas comuns do sportinguismo mais recente”, começa por dizer Pinotes Batista, num artigo do jornal desportivo ‘Record’ desta quarta-feira, 1 de maio.
O consultor de comunicação prossegue a caracterização dos apoiantes do Sporting. “Milhões de portugueses, de diferentes gerações, padecem destes característicos sintomas, com um misto de orgulho na resistência e sentimento de pertença a um clube tão grande quanto os maiores da Europa”, lê-se no texto de opinião do comentador desportivo.
André Pinotes Batista relembra a grandeza do Sporting, que “se atesta no faustoso recheio do seu belíssimo museu – plasmada nos mais de 22.000 títulos que ecoam ecletismo e glória”. Não esquece, contudo, os últimos 20 anos. “Os nossos índices competitivos não acompanharam tão grandiosa história”, admite.
Ainda acerca do período infeliz que se vivido em Alvalade há já duas décadas, o consultor de comunicação tece as suas considerações. “Nos últimos dias, têm-se avolumado manifestações de quem aguardou demasiado tempo para sentir, no presente, as emoções que o seu passado centenário adivinharia como rotineiras. A este respeito é devida uma nota de positividade, pois tal fenómeno mais não é do que um conjunto de boas dores de crescimento.”
A apenas cinco pontos do título, Pinotes Batista não o dá por garantido. “Recordando a máxima de Jesualdo Ferreira, ganhar pode ainda não “ser tão natural quanto comer um chupa-chupa”, mas hoje sabemos estar no rumo da construção de uma rotina verde-e-branca de vitória”, chutou, acrescentando ainda: “Saibamos seguir com humildade, grandeza e foco, conscientes de que ninguém vence a volta sem cortar a meta.”
O deputado e colunista da ‘Record’ refutou ainda a frase que tanto se ouviu após o último título do Sporting, em altura de pandemia. “Episódios como o das bilheteiras encerradas – sendo de lamentar – atestam bem do sentimento de mobilização e comunhão dos sportinguistas e permitem desfazer a farsa redutora com que alguns tentaram desmerecer o título de 2021/22: “Com adeptos no estádio não teriam sido campeões”.
Confira aqui o 'show' de Gyokeres frente ao Porto:
'Camisola 23' do plantel principal dos verdes e brancos regressou aos relvados, ainda que pela mão da formação secundária dos leões
05 Jan 2026 | 07:56 |
Daniel Bragança foi o principal destaque do Sporting B - Académico de Viseu, que os leões acabaram por perder, por 2-1. Apesar da derrota, o regresso do médio à competição trouxe boas notícias a Rui Borges já depois da partida ter sido disputada.
Segundo revela o jornal Record, o 'camisola 23' do plantel principal dos verdes e brancos não registou qualquer queixa no final do encontro, o que faz com que se aproxime cada vez mais do seu regresso à equipa A. Após o total de 323 dias afastado da competição, Bragança está de volta e ninguém ficou indiferente. Além da presença de vários companheiros do plantel sénior nas bancadas, também João Gião elogiou o jogador.
"O Daniel entrou muito bem, com o nível que tem e com compromisso total com a equipa e o clube, mesmo baixando à equipa B. Como disse, entrou muito bem e com momentos de grande classe", ressalvou o treinador da formação secundária do Sporting.
Vale lembrar que Bragança se encontrava a recuperar de uma lesão no joelho direito desde 15 de fevereiro de 2025 - dia em que sofreu esta mazela, frente ao Arouca. O médio do Sporting iniciou aí um longo processo de reabilitação, que só terminou a 8 de dezembro, quando foi reintegrado no restante grupo de trabalho.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 10 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.
Brasileiro foi o porta-voz escolhido pelos leões para realizar a antevisão à partida diante do Vitória de Guimarães, válida para a meia-final da prova
05 Jan 2026 | 07:36 |
Matheus Reis foi o porta-voz escolhido pelo Sporting para realizar a antevisão à partida relativa à meia-final da Allianz Cup, frente ao Vitória de Guimarães, marcada para a próxima terça-feira, 6 de janeiro. O brasileiro garantiu que o recente triunfo (4-1) diante da mesma equipa já foi esquecido.
Matheus Reis: "Sabemos que vai ser um jogo completamente diferente"
"Enfrentámos o V. Guimarães há pouco tempo, mas sabemos que vai ser um jogo completamente diferente. É uma meia-final, decisiva, e estaremos preparados para voltar a chegar à final”, começou por dizer o 'camisola 2' dos verdes e brancos à Liga TV, garantindo ainda que o objetivo do Sporting passa por conquistar o troféu.
Matheus Reis: "Vamos estar muito preparados"
"Todos queremos jogar estes jogos. Somos uma equipa que está habituada a lutar por títulos e a disputar grandes jogos. Vamos estar muito preparados", vincou Matheus Reis, que deverá voltar a ser titular na equipa de Rui Borges para este encontro.
"Vamos fazer tudo para ir em busca de mais um título. Nós estamos acostumados a disputar títulos e todos queremos disputar estes jogos", acrescentou ainda, antes de destacar a importância para o Sporting de conquistar o título de 'campeão de inverno': "Há jogadores novos que chegaram e não têm títulos por isso será importante ganhar mais motivação para o resto da temporada".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Treinador do Clube de Alvalade orienta o último treino antes da meia-final da Taça da Liga nesta segunda-feira, 5 de janeiro, com novidades à vista
05 Jan 2026 | 07:20 |
Zeno Debast é a principal novidade esperada no treino do Sporting desta segunda-feira, dia 5 de janeiro, antes do embate frente ao Vitória de Guimarães, para a meia-final da Taça da Liga. Depois de cerca de dois meses e meio de lesão, o internacional belga deverá regressar às opções de Rui Borges.
Os verdes e brancos realizam a derradeira sessão de trabalhos pelas 10h30, com 15 minutos abertos à comunicação social, sendo que o jornal Record avança que o central de 22 anos está totalmente recuperado do problema ligamentar no joelho esquerdo que contraiu diante do Marselha, a 22 de outubro.
A recuperação de Debast chega numa fase em que o Sporting enfrenta muitas ausências no plantel, com vários lesionados e jogadores fora por compromissos internacionais. Rui Borges tinha apenas Eduardo Quaresma como único central disponível.
Nesta altura, os leões têm vários jogadores indisponíveis. Gonçalo Inácio, expulso de forma polémica frente ao Gil Vicente, está suspenso, numa altura em que há seis jogadores com problemas físicos (Pedro Gonçalves, Geovany Quenda, Daniel Bragança, Nuno Santos, Ricardo Mangas e Salvador Blopa), além de Geny Catamo e Ousmane Diomande que se encontram ao serviço das respetivas seleções na CAN.
Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.