
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Leonino (L): Representaste o Sporting CP durante temporada e meia (2011/2012 e 2012/2013), tendo realizado 66 jogos e marcado seis golos. Qual o momento que guardas com mais carinho da tua passagem em Alvalade?
Emiliano Insúa (EI): Foi um ano e meio muito bom. Passámos por momentos muito intensos e que guardo para sempre no coração. Foram situações que me marcaram muito e também aos adeptos. Guardo, principalmente, o primeiro ano. Tínhamos uma grande equipa e fizemos uma grande temporada. Apesar de não termos vencido qualquer título, estivemos perto de o conseguir.
L: Há algum jogo em particular que te tenha ficado na memória?
EI: Os jogos com o Bilbao, nas meias finais da Liga Europa, ficarão para sempre na minha memória. Senti que estivemos muito perto de chegar à final. No entanto, não conseguimos e foi um golpe muito duro. A equipa estava bem e, por muito pouco, não estivemos na final. Foi uma pena, porque acho que a equipa tinha condições para ganhar a Liga Europa.
L: Na primeira mão das meias finais com o Athletic Bilbao, que o Sporting CP ganhou por 2-1, marcaste um golo. É esse o golo que guardas com mais carinho no período em que estiveste em Alvalade?
EI: Foi um golo muito bonito, mas raro, porque foi de cabeça e a bola saiu picada (risos).
L: Em 2011/2012, marcaste seis golos, sendo que quatro deles foram nas competições europeias. Pode dizer-se que tinhas particular aptidão para marcar em jogos europeus?
EI: Nessa edição da Liga Europa, senti-me muito bem e fiz muitos golos. A equipa ajudou-me muito e fui capaz de aproveitar as ocasiões que tive. Desfrutei muito dessa campanha. Tínhamos uma excelente equipa, com jogadores como o Diego Capel, Ricky van Wolfswinkel, Elias, Polga, Rui Patrício, entre outros.
L: Nessa caminhada europeia, eliminaram, por exemplo, o Manchester City. Como foi viver toda essa caminhada e, em particular, a eliminatória com o City?
EI: Nesse ano, ninguém acreditava em nós. Lembro-me que, quando o sorteio ditou que íamos jogar com o Manchester City, ninguém pensava que seríamos capazes de os eliminar. Em Alvalade, foi um jogo muito tenso. Defendemos muito bem e conseguimos ir para Manchester em vantagem. Na segunda mão, começámos muito bem e conseguimos fazer dois golos. Depois sabíamos que tínhamos de sofrer e acabámos assim foi. No entanto, acho que foi um triunfo merecido. No final do jogo, os adeptos do Manchester City aplaudiram-nos e acho que isso prova que a nossa vitória foi justa.
Confira a programação televisiva desta sexta-feira, com destaque para os duelos internacionais entre duas seleções históricas
|
O Futebol na TV desta sexta-feira, 27 de junho, tem como destaque os amigáveis de preparação para o Campeonato da Europa de Futebol Feminino, que arranca no próximo dia 2 de julho e termina apenas no dia 27 de julho, com a realização da grande final. Confira a programação semanal.
O primeiro amigável colocará frente a frente a Espanha e o Japão. O encontro tem início marcado para as 20h00 e terá transmissão na Sport TV 3. Pouco depois, às 20h10, França e Brasil também irão medir força, com as gaulesas a estarem de olho no Campeonato da Europa.
Por fim, em jogo relativo aos 16 avos de final da Copa da Argentina, Belgrano e Defensores Belgrano lutam por um lugar na próxima fase. O encontro começará às 01h10 e terá transmissão na Sport TV 3.
Confira a programação do futebol na TV desta sexta-feira, 27 de junho:
Jogador com passagem pelos quadros verdes e brancos voltou a ser titular ao serviço da sua formação, depois de ter começado no banco a última partida
|
Rui Patrício foi titular, e venceu, no seu último jogo na presente edição do Mundial de Clubes. O guarda-redes português terminou a sua participação no Campeonato do Mundo com vitória no Wydad AC - Al Ain, depois dos dois últimos jogos terem corrida de forma negativa ao conjunto dos Emirados Árabes Unidos.
Em relação à partida, o jogo até começou muito melhor para o Wydad AC, equipa que alinha no campeonato marroquino. Chegaram à vantagem logo ao quarto minuto de encontro, por Mailula. O Al Ain conseguiu reagir, ainda no primeiro tempo, tendo alcançado a igualdade na partida aos 45+1', por Laba, depois de uma grande penalidade.
O segundo tempo foi de alta intensidade, com as duas equipas a lutarem para terminar o Mundial de Clubes numa nota positiva. O Al Ain conseguiu adiantar-se, logo aos 50' de jogo, por Kaku. O Wydad AC tentou reagir, mas nunca conseguiu o golo do empate, e a equipa de Rui Patrício iria mesmo triunfar, pela primeira vez, nesta edição da competição.
O Mundial de Clubes termina, assim, para o Al Ain, depois de uma prestação que deixou muito a desejar. Relembrar que o ex Sporting Rui Patrício se transferiu para o clube dos Emirados Árabes Unidos pouco antes do início da prova, e foi titular no primeiro jogo, onde sofreu cinco golos, frente à Juventus. Foi relegado para o banco no jogo a seguir, de onde viu a sua equipa perder por 6-0 frente ao Manchester City.
O Wydad, no entanto, conseguiu fazer ainda pior que o Al Ain, perdendo os três jogos que disputou, e terminando a competição no último lugar do grupo G, onde o Manchester City goleou a Juventus (5-2) no jogo grande e carimbou a passagem no primeiro lugar, relegando os italianos à segunda posição.
Clube de Alvalade vê no jogador um talento promissor mas o super agente do futebol já terá conseguida segurar o craque nos próximos anos
|
Paulo Iago, jovem prodígio da formação do Sporting, publicou, recentemente, algumas fotografias com Jorge Mendes, super agente de futebol que, durante muitos anos, representou Cristiano Ronaldo. O jovem jogador também deverá passar a ser agenciado pelo empresário português.
Com apenas 18 anos de idade, Paulo Iago foi contratado pelo Sporting ao Real Madrid, na última janela de transferências, tendo-se mudado para Alvalade no verão de 2024. O jogador, que alinha a médio, era visto como uma das maiores promessas da Castilla, formação da equipa da capital espanhola.
Chegou ao Sporting no último verão, mas teve uma época de estreia difícil. Não se conseguiu assumir nas equipas de formação do Sporting devido a uma lesão complicada com que lidou durante parte da temporada, e que apenas conseguiu resolver na ponta final da época.
Mesmo assim, ainda foi a tempo de acabar o ano desportivo em bom plano pela equipa sub-23 do Sporting. Paulo Iago realizou, durante a temporada 2024/25, um total de nove partidas pela equipa de formação verde e branca, nas quais marcou um golo.
Esses bons desempenhos no final da época garantiram a sua subida à equipa B do Sporting para a temporada 2025/26. O jogador vai estar, também, mais perto de Rui Borges, treinador da equipa principal que tem sempre a porta aberta aos jovens que se destaquem nas camadas de formação dos leões.