Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

TAD DÁ RAZÃO A PALHINHA

Tribunal Arbitral do Desporto considerou que Conselho de Disciplina da FPF não deve punir o jogador

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu razão a João Palhinha e 'anulou' o cartão amarelo visto pelo médio no encontro frente ao Boavista (Reveja AQUI toda a cronologia e futuras etapas). No acórdão divulgado pelo jornal ‘A Bola’, o TAD justifica a decisão com o depoimento de Fábio Veríssimo: "Declarar procedente o presente recurso quanto ao invocado não cometimento pelo demandante da infração disciplinar prevista e punida no artigo 164.º, n.º 7, do RDLPFP, por ausência na concreta situação sub judice do pressuposto factual objetivo típico de que depende tal cometimento, anulando, consequentemente, a decisão disciplinar sancionatória recorrida, com absolvição do demandante da infração por que foi disciplinarmente sancionado com suspensão de 1 (um) jogo e multa de € 153,00 (cento e cinquenta e três euros)", acrescentando que "em conta para o efeito, o colégio arbitral teve em conta, nomeadamente, o depoimento do árbitro Fábio Veríssimo sobre o lance  em causa. «Devido ao meu posicionamento no momento da jogada, levou-me a agir disciplinarmente por ter considerado que o jogador do Boavista se encontrava liberto de opositores e preparado para rematar à baliza quando foi empurrado pelo jogador n.º 6 do Sporting. Após visionar as imagens da jogada (ângulo oposto ao meu posicionamento) considero que a mesma não cumpre os critérios para ataque prometedor. Deste modo, a ação disciplinar não foi adequada”. Lembre-se que Palhinha viu o quinto cartão amarelo na edição 2020/21 da Liga NOS na deslocação do Sporting ao terreno do Boavista, o que o impediria de defrontar o Benfica na jornada seguinte. Todavia, depois de o árbitro ter reconhecido que errou, o jogador recorreu para o Tribunal Central Administrativo do Sul, que acabou por aceitar a providência cautelar e permitir que médio atuasse no dérbi. Poucos dias depois, o Benfica colocou uma ação no Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, protestando contra a utilização de Palhinha no jogo com os leões.


Fotografia de Sporting




Clube

"É de extrema importância": Sporting justifica investimento milionário a ser votado em AG

Reunião Magna com os Sócios do Clube de Alvalade será realizada no próximo dia 5 de outubro (sábado), no Pavilhão João Rocha, a partir das 9h45

Direção do Sporting vai recomprar Alvaláxia
Direção do Sporting vai recomprar Alvaláxia

  |

Icon Comentário0

O Sporting comunicou, recentemente, aquando do apresentação do Plano Estratégico para os próximo dez anos, recomprar o Alvaláxia. Sabe-se, agora, que tal operação irá custar aos cofres do Clube de Alvalade 17 milhões de euros e o negócio será discutido na próxima Assembleia Geral dos leões, a 5 de outubro. A Direção justifica ser um "investimento de extrema importância".


"O Sporting Clube de Portugal apresentou, em setembro de 2024, o seu plano estratégico para o período 2024/2034, intitulado "O início de uma Nova Era". A visão estratégica do Grupo Sporting para os próximos 10 anos é composta por um conjunto de iniciativas ambiciosas, que visam a transformação do Clube numa marca e entidade única, global e distintiva, começando com a criação de uma matriz identitária holística, com uma linguagem única e sistematizada, com a criação de uma identidade visual e verbal distintivas, adaptada ao mundo digital, e preparada para a globalização do Clube", lê-se, num documento enviado aos Sócios.


"O investimento é também palavra-chave, nomeadamente na formação de atletas, no centro de otimização desportiva, na responsabilidade social, na digitalização e, ainda, nas infraestruturas", reforçam, lembrando que na génese da construção do Alvaláxia esteve o intuito de fazer daquela uma "zona de entretenimento para Sócios, adeptos e fãs do SCP". "Alinha-se com um dos vetores essenciais do referido plano estratégico - "Entretenimento (enjoy it) - Todos os dias são Dias de ser Fã", referem os leões.


Assim sendo, e com todos os fatores referidos pela Direção verde e branca, os responsáveis do Sporting acreditam ser "estratégico e de extrema importância recuperar, desde já, a propriedade imóvel, por si construída entre 2001 e 2003 e alienado a terceiros em janeiro de 2007".  

Vale recordar que, durante a Presidência de Filipe Soares Franco, o Alvaláxia foi vendido à Silcoge, empresa promotora de imóveis do Grupo SIL. O negócio rendeu aos leões 19 milhões de euros, acrescendo ainda 15M do Edifício Visconde de Alvalade, 13,2M do Health Club e 3,5M do espaço da CUF.



Clube

Ex candidato à presidência do Sporting ataca Luís Mendes: "Na altura não quiseram"

Banqueiro critica declarações de ex administrador da SAD do Clube da Luz e considera que os encarnados estão numa situação financeira complicada

Ricciardi, antigo candidato à presidência do Sporting, responde a Luís Mendes, ex dirigente do Benfica
Ricciardi, antigo candidato à presidência do Sporting, responde a Luís Mendes, ex dirigente do Benfica

  |

Icon Comentário0

José Maria Ricciardi, antigo candidato à presidência do Sporting, respondeu às acusações de Luís Mendes. Segundo o antigo administrador do BES, a reestruturação financeira a que os leões tiveram direito foi também proposta ao Clube da Luz, mas a resposta foi negativa.


“Diz o senhor Luís Mendes que o Sporting foi beneficiado pelos bancos. Na altura, tratei desse processo quando estava no Banco Espírito Santo Investimentos, um processo que também envolveu o Banco Comercial Português Investimentos (BCP)”, continuou a explicar, passando para o caso do emblema da Luz.


"Compreendo que diga isto agora pois o Benfica está numa situação financeira complicada, pois terá de pagar mais de 100 M€ no prazo de um ano... É uma situação muito difícil, mas é um problema que não tem nada a ver com este assunto. Repito, só não fizemos o mesmo ao Benfica porque não quiseram, disseram que tinham muito dinheiro e não precisavam de reestruturação algum".


“A reestruturação financeira do Sporting que veio resultar nos VMOC foi proposta na altura ao Benfica... perguntámos se estavam interessados, e a resposta dada foi que o Benfica não precisava de nada pois estava com muito dinheiro. Foi por este motivo que não foi feito o mesmo em relação ao Benfica. O sr. Luís Mendes não se venha queixar pois na altura não o quiseram fazer", esclareceu ainda Ricciardi.

Vale lembrar que, entre as suas declarações, o antigo responsável do Benfica, deixou fortes acusações aos leões: “Há dias tive conhecimento, por exemplo, que o Sporting renegociou uma dívida com um banco e desde essa renegociação não voltou a pagar rigorosamente nada ao banco”, atirou.



Clube

Sporting tem resultado líquido de mais de 20 milhões e há quem se congratule: "Caminhamos juntos"

Dados financeiros constam de um relatório de 106 páginas, que detalha as várias rubricas contabilísticas do emblema verde e branco

Varandas deixa mensagem aos Sócios do Sporting
Varandas deixa mensagem aos Sócios do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting comunicou aos Sócios que o Clube registou um lucro de 21,11 milhões de euros na temporada 2023/24, um valor substancialmente superior aos 431 mil euros do período anterior. A informação foi divulgada após a SAD já ter apresentado um resultado líquido positivo de 12,1 milhões de euros, comunicado à CMVM no dia 10 de setembro. O valor agora conhecido é, explica o clube leonino, resultado do reembolso da dívida.


"Este resultado é reflexo do sucesso da política de crescimento da receita de modo a cobrir os gastos operacionais sem comprometer a competitividade desportiva. É convicção do Conselho Diretivo que a gradual normalização da conjuntura económica e social permitirá retomar a estratégia de crescimento das receitas, estabilizando os custos estruturais", escrevem os leões.


Frederico Varandas enviou uma mensagem aos adeptos: "A época 23/24 ficará marcada como um período de afirmação para o Sporting Clube de Portugal. Esta foi uma temporada repleta de sucessos desportivos consolidando a nossa posição como um dos clubes mais ecléticos, tanto em Portugal como num cenário global".


O dirigente máximo dos leões garantiu que o objetivo será "trilhar o caminho do equilíbrio entre a performance desportiva, o critério de investimento e a solvabilidade financeira", o líder leonino promete aos sócios uma gestão "sólida e responsável com o objetivo de assegurar a criação no longo prazo".

Frederico Varandas também assinalou o projeto para a próxima década apresentado na semana passada pelo administrador da SAD, André Bernardo, e terminou com uma ideia para o futuro. "Atravessámos juntos uma primeira etapa de construção das bases que nos permite iniciar agora um novo caminho de alteração de paradigma para o início de uma nova era. Juntos, caminhamos para um Sporting Clube de Portugal cada vez melhor", concluiu. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting apresenta contas e Varandas aplaude números: "Temporada repleta de sucessos"
Clube

Sporting apresenta contas e Varandas aplaude números: "Temporada repleta de sucessos"

 

Icon Comentário0
Ricciardi põe ex responsável do Benfica em sentido após acusações ao Sporting: “Não se venha queixar”
Clube

Ricciardi põe ex responsável do Benfica em sentido após acusações ao Sporting: “Não se venha queixar”

 

Icon Comentário0
Sporting tem uma forma de acelerar recompra do Alvaláxia, mas instala-se a dúvida
Clube

Sporting tem uma forma de acelerar recompra do Alvaláxia, mas instala-se a dúvida

 

Icon Comentário0