Clube
Após queixa do Porto em relação a Varandas, Presidente do Sporting é absolvido pela FPF
13 Fev 2026 | 11:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
31 Dez 2022 | 13:50 |
Com o ano de 2022 a terminar, o Leonino reuniu os cinco momentos menos positivos do Sporting no presente ano civil.
Apesar de o Clube de Alvalade ter tido motivos para sorrir em muitos aspetos (saiba mais AQUI), por outro lado, houve acontecimentos que deixaram os adeptos um tanto ou quanto desagradados. Do futebol às modalidades, confira o top-5 das maiores desilusões de 2022:
Regresso de Islam Slimani (03/02/2022)
Islam Slimani regressou ao Sporting no mercado de janeiro de 2022, assinando um contrato válido até junho de 2023. Os adeptos leoninos rapidamente se entusiasmaram com a nova contratação, esperando muitos golos por parte de um jogador que sempre foi acarinhado pela massa associativa verde e branca.
Acontece que, dois meses depois, Slimani desentendeu-se com Rúben Amorim e foi colocado a treinar à parte. O conflito entre o avançado e o técnico acabou por se extremar, tendo, as duas partes, chegado mesmo a proferir declarações nada amigáveis sobre o sucedido.
O diferendo nunca foi sanado e o jogador foi colocado na porta de saída. No verão, foi vendido ao Brest (França), por 1,5 milhões de euros e saiu pela porta pequena. Nesta segunda passagem por Alvalade, Slimani marcou quatro golos em 12 jogos disputados e defraudou as expectativas dos Sportinguistas.
Empate a duas bolas no Dragão na temporada passada (11/02/2022)
O Sporting empatou a duas bolas frente ao Porto (2-2) no Dragão, em jogo da jornada 22 da Liga Portugal Bwin, naquele que foi um duelo marcado por muita polémica.
Antes do início da partida, os leões estavam a seis pontos do rival e só a vitória permitia aos verdes e brancos continuarem a sonhar com o bicampeonato.
O Sporting vencia, por 2-1, quando Sebastián Coates, aos 49 minutos do encontro, viu o segundo amarelo de forma escandalosa e foi expulso, deixando o Clube de Alvalade com menos uma unidade até final do encontro. O Porto viria a empatar a partida, deixando os leões arredados de quaisquer hipóteses de revalidar o título.
O Clássico teve cenas lamentáveis durante e após os 90 minutos, com muita tensão no relvado, apanha-bolas a agredir jogadores do Sporting, cartões vermelhos depois do apito final e dirigentes em confronto.… um jogo para esquecer.
https://www.youtube.com/watch?v=JtVT1xzxUU4
Final da UEFA Futsal Champions League perdida para o Barcelona (01/05/2022)
O futsal do Sporting perdeu frente ao Barcelona, por 4-0, na final da UEFA Futsal Champions League, disputada em Riga, na Letónia.
Os leões atingiram a quinta final dos últimos seis anos e procuravam conquistar o segundo título consecutivo e o terceiro no total, depois das vitórias, em 2019 e 2021.
Na reedição da final da edição anterior, os leões já perdiam por 2-0 no final da primeira parte, nesta que foi uma tarde de muita desinspiração ofensiva, com muitos remates fora do alvo. Com o desaire, o Sporting não conseguiu revalidar o título europeu.
https://twitter.com/leoninopt/status/1520808713141035008
Eliminação da Taça de Portugal frente ao Varzim (16/10/2022)
O Sporting perdeu frente ao Varzim, por 1-0, em jogo da terceira pré-eliminatória da Taça de Portugal, num jogo realizado em Barcelos.
Os leões tiveram uma noite bastante infeliz e acabaram eliminados da prova rainha por uma equipa da terceira divisão do futebol português.
A contestação a Frederico Varandas e Rúben Amorim havia subido de tom naquela que foi, na altura, a sexta derrota em 14 jogos na presente temporada.
https://twitter.com/leoninopt/status/1581739669976363008
Eliminação da Liga dos Campeões em Alvalade (02/11/2022)
O Sporting terminou o grupo D da Liga dos Campeões no terceiro lugar e foi despromovido para a Liga Europa.
No derradeiro jogo diante do Eintracht Frankfurt, os leões precisavam apenas de um empate para passar à fase seguinte da prova milionária, mas acabaram mesmo por perder o encontro, por 2-1, depois de terem estado em vantagem no marcador.
No final do duelo, os verdes e brancos estavam de fora das competições europeias, mas um golo do Tottenham diante do Marselha - nos descontos do outro jogo do grupo - deu algum alento aos Sportinguistas e que lhes permitiu continuarem nas provas internacionais, nomeadamente na Liga Europa. Um mal menor...
https://www.youtube.com/watch?v=iKVDmtFf9kg
Eleições do emblema verde e branco terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março
16 Fev 2026 | 14:28 |
A candidatura de Bruno Sorreluz, mais conhecido por Bruno ‘Sá’, foi oficialmente validada, cumprindo todos os pressupostos exigidos pelos estatutos do Sporting. O empresário, de 45 anos, entregou a lista no dia 12 de fevereiro e vai agora concorrer contra Frederico Varandas.
A novidade foi anunciada pelo próprio Bruno Sá, proprietário do restaurante ‘Cantinho do Sá’, localizado nas imediações do Estádio José Alvalade. O candidato recorreu às redes sociais para partilhar a notícia e agradecer tanto aos apoiantes como àqueles que duvidaram da capacidade da sua equipa em reunir os requisitos necessários.
B. Sorreluz: “É oficial! Vamos a votos"
“É oficial! Vamos a votos. Obrigado a todos os que acreditaram e tornaram possível esta missão, mas um agradecimento também a quem não acreditou e colocou em causa a capacidade da fantástica equipa que me acompanha”.
O empresário - que criticou recentemente Frederico Varandas - sublinhou ainda a preparação da sua equipa para enfrentar a campanha eleitoral: “Conseguir, em tão pouco tempo, os requisitos legais para formalizar a candidatura, mostra que estamos preparados para tudo. Vamos à campanha”, escreveu.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Candidato às próximas eleições do Clube de Alvalade deixou uma mensagem nas redes sociais após a formalização da sua intenção
13 Fev 2026 | 14:36 |
Bruno Sá entregou esta quinta-feira as assinaturas para a oficialização da sua candidatura à presidência do Sporting. E se inicialmente evitou revelar os nomes que integram a sua lista acabou por deixar críticas pelo facto de estes terem sido tornados públicos. Numa mensagem nas redes sociais da sua candidatura intitulada "há momentos na vida em que o silêncio deixa de ser opção", o candidato não se deixou ficar.
"Minutos depois [de falar aos jornalistas], os nomes que integram as listas da minha candidatura já circulavam em grupos de WhatsApp e, de seguida, na Imprensa, quando estavam apenas na posse de quem os recebeu oficial e confidencialmente", frisou, garantindo: "Já manifestei, por telefone, o meu profundo desagrado ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. João Palma."
"Como pode um candidato sentir confiança?"
"Como pode um candidato sentir confiança num processo em que informação sensível é exposta desta forma? Que garantias existem? Situações destas podem configurar uma violação grave dos deveres institucionais de reserva, confidencialidade e proteção de dados pessoais", escreve.
"A verdade é que este episódio não surge isolado. Tenho aguentado, em nome da elevação e do respeito pelo Sporting, um conjunto de situações que preferi não expor publicamente. Mas o que aconteceu hoje ultrapassa todos os limites", lançou, considerando que o episódio, que "ultrapassa todos os limites, não surge isolado", atirando: "Qual é o receio de eu ir a votos?", questionou Bruno Sá.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Confira a publicação:
Antigo administrador da SAD leonina, entre 2016 e 2022, anuncia razões de não ser adversário de Frederico Varandas no ato eleitoral do Clube
13 Fev 2026 | 13:10 |
O prazo para a entrega de candidaturas no Sporting esgotou-se esta quinta-feira e o Clube vai a votos no próximo dia 14 de março para escolher entre os projetos de Frederico Varandas e Bruno Sá - que explicou recentemente a intenção da sua candidatura. Após ponderação, Nuno Correia da Silva decidiu não entrar na corrida eleitoral em 2026 mas admite que gostava de ver uma estrutura “mais participado pelos Sócios".
"O Sporting tem imensos sócios e adeptos que não estão a ser aproveitados"
“O propósito da candidatura seria de mobilizar os adeptos para a adesão a um modelo de gestão mais participado pelos Sócios. Considero o atual modelo muito centralizado e distante. O Sporting tem um imenso capital humano, os seus Sócios e adeptos, que não estão a ser aproveitados", revelou, em declarações ao jornal Record.
"Das consultas que fiz, a maioria das pessoas reveem-se neste propósito, mas entendem que não é o timing certo para avançar. Respeito, não é a minha opinião, mas só faria sentido avançar em equipa. Pessoalmente, há razões de saúde que aconselham a não avançar”, declarou.
"O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade"
Administrador da SAD entre 2016 e 2022, não exclui a possibilidade de avançar noutro momento: “O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade”, observou, esperançado em ver, no próximo mandato presidencial até 2030, “um Sporting que vende [jogadores] por ajustamentos de plantel e não por razões de tesouraria".
Ao concluir, Nuno Correia da Silva apontou o fundamental: "O importante é gerar receitas alternativas que possam sustentar a manutenção dos melhores no seu melhor período. Isso é possível com a internacionalização da marca e com o recurso a múltiplas fontes de receitas. Os maiores clubes europeus têm como maior fonte de receita, mais de 50%, as receitas comerciais, decorrentes da sua internacionalização, esse deve ser o caminho".