Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ÚLTIMA HORA: FAMALICÃO - SPORTING EM RISCO DE NÃO SE REALIZAR E JÁ É CONHECIDO O MOTIVO

Embate da jornada 20 da Liga Portugal Betclic está em sério risco de não acontecer

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

03 Fev 2024 | 17:26 |

Icon Comentário0

A visita do Sporting ao terreno do Famalicão, válida para a 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic pode, afinal de contas, não se realizar. Segundo a imprensa nacional, a falta de policiamento presente no reduto dos minhotos pode levar ao cancelamento do jogo, em caso extremo.


Segundo o jornal O Jogo, o mais provável é, de momento, a partida ser adiada durante pelo menos 30 minutos, tendo, consequentemente, início apenas pelas 18h30.  A mesma fonte garante que estão a decorrer reuniões entre os responsáveis da Liga Portugal e os dirigentes leoninos e famalicenses, de forma a apurar se o encontro tem condições de ser realizado ainda este sábado, dia 3 de fevereiro.


Vale recordar que o Sporting tem dois titulares 'à pinha' para a próxima jornada do campeonato. Se os craques de Rúben Amorim virem amarelo diante do Famalicão vão, automaticamente, falhar a receção ao Braga, agendada para as 18h00 de dia 11 de fevereiro, no Estádio José Alvalade.


De momento, os verdes e brancos ocupam a primeira posição da tabela classificativa do campeonato nacional, com 49 pontos conquistados. O Benfica é segundo, com 48 e o Porto fecha o pódio, com 44. Já o Famalicão é 10.º, com 22 pontos acumulados ao longo das 19 jornadas já disputadas.

Este será o 32.º embate entre os dois emblemas, com larga vantagem para o Sporting, que venceu em 24 ocasiões, contra apenas duas do clube de Vila Nova de Famalicão. Registam-se ainda, cinco empates entre as duas formações, dos quais três foram de forma consecutiva, para o campeonato - 2-2 e 11, em 2020/21 e 1-1, na temporada seguinte.


Rúben Amorim ficou furioso com a situação e mostrou-se desagradado. Confira:


Futebol

Alisson Santos recebe notícia inesperada sobre futuro no Sporting

Extremo brasileiro teve início fulgurante com a Listada verde e branca, mas rendimento na turma de Rui Borges tem vindo a cair a pique

Alisson, extremo do Sporting, pode ser emprestado para rodar noutro clube após perder espaço com a chegada de Luís Guilherme
Alisson, extremo do Sporting, pode ser emprestado para rodar noutro clube após perder espaço com a chegada de Luís Guilherme

09 Jan 2026 | 07:15 |

Icon Comentário0

Alisson pode vir a deixar o Sporting a título de empréstimo neste mercado de transferências. A informação é avançada pelo jornal Record, dando conta da provável saída do extremo. A estrutura leonina entende que o brasileiro precisa de jogar com regularidade, algo que não tem acontecido ultimamente na equipa principal.


Chegada de Luís Guilherme e Faye trama Alisson Santos


A chegada de reforços complica a afirmação do atleta no plantel. Luís Guilherme já foi oficializado e Souleymane Faye está a caminho de Alvalade, aumentando a concorrência nas alas. O espaço para o camisola 27 reduziu drasticamente, tornando a permanência em Lisboa muito difícil nesta segunda metade da época.


O empréstimo surge como uma oportunidade para mostrar serviço noutras paragens. A intenção passa por permitir que o jovem ganhe ritmo competitivo e tente garantir um lugar no plantel da próxima temporada. Rodar numa equipa de menor dimensão poderá ser fundamental para o crescimento sustentado do futebolista canarinho.

Rendimento do brasileiro no Sporting tem vindo a cair


Após um início fulgurante, o rendimento do atacante foi gradualmente caindo. A perda de fulgor é evidente, visto que o último golo apontado pelos leões aconteceu a 22 de outubro. Esse tento solitário surgiu no duelo europeu diante do Marselha, no triunfo, por 2-1, na Liga dos Campeões.

Nesta temporada, com a camisola do Sporting, Alisson – avaliado em 4 milhões de euros – realizou 26 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 663 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez duas assistências.


Futebol

Paulo Robles visa opção de Rui Borges no Sporting - Vitória SC: "Não esteve ao nível"

Treinador português analisou ainda a vaga de lesões no Clube de Alvalade, destacando os principais problemas com que o técnico dos leões se depara de momento

Paulo Robles abordou a realidade vivida no Sporting e enumerou os problemas atuais de Rui Borges em Alvalade
Paulo Robles abordou a realidade vivida no Sporting e enumerou os problemas atuais de Rui Borges em Alvalade

08 Jan 2026 | 18:02 |

Icon Comentário0

O crescente número de lesões no Sporting continua a marcar a atualidade leonina e foi alvo de análise por Paulo Robles, em comentário no canal d’A Bola. O treinador começou por destacar a postura de Rui Borges na conferência de imprensa após a derrota no encontro com o Vitória de Guimarães (2-1).


“Quem assistiu à conferência de imprensa depois do Vitória SC, viu que o semblante do Rui Borges era realmente diferente dos últimos jogos. E quase que, não digo que deu pena, mas compreende-se o novo posicionamento do treinador em relação a esta situação. Realmente leva a que existam muitas dificuldades do ponto de vista de apresentar uma equipa condizente e consistente, porque a consistência também depende da regularidade dos jogadores que jogam”, frisou Robles.


O mesmo fez ainda questão de diferenciar os tipos de problemas físicos que têm afetado o plantel: “Há lesões traumáticas, mas também há lesões musculares e essas lesões musculares, nesse ponto de vista, embora Rui Borges tenha dito que é um caso estudo, é também um caso estudo interno no sentido de perceber o que é que está a acontecer para que estas lesões tenham voltado”.


No plano desportivo, o eixo central defensivo é apontado como o setor que mais preocupa Rui Borges e Paulo Robles não escondeu a realidade, também apontando o nome do jovem brasileiro, Rômulo Júnior: “Acho que o eixo central defensivo é, sem dúvida, neste momento, o setor onde o Rui Borges tem mais preocupações. O Rômulo, que tem feito um bom desempenho na equipa B, não esteve ao nível da exigência, o que é normal. De repente dizemos que o jogador não tem essa qualidade. Há jogadores que são integrados e que demonstram, óbvio e claramente, que têm essa condição e a partir daí ganham um pulso”.

“O Sporting terá tempo para poder-se preparar para o próximo jogo para o campeonato, penso que será também determinante para serenar um pouco os ânimos, para voltar à terra e para não fazer cair as expectativas dos adeptos do Sporting”, Robles concluiu apelando claramente à serenidade no universo leonino.



Futebol

Bruno Mascarenhas 'desculpa' queda de rendimento do Sporting: "Nesta altura..."

Antigo dirigente do Clube e Alvalade aponta as dificuldades atuais da equipa, ao justificar o desaire contra o Vitória SC na Taça da Liga

Bruno Mascarenhas considera que derrota não deixará marcas nos jogadores do Sporting, depois da derrota na meia-final da Allianz Cup
Bruno Mascarenhas considera que derrota não deixará marcas nos jogadores do Sporting, depois da derrota na meia-final da Allianz Cup

08 Jan 2026 | 16:44 |

Icon Comentário0

A falta de alternativas no plantel de Rui Borges, causada pelo aumento do número de jogadores lesionados, a qualidade da equipa do Vitória SC e a fase da época em que a partida foi realizada ajudam a explicar, segundo Bruno Mascarenhas, ex-dirigente dos leões, em declarações ao jornal Record, a derrota da equipa do Sporting, na terça-feira em Leiria, nas meias-finais da Taça da Liga.
Bruno Mascarenhas: “A equipa está desfalcada de jogadores que fazem muita falta”
"Esta derrota não foi por acaso. A equipa está muito desfalcada, de jogadores que fazem muita falta. Além disso, o V. Guimarães é sempre uma equipa a ter em conta. Não podemos esquecer que já anteriormente eliminara o Porto, no Dragão”, nota o vereador da Câmara Municipal de Lisboa.
“Depois, não podemos ignorar que, nesta altura da época, é costume haver um abaixamento de forma das principais equipas, que começam a temporada em crescendo, têm esta quebra e, depois voltam a crescer rumo à ponta final do campeonato", considera o também ex-comentador televisivo, reforçando ainda um pouco mais o seu ponto de vista.
"É normal que, nesta fase de abaixamento de forma (normal entre dezembro e janeiro), com tantas lesões e perante um adversário que é um adversário respeitável, o Sporting possa claudicar como claudicou. De referir que os 2 golos do Vitória surgem nos descontos, pela crença dos seus jogadores. Dois golos já para lá dos 90 minutos são coisas que acontecem no futebol", frisa.
Quando questionado se a derrota em Leiria pode de alguma forma prejudicar o sucesso da equipa leonina nas restantes competições, Bruno Mascarenhas respondeu: "As derrotas consentidas nestas condições acabam sempre por afetar. Mas, acredito que, quando a equipa estiver na sua plenitude, com os lesionados a regressar e com os reforços contratados neste mercado de inverno, o Sporting continuará a disputar a vitória no campeonato. Até porque, infelizmente, esta é uma liga desequilibrada, em que é raro os clubes grandes perderem pontos”, conclui o antigo vogal do Conselho Diretivo dos leões.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Fisco britânico trama indemnização do Manchester United a Ruben Amorim
Futebol

Fisco britânico trama indemnização do Manchester United a Ruben Amorim

08 Jan 2026 | 15:27

Icon Comentário0
Souleymane Faye vai ser reforço do Sporting! Conheça os detalhes do negócio
Futebol

Souleymane Faye vai ser reforço do Sporting! Conheça os detalhes do negócio

08 Jan 2026 | 16:13

Icon Comentário0
Carlos Barbosa da Cruz aponta medo do VAR em decisão que prejudicou o Sporting
Futebol

Carlos Barbosa da Cruz aponta medo do VAR em decisão que prejudicou o Sporting

08 Jan 2026 | 15:26

Icon Comentário0