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0Diga um milhão. Ou melhor, diga 1,17 milhões. E se for preciosista diga 1.175.928. É este o número de visualizações do Leonino no último mês de julho. Mas este milhão não é um número, é um feito, é uma marca histórica, que marca a nossa história. “Este milhão não é nosso, não é um feito nosso. Este milhão é dos leitores, é um feito deles, é feito por eles, e nós, redação e leitores, somos feitos de Sporting!”, afirma João Duarte, publisher do Leonino.
O Leonino, o jornal onde o Sporting é notícia, nasceu no início de 2020, à beirinha da entrada em pandemia, tendo-se vindo a afirmar como uma referência no meio editorial nacional. “Somos um jornal que se distingue pela alargada cobertura que damos a tudo o que é Sporting, das modalidades à SAD financeira e do futebol, dos núcleos à importância social do Clube. Caracterizamo-nos por uma linha editorial independente, transparente e exigente para garantir a mais rigorosa e atual informação sobre o dia a dia dos leões”, explica Pedro Geada, diretor do Leonino.
Como curiosidades, o tempo médio de leitura de uma notícia foi de dois minutos e 33 segundos, o número de visitantes únicos atingiu a casa das centenas de milhares e a notícia mais lida ficou perto das 21 mil views, se quisermos usar o termo inglês.
“Tenho de aproveitar para agradecer aos nossos parceiros, a cada um dos nossos colunistas, aos nossos colaboradores, ao Grupo que nos acolheu, à redação, aos ‘carregadores de piano’ que apoiam a redação, e obviamente, aos nossos fiéis leitores”, comenta Pedro Geada.
O Pessoa publicitário sem heteronímia não precisou de conhecer o Leonino para um dia ter dito ou escrito: “primeiro estranha-se, depois entranha-se”*.
“Longa vida a toda e qualquer forma de jornalismo livre, plural e que escrutina pessoas e instituições da vida pública nacional ou internacional”, conclui João Duarte.
* Fernando Pessoa criou o referido slogan para a Coca-Cola há um século, não tendo sido utilizado nas campanhas publicitárias, por motivos de censura.