![Rui Borges esfrega as mãos! Dupla de peso regressa às opções do Sporting](/storage/media-items/images/2025/01/rui-borges_20250123072910.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa do Sporting regressou ao trabalho esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, na preparação ao duelo frente ao Arouca. Rui Borges orientou mais uma sessão de treinos na Academia Cristiano Ronaldo, com Hidemasa Morita a ser a grande ausência. O médio tem nova lesão muscular e não se sabe ao certo o tempo de paragem.
Recém regressado de lesão, o 'camisola 5' vinha sendo lançado aos poucos pelo treinador dos leões. O mesmo aconteceu na partida diante do Borussia Dortmund, com o japonês a render João Simões, aos 62'. No entanto, os problemas musculares voltaram a 'bater à porta' do jogador, que está agora às ordens do departamento médico dos leões.
A par de Geny Catamo, Nuno Santos e Pedro Gonçalves também foram ausências, como vem sendo habitual há vários meses. Viktor Gyokeres estará disponível - apesar da limitação de minutos - e, ao que tudo indica, deve regressar ao onze inicial dos verdes e brancos, algo que não acontece desde dia 25 de janeiro, na receção ao Nacional.
O Sporting volta a treinar na sexta-feira, 13 de fevereiro, na parte da manhã. A sessão de trabalhos realiza-se em Alcochete, na Academia Cristiano Ronaldo e o técnico verde e branco irá fazer a habitual conferência de antevisão ao duelo, pelas 12h30, no Auditório Artur Agostinho.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, frente ao Arouca. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra tem pontapé de saída agendado para as 20h30, no Estádio José Alvalade e já é conhecido o árbitro que apita o duelo da 22.ª jornada do campeonato nacional.
Treinador da equipa leonina mostra-se muito preocupado em observar novos jogadores, que poderão ser ajuda preciosa aos verdes e brancos
|
Rui Borges esteve, na passada quarta-feira, dia 12 de fevereiro, no Estádio Aurélio Pereira a assistir ao duelo dos sub-19 do Sporting, orientados por João Pereira, que golearam o Monaco, por 4-0, em jogo válido para os dezasseis-avos-de-final da UEFA Youth League.
O emblema verde e branco dominou o jogo de início ao fim, garantindo passagem à próxima fase. Logo aos 8 minutos, os leões chegaram à vantagem, com um belo golo apontado por Gabriel Silva, avançado que tem estado em destaque nos vários escalões de formação. Flávio Gonçalves dobrou a vantagem aos 29' e o marcador não mais sofreu alterações na primeira parte.
Nos segundos 45 minutos, os comandados de João Pereira, criaram mais oportunidades e conseguiram chegar ao terceiro tento aos 46', com Manuel Mendonça a fazer o gosto ao pé. O guarda-redes da equipa adversária viria a ser expulso com vermelho direto, ao minuto 67, e Flávio Gonçalves fechava o marcador aos 83'.
Os verdes e brancos venceram e ultrapassaram mais um fase da Youth League, ainda sem sofrer qualquer derrota. Depois deste triunfo em Alcochete, o Sporting consegue o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões de sub-19, e fica agora à espera para conhecer o próximo adversário.
Rui Borges viu de perto os mais novos a levarem o nome do Sporting bem alto na europa, tendo inclusive já chamado à sua convocatória da equipa principal do emblema de Alvalade, como é o caso de Eduardo Felicíssimo que foi para o banco de suplentes dos pupilos do treinador de Mirandela, tendo já estado no banco em Barcelos, ai era o seu agora treinador João Pereira que estava ao leme da formação principal dos verdes e brancos, tendo sido esse o seu derradeiro encontro, sendo posteriormente substituído por Rui Borges que foi contratado ao Vitória de Guimarães.
Rui Borges assistiu de perto ao brilharete dos jovens leões, que poderão, futuramente, 'reforçar' a equipa principal do Sporting. Eduardo Felicíssimo, Henrique Arreiol e Afonso Moreira foram titulares já depois de terem sido chamados pelo técnico verde e branco a alguns duelos dos A.
Ex-jogador dos leões volta ao Estádio José Alvalade como peça importante da defesa do Arouca, isto depois de se ter formado nos verdes e brancos
|
Chico Lamba prepara-se para um regresso especial ao Estádio José Alvalade, mas desta vez como adversário. O jovem defesa de 21 anos, formado no Sporting, tem sido um dos destaques do Arouca nesta temporada e enfrenta agora a antiga equipa, na 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
A ligação do central ao Sporting é longa, tendo sido presença habitual nas equipas B e sub-23 dos leões. No entanto, a sua única aparição pela equipa principal na Liga Portugal Betclic aconteceu em outubro de 2022, frente ao Moreirense, pela mão de Ruben Amorim. Sem espaço no plantel principal, acabou por sair rumo ao Arouca, onde encontrou a sua oportunidade.
Desde a sua chegada, Chico Lamba tem sido um dos jogadores mais utilizados por Vasco Seabra. Nos últimos 10 jogos, foi titular em todos e, ao longo da época, já somou 15 partidas, 14 delas no onze inicial. O seu crescimento e consistência defensiva têm sido fundamentais para a equipa do distrito de aveiro.
A parceria com José Fontán no eixo defensivo tem-se revelado sólida, permitindo ao Arouca manter a estabilidade defensiva. Com Matías Rocha e Popovic como alternativas, Chico Lamba conquistou rapidamente um papel de protagonista, justificando a aposta da SAD liderada por Carlos Pinho. A evolução do jovem central não passou despercebida. Internacional sub-21 por Portugal, o central assinou um contrato válido até 2027 e está protegido por uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros.
Apesar do momento positivo do defesa, as equipas chegam a este encontro em cenários bem distintos. O Sporting lidera o campeonato, lutando pelo título, enquanto o Arouca ocupa o 12.º lugar, focado em garantir a permanência. No sábado às 20h30, Chico Lamba volta a pisar o relvado de Alvalade, agora como adversário. Recorde aqui os 14 jogadores que representaram os dois emblemas.
Consultor de comunicação, e adepto verde e branco, aproveitou o seu espaço de opinião no jornal 'Record' para comentar a atualidade dos leões
|
O Sporting tem sido fustigado por várias lesões que têm assobrado as ideias de Rui Borges na turma leonina. Nesse sentido, André Pinotes Batista assinou a sua coluna de opinião no jornal 'Record', em que abordou exatamente o assunto que tem dominado os verdes e brancos nos últimos tempos, tendo comentado ainda o desempenho de Frederico Varandas enquanto Presidente.
"A despeito da tão lusa tradição de enfatização de ordens, títulos honoríficos e gradações académicas, a circunstância de Frederico Varandas ser médico e militar foi, não raras vezes usada como instrumento de apoucamento do Presidente do Sporting na sua honra e capacidade de gestão. Na minha óptica - de respeito pela diferença e pela unicidade de cada ser humano - tais atributos sempre me pareceram uma mais-valia e não uma desvantagem que pudesse servir como arma para o ferir", começou por revelar André Pinotes Batista.
"Ultrapassado o cabo das tormentas, gerado pela saída abrupta de Amorim e pela sucessão infeliz de João Pereira, o futebol do Leão estabilizou, aumentou margens para a concorrência e atravessou um calvário inexplicável de lesões, quer traumáticas, quer musculares. Como em quase tudo o que tem a ver com anatomia e fisiologia, aquilo que as atitudes disfarçam, os corpos acabam por pagar", acrescentou ainda o consultor de comunicação que abordou o estado clínico dos jogadores do Sporting nas últimas partidas.
"Nos embates com Porto e Borrusia Dortmund a realidade - que rondava discreta - entrou pelos olhos e pela alma dos adeptos a dentro. O plantel verde-e-branco está preso por arames e, nem eram necessárias as palavras de Rui Borges para o confirmar. Inácio, Quaresma, Nuno Santos, Pote, Morita, Gyokeres e Bragança não são um grupo de escrucionistas que possa ser substituído com facilidade, mas, ao invés, constituem a coluna dorsal do campeão português", acrescentou ainda.
Por fim, André Pinotes Batista deixou um alerta a Frederico Varandas. "Com a janela de transferências fechada, a vertente clínica do Presidente faz, hoje, mais falta do que nunca. Admitindo que não compreendi a estratégia de mercado, mas escolho confiar na sua capacidade para dar a volta a situações difíceis. Afinal de contas, neste domínio vale mais um Presidente-Médico que mil Presidentes-Adepto.