Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

TOP 5 DESILUSÕES DO SPORTING EM 2022

O Leonino reuniu cinco acontecimentos que marcaram de forma negativa o universo verde e branco no presente ano civil

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

31 Dez 2022 | 13:50 |

Icon Comentário0

Com o ano de 2022 a terminar, o Leonino reuniu os cinco momentos menos positivos do Sporting no presente ano civil.


Apesar de o Clube de Alvalade ter tido motivos para sorrir em muitos aspetos (saiba mais AQUI), por outro lado, houve acontecimentos que deixaram os adeptos um tanto ou quanto desagradados. Do futebol às modalidades, confira o top-5 das maiores desilusões de 2022:


 


Regresso de Islam Slimani (03/02/2022)

Islam Slimani regressou ao Sporting no mercado de janeiro de 2022, assinando um contrato válido até junho de 2023. Os adeptos leoninos rapidamente se entusiasmaram com a nova contratação, esperando muitos golos por parte de um jogador que sempre foi acarinhado pela massa associativa verde e branca.


Acontece que, dois meses depois, Slimani desentendeu-se com Rúben Amorim e foi colocado a treinar à parte. O conflito entre o avançado e o técnico acabou por se extremar, tendo, as duas partes, chegado mesmo a proferir declarações nada amigáveis sobre o sucedido.

O diferendo nunca foi sanado e o jogador foi colocado na porta de saída. No verão, foi vendido ao Brest (França), por 1,5 milhões de euros e saiu pela porta pequena. Nesta segunda passagem por Alvalade, Slimani marcou quatro golos em 12 jogos disputados e defraudou as expectativas dos Sportinguistas.

 

Empate a duas bolas no Dragão na temporada passada (11/02/2022)

O Sporting empatou a duas bolas frente ao Porto (2-2) no Dragão, em jogo da jornada 22 da Liga Portugal Bwin, naquele que foi um duelo marcado por muita polémica.

Antes do início da partida, os leões estavam a seis pontos do rival e só a vitória permitia aos verdes e brancos continuarem a sonhar com o bicampeonato.

O Sporting vencia, por 2-1, quando Sebastián Coates, aos 49 minutos do encontro, viu o segundo amarelo de forma escandalosa e foi expulso, deixando o Clube de Alvalade com menos uma unidade até final do encontro. O Porto viria a empatar a partida, deixando os leões arredados de quaisquer hipóteses de revalidar o título.

O Clássico teve cenas lamentáveis durante e após os 90 minutos, com muita tensão no relvado, apanha-bolas a agredir jogadores do Sporting, cartões vermelhos depois do apito final e dirigentes em confronto.… um jogo para esquecer.

https://www.youtube.com/watch?v=JtVT1xzxUU4

 

 

Final da UEFA Futsal Champions League perdida para o Barcelona (01/05/2022)

O futsal do Sporting perdeu frente ao Barcelona, por 4-0, na final da UEFA Futsal Champions League, disputada em Riga, na Letónia.

Os leões atingiram a quinta final dos últimos seis anos e procuravam conquistar o segundo título consecutivo e o terceiro no total, depois das vitórias, em 2019 e 2021.

Na reedição da final da edição anterior, os leões já perdiam por 2-0 no final da primeira parte, nesta que foi uma tarde de muita desinspiração ofensiva, com muitos remates fora do alvo. Com o desaire, o Sporting não conseguiu revalidar o título europeu.

https://twitter.com/leoninopt/status/1520808713141035008

 

Eliminação da Taça de Portugal frente ao Varzim (16/10/2022)

O Sporting perdeu frente ao Varzim, por 1-0, em jogo da terceira pré-eliminatória da Taça de Portugal, num jogo realizado em Barcelos.

Os leões tiveram uma noite bastante infeliz e acabaram eliminados da prova rainha por uma equipa da terceira divisão do futebol português.

A contestação a Frederico Varandas e Rúben Amorim havia subido de tom naquela que foi, na altura, a sexta derrota em 14 jogos na presente temporada.

https://twitter.com/leoninopt/status/1581739669976363008

 

Eliminação da Liga dos Campeões em Alvalade (02/11/2022)

O Sporting terminou o grupo D da Liga dos Campeões no terceiro lugar e foi despromovido para a Liga Europa.

No derradeiro jogo diante do Eintracht Frankfurt, os leões precisavam apenas de um empate para passar à fase seguinte da prova milionária, mas acabaram mesmo por perder o encontro, por 2-1, depois de terem estado em vantagem no marcador.

No final do duelo, os verdes e brancos estavam de fora das competições europeias, mas um golo do Tottenham diante do Marselha - nos descontos do outro jogo do grupo - deu algum alento aos Sportinguistas e que lhes permitiu continuarem nas provas internacionais, nomeadamente na Liga Europa. Um mal menor...

https://www.youtube.com/watch?v=iKVDmtFf9kg

 


Clube

Varandas toma posse no Sporting e avisa: "Neste país, quem é atacado com mentiras e se silencia..."

Presidente do Clube de Alvalade começou esta quarta-feira, 18 de março, o seu terceiro mandato à frente dos leões (2026-2030). Confira o discurso

Frederico Varandas tomou posse esta quarta-feira, dia 18 de março, para um terceiro mandato à frente do Sporting
Frederico Varandas tomou posse esta quarta-feira, dia 18 de março, para um terceiro mandato à frente do Sporting

18 Mar 2026 | 18:58 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas tomou posse esta quarta-feira, dia 18 de março, para um terceiro mandato à frente do Sporting (2026-2030) com um discurso marcado por balanço, ambição e mensagens fortes sobre o futuro do Clube, realizado no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.


Logo no arranque, o Presidente reeleito deixou um agradecimento especial a João Palma: "Agradecer ao Dr. João Palma toda a lealdade e coragem nestes dois mandatos. Não apenas eu, mas sobretudo o Sporting Clube de Portugal está-lhe grato para o resto da vida".


Frederico Varandas: "Algo tem de mudar nas eleições de 2030"


Varandas abordou também o processo eleitoral, apontando críticas ao sistema de voto por correspondência: "Temos de refletir quando temos 4 mil pessoas que votaram por correio, mas viram os seus votos inválidos pela complexidade e pelas exigências burocráticas do voto por correspondência. Algo tem de mudar nas eleições de 2030".

O líder leonino destacou a mensagem clara dos associados nas urnas e reforçou o caminho iniciado em 2018: "Os Sócios do Sporting falaram e disseram de sua justiça, de uma forma clara e inequívoca o que querem: querem que o Sporting continue a percorrer o caminho que demos início em setembro de 2018".


Frederico Varandas: "Hoje o Sporting vive das melhores fases da sua existência"

Numa análise ao momento atual, Frederico Varandas sublinhou o sucesso recente: "Hoje o Sporting, a par da época dos Cinco Violinos, vive das melhores fases da sua existência. Mais do que os inúmeros títulos conquistados nestes sete anos, o Sporting voltou a ter uma cultura e mentalidade de vitória".

"Desde 2018 o Sporting é o Clube em Portugal que mais venceu no futebol e nas modalidades. (…) Hoje os sócios do Sporting vivem do presente. Um presente de orgulho e glória. Os Sócios do Sporting são bicampeões nacionais e estamos nas oito melhores equipas da Europa", vincou.

O futuro também foi traçado com um objetivo claro: a modernização do estádio. "Neste terceiro mandato temos um grande objetivo pela frente: terminar uma obra que será emblemática e marcante na história do nosso Clube. Acabar a renovação do nosso estádio e integrar o Alvaláxia no nosso ecossistema, fazendo do Estádio José Alvalade um dos melhores e mais modernos da Europa".

Varandas deixou ainda uma promessa de princípios, mais do que de resultados: "Neste novo mandato, não prometemos nem venceremos sempre. (…) Há uma coisa que posso prometer aos Sócios do Sporting: é que na derrota ou na vitória atuaremos sempre com ética, integridade e dignidade".

Frederico Varandas: "Responderemos com força sempre que formos atacados com mentiras"

Num tom mais assertivo, o Presidente do Sporting avisou também que o Clube não ficará em silêncio perante ataques: "Responderemos com força sempre que formos atacados com mentiras, com calúnias e denunciaremos todas as práticas lamentáveis que hoje ainda existem no futebol português. Continuemos a caminhar, continuemos a crescer, continuemos a vencer. A missão continua. Com a mesma força, coragem e honra. Viva o Sporting!".


Clube

Já há data para tomada de posse de Varandas após reeleição no Sporting

Clube anuncia começo de 'nova' era, após categórica vitória por parte do ainda Presidente leonino no ato eleitoral frente a Bruno Sá

Sporting anunciou que, após a reeleição de Frederico Varandas, a tomada de posse dos novos órgãos sociais será feita no dia 18 de março
Sporting anunciou que, após a reeleição de Frederico Varandas, a tomada de posse dos novos órgãos sociais será feita no dia 18 de março

16 Mar 2026 | 16:46 |

Icon Comentário0

Eleito no sábado com 89,47 por cento dos votos dos sócios, contra os 6,28 por cento de Bruno Sá, Frederico Varandas garantiu o terceiro mandato como presidente do Sporting, preparando-se para liderar os destinos do emblema de Alvalade por mais quatro anos.


Desse mesmo modo, o Clube anunciou que a cerimónia da tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2026-2030 está agendada para esta quarta-feira, dia 18 de março, às 18h00, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.


Frederico Varandas vai então liderar os destinos do Sporting durante 12 anos, de 2018 a 2030, só ficando atrás de João Rocha (que já ultrapassou como líder mais titulado), que presidiu os destinos do Clube de 1973 a 1986, ou seja, durante 13 anos.


De referir que o dia de sufrágio acabou por revelar uma forte mobilização dos Sportinguistas (Recorde AQUI). O ambiente foi marcado por grande entusiasmo entre os associados e o processo decorreu de forma tranquila. O resultado representa também a maior percentagem obtida por Frederico Varandas em eleições do Sporting.

Em 2018, quando foi eleito pela primeira vez após o turbulento período que se seguiu à crise que envolveu Bruno de Carvalho e à invasão à Academia Cristiano Ronaldo, venceu com 42,32% dos votos. Já em 2022 tinha reforçado a liderança ao alcançar 85,9%, superando então Nuno Sousa e Ricardo Oliveira.



Clube

Salema Garção elogia crescimento de figura chave do Sporting: "Início foi conturbado"

Antigo ‘team manager’ do emblema verde e branco lembra que primeiros tempos de pilar dos leões não foram algo complicados

Miguel Salema Garção, antigo ‘team manager’ do Sporting, reagiu à reeleição de Frederico Varandas defendendo que não se mostra surpreendido
Miguel Salema Garção, antigo ‘team manager’ do Sporting, reagiu à reeleição de Frederico Varandas defendendo que não se mostra surpreendido

16 Mar 2026 | 16:34 |

Icon Comentário0

Miguel Salema Garção, Sócio e antigo dirigente do Sporting, não se mostra surpreendido com a vitória categórica de Frederico Varandas no ato eleitoral de sábado. E nem a distância entre os dois candidatos - 89,47% contra 6,28 % - constitui uma surpresa para o gestor, que enalteceu o crescimento do atual dirigente máximo nos últimos anos


Miguel Salema Garção: "Era, obviamente, uma vitória esperada por parte de Frederico Varandas e seus pares"


"Era, obviamente, uma vitória esperada por parte de Frederico Varandas e seus pares. O incumbente tinha um capital adquirido nos dois anteriores mandatos em contraponto com o outro candidato, que, aliás, mostrou coragem e espírito de iniciativa ao ter ido a votos em circunstâncias bastante difíceis", considerou, em declarações ao jornal Record, antes de pormenorizar em que consistia o capital do Presidente reeleito.


"Refiro-me ao histórico de troféus conquistados nas várias modalidades, em que se destaca o futebol profissional e a notoriedade daí adjacente", ilustrou Salema Garção, avaliando, de seguida, a longevidade de Frederico Varandas no cargo.

Miguel Salema Garção: "É verdade que pode começar a falar-se de longevidade associada a Frederico Varandas"


"O início do primeiro mandato de Frederico Varandas foi conturbado. Não se imaginaria, nessa altura, que pudesse ter o caminho que veio a percorrer. Creio que há um ciclo antes da covid e outra pós-covid, ou, se preferirmos, antes de Amorim e depois de Amorim". 

Ao concluir, o antigo dirigente evitou comparações com o presidente que hoje dá nome à 'casa das modalidades' do Clube: "O presidente João Rocha marcou a história e várias gerações do do Sporting. Os tempos eram outros. Basta, por exemplo, assinalar que, nesses tempos, não havia o contexto digital. Hoje, há. Com o mandato que agora se inicia, é verdade que pode começar a falar-se de longevidade associada a Frederico Varandas."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Depois das dúvidas, Presidente da MAG explica 'confusão' nas eleições do Sporting
Clube

Depois das dúvidas, Presidente da MAG explica 'confusão' nas eleições do Sporting

15 Mar 2026 | 10:36

Icon Comentário0
Dois objetivos, Rui Borges e bocas de Farioli; Tudo o que disse Varandas após reeleição no Sporting
Clube

Dois objetivos, Rui Borges e bocas de Farioli; Tudo o que disse Varandas após reeleição no Sporting

15 Mar 2026 | 09:43

Icon Comentário0
Oficial! Frederico Varandas reeleito presidente do Sporting
Clube

Oficial! Frederico Varandas reeleito presidente do Sporting

14 Mar 2026 | 23:01

Icon Comentário0