
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Tito Arantes Fontes veio a público, ao jornal Record, defender Frederico Varandas e lembrar que o caminho até às decisões da temporada foi tudo menos tranquilo. Depois da vitória frente ao Rio Ave, veja aqui os golos, que carimbou a ida ao Jamor do Sporting, o antigo presidente do Grupo Stromp considerou a intervenção de Varandas “muito oportuna”, realçando que o líder leonino soube dar voz às dificuldades que marcaram esta época.
"O Sporting teve, de facto, uma onda de lesões enorme em jogadores nucleares"
"A intervenção foi muito oportuna porque marca bem aquilo que é o momento presente. O Sporting chega à fase das decisões depois de ter conseguido ultrapassar todas as vicissitudes que teve este ano”, apontou Arantes Fontes. "O Sporting teve, de facto, uma onda de lesões enorme em jogadores nucleares. E não é só a quantidade, mas sim a qualidade dos jogadores lesionados. O presidente falou no Nuno Santos, no Pote, no Gyökeres, no Hjulmand... Uma série de peças nucleares. Já depois do fecho do mercado, fizemos vários jogos sem médios" rematou o sócio sportinguista.
"Normalmente, os treinadores são despedidos por maus desempenhos"
"E depois, verificou-se uma coisa absolutamente singular (...) ver o treinador ir embora. Normalmente, os treinadores são despedidos por maus desempenhos. Aqui, ele Ruben Amorim entendeu que devia ser premiado pelo excelente desempenho que teve e resolveu fazer a mala antes de tempo, deixando o Sporting numa situação de ter de trocar e escolher outro treinador numa altura em que achava que teria o seu até ao final da época".
Apesar das críticas que muitos esperavam sobre arbitragem, Arantes Fontes elogia a postura de Varandas: "O presidente não falou das arbitragens. Se devia? Foco-me somente nas declarações do presidente, sobre isso já disse o que tinha a dizer". Mostrou que o Sporting está vivo, confiante e preparado para discutir todos os títulos em aberto.”
Sobre a final da Taça de Portugal, marcada para 25 de maio, Arantes Fontes é a favor do local da final da prova rainha: "É um local mítico. Todo o povo do futebol, da bola, habitou-se a fazer do Jamor uma festa antes do jogo. São famílias e grupos de amigos que convivem. E vários clubes conviveram lá de uma forma muito positiva".
Antigo técnico, que passou por Alvalade, está na mira do clube inglês, que pretende novo treinador já no arranque da próxima temporada
|
Marco Silva, ex-treinador do Sporting, surge como um dos principais candidatos a substituir Ange Postecoglou no Tottenham, após uma temporada desastrosa dos Spurs na Premier League. O clube londrino ocupa um preocupante 16.º lugar na competição, o que praticamente selou a saída do australiano, que está no comando da equipa desde o início da época passada.
Embora o Tottenham ainda esteja nas meias-finais da UEFA Europa League, enfrentando o Bodo/Glimt, da Noruega, a possível conquista do troféu europeu não será suficiente para salvar Postecoglou, de acordo com informações do The Telegraph. O presidente do clube, Daniel Levy, já tomou a decisão de despedir o treinador australiano, que tinha contrato até 2027.
Marco Silva, atual técnico do Fulham, é visto como um dos favoritos para suceder ao australiano. O português, que fez uma excelente passagem pelo Sporting, onde deixou uma forte impressão, tem sido elogiado pela sua abordagem táctil e pela evolução que trouxe ao Fulham desde a sua chegada. O seu nome é apontado como uma escolha natural para um clube ambicioso como o Tottenham, que procura recuperar a sua identidade e ambição.
Juntamente com Andoni Iraola, do Bournemouth, Silva é um dos candidatos de topo. A sua experiência na Premier League, associada ao seu trabalho anterior em Portugal, coloca-o como uma opção forte para assumir o comando do Tottenham e tentar devolver a equipa ao topo da Premier League.
É de recordar que Marco Silva foi treinador do clube de Alvalade apenas por uma época, na temporada de 2014/15 depois de ter liderado o Estoril por três anos. O técnico português conseguiu em 53 partidas, 31 vitórias com o emblema do leão. Nessa mesma época, o Sporting conquistou ainda a Taça de Portugal e ficou em 3º lugar no campeonato português. O próximo jogo dos leões é frente ao Boavista, que anunciou os últimos bilhetes para o duelo no Bessa.
Adepto encarnado recusou dar importância às declarações do líder leonino, afastando qualquer impacto que estas possam ter no percurso dos encarnados
|
João Diogo Manteigas, que se assumiu como candidato à presidência do Benfica, não deu importância às declarações feitas por Frederico Varandas, presidente do Sporting, que garantiu manter a "admiração" pela equipa, independentemente do que acontecesse.
Em entrevista à Rádio Renascença, Manteigas foi questionado sobre se as palavras de Varandas poderiam ser uma estratégia para desviar a pressão para o Benfica, mas desvalorizou completamente a situação. "Se o Sporting está fragilizado, o Benfica é ainda mais obrigado a ganhar. O Benfica não cede, nem tem de estar preocupado com palavras ou indiretas de outros. Se esse era o efeito pretendido, saiu ao lado", afirmou o candidato.
Manteigas reiterou que o foco da equipa do Benfica deve estar apenas no seu desempenho e na busca pela vitória, independentemente de qualquer tentativa de distrair ou desviar a atenção. Para o candidato, o histórico do clube e as exigências impostas pela sua grandeza são o suficiente para garantir a motivação da equipa.
A questão da final da Taça de Portugal também foi abordada, especialmente sobre a possibilidade de a partida ser deslocada do Estádio Nacional para outro local, devido à possível rivalidade entre Sporting e Benfica. Manteigas não vê qualquer razão para tal mudança e considera que o Jamor deve continuar a ser o palco da final. "Até agora nunca se levantou essa questão, não é agora que se pode levantar essa motivação para que o jogo seja noutro local", concluiu.
O Sporting venceu na terça-feira o Rio Ave, por 2-1, na 2ª mão das meias-finais da prova rainha. As águias recebem hoje na Luz o Tirsense, encontro marcado para a eliminatória da mesma competição. A equipa de Rui Borges que já se encontra com lugar seguro na final que vai mesmo jogar-se no Jamor, vai muito provavelmente disputá-la com o seu eterno rival, uma vez que na 1ª mão, os encarnados venceram a equipa do norte por 5-0.
Palavras do dirigente máximo do Clube de Alvalade não passaram em claro, após vitória na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal
|
O Sporting garantiu a presença na final da Taça de Portugal ao vencer o Rio Ave por 2-1, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, na segunda mão das meias-finais da prova. Os golos dos leões foram apontados por Gonçalo Inácio, aos 11 minutos, e Viktor Gyokeres, aos 50. Após o apito final, o presidente Frederico Varandas fez um discurso emotivo, enaltecendo o percurso da temporada e apelando ao apoio dos adeptos até ao fim da época.
Samico, vice-presidente da Juventude Leonina e braço-direito de Mustafá, o líder da claque, recorreu às redes sociais para responder às declarações de Varandas após o Sporting garantir um lugar na prova rainha. Na sequência da vitória sobre o Rio Ave, o presidente dos leões apelou à união e apoio dos adeptos na reta final da temporada. Uma mensagem que não caiu bem junto de um dos líderes da claque, que partilhou no Instagram a sua reação: "Pede aos adeptos que continuem a empurrar a equipa. Mais?" Samico reforçou a sua crítica: "Só vocês é que não reconhecem o esforço dos que cá andam, tanto nas vitórias, como nas derrotas. Sim, porque nas vitórias é fácil."
Este desabafo surge num momento decisivo da temporada. O emblema verde e branco está na final da Taça de Portugal e lidera a I Liga em igualdade pontual com o Benfica, mantendo vivo o sonho do bicampeonato e da conquista da 'dobradinha'. As palavras de Samico refletem um descontentamento interno em relação ao discurso de Varandas
A turma de Rui Borges já está em preparações para o próximo encontro frente ao Boavista, que vai mesmo realizar-se no Estádio do Bessa. Será um duelo bastante emocionante e decisivo para ambas as equipas, que lutam cada uma, pelos seus objetivos. O Sporting que tem os mesmos pontos que o Benfica (72), encara cada jogo como uma final, e não pode cair nesta altura da época. Já os axadrezados, encontram-se em 17º lugar com 21 pontos, ocupando a fase de despromoção, numa altura crucial da temporada.
Rui Borges encontra-se confiante e já conta com dois novos reforços de peso que se encontravam lesionados. São eles, dois pilares do meio campo: Pedro Gonçalves que voltou a ser titular no jogo frente ao Rio Ave na terça-feira, após ter estado seis meses parado por lesão muscular grave, e Morita, o médio japonês tem recuperado e já foi visto a treinar esta manhã de quarta feira, com os seus colegas.