Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

Última hora! Sporting 'rouba' craque ao quarto classificado da Liga Portuguesa

Clube de Alvalade garantiu mais um reforço para a sua equipa principal, desta feita um jogador que esteve em bom plano no último campeonato nacional

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Ago 2025 | 17:38 |

Icon Comentário0

Está confirmado! O Sporting anunciou a contratação de Malik Morgan para a equipa de basquetebol verde e branca. Os verdes e brancos estão a realizar uma autêntica revolução no plantel de Luís Magalhães, e asseguraram uma nova peça para o treinador português, com vista a 2025/26.


Malik Morgan: "Estou muito empolgado pela oportunidade"


O Sporting já anunciou a contratação a nível oficial, e fez a apresentação do jogador através dos seus canais oficiais. Os leões vão buscar o base à Oliveirense, quarta classificada da última fase regular da Liga Portuguesa, depois de uma temporada em que o jogador assinou médias de 13,6 pontos, 3,8 assistências e 3,4 ressaltos. Tal como o nosso Jornal revelou em Exclusivo Leonino, os reforços não devem ficar por aqui.


Malik Morgan já falou, de resto, aos canais oficiais dos leões: "Estou muito empolgado pela oportunidade, estou ansioso por começar, conhecer os companheiros e treinadores. Tudo está a ir de maneira muito suave. Sou um jogador versátil, gosto de jogar ofensivamente, sei lançar bem, corro e faço o ‘pick and roll’ [fazer bloqueio e desbloqueio para atacar o cesto], faço outras coisas que não aparecem nas estatísticas. Gosto de afectar o jogo da maneira que eu possa e fazer o que for preciso para ganhar".

"Vai ser uma época entusiasmante. Temos muitos jogadores versáteis, que correm e lançam, vamos ter uma energia diferente da época passada e precisamos de todo o apoio que conseguimos e sermos melhores", explicou, de seguida, o norte-americano de 31 anos.


António Coelho, coordenador da modalidade no Sporting, também comentou a contratação: "Desde o início da temporada passada que vimos seguindo o Malik Morgan. É um jogador já com bastante experiência e também precisamos de ter jogadores assim. A equipa tem de ser uma mescla entre juventude e experiência. Vem acrescentar com a experiência, a capacidade de lançamento e o conhecimento do jogo que tem. Vem acrescentar para conseguirmos ter sucesso na equipa".

Confira este vídeo da última conquista do basquetebol do Sporting:


Modalidades

Sporting perde com o Benfica e atrasa-se na luta pelo campeonato

Clube de Alvalade entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente à Liga Portuguesa, com o rival de Lisboa

Sporting entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente à Liga Portuguesa, com o Benfica
Sporting entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente à Liga Portuguesa, com o Benfica

03 Dez 2025 | 23:01 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol feminino do Sporting perdeu, por 74-67, contra o Benfica, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, em jogo da sexta jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol 2025/26 (jogo em atraso). No dérbi de Lisboa, as leoas caíram depois de um confronto renhido - numa altura em que a equipa masculina atravessa um bom momento.


A equipa feminina do Sporting começou bem, numa partida que arrancou com muito equilíbrio. O primeiro parcial terminou contou com muitos pontos, e terminou 29-27 para as águias. No segundo período, as leoas voltaram a ficar por baixo, por 13-8. O marcador apontava 42-35 ao intervalo, para a equipa da casa.


A segunda parte do encontro foi complicada, e voltou a começar com muito equilíbrio. O Benfica superiorizou-se, de novo, mas apenas por um ponto (17-16), e atirou a vantagem para oito pontos à entrada dos derradeiros 10 minutos. As leoas lutaram no último quarto, mas as águias acabaram por vencer, com resultado final 74-67.


O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Dayna Rouse. A alemã fez 19 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Simone Costa somou 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.

Com esta derrota - a terceira em oito jogos na presente temporada - a equipa de basquetebol feminino do Sporting está no quarto lugar do campeonato nacional, com 13 pontos. Em primeiro está o Quinta dos Lombos, com os mesmos 16 pontos. O próximo jogo da formação leonina é no dia 6 de dezembro, frente ao Barcelos, para o campeonato. O jogo está marcado para as 18h30, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Sporting volta a vencer e é líder do Grupo B da Taça da Liga

Em jogo a contar para a segunda jornada, emblema verde e branco triunfou confortavelmente e segue na luta por um título que já venceu em duas ocasiões

Equipa do Sporting voltou a vencer no Grupo B da Taça da Liga e está no primeiro lugar, após triunfo em casa
Equipa do Sporting voltou a vencer no Grupo B da Taça da Liga e está no primeiro lugar, após triunfo em casa

22 Nov 2025 | 20:14 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Vasco da Gama por 94-62, este sábado, dia 22 de novembro, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo B da Taça Hugo dos Santos. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões seguem na luta para conquistar um título que já venceram em duas ocasiões e seguem num bom momento de forma, após vitória a meio da semana para as competições europeias.


O Clube de Alvalade entrou melhor na partida e, no final do primeiro período, vencia por 25-13. No segundo período, a formação leonina voltou a superiorizar-se e ampliou a vantagem. Ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 18 pontos a favor do Sporting (52-34).


No terceiro parcial, o Sporting continuou a acelerar o ritmo e distanciou-se do opositor, entrando nos últimos 10 minutos do duelo com mais 24 pontos do que o Vasco da Gama (70-46). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu agarrar-se à vantagem e triunfou (94-62).


O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Brandon Johns Jr. O norte-ameircano terminou a partida com 24 pontos, 10 ressaltos e duas assistências. João Fernandes também assinou uma partida positiva, somando 12 pontos, seis ressaltos e uma assistência.

Com esta vitória - a 11.ª em 14 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no primeiro lugar com quatro pontos. Os leões voltam a entrar em campo no sábado, dia 6 de dezembro, em encontro referente à sétima jornada do Campeonato Nacional. O Sporting visita o Esgueira, em Aveiro, às 21h00.


Jogadores festejaram vitória nas competições europeias com os adeptos:


Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting estuda contratação de poste para dar a Luís Magalhães

Com base nos seus objetivos, estrutura dos verdes e brancos está disponível para oferecer um novo reforço à equipa de basquetebol dos leões

Exclusivo Leonino - Direção do Sporting quer manter o nível de competitividade da equipa de Luís Magalhães e analisa possibilidade de trazer um novo poste
Exclusivo Leonino - Direção do Sporting quer manter o nível de competitividade da equipa de Luís Magalhães e analisa possibilidade de trazer um novo poste

20 Nov 2025 | 14:09 |

Icon Comentário0

A estrutura do Sporting tem os objetivos bem traçados para a equipa de basquetebol: garantir que a luta pelo título seja competitiva até ao final da época. Para isso, sabe o Leonino, os leões estão disponíveis para oferecerem um reforço a Luís Magalhães.


O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Leonino, que os dirigentes verdes e brancos, com Frederico Varandas à cabeça, estão a estudar a contratação de um poste, capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.


O Sporting leva nove vitórias em 12 jogos esta época, e perdeu apenas por uma vez na Liga Portuguesa. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja à altura de lutar pelo campeonato, e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.


O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em todos os 12 encontros até ao momento, e soma médias de 13,4 pontos, 1,9 assistências e 7,1 ressaltos por partida.

Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou em 12 jogos, mas com médias modestas de 4,7 pontos, 0,2 assistências e 3,2 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Varandas quer reforçar o Sporting com 'gigante' para atacar o campeonato
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas quer reforçar o Sporting com 'gigante' para atacar o campeonato

19 Nov 2025 | 18:20

Icon Comentário0
Sporting vence na Europa e agarra lugar na próxima fase da competição
Modalidades

Sporting vence na Europa e agarra lugar na próxima fase da competição

19 Nov 2025 | 21:08

Icon Comentário0
Sporting derrota Braga em casa e continua a um ponto do Benfica
Modalidades

Sporting derrota Braga em casa e continua a um ponto do Benfica

15 Nov 2025 | 16:27

Icon Comentário0